II Jornada PET Medicina Enfermagem 2021

II Jornada PET Medicina Enfermagem 2021

Faça sua inscrição
De 24 a 27 de novembro Todos os dias das 18h00 às 19h30
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

II Jornada PET Medicina Enfermagem 2021

Sejam todas, todes e todos bem vindas, bem vindos e bem vindes!!!!

No período de 24 a 29 de novembro de 2021, ocorrerá a II Jornada Acadêmica do PET Medicina Enfermagem 2021, por meio de plataformas digitais. A organização e realização do evento é do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Enfermagem (SESu/MEC) - atividade prevista no planejamento 2021 do programa - pelo Núcleo do Projeto Rondon da UFPA e pelo CAPSIU Marielle Franco (Psicologia da Uninassau-Belém).

A II Jornada Acadêmica do PET Medicina Enfermagem 2021 consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia.

A II Jornada Acadêmica do PET Medicina Enfermagem 2021 objetiva agrupar diversos segmentos que compõem a universidade para a formulação de debates e atividades em prol da qualificação da graduação. Além de fomentar estudos sobre temas relevantes no contexto estudantil e social, ampliando a construção de conhecimento, habilidades e atitudes ao oportunizar aos PETianes e comunidade acadêmica um espaço dialógico de troca de informações, discussões e aprendizados, que permitam um vislumbre e o conhecimento inicial das possíveis áreas de atuação destes enquanto futuros profissionais.

As atividades da II Jornada Acadêmica do PET Medicina Enfermagem 2021 contarão com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas, propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico. Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos.

As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções e, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.

TUTORA E COORDENADORA DO EVENTO

- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga em formação pela UNINASSAU e Filósofa em formação (UNINTER); Psicanalista clínica em formação (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica); Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva (Instituto Carreira), Neuropsicopedagogia (FAVENI), Arteterapia (FAVENI), Psicomotricidade (FAEL); Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensório motora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Coordena os projetos de extensão: Gênero, Sexualidades e Cidadania: reflexões e intervenções sobre práticas sociais para as diversidades, aprovado no edital No 04/2021/UFPA; AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde, aprovado no edital PIBEX No 03/2021/UFPA (CV autoinformado).

PROFISSIONAIS COLABORADORAS E ORGANIZADORAS:

- HENRIANA SOARES SERRA - Médica, Graduada pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal da UFPA; Especialização - Residência médica em Infectologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto, Universidade Federal do Pará (CV autoinformado);

- MADACILINA DE MELO TEIXEIRA - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1980). Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Pará em 2013; Especialista em Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto de Neurologia Deolindo Couto em 1982; Especialista em Medicina Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981; Especialista em Homeopatia pelo Instituto Carlos Chagas em 1986; Atualmente é: Professora do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ); médica neurologista do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará; médica neuropediatra da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém; Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroreabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, atraso no desenvolvimento infantil, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção, Dislexia, dificuldade de aprendizagem e memória (CV autoinformado).

PETIANAS/OS BOLSISTAS E COLABORADORAS/ES ORGANIZADORAS/ES:

- ARIANE LOBATO MORAES - acadêmica de Medicina pela Universidade Federal do Pará e bolsista do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC.

- CARMEM IRANY DOS SANTOS OLIVEIRA - acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal do Pará e bolsista do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC.

- LAILA VIDIGAL DO SOUZA - acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal do Pará, bolsista do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e colaboradora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC.

- NATASHA MOCHIUTTI DE MELO - acadêmica de Medicina pela Universidade Federal do Pará e bolsista do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC.

- PAULO CESAR SANTOS GANZER (organizador da conferência): acadêmica de Medicina pela Universidade Federal do Pará e bolsista do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC.

- RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia pela Uninassau Belém e colaborador do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC e do Núcleo do Projeto Rondon da UFPA e Diretor Acadêmico do CAPSIU Marielle Franco (Psicologia - Uninassau/Belém).

INFORMAÇÕES:

Certificação de 24 horas - participação de 75% em todas as atividades - gratuito

Realização: PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC), Núcleo do Projeto Rondon e CAPSIU Marielle Franco (Psicologia-Uninassau/Belém)

Site: www.petmedenf.ufpa.br

Transmissão: Canal do YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCivOaT1nWfDcJrMrnsjN5Lw

Inscrições: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021

Informações: petmedenf@ufpa.br

Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

Programação

18h20 Conferência de abertura - Homeopatia Conferência
Conferência de abertura - Homeopatia
Local: Conferência de abertura

breve

19h40 Pessoas vivendo com HIV/AIDS Mesa-redonda
Pessoas vivendo com HIV/AIDS
Local: Mesa de Debates: Pessoas vivendo com HIV/AIDS

.

18h30 Palestra - Doenças mieloproliferativas Palestra
Palestra - Doenças mieloproliferativas
Local: Palestra Doenças mieloproliferativas

.

19h50 Palestra Fibromialgia Palestra
Palestra Fibromialgia
Local: Palestra Fibromialgia

.

20h50 Palestra Tratamento medicamentoso para Fibromialgia Palestra
Palestra Tratamento medicamentoso para Fibromialgia
Local: Palestra Tratamento medicamentoso para Fibromialgia

.

19h30 Profissionais da saude, desamparo e a pandemia - Angústias, medos e lutos de quem cuida das vidas Mesa-redonda
Profissionais da saude, desamparo e a pandemia - Angústias, medos e lutos de quem cuida das vidas
Local: Mesa : Profissionais da saúde, Desamparo e a Pandemia

PROFISSIONAIS DA SAÚDE, DESAMPARO E A PANDEMIA - Angústias, medos e lutos de quem cuida das vidas

A jornada acadêmica consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia. A jornada contará com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico. Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos. As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.

- JOÃO VICTOR CORDEIRO DA ROCHA (debatedore) - Fala: Lidando com o luto. CV autoinformado: Não binário, Psicólogue clínico, formade em psicologia pela Universidade da Amazônia e pós-graduande em Sexualidade e Psicologia, com formação em atendimento clínico em grupo, casal e família em Gestalt-terapia. Membre da Associação Nacional de Psicologues Trans e membre da Articulação Brasileira Não binárie.

- BRUNA MONTEIRO (debatedora) - Fala: Entre o medo, a ética e a vida. CV autoinformado: Pós-graduação Lato Sensu em "Neuropsicologia no contexto hospitalar em reabilitação" (Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMRea Lucy Montoro - HCFMUSP, 2018).

- MADACILINA DE MELO TEIXEIRA (debatedora) - Fala: Como a Pandemia afetou o profissional da saúde. CV autoinformado: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1980). Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Pará em 2013; Especialista em Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto de Neurologia Deolindo Couto em 1982; Especialista em Medicina Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Carlos Chagas em 1986; Atualmente é: Professora do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ); médica neurologista do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará; médica neuropediatra da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém; Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroreabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, atraso no desenvolvimento infantil, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção, Dislexia, dificuldade de aprendizagem e memória.

- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade; Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Criadora do projeto de extensão e pesquisa O brincar e a palhaçaria como estratégia complementar com crianças com deficiências, decorrentes de hipóxia neonatal (2011), atual projeto Bem Viver e Encefalopatia Crônica Não Evolutiva; Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e Cidadania e do AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde.

Organização:

LAILA VIDIGAL DE SOUZA - acadêmica de Psicologia da UFPA, bolsista do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e colaboradora do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia da Uninassau ?e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

Realização: PET Medicina Enfermagem - SESu/MEC, Núcleo do Projeto Rondon da UFPA, em parceria com o CAPSIU Marielle Franco - Uninassau Belém

Contato: petmenf@ufpa.br

Inscrição: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021

Transmissão: https://youtu.be/xKh86X2CPlQ

Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

14h00 Artrite e Artrose - a importância de saber diferenciar Palestra
Artrite e Artrose - a importância de saber diferenciar
Local: Palestra: Artrite e artrose

ARTRITE E ARTROSE - a importância de saber diferenciar

A jornada acadêmica consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia.
A jornada contará com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico.
Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos.
As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.

- NATASHA VALENTE DOS SANTOS (palestrante) - CV autoinformado: Médica Reumatologista (CESUPA); Especialista em Clínica Médica (HUJBB); Médica pela UEPA, Mestranda em Saúde na Amazônia (UFPA).

- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade; Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Criadora do projeto de extensão e pesquisa O brincar e a palhaçaria como estratégia complementar com crianças com deficiências, decorrentes de hipóxia neonatal (2011), atual projeto Bem Viver e Encefalopatia Crônica Não Evolutiva; Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e Cidadania e do AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde.

Organização:
CARMEM IRANY OLIVEIRA - acadêmica de Enfermagem da UFPA e bolsista do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)
RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia da Uninassau-Belém e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

Realização: PET Medicina Enfermagem (SESu/MEC) e Núcleo do Projeto Rondon da UFPA, em parceria com o CAPSIU Marielle Franco (Uninassau Belém)

Contato: petmenf@ufpa.br
Inscrição: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021
Transmissão: https://youtu.be/kj2OelzvaZg
Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

15h40 Mesa de debates: Funcionamento pulmonar normal e doenças mais frequentes na sala de emergência Mesa-redonda
Mesa de debates: Funcionamento pulmonar normal e doenças mais frequentes na sala de emergência
Local: Funcionamento pulmonar normal e doenças sala de emergência

Funcionamento pulmonar normal e doenças mais frequentes na sala de emergência

A jornada acadêmica consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia. A jornada contará com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico. Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos. As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.
- CESAR EDUARDO LEITZKE (debatedor) - Fala: Trauma torácico. CV autoinformado: Formado em Medicina (2000) pela Universidade Federal de Pelotas. Trabalhou 10 anos em Pronto Socorro, em 2012 concluiu especialização em Cirurgia Geral pela UFPA no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Trabalha como Cirurgião Geral no Hospital Regional de Tucuruí desde 2013 e nos municípios de Tucuruí e Breu Branco. Cursos ATLS e ACLT.

- LIA PRIMO DE SIQUEIRA RANGEL GONÇALVES RODRIGUES (debatedora) - Fala: Aspectos radiográficos das doenças pulmonares mais frequentes na emergência. CV autoinformado: Médica formada pela UNIG- Campus 5 Itaperuna-Rio de Janeiro, com 4 anos de especialização em Radiologia e Diagnóstico por imagem pelos hospitais São José do Avaí, também em Itaperuna e São Vicente de Paulo, na cidade do Rio de Janeiro.Está engajada em trazer consciência de autocuidado para médicos e demais profissionais da área da saúde; um caminho para o início do autocuidado pelos nossos pacientes.

- MARCELO ALESSANDRO COSTA DA SILVA (debatedor) - Fala: Doenças pulmonares prevalentes em pronto socorro - Sala vermelha/unidade de graves. CV autoinformado: Médico intensivista do Hospital Porto Dias, Médico assistente e diarista da UTI 4º andar do Hospital Porto Dias. - IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade; Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Criadora do projeto de extensão e pesquisa O brincar e a palhaçaria como estratégia complementar com crianças com deficiências, decorrentes de hipóxia neonatal (2011), atual projeto Bem Viver e Encefalopatia Crônica Não Evolutiva; Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e Cidadania e do AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde.

Organização:

NATASHA MOCHIUTTI DE MELO - acadêmica de Medicina da UFPA e bolsista do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia da Uninassau-Belém e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC) Realização: PET Medicina Enfermagem (SESu/MEC) e Núcleo do Projeto Rondon da UFPA, em parceria com o CAPSIU Marielle Franco (Uninassau Belém)

Contato: petmenf@ufpa.br

Inscrição: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021

Transmissão: https://youtu.be/RfKA7GtxB4Q

Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

18h10 Condução clínica no Sarcoma de Kaposi - apresentação clínica, diagnóstico e terapêutica Conferência
Condução clínica no Sarcoma de Kaposi - apresentação clínica, diagnóstico e terapêutica
Local: Condução clínica no Sarcoma de Kaposi

CONDUÇÃO CLÍNICA NO SARCOMA DE KAPOSI - apresentação clínica, diagnóstico e terapêutica

A jornada acadêmica consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia.

A jornada contará com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico.

Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos.

As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.

- JULIUS CAESAR MENDES SOARES MONTEIRO (conferencista) - CV autoinformado: Médico, Infectologista; Mestre em Saúde na Amazônia pelo Núcleo de Medicina Tropical - UFPa e Doutorando em Doenças Tropicais pela mesma Instituição; Médico Referência em Genotipagem do HIV (Resistência aos antirretrovirais) certificado pelo Ministério da Saúde do Brasil (RENAGENO); Membro da Câmara Técnica em Antirretrovirais do Estado do Pará (SESPA); Docente do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) (CV autoinformado).

- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade; Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Criadora do projeto de extensão e pesquisa O brincar e a palhaçaria como estratégia complementar com crianças com deficiências, decorrentes de hipóxia neonatal (2011), atual projeto Bem Viver e Encefalopatia Crônica Não Evolutiva; Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e Cidadania e do AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde.

Organização:

PAULO CESAR SANTOS GANZER - acadêmico de Medicina da UFPA e bolsista do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia da Uninassau-Belém e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

Realização: PET Medicina Enfermagem (SESu/MEC) e Núcleo do Projeto Rondon da UFPA, em parceria com o CAPSIU Marielle Franco (Uninassau Belém)

Contato: petmenf@ufpa.br

Inscrição: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021

Transmissão: https://youtu.be/xcQHJKGW9n8

Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

19h40 Doenças Inflamatórias Intestinais Mesa-redonda
Doenças Inflamatórias Intestinais
Local: Doença Inflamatória Intestinal

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

A jornada acadêmica consiste em uma atividade de ensino, voltada para à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde, a partir da construção de espaços de discussão e apresentação de conteúdos relacionados às disciplinas da matriz curricular de Medicina, Enfermagem e Psicologia.
A jornada contará com a colaboração de docentes e/ou profissionais, especialistas nas temáticas propostas para discussão, buscando elucidar as características, peculiaridades e dificuldades inerentes a um campo de atuação específico.
Esse espaço permite maior aproximação às temáticas e evidências atuais que permeiam a assistência integral em saúde e ampliam o entendimento sobre as diversas dimensões dos sujeitos.
As atividades da II Jornada Acadêmica PET Medicina Enfermagem 2021 foram concebidas na compreensão da integralidade dos sujeitos, articulando-se às intersecções, na necessidade de discutir as diferentes práxis de futuros profissionais de saúde, frente aos conteúdos, tendo em vista a atuação multiprofissional nos diferentes espaços de cuidado.

- BRUNA OLIVEIRA DINIZ (debatedora) – Fala: Acesso ao tratamento clínico das DII no SUS - Importância de associações de portadores. CV autoinformado: Enfermeira auditora, Presidente da AMDII - Associação Mineira de portadores de Doenças inflamatórias intestinais, Membro do comitê científico DII Brasil - Associação Nacional de portadores de Doenças inflamatórias intestinais.
- JOYCE DONATELLI (debatedora) – Fala: Alimentação e Nutrição nas DII - o medo de comer nos pacientes pós diagnóstico. CV autoinformado: Nutricionista, pós graduanda em nutrição clínica, membro do GEDIIB (Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais) e paciente de doença de Crohn desde 1997.
- MARÍLIA MAJESKI COLOMBO (debatedora) – Fala: Etiopatogenia das Doenças Inflamatórias Intestinais. CV autoinformado: Gastroenterologista na Clínica IMUNOMED; Coordenadora do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Estadual Dorio Silva (Serra-ES); Gastroenterologista titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e membro do Grupo de Estudos em Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).
- TAÍS ALVES MACHADO (debatedora) – Fala: A Sexualidade e as DII. CV autoinformado: Sexóloga Social e Clínica, Graduanda em Química pela UEMG, Coordenadora do grupo de pesquisa Química sexual, Sexóloga da DII Brasil, Locutora na Rádio Consciência FM, com o programa Sexualidade sem Tabu.
- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade; Especialista em formação em: Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de pesquisa em saúde mental e de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico-lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e; Acidente vascular encefálico e fatores de riscos associados, em municípios paraenses. Criadora do projeto de extensão e pesquisa O brincar e a palhaçaria como estratégia complementar com crianças com deficiências, decorrentes de hipóxia neonatal (2011), atual projeto Bem Viver e Encefalopatia Crônica Não Evolutiva; Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e Cidadania e do AVC em foco - Diálogos e reflexões sobre prevenção e promoção em saúde.

Organização:
CARMEM IRANY OLIVEIRA - acadêmica de Enfermagem da UFPA e bolsista do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)
RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA - acadêmico de Psicologia da Uninassau-Belém e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e do PET Medicina Enfermagem (FNDE/MEC)

Realização: PET Medicina Enfermagem (SESu/MEC) e Núcleo do Projeto Rondon da UFPA, em parceria com o CAPSIU Marielle Franco (Uninassau Belém)

Contato: petmenf@ufpa.br
Inscrição: https://doity.com.br/ii-jornada-pet-medicina-enfermagem-2021
Transmissão: https://youtu.be/kW2BYiHUALU
Apoio: FAENF/UFPA, ICB/UFPA, Proex/UFPA e FNDE/MEC

Carregando área de inscrição

Organizador

PET Medicina Enfermagem, Núcleo do Projeto Rondon e CAPSIU Marielle Franco