I Encontro Alagoano da Saúde da Criança / II Jornada da Saúde da Criança/ VI Curso Introdutório da Lisc -UNCISAL

I Encontro Alagoano da Saúde da Criança / II Jornada da Saúde da Criança/ VI Curso Introdutório da Lisc -UNCISAL

A importância da primeira infância para o desenvolvimento humano

Faça sua inscrição
De 11 a 12 de junho Todos os dias das 00h às 00h
Maceió, AL Auditórios da UNCISAL

Sobre o Evento

Caros Colegas,

A Liga Interdisciplinarda Saúde da Criança(LISC), com muita honra, comunica que o nosso 1º Encontro Alagoano da Saúde da Criançaserá realizado em Maceió(AL), no período de11a 12de junho de 2018. Simultaneamente, ocorrerão o V Curso Introdutórioda LISC-UNCISAL e a II Jornada da Saúde da Criança. Todos estamos empenhados em fazer um Encontrovibrante, com acesso a atualizações recentes, discussões interativas e congraçamentos entre os profissionais e familiares. Tudo com planejamento, organização e conforto. Importante ressaltar que, conforme prometido, os preços desse Encontro serão mais acessíveis na inscrição. Isso é mais uma prova de que para esta gestão a sociedadeestá em primeiro lugar. Nosso compromisso é trabalhar arduamente para que nossas crianças sejam bem assistidas, os profissionaisuma rede de apoio a essas famílias, e atualizados para que possamos, assim, melhor assistirmos as crianças, os adolescentes e suas famílias.

Maceió, 11a 12de junhode 2018:Reserve essa data na sua agenda!

Vamos todos a Alagoas!

Um grande abraço,

Emely Maria dos Santos,Presidente da Liga Insterdisciplinar da Saúde da Criança (LISC-UNCISAL)

Palestrantes

  • Monica Lopes de Assunção
  • Eugenia de Medeiros Almeida Nascimento
  • Lissandra Maria Farias Barbosa
  • Mariana Simplicio
  • Arly Karolyne Albert Alves Santos
  • Emely Maria dos Santos Silva
  • Sandra Adriana Zimpel
  • Ana Maria Cavalcante Melo
  • Izabelle Wanessa Campos Galindo
  • Darlene Maria Murta Rocha Cavalcante
  • Letícia Elena Silveira
  • RODRIGO RODRIGUES DOS SANTOS
  • Andresa Araujo de Amorim Moreira

Programação

18h00 - Emely Maria dos Santos Silva, Sandra Adriana Zimpel Mesa-Redonda de Abertura Mesa-redonda
Local: Mega Auditorio

Caros Colegas,

A  Liga Interdisciplinar da Saúde da Criança (LISC), empenhados em fazer um Encontro vibrante, com acesso a atualizações recentes, discussões interativas e congraçamentos entre os profissionais e familiares. Abre o evento com as boas recepcoções do ESTADO.

18h30 - Monica Lopes de Assunção Nutrição nos Primeiros 1000 dias de vida e o impacto sobre a saúde infantil. Palestra
Local: Mega Auditorio

É no comecinho da vida que se pode influenciar o que será do resto dela. Afinal, é nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada. Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade: Os Primeiros 1000 Dias .

 Esse período é considerado um INTERVALO DE OURO, que pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.

Você já imaginou que suas primeiras decisões têm a possibilidade de influenciar a saúde, as atividades físicas e as habilidades de aprendizado do seu filho?

 ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Os Primeiros 1000 Dias de desenvolvimento Uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares, é requisito básico para o crescimento e desenvolvimento infantil. Os pesquisadores e cientistas estão cada vez mais seguros de que uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.

19h15 - Lissandra Maria Farias Barbosa A integração sensorial no desenvolvimento da primeira infancia. Palestra
Local: Mega Auditório
19h55 - Eugenia de Medeiros Almeida Nascimento Relaçao estabelecida entre o cognitivo e os alimentos durante a infância. Palestra
Local: Mega Auditorio

Durante a infância, as crianças apresentam uma grande diversidade de padrões alimentares, sendo que na maior parte dos casos, esta variedade não constitui uma perturbação do comportamento alimentar (Bryant-Waug & Lask, 2002; Kerwin, 1999; Skuse, 1994). Alguns padrões alimentares pouco usuais estão associados a fases normais do desenvolvimento. A título de exemplo, uma grande parte das crianças com idades entre um e três anos come somente uma variedade muito limitada de alimentos, que abrange apenas três ou quatro alimentos distintos. No que diz respeito à idade pré-escolar, é comum as crianças atravessarem uma fase de alimentação bastante restritiva. 

A multiplicidade dos problemas alimentares apresentados pelas crianças associada à diversidade de disciplinas que intervêm na resolução dos mesmos torna difícil a tarefa de aferir a incidência destes problemas. Esta mesma variedade constitui, ainda, um entrave às tentativas de construir um sistema de classificação estandardizado das perturbações do comportamento alimentar na infância.

20h45 - Ana Maria Cavalcante Melo O papel da puericultura na neuro proteção Palestra
Local: Mega Auditorio
18h30 - Andresa Araujo de Amorim Moreira Atividades Lúdicas na infância e suas repercussões no desenvolvimento humano Palestra
Local: Mega Auditorio

O brincar é a atividade predominante na infância e vem sendo explorado no campo científico, com o intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento e com a saúde e, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças. Este artigo tem por finalidade, com base em pressupostos teóricos e resultados de pesquisas, apresentar evidências sobre as contribuições que a brincadeira oferece ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem no contexto escolar

19h15 - Mariana Simplicio Os cuidados em saúde bucal durante os primeiros 1000 dias Palestra
Local: Mega Auditorio

Os primeiros dentinhos nasceram. E agora?

Entenda a importância do cuidado com os dentes de leite para a saúde bucal do bebê

primeiro dentinho nasceu! E agora, o que fazer? Já devo levar meu bebê ao dentista? Como escovar os dentes dele? Essas são apenas algumas das dúvidas de pais e mães de primeira viagem .

19h55 - Arly Karolyne Albert Alves Santos A enfermagem frente aos impactos psicossociais ocasionados pela hospitalização infantil Palestra
Local: Mega Auditorio

---

20h45 - Darlene Maria Murta Rocha Cavalcante A meditação na formação da criança e estresse infantil. Palestra
Local: Mega Auditório

Natação, inglês, equitação, tênis, futebol. É cada vez mais comum encontrar crianças que mal saíram da pré-escola e já cumprem agendas de “miniexecutivo”, com compromissos que se estendem ao longo do dia. A intenção dos pais ao submeter os filhos a essas rotinas é torná-los adultos superpreparados para o competitivo mundo moderno. O preço que se paga por tanto esforço, porém, pode ser alto. Ainda pequenas, essas crianças passam a apresentar um problema de gente grande, o estresse. . Frequentemente essa rotina impõe à criança um sentimento de incompetência, pois lhe são atribuídas tarefas para as quais ela não está neurologicamente capacitada. Como uma bomba-relógio prestes a explodir, o estresse infantil tem ganhado status de problema de saúde pública. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Academia Americana de Pediatria publicou, em dezembro, novas diretrizes para ajudar os médicos a identificar e tratar esse mal. O risco dessa exposição, alertam os cientistas, são danos que vão bem além da infância, como a propensão a doenças coronarianas, diabetes, uso de drogas e depressão.

08h00 - Monica Lopes de Assunção Minicurso de Introdução Alimentar Minicurso
Local: Sala de Conferência

Conversaremos sobre a alimentação saudável, enfatizando aspectos nutricionais, biológicos, psico-motores e cognitivos e refletiremos sobre questões sócio-culturais que permeiam nossos hábitos e escolhas. Proporcionamos um espaço prazeroso para trocas sobre esse momento tão especial para a relação mãe/bebê para favorecer a comunicação entre mãe e filho, a harmonia da família, a integração da nova cuidadora (se for o caso), a garantia da qualidade da alimentação e a saúde infantil e a formação de hábitos saudáveis.Compreender a autonomia do bebê ao comer, o comportamento deles nessa nova fase, as expectativas da família e sociedade, a quantidade de alimento necessária, bem como qual e como esse alimento irá ser introduzido trará segurança à família e possibilitará uma alimentação segura, eficaz e humanizada ao bebê! 

08h00 - Izabelle Wanessa Campos Galindo, Eugenia de Medeiros Almeida Nascimento Minicurso de Seletividade Alimentar Minicurso
Local: Sala de Conferência 2

 Relaçao estabelecida entre o cognitivo e os alimentos durante a infância.

08h00 - RODRIGO RODRIGUES DOS SANTOS Minicurso de Psicomotricidade Minicurso
Local: Laboratório de Órtese e Prótese
13h30 - Letícia Elena Silveira Minicurso de Shantalla Palestra
Local: Laboratório de Órtese e Prótese

A Shantala é uma massagem de origem indiana para o equilíbrio físico, emocional e energético do bebê. Responsável por inúmeros benefícios no desenvolvimento da criança, alívio de cólicas, regulação do sono, eliminação de tensões, aumento da imunidade e bloqueios. Além de todos esses benefícios o mais importante o fortalecimento do vinculo mãe/bebê. Na vida intra-uterina ele passa por experiências de contato íntimo e completo com a mãe e se sente protegido, amado e seguro. A pele é o maior órgão e o mais desenvolvido no bebê e é pelo tato que estabelece a sua vida de relação. O toque e o carinho proporcionado pela massagem fornecem um aumento da auto-estima e consequentemente da imunidade. As trocas proporcionadas pelo tato são necessárias para a sua estabilidade física e emocional. A oficina pretende promover a essa nova família, através da massagem, o vínculo materno-infantil de forma a proporcionar o bem-estar físico e mental da criança. Como dizia Leboyer “a shantala antes de ser uma técnica é uma arte”.

A oficina irá também ajudar pais, avós e todos os que tenham ao seu cuidado um bebê ou criança pequena e que reconhecem a massagem como meio de toque ideal no desenvolvimento psicomotor.

Conteúdo:

?História da Shantala ?Benefícios ?Indicações e contra-indicações ?Todo o desenvolvimento da técnica. ?Duração e Repetição ?Toque de borboleta ?Importância do Toque (Afetividade e vinculação/ Estímulo Sensorial/ Imagem Corporal e Esquema Corporal / Desenvolvimento Sensório-motor)

Local

Auditórios da UNCISAL - 57010-382, Rua Doutor Jorge de Lima, Trapiche da Barra, Maceió, Alagoas,

Patrocinadores:

Organizador

Lisc Uncisal

A Liga Interdisciplinar da Saúde da Criança (LISC-UNCISAL) foi fundada em 2009. Tem como base o tripé ensino,
pesquisa e extensão.

Resultados:
No último ano, a saber, 2017, foram realizados 3 simpósios com temas relevantes em
pediatria, com participação de cerca de 500 alunos da nossa instituição e demais.