IV Seminário do GPEMEC e II Seminário da REM-NE Ensino e aprendizagem: um imperativo para a equidade

IV Seminário do GPEMEC e II Seminário da REM-NE Ensino e aprendizagem: um imperativo para a equidade

Faça sua inscrição
De 25 a 26 de novembro Todos os dias das 08h00 às 17h45

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

A Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE) é uma das oito equipes que, desde junho de 2019, foram contempladas pelo projeto “Pesquisando o Ensino e a Aprendizagem: um imperativo para a equidade na formação de professores” financiado pela Fundação Lemann e Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA. Assim, foi formada uma rede de pesquisa no Brasil, que ao mesmo tempo atendeu a pesquisas empíricas em escolas brasileiras e se concentrou em conceituações profundas de equidade e justiça social. Ao longo desses três anos a REM – NE desenvolveu a pesquisa com foco no letramento estatístico e na equidade em sete escolas públicas do Nordeste e uma do Sudeste brasileiro. Os principais resultados revelaram que é preciso ampliar os estudos e o desenvolvimento da equidade nos processos de ensino e da aprendizagem dos estudantes. Nesse ínterim surgiu a preocupação de socializar os resultados da pesquisa e, assim, nasce a proposta da realização desse Seminário, que está na sua segunda edição.

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório Paulo Souto

Credenciamento

09h00 A matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental Painel
Local: Auditório Paulo Souto

Esse painel objetiva apresentar ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

10h40 A Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Painel
Local: Auditório Paulo Souto

Esse painel objetiva apresentar ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas, no ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

14h00 Mentalidades Matemáticas Workshop
Local: Sala 1 (Parfor) - Térreo do Pavilhão Pedro Calmon

O desenvolvimento pleno da pessoa é uma das finalidades da educação. Num mundo em que as desigualdades sociais são gritantes, uma das prioridades da escola deve consistir na promoção de práticas que tenham presente a necessidade de trabalhar com prioridades para reduzir essas desigualdades, dando mais a quem mais precisa, pressupondo um olhar diferenciado para aqueles que mais necessitam. Assim, é necessário começar por reconhecer e respeitar as subjetividades, as diferenças sociais e culturais do indivíduo, disponibilizando para cada um o que ele necessita para ser bem-sucedido.

Para tanto precisamos trabalhar com uma matemática mais aberta e criativa, assim como com mensagens positivas e inspiradoras para todos os nossos alunos e alunas, levando-os a acreditarem que são capazes de aprender o que quiserem. Explorar os princípios que suportam as propostas de Jo Boaler, bem como discutir algumas das atividades por ela propostas são os objetivos deste Workshop.

14h00 A Resolução de Problemas na Formação de Professores: uma prática metodológica possível Workshop
Local: Sala 3114 - 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Este workshop pretende discutir os princípios da formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional no exercício da docência e, por fim, trazer a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino necessária e importante na formação do professor.

14h00 A utilização do geogebra visando o letramento estatístico Workshop
Local: Laboratório 16B

Este workshop busca desenvolver uma investigação estatística pautada no ciclo investigativo PPDAC, com objetivo de possibilitar indícios do letramento estatístico. A investigação seguirá as fases do PPDAC. Na primeira fase, Problematização (P), será discutido com os participantes o tema “Vacinação”. Na sequência será formulada uma questão de investigação relacionada a tema, discutindo como é possível ser realizada uma pesquisa similar em sala de aula. Na segunda fase, Planejamento (P), a discussão estará relacionada como é possível coletar os dados. Em seguida, terceira fase, os participantes irão responder um formulário em papel e lápis e no Google formulários, onde coletarão os dados (D). Os dados coletados serão exportados para uma planilha Excel e socializada com os participantes. Para a Análise (A), quarta fase, com auxílio de recursos computacionais, os participantes irão construir tabelas de distribuição de frequência (TDF) simples e de dupla entrada (com auxílio do Excel) e o diagrama de pontos univariado (dotplot) e o da caixa (boxplot) utilizando o GeoGebra. Por fim, os participantes responderão à questão de investigação (C) formulada na primeira fase. Espera-se que nesse processo os participantes se apropriem dos conceitos estatísticos discutidos, bem como despertem sua consciência para o tema discutido, sinalizando indícios do letramento estatístico.

Recomenda-se que os participantes levem seus aparelhos com GeoGebra versão 5 instalado. Link instalar: https://www.geogebra.org/download?lang=pt.

14h00 Recursos Educacionais Digitais (RED) de Matemática Workshop
Local: Laboratório 7B (1º andar) - Pavilhão DCET

A presente oficina aborda a utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, objetiva-se conhecer o conceito de Recursos Educacionais Digitais (RED); apresentar RED de Matemática; realizar planos de aula com suporte de RED. Os RED explorados foram desenvolvidos com apoio do Ministério da Educação (MEC) pelo Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no âmbito do projeto Mídias Digitais na Educação (MIDE) e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através da oficina, espera-se estimular os professores a integrarem as tecnologias digitais no currículo escolar para o ensino de conceitos matemáticos.

14h00 Uma proposta para o ensino dos poliedros de Platão Workshop
Local: Sala 2 do PPGECM - 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Neste workshop iremos abordar o estudo dos sólidos de Platão por meio de uma breve apresentação através de slide e, em seguida, uma atividade lúdica por intermédio da construção de alguns poliedros regulares utilizando materiais manipuláveis. O objetivo é tornar a aprendizagem mais atrativa afim de despertar o interesse pelo conteúdo estudado bem como motivar a participação no processo de construção do conhecimento do objeto de estudo mediado pela utilização de tecnologias. Assim, para fundamentar esse trabalho consideramos a Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995). Temos como público-alvo estudantes, professores do ensino básico e demais interessados no ensino da Matemática através da utilização de recursos didáticos. Espera-se que mediante a participação do público, percebam a importância da atividade didática para o aluno, dando a ele a oportunidade de construir e manipular os materiais concretos e consequêntemente a apropriação dos conceitos abordados.

14h00 Desenho Geométrico e Tangram: construir, jogar e estudar Workshop
Local: Multimeios - (1º andar do Pavilhão Jorge Amado)

O principal objetivo do Workshop é apresentar uma proposta de ensino de polígonos utilizando como ferramenta o quebra-cabeça japonês conhecido como Tangram. Por meio da utilização de instrumentos geométricos como esquadros, régua e compasso será realizada a construção do Tangram a partir de aplicação de algumas definições e relações geométricas obtendo as peças que compõem o mesmo. Após a construção serão feitos jogos de tabuleiros para trabalhar a imaginação e conhecimento dos polígonos, em particular dos triângulos e dos quadriláteros notáveis, de forma lúdica estimulando o conhecimento geométrico. Com a utilização dos jogos pretende-se contribuir para um trabalho de formação de atitudes, promovendo desafios para formação de polígonos com peças do Tangram, buscando soluções, colaborando para o desenvolvimento do pensamento crítico, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório, investindo assim em ações necessárias para aprendizagem da Matemática.

16h10 Mentalidades Matemáticas e a promoção da equidade na aprendizagem Palestra
Local: Auditório Paulo Souto

Palestra

17h30 Encerramento Encerramento
Local: Auditório Paulo Souto

Encerramento

08h30 Abertura (On-line) Abertura
Local: Canal: GPEMEC: Universidade e Escola - YouTube

Abertura (On-line)

09h30 A Matemática na Educação Básica Painel
Local: Canal: GPEMEC: Universidade e Escola - YouTube

Esse painel objetiva apresentar ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas, no ensino de Matemática na Educação Básica. (On-line)

11h00 Equidade e Educação Matemática: experiências e reflexões Mesa-redonda
Local: Canal: GPEMEC: Universidade e Escola - YouTube

Painel de Experiências (On-line)

12h00 Encerramento (On-line) Encerramento
Local: Canal: GPEMEC: Universidade e Escola - YouTube

Encerramento (On-line)

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Estadual de Santa Cruz, 45662-900, Rodovia Jorge Amado, Salobrinho, Ilhéus, Bahia
Ver no mapa

Organizador

Rede Educação Matemática Nordeste