II Seminário: A Mulher Negra e suas Expressões na Sociedade

II Seminário: A Mulher Negra e suas Expressões na Sociedade

Faça sua inscrição
Sexta, 14 de julho de 2023 Das 09:00 às 16:30

Sobre o Evento

Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, foi definido o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Em comemoração a este dia o projeto de Extensão Quilombo do Cuidar (Faculdade de Enfermagem da UERJ), em parceria com o GT de Equidade no SUS, na Favela, na Periferia, na Diversidade e no Gueto, realizará no dia 14 de julho de 2023 um evento para discutir temas que abordam a mulher negra em diferentes áreas na sociedade atual, oportunizando a troca de saberes, fortalecimento e o empoderamento. O evento foi idealizado pela Prof.ª Dra. Roberta Georgia (DESP), com a perspectiva de abrir um espaço de discussão para valorização da história, cultura e representatividades da mulher negra.

Palestrantes

  • Lua Arruzzo Pessanha
  • Izabella Vicente
  • Winnie Samanú
  • Debora Guedes Bastos
  • Tayná Leonardo da Silva
  • Roseane Maria Corrêa
  • Roberta Georgia Sousa dos Santos
  • Gabriela Pereira Barreira

Programação

09h00 - Debora Guedes Bastos, Izabella Vicente, Lua Arruzzo Pessanha, Roberta Georgia Sousa dos Santos, Winnie Samanú Mesa Marielle Franco: A Mulher Negra e sua participação sociopolítica. Mesa Temática
Local: Capela Ecumênica da UERJ

MESA MARIELLE FRANCO:

Essa mesa irá debater a participação e a representatividade de mulheres negras no espaço político. Essas mulheres, além de estarem ocupando cadeiras como vereadoras, deputadas, senadoras e ministras, também estão presentes em reuniões de ONGs, movimentos sociais, partidos, executivas e lideranças religiosas. O protagonismo feminino de mulheres negras vem avançando e precisamos avançar cada vez mais.

13h30 - Gabriela Pereira Barreira, Roberta Georgia Sousa dos Santos, Roseane Maria Corrêa, Tayná Leonardo da Silva Mesa Izabel dos Santos: Cuidar e o cuidado da Mulher Negra no campo da saúde. Mesa Temática
Local: Capela Ecumênica da UERJ

MESA IZABEL DOS SANTOS:

O corpo estereotipado da mulher negra, sofre cotidianamente com questões sociais e o racismo que impactam em sua saúde. E esses impactos reverberam em, maior incidência de ansiedade e depressão do que as mulheres brancas, no cenário do parto, sabe-se que mulheres negras recebem menos anestesia quando indicado, os manejos nos corpos são mais agressivos e os partos tardios acontecem mais com as mulheres negras. O que o campo da saúde tem feito para cuidar da mulher negra?

Carregando área de inscrição

Local

Capela Ecumênica da UERJ , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

Roberta Georgia Sousa dos Santos

Mulher preta, Enfermeira, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto de Extensão Quilombo do Cuidar.