CIDADES INCLUSIVAS: PENSAMENTO E DESIGN
4 anos após o primeiro evento deste porte os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Rede Doctum se reúnem para discutir o tema “Cidades Inclusivas: Pensamento e Design” entendendo que algumas questões propostas no primeiro evento já foram ressignificadas. De 2017 a 2021 vimos mudanças locais, regionais e globais. Em nossa rede vimos turmas se formarem e egressos ingressarem no mercado de trabalho. Economicamente a indústria da Construção Civil passou por um momento de crise e agora se recupera, mesmo em meio a pandemia do COVID-19, que nos fez repensar modos de viver e ocupar os espaços, incluindo os virtuais. Por isso é colocado o pensamento como ponto chave de discussão, ainda sobre o design que abrange técnicas e áreas de atuação distintas que interessam estudantes e profissionais. Tudo com foco em como produzir e transformar a cidades para que se tornem cada vez mais inclusivas para todos e todas.
Arquitetura, Tecnologia e Sociedade Palestra · Dyego da Silva Digiandomenico, Gabriele do Rosário Landim
Fórum aberto de debate: Acessibilidade, sustentabilidade e inclusão. Roda de Conversa · Ana Luísa Silva Figueiredo
Mesa temática: Espaços livres para a inclusão Mesa Temática · Ana Luísa Silva Figueiredo, Kamila Bugarelli Chaves, Matheus Ferreira Dias
Mesa de encerramento: Cidades Inclusivas Encerramento · Ana Luísa Silva Figueiredo, Jansen Lemos Faria
A inscrição no evento garante o credenciamento dos participantes. Uma lista de presença será compartilhada no espaço de mensagens durante o evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A rede de Ensino Doctum é uma instituição essencialmente comunitária. Isso significa que todo o resultado de sua operação é reinvestido na própria atividade fim. Os projetos originais das instituições integradas são mantidos revigorados, ganhando força para se posicionar como alternativa ao cenário imposto pelas grandes corporações internacionais. Os gestores são, naturalmente, os líderes do processo para que a instituição respire essa determinação. Para que tenhamos a inspiração necessária, destacamos o "orgulho de ser Doctum", expresso em cada uma de nossas uniciativas.
Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Universidade de São Paulo (IAU-USP). Professor Assistente na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Coordenador do curso de Pós-Graduação Internacional em Tecnologias do Design (2020-2021), fruto da parceria entre a UNICAP e o Institut Catholique D'Arts Et Métiers (ICAM). Pesquisador do Laboratório Humanicidades (UNICAP-ICAM TECH), investiga atualizações nos processos de projeto de arquitetura através de tecnologias e seus desdobramentos na não neutralidade e determinismo da ciência e políticas públicas com a intenção de sulear possibilidades de contribuições sociais.
Docente e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniDoctum, é Arquiteta e Urbanista com mestrado na área de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo na linha Cidade, Arte e Cultura (IAU-USP, 2019) docente participante do Escritório Escola da IES.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV, 2015) e mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP, 2018). Pesquisador nas áreas de Habitação de Interesse Social, Urbanismo, Sociologia Urbana e Educação Patrimonial. Foi docente da UniDOCTUM, em Teófilo Otoni-MG, e da UninCor, em Três Corações-MG. Atuou como arquiteto na J+T Projetos, onde desenvolveu projetos arquitetônicos residenciais e comerciais para o reassentamento do distrito de Paracatu de Baixo em Mariana-MG. Atualmente é professor de disciplinas de Projeto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na Doctum em João Monlevade-MG e sócio do escritório Imaginário de Arquitetura, com atuação em projetos residenciais e de restauro e gestão do Patrimônio Cultural.
Gabriele Landim é Mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP/São Carlos) com pesquisa na área do Projeto Computacional. É arquiteta e urbanista pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2014). Realizou estágio de pesquisa (2018) no grupo Algorithmic Design for Architecture do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente é professora do curso de Pós-graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos da Belas Artes de São Paulo. Também integra a equipe de implementação BIM do Projeto de Transformação Digital do Sistema de Planejamento e Monitoramento de Obras de Infraestrutura da Cidade de São Paulo. Foi docente (2019-2021) no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Entre os principais temas de atuação, pesquisa e interesse estão: Design Computacional, Linguagens de Programação para Arquitetura, Projetos Orientado ao Desempenho, BIM, Fabricação Digital, Filosofia da Tecnologia, Teoria Crítica e Teoria Decolonial.
.
.