O II Seminário de Letras e Antropologia: diferenças e outras linguagens, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT/CNPq) e pelos cursos de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão ( CCHSTL E CCANL/UEMASUL), será realizado virtualmente entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021. O evento contará com duas conferências (abertura e encerramento), quatro mesas-redondas e quatro simpósios coordenados por pesquisadorxs de diversas áreas do conhecimento, cujo objeto de reflexão é a intersecção entre linguagem e ciências humanas.
Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jerônimo - CCHSTL/UEMASUL
Prof. Doutorande Lux Ferreira Lima - PPGAS/USP
Prof. Dr. Rogério Fernandes Dos Santos - CCANL/UEMASUL
Profa. Dra. Thaís Chang Waldman - Museu Paulista/USP
Normas para publicação de artigo completo.
Prazo final para submissão: 16 de dezembro de 2021.
1 - Os textos devem ser enviados para o email : seminario.letras.antropologia@uemasul.edu.br
2 - Título do trabalho: em letra MAIÚSCULA e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento 1,5 entrelinhas, tamanho 14.
3 - Nome do/a autor/a: o(s) nome(s) do/a (s) autor/a (es/as), em itálico, letras maiúsculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do título à direita, com um asterisco que remete ao pé da página para a identificação da instituição a que o autor pertence, titularidade acadêmica e endereço eletrônico (e-mail).
4 - Número de páginas: deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas (com referências).
5 - Tipo de letra e fonte: Arial, fonte 12.
6 - Espaçamento: Corpo do texto: duas linhas abaixo do nome do autor, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,5. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda.
7 - Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente.
8 - Referências: devem estar de acordo com as normas da ABNT, NBR 6023 (relacionar apenas as referências citadas no texto).
9 - Citações: devem seguir as normas da ABNT, NBR 10520.
II SEMINÁRIO DE LETRAS E ANTROPOLOGIA: DIVERSIDADE, PERIFERIA E OUTRAS LINGUAGENS
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PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS | |
SIMPÓSIO I - MUSEUS E MONUMENTOS NARRATIVAS EM DISPUTA - 05/10/2021, 14H - Coordenação: Thais Waldman (MUSEU PAULISTA/USP) | |
NOME | Título da Apresentação |
Janaina Franzoni Caetano (UNIFESP) | Diferentes Leituras Do Passado No Monumento Aos Bandeirantes Em Santana De Parnaíba/Sp: Ensino De História E Memória Social |
Cleildes Marques de Santana (CEHU /UFOB) Clayton Emanuel Rodrigues (CEHU / UFOB) | Sob Fogo Cruzado E Arame Farpado: Patrimônios Culturais No Brasil Entre Passado Presente E Futuro Ausente |
Alexandre Araujo Bispo (Coletivo ASA - Artes, Saberes e Antropologia) | De Casa Em Casa Até O Museu: O Processo De Domicialização De Um Arquivo Pessoal |
SIMPÓSIO IV - ESCRITA DE SI, ESCRITA DA DIFERENÇA E PRODUÇÃO DE OUTROS IMAGINÁRIOS- 05/10/2021, 16H - Coordenação: Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP) (sessão 1) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Marcia Miranda Chagas Vale | "A favor de uma antropologia literária" |
Idinéa Bezerra Correia | "A escrita de si e a construção performática no pós-ditadura" |
Erika Maria Albuquerque Sousa | AUTOBIOGRAFIA: VIRIATO CORRÊA E A CRIAÇÃO COMO PROCESSO DE BUSCA IDENTITÁRIA |
Kaarla Dayanne Braga Abreu Aguiar | "Literatura infantil e as práticas pedagógicas: um estudo do desenvolvimento da leitura e escrita em salas de aula do 1º ano do ensino fundamental" |
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SIMPÓSIO II - DIÁSPORA E PERIFERIA NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 06/10/2021, 14H - Coordenação: Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL/CCANL) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Benício Mackson Duarte Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) | Representações Dialógicas Da Favela Por Mulheres Negras: Resistência Do Feminino |
Davi de Lira Santana (Universidade Federal do Maranhão) | O Machismo Presente Em Relações Homossexuais: Uma Análise De O Ateneu De Raul Pompéia E Capitães Da Areia De Jorge Amado |
Luciana C. B. Ferreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) | A Inconstância Da Alma Cênica: Cruzamentos Entre Literatura, Antropologia E Teatro |
Marcelo de Jesus de Oliveira (GEHISLIST/PUC-Minas)
| Sobre Escravos, Pobres E Periféricos: A Escrita De Conceição Evaristo |
Dailme Maria da Silva Tavares (UEMA/Campus Barra do Corda)
| Oralidade, leitura de mundo e contação de histórias no quilombo Mimbó, Piauí
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SIMPÓSIO III - SABERES E SILENCIAMENTOS LÍNGUA, MEMÓRIA E OUTROS ESPAÇOS - 07/10/2021, 14H – Coordenação: Gabriela Guimarães Jeronimo (UEMASUL/ CCHSTL) | |
14h00min – 16h00min | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Francisca Érica dos Santos Souza (UEMASUL)
| Mineração, Corpo E Vida Das Mulheres
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Ana Raquel de Sousa Rocha (CCHSTL/UEMASUL) | Para Além Do Léxico: Memórias E Culturas De Mulheres Camponesas Do Assentamento Francisco Romão (Açailândia-Ma) |
Luana Pantoja Medeiros (UEA) | Se Me Deixam Falar: Uma Reflexão Acerca Dos Estudos De Spivak Em Sua Obra “Pode O Subalterno Falar?”
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Carla Caneiro de Sousa (CCHSTL/UEMASUL)
Mariana Ribeiro Morais (CCHSTL/UEMASUL)
Nicole Lorrane Lago Araújo (CCHSTL/UEMASUL) | O Protagonismo Feminino Na Construção Dos Registros Históricos Sobre O Assentamento Califórnia |
Jairo da Silva e Silva (IFP) | A Literatura Indígena Frente Ao Silenciamento De Vozes Indígenas Na Sala De Aula: Reflexões Teóricas E Práticas
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16h00min – 16h20min | Intervalo |
16h20min – 18h00 | |
Antonia Suele de Souza Alves Pereira (UNILAB)
Bruna Clezia dos Santos Silva (UNILAB)
| Biblioteca Comunitária Patativa Do Assaré: Uma Pesquisa Epistêmica Das Práticas De Ensino Decoloniais
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Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino ((UFRA/Unama/USP/UFRJ)
Luis Henrique Guimbal de Aquino Vieira Gomes (Estácio FAP/Pará) | Circularidade Cultural E Vulnerabilidade: Gritos E Silêncios No Gênero Pichação |
Cynthia Rachel Pereira Lima (UFF) | Preto No Palco - Uma Insurgência Cênica Na Construção Da Memória Do Teatro Negro
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Mirian Alves de Souza (UFF) | Antirracismo E Um “Outro” Humanitarismo Do Abraço Cultural |
Márcia Angélica Pontes da Silva (UESPI)
| O Resgate Da Memória Em Indez De Bartolomeu Campos Queirós |
SIMPÓSIO IV - ESCRITA DE SI, ESCRITA DA DIFERENÇA E PRODUÇÃO DE OUTROS IMAGINÁRIOS- 08/10/2021, 14H - Coordenação: Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP) (sessão 2) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Michelly Silva Machado | "Cosmopolíticas e agências linguísticas: o hino Mebêngôkre Kayapó (Família Jê)" |
Marina Stuchi | "Dramaturgia-feitiço: escrita de si, de nós, de todas as mulheres em Mulher, Como Você Se Chama (2019), de Janaina Matter" |
Fabiana Santos Souza | "A travessia das águas como simbolismo de resistência" |
Aurora Almeida de Miranda Leão | "Escrever é desaparecer para dentro das pessoas nótula sobre o itinerário poético de Fabrício Carpinejar" |
04 de outubro de 2021
19h30: Conferência de abertura
O governo da língua e as assimetrias étnico-raciais no Brasil
Ivânia dos Santos (UFPA)
05 de outubro de 2021
19h30: Museus e Casas Literárias
Escrita criativa: breve relato sobre a experiência do Centro de Apoio a Escritores (CAE), do museu Casa das Rosas
Reynaldo Damazio (Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)
Histórico e planos de atuação da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo
Marcelo Tápia (Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo)
Mediação: Thaís Waldman (Museu Paulista)
06 de outubro de 2021
19h30: Diáspora e periferia nas literaturas de língua portuguesa
Labirinto do degredo: vozes subalternizadas nas literaturas africanas de língua portuguesa
Kleyton Ricardo Wanderley Pereira (UFRPE)
Corpo e política em "Alguma coisa urgentemente", de João Gilberto Noll
Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Mediação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMA)
07 de outubro de 2021
19h30: Saberes e silenciamentos: língua, memória e outros espaços
Memória e a decolonização do olhar: representação da negritude na fotografia
Maria Vitória Ferreira (UFCat)
A memória a partir da experiência na Poesia Maranhense contemporânea: uma leitura de “Poema sujo”, de Ferreira Gullar
Susane Martins Ribeiro Silva (UEMASUL)
“Sabe a índia, sabe a química”: o vocabulário das plantas abortivas em narrativas de mulheres sertanejas
Gabriela Guimarães Jeronimo (UEMASUL)
Mediação: Rosana Sousa Pereira (UEMASUL)
08 de outubro de 2021
17h: Escrita de si, escrita da diferença e produção de outros imaginários
A violência está sempre no outro?
Fernanda Kalianny Martins Sousa (InternetLab; PAGU/UNICAMP)
Transplantação ancestral como problema de gênero: narrando nós, Wigudun
Lucas Maciel (USP) e Bru Pereira (UNIFESP)
Mediação: Lux Ferreira Lima (USP)
19h30: Conferência de Encerramento
Escrita e Linguagem de Corpos à Margem
Paloma Franca Amorim (escritora)
Submissão de trabalho em Simpósio: 26/08/2021 a 27/09/2021
Carta de Aceite: 28/09/2021 a 01/10/2021
Inscrição como ouvinte: 26/08/2021 a 01/10/2021
05 de outubro de 2021
14h: MUSEUS E MONUMENTOS: NARRATIVAS EM DISPUTA
Coordenação: Thaís Waldman (Museu Paulista/USP)
Este grupo de trabalho dialoga diretamente com o atual debate em torno da derrubada/reconfiguração de monumentos históricos. Lembremos da estátua de Edward Colston, homenagem feita em 1895 a um traficante de escravizados que viveu de 1636 a 1721, jogada sob aplausos no Rio Avon, no Reino Unido, em junho de 2020, em meio a uma grande onda de protestos do movimento Black Lives Matter. Ou então, do Museu de História Natural de Nova York, que anunciou, no mesmo ano, a retirada da estátua de Theodore Roosevelt da entrada principal da instituição, onde ela está instalada desde a inauguração do museu em 1940, representando o ex-presidente dos Estados Unidos, a cavalo, ladeado por um homem negro e um indígena, ambos a pé. Já no contexto brasileiro, como não lembrar da enorme estátua do Borba Gato em chamas? Inaugurada na cidade de São Paulo pouco antes de ser deflagrado o golpe que instaura a ditadura militar no país, a homenagem ao bandeirante foi incendiada em julho de 2021 pelo grupo Revolução Periférica. Que histórias essas obras e instituições (não) nos contam? Quais os embates políticos em torno de seus significados e usos? De que modo elas podem ser vistas como símbolos e também como agentes da vida social em constante des-re-construção? O intuito deste grupo de trabalho é colocar em diálogo pesquisas interessadas nesses embates por memórias, personagens e narrativas.
06 de outubro de 2021
14h: DIÁSPORA E PERIFERIA NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Coordenação: Rogério Fernandes dos Santos (CCANL/UEMASUL)
As literaturas em expressão portuguesa, aquelas produzidas nas antigas colônias de Portugal, compartilham experiências de trauma, exílio e diáspora, perfazendo um território de narrativas em que se evidencia a formação de locais de resistência às estruturas sociais e de poder originárias do trauma da dominação colonial. Assim, propomos um exercício de reflexão sobre as literaturas em expressão portuguesa que contemple:
1) a questão da violenta invisibilização do corpo negro na sociedade brasileira;
2) trauma e regimes autoritários na ficção contemporânea;
3) os mecanismos e estratégias de silenciamento;
4) a formação de cânones literários e a desconstrução de seus discursos;
5) memória, rituais, afetos e resistência nas narrativas de si e do outro;
6) a representação de sujeitos e subjetividades LGBT+ nas literaturas em expressão portuguesa.
07 de outubro de 2021
14h: SABERES E SILENCIAMENTOS: LÍNGUA, MEMÓRIA E OUTROS ESPAÇOS
Coordenação: Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL)
Todas as sociedades, através das mais variadas formas de linguagem, deixam registradas sua história, sua cultura e, concomitantemente, seus saberes. No entanto, muitas dessas histórias, culturas e saberes são constantemente silenciados, em especial, nas localidades que passaram pelo processo de colonização, como é o caso do Brasil. Nesse sentido, a proposta central desse grupo de trabalho é pensar as condições de escuta, no sentido de trazer para o foco de nossas reflexões sujeitos que falam de entre-lugares, cicatrizes históricas que estão longe de ser um locus concreto e bem delimitado, mas fraturas produzidas pelo embate entre duas forças: uma que quer dominar e a outra que não quer ser dominada. Esses saberes, que não são nem periféricos, nem dominantes, tampouco híbridos, atravessam a língua que falamos, as memórias que compartilhamos, os espaços que construímos e habitamos, ou seja, as diversas formas de linguagem que temos a nossa disposição. Portanto, esse espaço de discussão estará voltado aos estudos e pesquisas que se propõem a pensar e trazer para o centro outros registros de língua, outras literaturas, outras fotografias, outras ciências que não sejam aquelas fruto de um poder hegemônico.
08 de outubro de 2021
14h: ESCRITA DE SI, ESCRITA DA DIFERENÇA E PRODUÇÃO DE OUTROS IMAGINÁRIOS
Coordenação: Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP)
E se escrita de si fosse entendida como um processo de elaboração sobre vida, sobre vidas, recusando o pressuposto convencional de foco em individualidade e se atendo a conexões, a vínculos que fazem pessoas? E se contar histórias fosse prática de elaborar e visibilizar o que é apagado e esquecido em narrativas convencionais que ocupam regimes discursivos hegemônicos sobre grupos assujeitados, fosse empreendimento de reconfiguração de imagens de diferença em termos que não os que a reduzem a moldes totalizantes de estigmatização e inimizade de um lado, ou de vitimização e destituição de agência, de outro? E se ao falar do passado, ao tecer reflexões sobre memória e assim refazê-la, perturbemos paradigmas de futuro apresentados como incontornáveis? Quais estratégias de composição da subjetividade nos oferecem outras gramáticas, negociam enquadramentos disponíveis? De que outras formas podemos movimentar palavras e saberes no projeto biográfico, considerando articulações entre marcadores sociais da diferença como gênero, sexualidade, raça, classe, geração e deficiência de tal modo que se desafie narrativas, remodele espaços de enunciação, sugira saídas a outros horizontes de existência, saber e política? Esse grupo de trabalho objetiva abrigar comunicações e relatos de experiência que pretendam testar seja formas expressivas de si, seja análises de narrativas biográficas que privilegiem uma perspectiva interseccional. Trata-se de um convite, sobretudo, a conversas abertas sobre experimentos de implicação.
PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS | |
SIMPÓSIO I - MUSEUS E MONUMENTOS NARRATIVAS EM DISPUTA - 05/10/2021, 14H - Coordenação: Thais Waldman (MUSEU PAULISTA/USP) | |
NOME | Título da Apresentação |
Janaina Franzoni Caetano (UNIFESP) | Diferentes Leituras Do Passado No Monumento Aos Bandeirantes Em Santana De Parnaíba/Sp: Ensino De História E Memória Social |
Cleildes Marques de Santana (CEHU /UFOB) Clayton Emanuel Rodrigues (CEHU / UFOB) | Sob Fogo Cruzado E Arame Farpado: Patrimônios Culturais No Brasil Entre Passado Presente E Futuro Ausente |
Alexandre Araujo Bispo (Coletivo ASA - Artes, Saberes e Antropologia) | De Casa Em Casa Até O Museu: O Processo De Domicialização De Um Arquivo Pessoal |
SIMPÓSIO IV - ESCRITA DE SI, ESCRITA DA DIFERENÇA E PRODUÇÃO DE OUTROS IMAGINÁRIOS- 05/10/2021, 16H - Coordenação: Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP) (sessão 1) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Marcia Miranda Chagas Vale | "A favor de uma antropologia literária" |
Idinéa Bezerra Correia | "A escrita de si e a construção performática no pós-ditadura" |
Erika Maria Albuquerque Sousa | AUTOBIOGRAFIA: VIRIATO CORRÊA E A CRIAÇÃO COMO PROCESSO DE BUSCA IDENTITÁRIA |
Kaarla Dayanne Braga Abreu Aguiar | "Literatura infantil e as práticas pedagógicas: um estudo do desenvolvimento da leitura e escrita em salas de aula do 1º ano do ensino fundamental" |
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SIMPÓSIO II - DIÁSPORA E PERIFERIA NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 06/10/2021, 14H - Coordenação: Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL/CCANL) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Benício Mackson Duarte Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) | Representações Dialógicas Da Favela Por Mulheres Negras: Resistência Do Feminino |
Davi de Lira Santana (Universidade Federal do Maranhão) | O Machismo Presente Em Relações Homossexuais: Uma Análise De O Ateneu De Raul Pompéia E Capitães Da Areia De Jorge Amado |
Luciana C. B. Ferreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) | A Inconstância Da Alma Cênica: Cruzamentos Entre Literatura, Antropologia E Teatro |
Marcelo de Jesus de Oliveira (GEHISLIST/PUC-Minas)
| Sobre Escravos, Pobres E Periféricos: A Escrita De Conceição Evaristo |
Dailme Maria da Silva Tavares (UEMA/Campus Barra do Corda)
| Oralidade, leitura de mundo e contação de histórias no quilombo Mimbó, Piauí
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SIMPÓSIO III - SABERES E SILENCIAMENTOS LÍNGUA, MEMÓRIA E OUTROS ESPAÇOS - 07/10/2021, 14H – Coordenação: Gabriela Guimarães Jeronimo (UEMASUL/ CCHSTL) | |
14h00min – 16h00min | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Francisca Érica dos Santos Souza (UEMASUL)
| Mineração, Corpo E Vida Das Mulheres
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Ana Raquel de Sousa Rocha (CCHSTL/UEMASUL) | Para Além Do Léxico: Memórias E Culturas De Mulheres Camponesas Do Assentamento Francisco Romão (Açailândia-Ma) |
Luana Pantoja Medeiros (UEA) | Se Me Deixam Falar: Uma Reflexão Acerca Dos Estudos De Spivak Em Sua Obra “Pode O Subalterno Falar?”
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Carla Caneiro de Sousa (CCHSTL/UEMASUL)
Mariana Ribeiro Morais (CCHSTL/UEMASUL)
Nicole Lorrane Lago Araújo (CCHSTL/UEMASUL) | O Protagonismo Feminino Na Construção Dos Registros Históricos Sobre O Assentamento Califórnia |
Jairo da Silva e Silva (IFP) | A Literatura Indígena Frente Ao Silenciamento De Vozes Indígenas Na Sala De Aula: Reflexões Teóricas E Práticas
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16h00min – 16h20min | Intervalo |
16h20min – 18h00 | |
Antonia Suele de Souza Alves Pereira (UNILAB)
Bruna Clezia dos Santos Silva (UNILAB)
| Biblioteca Comunitária Patativa Do Assaré: Uma Pesquisa Epistêmica Das Práticas De Ensino Decoloniais
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Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino ((UFRA/Unama/USP/UFRJ)
Luis Henrique Guimbal de Aquino Vieira Gomes (Estácio FAP/Pará) | Circularidade Cultural E Vulnerabilidade: Gritos E Silêncios No Gênero Pichação |
Cynthia Rachel Pereira Lima (UFF) | Preto No Palco - Uma Insurgência Cênica Na Construção Da Memória Do Teatro Negro
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Mirian Alves de Souza (UFF) | Antirracismo E Um “Outro” Humanitarismo Do Abraço Cultural |
Márcia Angélica Pontes da Silva (UESPI)
| O Resgate Da Memória Em Indez De Bartolomeu Campos Queirós |
SIMPÓSIO IV - ESCRITA DE SI, ESCRITA DA DIFERENÇA E PRODUÇÃO DE OUTROS IMAGINÁRIOS- 08/10/2021, 14H - Coordenação: Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP) (sessão 2) | |
NOME | TÍTULO DA APRESENTAÇÃO |
Michelly Silva Machado | "Cosmopolíticas e agências linguísticas: o hino Mebêngôkre Kayapó (Família Jê)" |
Marina Stuchi | "Dramaturgia-feitiço: escrita de si, de nós, de todas as mulheres em Mulher, Como Você Se Chama (2019), de Janaina Matter" |
Fabiana Santos Souza | "A travessia das águas como simbolismo de resistência" |
Aurora Almeida de Miranda Leão | "Escrever é desaparecer para dentro das pessoas nótula sobre o itinerário poético de Fabrício Carpinejar" |
TÍTULO. Em negrito; centralizado; caixa alta.
NOME DO AUTOR (OU AUTORES): Localizado abaixo do título; alinhado à direita; seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico para contato (e-mail). O nome do orientador, quando houver, deve ser indicado.
RESUMO: Os resumos devem ter: de 150 (cento e cinquenta) a 300 (trezentas).Fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento simples; margens superior e esquerda (3,0 cm); direita e inferior (2,0 cm).
PALAVRAS-CHAVE: Apresentar até 5 palavras-chave.
SIMPÓSIO: (título do simpósio)
seminario.letras.antropologia@uemasul.edu.br
Conferência de abertura - O governo da língua e as assimetrias étnico-raciais no Brasil Conferência · Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL), Ivânia dos Santos (UFPA)
Simpósio I – Museus e Monumentos: narrativas em disputa Apresentação Oral · Thaís Waldman (Museu Paulista/USP)
Mesa Redonda – Museus e Casas Literárias Mesa-redonda · Marcelo Tápia (Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo), Reynaldo Damazio (Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura), Thaís Waldman (Museu Paulista/USP)
Simpósio II – Diáspora e periferia nas literaturas de língua portuguesa Apresentação Oral · Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Mesa Redonda – Diáspora e periferia nas literaturas de língua portuguesa Mesa-redonda · Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMA), Kleyton Ricardo Wanderley Pereira (UFRPE), Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Simpósio III – Saberes, silenciamentos: língua, memória e outros espaços Apresentação Oral · Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL), Susane Martins Ribeiro Silva (CCHSTL/UEMASUL)
Mesa Redonda – Saberes e silenciamentos: língua, memória e outros espaços Mesa-redonda · Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL), Rosana Sousa Pereira (CCHSTL/UEMASUL), Susane Martins Ribeiro Silva (CCHSTL/UEMASUL)
Simpósio IV – Escrita de si, escrita da diferença e produção de outros imaginários Apresentação Oral · Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP)
Mesa Redonda - Escrita de si, escrita da diferença e produção de outros imaginários Mesa-redonda · Bru Pereira, Fernanda Kalianny Martins Sousa, Lucas da Costa Maciel, Lux Ferreira Lima (PPGAS/USP)
Conferência de Encerramento - Escrita e Linguagem de Corpos à Margem Conferência · Lilian Castelo Branco De Lima (UEMASUL), Paloma Franco Amorim, Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT/CNPq)
Cursos de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da UEMASUL
Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL)
Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL)
Possui graduação em letras - literaturas pela UERJ (1990), mestrado em estudos literários pela UFPI (2007), instituição na qual desenvolveu a dissertação "o experimentalismo em feliz ano novo" e doutorado em letras - literatura comparada pela UFPB (2013), instituição na qual desenvolveu a tese "do romance ao filme: a metaficção como estratégia de constituição da forma nas narrativas Bufo e Spallanzani". É professora adjunta iv da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no centro de estudos superiores de balsas (CESBA) desde 2002 instituição em que leciona disciplinas das áreas de teoria literária, história da literatura e literaturas brasileira e portuguesa. Possui linha de pesquisa em ensino da literatura, linguística e adaptação fílmica. É coordenadora adjunta do projeto de ensino de fluxo contínuo jovens pesquisadores. É coordenadora do núcleo de investigação da narrativa - nina do CESBA/UEMA e colaboradora do grupo LINCH - língua, cultura, história e poder. Membro do projeto sinais cinematográficos: trilhas pedagógicas. Atua como professora do mestrado em letras da UEMASUL, instituição em que ministra a disciplina de literatura brasileira contemporânea.
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Tem experiência em Antropologia Social, atuando com os seguintes temas: teoria feminista e transfeminista, gênero e práticas de conhecimento. Faz parte dos coletivos #VoteLGBT e PoupaTrans.
É coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab. Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Antropologia Social e bacharela/licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Unicamp). Atuou como consultora para organizações como Projeto Guri, Plan International e Unicef. Foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) durante o mestrado e bolsista do CNPq no doutorado. É coordenadora de pesquisa com atuação no campo de políticas de internet e se dedica aos seguintes temas: gênero, relações étnico-raciais, violência de gênero, feminismos, feminismo negro e sexualidade.
Pós-Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão; Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - Campus de Araraquara (UNESP/Araraquara), com estágio de doutoramento no exterior (PDSE/CAPES) pela Université Paris Sorbonne - Paris IV; mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão com ênfase em língua, linguagens e cultura, e graduada em Letras-Licenciatura em Português pela mesma instituição. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT
Pós-Doutorado em Linguagens e Governamentalidade pela Unesp de Araraquara. Doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). Prêmio Jabuti 2000, na categoria didático. Experiências na área de Linguística, Comunicação e Antropologia. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas, com estudos sobre cidades e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. Líder do GEDAI - Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia. Atualmente, é professora do Instituto de Letras e Comunicação - ILC da Universidade Federal do Pará, docente permanente da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. É Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPQ.
Graduado em Licenciatura Plena/Dupla em Letras – Português e Inglês (2004) e Especialista em Literatura Luso-Brasileira pela FAFIRE (2006). Mestre (2009) e Doutor (2015) em Letras na área de Teoria da Literatura pela UFPE, com tese sobre O Espaço Diaspórico nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Atualmente é professor do curso de Letras da UFRPE na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desenvolve estudos sobre os seguintes temas: Teoria e Crítica Literária, Literaturas Comparadas, Literaturas de Autoria Feminina, Estudos Culturais e Pós-Coloniais. É um dos coordenadores do Núcleo Integrado de Língua Inglesa, suas Literaturas e Ensino – NILLE da UFRPE/UAST e orienta as seguintes pesquisas em andamento “Pós-colonialismo e a Condição da Mulher na Literatura Nigeriana Anglófona” (2020-2022) e “A Formação dos Professores de Inglês e suas Implicações para o Ensino Público em Serra Talhada” (2021-2022).
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, com graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Com experiência na área de Letras e Antropologia, desenvolve pesquisas nas áreas de educação e literaturas indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da educação e da saúde, metodologia da pesquisa científica.
Antropólogue americanista e historiadore da arte. Doutorande em Antropologia Social pelo PPGAS/USP e pesquisadore vinculade ao Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP) e ao Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI/Unicamp). Tem interesse pelos cruzamentos entre ontologias ameríndias, política, gênero, memória, arte, movimentos indígenas e conflito pós-colonial. É membre da rede de conexões indígenas e transfeministas Fecundações Cruzadas.
Doutorande em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela USP e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da mesma Universidade. Membro do Coletivo de Estudos de Corpo e Cidade (COCCIX/NAU/USP) e do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP)
Poeta, ensaísta e tradutor, é graduado em Letras (português e grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA), da mesma Universidade. Publicou, entre outros, os livros Refusões – poesia 2017-1982 (Perspectiva, 2017), Týkhe – Uma quarentena de poemas (Olavobrás / Dobradura, 2020) e Nékuia: um diálogo com os mortos (a sair este ano pela Perspectiva). Traduziu, além de outras obras, o romance Os passos perdidos, de Alejo Carpentier (Martins Fontes); é coorganizador do livro Haroldo de Campos – Transcriação (ed. Perspectiva). Dedicado a estudos sobre museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administradas em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura.
Paloma Franca Amorim nasceu no ano de 1987 em Belém do Pará, é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Em 2017, lançou seu primeiro livro de contos "Eu Preferia Ter Perdido Um Olho", publicado pela Alameda Casa Editorial. Além de escritora é pesquisadora e crítica de artes da cena, educadora e artista visual. Em 2021, lançou seu primeiro romance "O Oito", mais uma vez editado pela Alameda Casa Editorial.
Reynaldo Damazio é editor, crítico literário, escritor e coordenador de cultura. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi co-editor do jornal “Caderno de Leitura”, da EdUSP, e colaborador do Guia de Livros da "Folha de S. Paulo” e das revistas “Cult”, “Arte Brasileiros”, “Entrelivros”, “Mente e Cérebro” , “Nossa América” e “Literatura: Conhecimento Prático”. É coordenador do Centro de Apoio ao Escritor do museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Autor de Poesia, linguagem (Memorial da América Latina), Nu entre nuvens (Ciência do Acidente), Horas perplexas (Editora 34), Com os dentes na esquina e notas, trilhas & outras tramas (Dobradura Editorial), Crítica de trincheira: resenhas (Giostri Editora/Dobradura Editorial) e Movimentos portáteis (Kotter Editorial), entre outros. Traduziu Calvina (SM Editora), de Carlo Frabetti.
Doutor (2015) e Mestre (2010) em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto na Universidade da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Atuou como professor de literaturas de língua portuguesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE / UAST. Pós-doutor com pesquisa sobre a ficcionalização do processo narrativo nos romances machadianos Esaú e Jacó e Memorial de Aires pela Faculdade de Letras da UFG. Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT).
Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio Sinos; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão; Graduação em Letras-Literatura pela mesma instituição; e Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.
Mestra em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual do Maranhão; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual da Lapa; Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense.
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), recebeu o Prêmio Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA), e obteve título de mestre pela mesma instituição, com dissertação premiada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que deu origem ao livro Moderno Bandeirante: Paulo Prado entres espaços e tradições (Alameda). É também especialista em Arte e Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Museu Paulista (MP/USP) junto ao Projeto Temático FAPESP Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento. É líder do grupo de pesquisa/CNPq Coletivo ASA - Artes, Saberes e Antropologia (FFLCH/USP) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades (LLEHUT).