O Seminário de Ensino Religioso, que faz parte do Percurso de Formação Continuada de 2024 para a Área de Conhecimento de ER na rede pública municipal de ensino de Petrópolis, tem programação voltada para docentes da área, orientadores, gestores e pessoas interessadas no intuito de debater e compartilhar informações e conhecimentos relativos à Diversidade Religiosa e práticas escolares não proselitistas no contexto do Ensino Religioso, com vistas a inspirar a promoção de uma educação transformadora subsidiando posturas e práticas docentes voltadas à promoção da Cultura da Paz no campo educativo.
Recepção e Credenciamento Credenciamento
Abertura Abertura
Momento Cultural Apresentação Artística
Palestra de Abertura - Espiritualidades e Ancestralidade no Currículo do Ensino Religioso Apresentação · Elcio Cecchetti
Painel - A formação continuada de ER na rede pública municipal de Petrópolis e as boas práticas como consequência. Painel · Glória Maria Vargas
Intervalo para Almoço. Almoço
Sessão de Vídeo - Os três desafios do Bem-Viver. Contribuições de Kaká Werá Sessão de Vídeos
Palestra 2 - Lançando sementes para respeitar e conviver com a diversidade religiosa: os desafios do ER . Palestra · Elcio Cecchetti
Intervalo Coffee break Coffee break
Palestra 3 - As contribuições do Ensino Religioso para o cuidado com a Casa Comum . Palestra · Humberto Herrera
Mesa Temática - Diálogo é a base: contribuições das diferentes cosmovisões para a paz entre os povos que habitam a Casa Comum. Mesa Temática
Encerramento Encerramento
Credenciamento será realizado na data e local do evento a partir das 8 horas
Rua Coronel Veiga, 550
Centro, Petrópolis - RJ
25655-151
Rua Coronel Veiga, 550
Centro, Petrópolis - RJ
25655-151
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Profª Glória Maria Vargas responsável pelo desenvolvimento da área na rede pública municipal a partir dos Departamentos de Ensino Fundamental e Educação infantil.
Graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutor em Educação na Universidad Católica de Santa Fé, Argentina. Possui Especialização em Gestão Ambiental e em Docência na Educação Superior. Atualmente, atua como professor e assessor pedagógico na SM Educação. Participa do Grupo de Ética da Amazônia (GEA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (MOSAICO), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É membro da Rede Internacional de Filosofia Ecológica Integral, da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) e do GT Universidades e Amazônia da Rede Eclesial Amazônica (REPAM).
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15. Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É presidente da Cooperativa de Trabalho, Formação, Assessoria e Desenvolvimento Educacional (COOPERAÇÃO). É presidente do Fórum Nacional de Associações Científicas de Ciências da Religião, Teologia e Ensino Religioso (FACRETER). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). É membro do Grupo de Pesquisa SULEAR (Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - Unochapecó) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Histórias de Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC/UFSC). É membro do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Atuou como servidor efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) entre 2017-2017 e 2022-2023. Prestou assessoria pedagógica ao Colégio Uno (Novo Ensino Médio) entre 2021 a 2024. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião-EAD e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó entre 2017-2021. Foi coordenador Geral do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) de 2017 a 2022. Foi Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos (CNRDR/MDH) entre 2014 e 2018. Foi redator e leitor crítico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre 2013 e 2017. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, currículo, avaliação da aprendizagem, ensino religioso e interculturalidade.
Mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Ciências da Religião pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Aperfeiçoamento em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).Membro associada do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). Membro da Coordenação da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Comunidade do Centro de Referência de Educação Integral. Autora de capítulos em livros de Neuroeducação. Especialização em Gestão Pública na perspectiva inclusiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rede de Líderes Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CEIPE). Professora da rede pública há 24 anos, sendo 20 em Petrópolis. Desde 2021 atua na Coordenação da Área de Ensino Religioso com Formação Continuada para professores.