Informações

Os cursos de Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Açailândia e Estreito e o de Letras Língua Inglesa e Literaturas da UEMASUL, campus Imperatriz, realizam a II Semana de Letras Online, com o tema Línguas, Literaturas e Ensino: interfaces das pesquisas em Letras, por meio de videoconferências, no período de 14 a 17 de setembro de 2021. Toda a programação será remota e a plataforma de transmissão será aberta (para os inscritos) e interativa. Dessa maneira, o evento tem como objetivo proporcionar a troca de saberes entre os discentes, docentes e pesquisadores traçando discussões sobre temas relacionados ao estudo de línguas, literaturas e ensino considerando as pesquisas na área de Letras.

Comissão Organizadora: Professores e Professoras dos cursos: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas (CCHSL/Imperatriz), Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e literaturas de Língua Portuguesa (CCANL/Estreito) e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (CCHSTL/Açailândia).

Acesse aqui a Playlist no YouTube das atividades.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Elisa Borges de Alcântara Alencar

Saiba mais

Suiane Francisca da Silva

Saiba mais

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

Saiba mais

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto

Saiba mais

Yasmine Louro

Saiba mais

Ilza Léia Ramos Arouche

Saiba mais

Mônica Saldanha Dalcol

Saiba mais

Domingos Bandeira Gonçalves

Saiba mais

Rayne Mesquita de Rezende

Saiba mais

Marcelo de Jesus de Oliveira

Saiba mais

Hildenê Alves Severo

Saiba mais

Ana Lourdes Sousa Pereira

Saiba mais

Wemylla de Jesus Almeida

Saiba mais

Paola Konrad

Saiba mais

Vitor Hochsprung

Saiba mais

Gabriela Jeronimo

Saiba mais

Diana Barreto Costa

Saiba mais

Ismael Carlos Pereira de Carvalho

Saiba mais

Mohamed Abusanina 

Saiba mais

Julieta Correa

Saiba mais

Orleane Evangelista de Santana

Saiba mais

Sunshine Xiang Sun

Saiba mais

Regiane Saturnino Ferreira

Saiba mais

Neurene da Cruz

Saiba mais

Elana de Abreu Cardoso Santos

Saiba mais

Silvia Cristina Puxcwyj

Saiba mais

Lilian Castelo Branco de Lima

Saiba mais

Cintia Maria Santana da Silva

Saiba mais

Ilma Maria de Oliveira Silva

Saiba mais

Idinea Bezerra Correia

Saiba mais

Walquiria Lima da Costa

Saiba mais

Márcia Suany Dias Cavalcante

Programação:

Abertura Abertura

Letramento Crítico, Interculturalidade e Língua Franca Conferência · Elisa Borges de Alcântara Alencar, Hildenê Alves Severo, Suiane Francisca da Silva

Ensino de Língua, Filosofia da Técnica e Filosofia do Acontecimento (Cartografias Transdutivas) Minicurso · Daniela Jaqueline Tôrres Barreto, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

Uso do OBS Studio nas aulas remotas Oficina

Pesquisa de campo na área de Letras: uma perspectiva antropológica Minicurso · Gabriela Jeronimo, Rayne Mesquita de Rezende

Colocando um ponto final nas dificuldades da vírgula Minicurso · Wemylla de Jesus Almeida

Elaborar TCC...e agora?! Minicurso · Diana Barreto Costa

Literatura Indígena e Ensino Minicurso · Ilma Maria de Oliveira Silva, Lilian Castelo Branco de Lima, Walquiria Lima da Costa

Aplicativos Kohoot e WordWall Oficina · Regiane Saturnino Ferreira

Multiletramentos: uso do playposit nas aulas de Língua Inglesa Oficina · Ilza Léia Ramos Arouche

Uso do aplicativo OneNote no ensino remoto Oficina · Ismael Carlos Pereira de Carvalho

Momento Cultural - Laura Lise e João Lucas Apresentação Artística

Momento Cultural - Jackie Melo Apresentação Artística

Momento Cultural - Sharon Sousa Apresentação Artística

Momento Cultural - Zoë Rodney Apresentação Artística

A semiótica e os clássicos de Língua Inglesa: conceitos e análises Webinário · Diana Barreto Costa, Yasmine Louro

Literatura Afro-brasileira: Conversa com Joana, 'A Escrava'(1887), de Maria Firmina dos Reis Webinário · Márcia Suany Dias Cavalcante

Literatura testemunhal e o boom literário na América Latina: ideias sobre memória e exílio. Webinário · Idinea Bezerra Correia, Márcia Suany Dias Cavalcante

As ações das SEMEDs e da UREI frente aos desafios na educação em tempos de pandemia Mesa-redonda · Diana Barreto Costa, Domingos Bandeira Gonçalves, Elana de Abreu Cardoso Santos, Neurene da Cruz, Orleane Evangelista de Santana

A descolonização do conhecimento na perspectiva dos saberes silenciados Mesa-redonda · Gabriela Jeronimo, Marcelo de Jesus de Oliveira, Mônica Saldanha Dalcol

A importância da língua materna no fortalecimento da identidade dos povos indígenas Roda de Conversa · Cintia Maria Santana da Silva, Ilma Maria de Oliveira Silva, Lilian Castelo Branco de Lima, Silvia Cristina Puxcwyj

Pesquisas em Linguística Aplicada: caminhos e possibilidades para e além da sala de aula Roda de Conversa · Ana Lourdes Sousa Pereira, Ilza Léia Ramos Arouche, Paola Konrad, Vitor Hochsprung

The Joys and Challenges of Teaching ESL Roda de Conversa · Hildenê Alves Severo, Julieta Correa, Mohamed Abusanina , Sunshine Xiang Sun

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

CCHSL - Curso de Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas
CCHSTL - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas
CCANL - Língua Portuguesa e Literaturas

Elisa Borges de Alcântara Alencar

UFT - Universidade Federal do Tocantins


Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar-SP. Mestra em Linguística Aplicada ao ensino de Línguas pela Universidade de Brasília- UnB- Especialista em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Uniana- Universidade Estadual de Anápolis- Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente trabalha na Universidade Federal do Tocantins-UFT- Câmpus de Araguaína-TO- como Professora Adjunta de Língua Inglesa e Estágios supervisionados de Língua e Literaturas de Língua Inglesa

Suiane Francisca da Silva

SEED - Palmas (TO)


Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, ano de graduação (2011), é mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFT). Atualmente é professora substituta da área de língua Inglesa na SEED de Palmas. Já foi professora voluntária no Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes - CECLLA- Campus de Porto Naciona/Tocantins.

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

UFT - Universidade Federal do Tocantins


Possui pós-doutorado em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior (Portugal - 2015, Bolsista Sênior CAPES - processo nº 99999.002345/2014-05); pós-doutorado em Letras Clássicas (Latim), pelo Laboratório de Letras Clássicas da Universidade Federal da Paraíba (2015); graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Católica de Santos (1982); graduação em Letras Português/Grego, pela Universidade de São Paulo (1988); licenciatura em Português, pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado em Letras (Letras Clássicas), pela Universidade de São Paulo (1994); e doutorado em Letras (Letras Clássicas), pela Universidade de São Paulo (2000). É professor da Universidade Federal do Tocantins (Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Letras Clássicas, Filologia, Teoria Literária e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, cognição, lógica, metodologia, arte e filologia.

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Doutoranda em Letras - Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT/ Araguaína). Mestra em Letras - Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT/ Araguaína). Graduada em Letras Licenciatura - Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Yasmine Louro

UFT - Universidade Federal do Tocantins


Possui graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, pela UEMASUL. Mestre em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela UFT. Hoje desenvolve pesquisa em Raça e Gênero, particularmente em literaturas de língua inglesa.

Ilza Léia Ramos Arouche

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015), Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2020). Professora adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Lotada no Centro de Ciências Sociais Humanas e Letras -CCHSL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando em pesquisa qualitativa (pesquisa-ação interventiva) nos seguintes temas: letramento crítico, letramento midiático crítico, multiletramentos e formação de professores em língua inglesa em uma perspectiva sócio histórica crítica. Integrante dos grupos de pesquisa: Formação de professores, Multiletramentos e Identidades- FORMLI  (UNISINOS); Multiletramentos no Ensino de Línguas(UEMA); Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literatura Anglófonas -GEPLALA(UEMASUL).

 

Mônica Saldanha Dalcol

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Mestra em Filosofia, na área de Ética e Metaética, pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Doutora em Letras - Estudos Literários- Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade, pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente, é bolsista CAPES e realiza estágio pós- doutoral na UEMASUL . Possui interesse nos seguintes temas: Filosofia e Literatura, Filosofia feminista, Ética, Estudos de gênero, Feminismo decolonial, Crítica literária feminista e autoria feminina negra brasileira.

Domingos Bandeira Gonçalves

SEMED - IMPERATRIZ


Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). e Especialização em Ciências Sociais. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Taubaté- SP. (2015). Tem experiência na área Educação, Gestão Pública e Economia, com atuação na área educacional na educação básica (Fundamental e médio) e Ensino Superior (professor WYDEN - FACIMP).

Rayne Mesquita de Rezende

UFCAT - Universidade Federal de Catalão



Graduada em Letras – habilitação Português e Inglês Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), Mestra em Estudos da Linguagem pela mesma instituição (PPGEL–UFG/RC) e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus Araraquara (PPGLLP/FCLAr /UNESP) atua nas áreas de Lexicologia, Metalexicografia, Onomástica e Toponomástica.

Marcelo de Jesus de Oliveira

UNIPLAN - Universidade Paulista (Campus Açailândia - MA)


Mestre em Letras, na linha de pesquisa Literatura, História e Imaginário, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019-2021). Especialista em Literatura Contemporânea, pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2020) e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2020); Graduado em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2019/2020). Além disso, é professor nível III do curso de Pedagogia, da Univeridade Paulista (UNIPLAN/Açailândia) e membro do Grupo de Pesquisa em História e Literatura (GEHISLIST/PUC-Minas) e Ensino da Leitura, Escrita e Formação Docente (GELEF/UFMA). Tem experiências e interesses nas seguintes linhas de pesquisa: 'literatura e memória das escrevivências, literatura e gênero, literatura de identidades periféricas, literatura de autoria feminina, literatura afrobrasileira'.

Hildenê Alves Severo

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Mestra em Language and Literacy Education pela University of Toronto, UofT, Canada. Especialista em Metodologias do Ensino Superior; Novas linguagens e novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS. Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins. Possui experiência na área de Ensino de Língua Inglesa e Formação de Professores. Integrante do grupo de pesquisa GEPLALA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguistica Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL, CNPq. Tem como foco de pesquisa e atuação estudos sobre formação de professores no eixo do ensino crítico e suas vertentes: Letramento Crítico, Interculturalidade, e Inglês como Língua Franca.

Ana Lourdes Sousa Pereira

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Possui graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela UEMASUL, é especialista em Didática do Ensino Superior pela UNINTER e ainda em Educação, Cidadania e Meio Ambiente pelo IFMA. Tem experiência laboral em Ensino de Língua Inglesa em ensino técnico, como Professora de Ensino Fundamental II e Educação Infantil em Língua Inglesa. Atualmente é mestranda em Letras: Ensino e Literatura (UFT/Araguaína), está Professora Substituta lotada no curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas na UEMASUL de Imperatriz (MA) e é Professora Efetiva da Zona Rural de Imperatriz (MA).

Wemylla de Jesus Almeida

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019), mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2015), especialista em Didática do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2013), e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2013). Atualmente, é professora adjunta I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP)" do IP-PUC/SP e do "Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA)" do CESI/UEMA , como também é autora de livro na Editora Multifoco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, especificamente, nos temas: Sintaxe da Língua Portuguesa; Leitura e Produção Textual; Historiografia Linguística; Linguística Aplicada e Análise do Discurso.

Paola Konrad

Unisinos


É doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É licenciada em Letras com habilitação em Português/Inglês pela mesma Universidade. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia e Inovação pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Atua como bolsista integral CAPES/PROSUC no grupo de pesquisa "Fala-em-Interação em Contextos Institucionais e Não Institucionais" (FEI), coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ostermann, do PPGLA/Unisinos. Possui experiência profissional no âmbito da docência nas disciplinas de Línguas Portuguesa e Inglesa no ensino básico e Língua Inglesa em cursos livres. 

Vitor Hochsprung

FAPESC


Vitor Hochsprung é mestrando em Linguística pela UFSC e licenciado em Letras Português/Inglês pela FURB. Atualmente, é financiado pela bolsa FAPESC. Seu interesse de pesquisa é relacionar os pressupostos da teoria gerativa com o estudo de gramática na educação básica, promovendo o fazer científico entre os estudantes. O projeto está vinculado ao Laboratório Linguística na Escola (LALESC). Além disso, Vitor também é divulgador científico no instagram @vitorlinguistica, em que compartilha Linguística com o público geral.

Gabriela Jeronimo

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Pós-Doutora em Estudos da Linguagem, pelo Programa da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão; Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras (PPGLLP/FCLAr), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Araraquara (UNESP/Araraquara), com estágio de doutoramento no exterior (PDSE/CAPES) pela Université Paris Sorbonne - Paris IV; mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (PMEL/UFG-CAC) com ênfase em língua, linguagens e cultura, e graduada em Letras-Licenciatura em Português pela mesma instituição. É professora adjunta no Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras - CCHSTL, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) - Campus Açailândia; faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras - (PPGLe/UEMASUL/campus Imperatriz). É também vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT), em que desenvolve pesquisa na área de Estudos do léxico, especialmente, em Lexicologia, com o foco na relação entre língua e cultura, em interface com outras áreas do conhecimento: Antropologia, Sociologia Rural, Sociolinguística, Literatura, Etnobotânica, os Estudos Decoloniais, bem como as discussões no âmbito das Políticas Linguísticas.

Diana Barreto Costa

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Diretora dos Cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas. É Advogada, doutora em Ciências da Educação,  e membra dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFPT - GRUPO DE ESTUDOS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, e, também, do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA E LITERATURAS ANGLÓFONAS – GEPLALA.

Ismael Carlos Pereira de Carvalho

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Nascido em Carolina-MA, formado em Licenciatura em Matemática pela UFT, Mestrado Acadêmico em Matemática pela UFPI e Doutorando em Matemática na UFPA. Tem experiência como Professor no Ensino Básico e Superior. Atualmente, Professor Assistente efetivo da UEMASUL em Estreito-MA.

Mohamed Abusanina 

International House


Born and raised in Tripoli, Libya. 
Languages: 
Mother tongue: Libyan Arabic 
First language: Standard Arabic
Second language: English 
Qualifications:  
*BA in English literature, Tripoli University,
*Diploma in Theoretical Linguistics. Tripoli University,
*MA in Applied Linguistics ( teaching English as a subsequent language), Brock University, Ontario/ Canada. 
*CELTA ( Certificate of English  language teaching to adults) International House, Vancouver, BC.

 

Nascido e criado em Tripoli, Tíbia. Especialista em Teoria Linguísitica, Mohamed tem como língua materna o árabe líbio, como primeira língua o árabe moderno e como segunda língua, a língua inglesa. Possui graduação em Literatura Inglesa, pela Tripoli University, mestrado em Linguística Aplicada (Ensinando Inglês como língua subsequente) pela Brock University na província Ontario no Canadá. Possui ainda o CELTA, certificado para ensinar Língua Inglesa para adultos, pela International House, na província British Columbia também no Canadá. 

Julieta Correa

Canadian College of Educators


Julieta has a graduate degree in Food Science from the University of Guelph and an undergrad degree in Biochemical Engineering from the ITC. 
She’s a certified and accredited TESL (Teaching English as a Second Language) teacher by TESL Ontario. She has a diploma in teaching pronunciation from the Canadian College of Educators. In addition,  she’s a qualified English-Spanish translator.

Julieta tem graduação em Ciência da Comida pela University of Guelph, pós graduação em Engenharia Bioquímica pela Inclusiveness Target Countries. Ela é uma professora certificada e creditada pelo programa TESL da província de Ontario, no Canadá. Ela tem ainda diploma em Ensino de pronúncia pela Canadian College of Educators. Além disso, ela é tradutora qualificada Inglês-Espanhol. 

Orleane Evangelista de Santana

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1998) e em Direito pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP (2008). É especialista em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau (UEMA - 2000), Língua Portuguesa (PUC-MINAS - 2002), Texto e Produção de sentido (PUC-MINAS - 2004), Linguística e Ensino (UEMA - 2006), Educação Especial e Inclusiva (UEMANET - 2020), Gestão Pública e Liderança (UNINTER - 2021) e Gestão Pública Municipal (UFMA - 2021, em andamento).  É Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014). É pós-doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2020).  É professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão. É pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA), e do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELLI). Tem ampla experiência na área de Linguagem e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Produção Textual e Linguística. Foi Diretora Regional de Educação de Imperatriz nos anos 2015 e 2016 e é Gestora Regional de Educação de Imperatriz de 2016 até o presente momento.

Sunshine Xiang Sun

University of Toronto


Sunshine has taught ESL in colleges and secondary schools in Canada and China. After completing her MEd through University of Toronto, she has been working in the ESL field and been involved in research on language literacy education. Her interests include language assessment, blended teaching and literacy and technology.

Sunshine tem ensinado Inglês como segunda língua em faculdades e escolas secundárias no Canadá e China. Após concluir o mestrado em Educação na University of Toronto, ela tem trabalhado com a língua inglesa e tem estado envolvida em pesquisa na educação letrada da língua. Seus interesses incluem avaliação de língua, docência combinada, letramento e tecnologia. 

Regiane Saturnino Ferreira

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Bióloga (UFMS, Campo Grande), Mestra em Ecologia (INPA, Manaus) e Doutora em Zoologia (MPEG, Belém), Professora Adjunta II e Chefe do Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL, Imperatriz). Trabalha com Ecologia e Taxonomia de Aranhas; inventários biológicos e monitoramentos integrados de grupos diversos para diagnósticos ambientais. 

Neurene da Cruz

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILANDIA


Possui graduação em CIÊNCIAS - QUÍMICA pela Universidade Estadual do Maranhão (1998) , mestrado em Química Analítica, pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão no programa RENORBIO. Atualmente é professora do ensino médio - Unidade Regional de Educação de Açailândia-MA, técnica em Assuntos Educacionais- Ciências - Secretaria Municipal de Educação de Açailândia e atualmente atua como coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Programa de Formação de Professores de Ensino Fundamental nas Áreas  de Educação e Ciências da Natureza.

Elana de Abreu Cardoso Santos

Prefeitura Municipal de Estreito - MA


Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Tocantins (2002) e estar cursando Letras /Português (UFMA/2017,)Especialista em Língua Linguística e Literatura
pela Faculdade Integradas de Patos da Paraíba (2005), Especialista em Gestão Publica Municipal pela UEMANET (2011) , Especialista em MBA - Gestão Escolar pela
Faculdade de Economia e Finanças Ibmec (2014) e Especialista em Filosofia e Sociologia pela FAVENI (2017).
Professora da rede pública municipal e estadual nas séries
finais do Ensino fundamental e Ensino médio (contrato por 5 anos). Concursada para professora anos finais e Supervisora Pedagógica apenas da rede municipal de ensino de
Estreito-MA,Coordenadora pedagógica dos anos finais nos anos de 2018 a agosto de 2019,atualmente exercendo a função de Profesora e Supervisora de Ensino dos anos
finais da rede municipal.
Foi Consultora no Ministério da Educação-MEC/FNDE/UNESCO no PROJETO 914 BRA 1121 na elaboração dos Diagnósticos da situação educacional
de cada município com baixo IDEB elaborando Planos de Ações Articuladas-PAR,no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Analisando os Planos de Ações
Articuladas -PAR para geração de Termos de Cooperação.
Consultora /Formadora no Programa PDE-Escola, pelo Ministério da Educação- OEI-Organização dos Estados
Ibero-Americanos, com apoio técnico às equipes estaduais, municipais, acompanhamento,implementação e supervisão na metodologia do programa PDE-Escola,analisando
os planos elaborados no sistema -SIMEC.
Com experiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, na elaboração do PAR-Brasil Profissionalizado
dos Estados do Maranhão e Acre.

Silvia Cristina Puxcwyj

Educação Básica


Especialista em Educação: e Didática do Ensino Superior (UEMASUL), graduada em Licenciatura Intercultural Indígena (UFG), professora da Educação Básica na Aldeia São José do povo Krikati.

Lilian Castelo Branco de Lima

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, com graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Com experiência na área de Letras e Antropologia, desenvolve pesquisas nas áreas de educação e literaturas indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da educação e da saúde, metodologia da pesquisa científica.

Cintia Maria Santana da Silva

Professora Educação Básica


Licenciatura em Educação Intercultural pela UFG - Universidade Federal de Goiás; Graduada em Pedagogia Instituto de Educação Professor Gamaliel, Magistério Indígena e CRFM Profª Margarida Pires Leal – São Luís

Ilma Maria de Oliveira Silva

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL); Professora do PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão. 

Idinea Bezerra Correia

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Mestra em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e professora de Teoria Literária na UEMASUL (Imperatriz). Atua ainda lecionando disciplinas de Língua Portuguesa, Brasileira e Língua Inglesa. Foi professora substituta na Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus São Bernardo, lotada no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos e Música. Graduada em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pelo Centro Universitário do Maranhão - Uniceuma e especialista em Educação Especial Inclusiva e Libras pelo Instituto Athena (2009). Além de tais atividades, atua ainda como tutora na UFMA/NEAD e orientadora de TCC na UEMAnet.

Walquiria Lima da Costa

Professora Educação Básica


Mestranda em Letras, da Linha de Pesquisa Literatura, Diálogos e Saberes, com foco em Literatura Indígena, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2019 - 2021). Possui pós graduação em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2013); Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2018); Graduação em Pedagogia pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira (2011). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Imperatriz. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Tem experiência em organização de eventos acadêmicos.

Márcia Suany Dias Cavalcante

UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2002) e em Direito pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA (2012) . É especialista em Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Amparo e em Linguística e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. É Mestra em Língua Portuguesa pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. É professora concursada de Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Atua nas áreas de Linguística e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Ensino.