II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGFP E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

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De 1 a 2 de setembro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Esse site é meramente informativo, as inscrições deverão ser realizadas através do Google Forms, no presente link: CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE .

O presente evento busca articular discussões sobre a formação de professores refletindo sobre a Inteligência Artificial em suas potencialidades para a prática educativa, mas chamando atenção para os usos e abusos dessa tecnologia, que podem desencadear questões de natureza ética. O objetivo é reunir pesquisadores/as, professores/as, estudantes, profissionais da educação e demais interessados/as nas temáticas no sentido de discutir as implicações e impactos das apropriações da IA.

Objetivos Específicos:

  • Propiciar debates relevantes para o campo da Educação com foco nas práticas da formação inicial e continuada de professores/as;
  • Possibilitar espaços de diálogos, encontros, aprendizagens e socialização de pesquisas e experiências na esfera da formação de professores/a acerca dos desafios impostos pela Inteligência Artificial no contexto da educação.

Todas as atividades do evento CONFEREM CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.

Programação

08h00 ABERTURA Abertura
ABERTURA
Local: Sala Google Meet

Reitora

Profª. Dra. Célia Regina Diniz

Coordenação do PPGFP

Prof. Dr. João Batista Gonçalves Bueno -Coordenador

Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves – Coordenadora Adjunta

09h00 PALESTRA DE ABERTURA- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Palestra
PALESTRA DE ABERTURA- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

Palestrante: Profa. Dra. Sandra Meza-Fernández -Universidad de Chile

Mediação: Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar -Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (POSEDUC)

14h00 Minicurso 1- POSSIBILIDADES DO CINEMA E DAS FÁBULAS PARA ABORDAGEM LÚDICA DE TEMAS SENSÍVEIS COM O SUPORTE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Minicurso
Minicurso 1- POSSIBILIDADES DO CINEMA E DAS FÁBULAS PARA ABORDAGEM LÚDICA DE TEMAS SENSÍVEIS COM O SUPORTE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

Palestrantes:

  • Prof. Me. Janailson Costa;
  • Profa. Me Tatiana Rodrigues;
  • Profa. Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (UEPB/PPGFP).

EMENTA:

Este minicurso propõe o estudo das linguagens cinematográficas (Mascarello, 2003; Fresquet,2011) e das fábulas (Lima e Rosa, 2012; Araújo, 2003) como recursos pedagógicos potentes para explorar temas sensíveis no ambiente escolar de maneira lúdica, reflexiva e crítica. A proposta visa favorecer a construção de sentidos dialógicos sobre questões como diversidade, inclusão, saúde mental e bullying, articulando elementos narrativos do cinema e das fábulas com práticas pedagógicas que desafiem visões coloniais e promovam uma educação plural e emancipatória. Como estratégia, serão apresentadas possibilidades de uso de ferramentas de Inteligência Artificial para apoiar o trabalho docente, como na seleção de cenas de filmes e textos fabulares, na criação de materiais personalizados e no planejamento de sequências didáticas contextualizadas. Por fim, teremos momentos de compartilhamento entre os participantes, buscando subsidiar professores com estratégias práticas, éticas e envolventes para o tratamento de temas complexos em sala de aula. A meta é fortalecer práticas educativas sensíveis às realidades locais e comprometidas com uma formação cidadã crítica, plural e decolonial.

14h00 Minicurso 2- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AUMENTATIVA (CAA) EM APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL Minicurso
Minicurso 2- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AUMENTATIVA (CAA) EM APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Local: Sala Google Meet

Palestrantes:

  • Prof. Dr. Rodiney Marcelo Braga dos Santos (UEPB/PPGFP);

  • Profa. Mestranda Tais Monteiro de Paiva (UEPB/PPGFP);

  • Prof. Mestrando Raphael Cavalcante Paulo (UEPB/PPGFP).

EMENTA:

A Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) comumente inclui dispositivos físicos, softwares e símbolos visuais que facilitam a expressão de ideias, emoções e outras formas de comunicação, mas com o emprego da Inteligência Artificial (IA) torna-se possível agregar novas funcionalidades como a personalização de pranchas de comunicação a partir de imagens generativas, a colocação de vozes customizáveis e a integração de ferramentas entre sistemas de símbolos pictográficos distintos. Nesse sentido, este minicurso busca apresentar alguns recursos de CAA para o público elegível à Educação Especial (estudantes com deficiência física, sensorial, intelectual e transtorno do espectro autista), valendo-se de programas para computadores, aplicativos móveis e plataformas online com IA. A exemplo, um material interativo autoral que integra o desenvolvimento de habilidades matemáticas com o uso pedagógico de recursos de CAA, fortalecendo tanto a comunicação quanto a aprendizagem dos estudantes.

14h00 Minicurso 3- DOCÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA ERA PÓS-HUMANA Minicurso
Minicurso 3- DOCÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA ERA PÓS-HUMANA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Me. Heliane do Nascimento Diniz Nóbrega (UEPB);
  • Prof. Me. Laécio Fernandes de Oliveira (UEPB);
  • Prof. Dr. Linduarte Pereira Rodrigues (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Este minicurso propõe refletir sobre a confluência entre a Inteligência Artificial (IA) e a Formação Docente mediante uma realidade complexa, multifacetada, e a emergente necessidade de confrontar questões éticas sobre produção e autoria. O escopo desta proposta reside em dialogar sobre as potencialidades intrínsecas à IA para o aprimoramento de práticas educativas em contextos de uma educação 5.0, centrada no equilíbrio entre o uso das tecnologias e o desenvolvimento humano; e o emergente conceito de era pós-humana, vislumbrado pela evolução das relações entre humano e máquina e/ou sua integração. Assim, a proposta pretende abordar: (i) as metamorfoses que a IA imprime no ecossistema educacional, com ênfase no ensino de linguagens; (ii) a premente necessidade de uma capacitação docente que habilite os educadores a transitar e inovar proativamente neste cenário dinâmico. Neste contexto, a proposta almeja como resultados que, ao término do minicurso, graduandos e pós-graduandos consolidem uma compreensão primária das implicações éticas, pedagógicas e sociais impostas pela IA ao campo educacional, cultivando uma postura proativa, crítica e consciente frente às inovações tecnológicas.

14h00 Minicurso 4- EU PROFESSOR, EU ALGORITMO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DOCENTE NA ORDEM DO DISCURSO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Minicurso
Minicurso 4- EU PROFESSOR, EU ALGORITMO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DOCENTE NA ORDEM DO DISCURSO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Dr. José Domingos (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Mestrando Tiago Pedro de Lima;
  • Prof. Mestrando Matheus Kennedy Henriques de Macêdo.

EMENTA:

Este minicurso se debruça sobre a crescente inserção da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano da formação docente, analisando-a não como um mero recurso técnico, mas como um acontecimento discursivo que reconfigura o que significa "formar-se professor" hoje. A partir de um diálogo entre a Análise do Discurso de Michel Pêcheux e a perspectiva arqueogenealógica de Michel Foucault, investigaremos como os discursos sobre a IA (presentes em plataformas digitais, em políticas educacionais e no próprio meio acadêmico) operam na constituição do sujeito-professor.

14h00 Minicurso 5- UMA ETNOGRAFIA DAS VOZES DE REZADEIRAS/BENZEDEIRAS NO AGRESTE PARAIBANO: AINDA ESTÃO LÁ! Minicurso
Minicurso 5- UMA ETNOGRAFIA DAS VOZES DE REZADEIRAS/BENZEDEIRAS NO AGRESTE PARAIBANO: AINDA ESTÃO LÁ!
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Mestrando Radamés Alves Rocha da Silva (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Este minicurso sintetiza o levantamento cartográfico das resistentes vozes de rezadeiras/benzedeiras no Agreste paraibano, empreendido pelo aluno de Estágio em nível de Pós-Doutoramento Radamés Alves Rocha da Silva. Trata-se do resultado parcial de uma pesquisa de base etnográfica circunscrita entre as cidades de Areia, Remígio e Esperança, ambas situadas no estão da Paraíba, no chamado Triângulo Místico do Agreste Paraibano. Pretende-se, para além de um trabalho cartográfico, analisar de que forma e em que níveis tais vozes ainda resistem, persistem e contribuem de alguma forma para a preservação desta atividade.

14h00 Minicurso 6- CARTOGRAFIA ESCOLAR: ENTRE O SABER E O FAZER INCLUSIVO Minicurso
Minicurso 6- CARTOGRAFIA ESCOLAR: ENTRE O SABER E O FAZER INCLUSIVO
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Dra. Juliana Nóbrega de Almeida (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Marcicleide da Silva Milanez Farias (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Francisca Ligia Domingos de Souza (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Cartografias escolares como ferramenta pedagógica e inclusiva; Educação geográfica inclusiva: habilidades e competências para a neurodiversidade;- O saber e o fazer na formação do professor crítico, reflexivo e ativo; Singularidade, empoderamento e conhecimento por meio dos mapas; Cartografia afetiva e neurodiversidade.

14h00 Minicurso 7- FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ATIVA Minicurso
Minicurso 7- FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ATIVA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Mestranda Aline de Souza Silva (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Kerllen Pereira de Pádua (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Joedna Reis de Meneses (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Este minicurso propõe Analisar as possibilidades e os desafios do uso da inteligência artificial na formação docente e no ensino de História, promovendo reflexões críticas sobre o papel das tecnologias emergentes na prática pedagógica e na construção do conhecimento histórico no contexto da educação básica e superior.No contexto do letramento digital, a BNCC orienta que os alunos não apenas saibam utilizar ferramentas digitais, mas que desenvolvam habilidades para compreender, produzir e interagir em ambientes digitais, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, colaborativa e alinhada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro das discussões presentes no contexto da educação que envolva tecnologia educacional para a prática docente, é importante destacarmos as IAs, em especial o GPT, em que nos últimos anos está se fazendo presente não só com os alunos, mas, como auxílio para os professores. Observando este cenário iremos buscar discutir como o ensino de história está interligada e precisa estar presente as discussões sobre a prática docente, e maneiras de como fazer a interligação entre tecnologias educacionais e o novo papel na qual está se configurando em torno da docência. Nesse cenário, o ensino de História assume um papel fundamental. Mais do que a simples transmissão de conteúdos cronológicos, a disciplina deve se alinhar às novas possibilidades didáticas proporcionadas pelas tecnologias digitais. A utilização de recursos como linhas do tempo interativas, jogos educativos, realidade aumentada, reconstituições históricas em 3D e ferramentas baseadas em IA pode potencializar a aprendizagem, tornando-a mais dinâmica, crítica e conectada com o cotidiano dos estudantes.

14h00 Minicurso 8- CORPOREIDADE E DOCÊNCIA EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Minicurso
Minicurso 8- CORPOREIDADE E DOCÊNCIA EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Mestranda Gabriela Carla Vasconcelos Martins (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Jocelma Justino Cruz Araújo(PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa (PPGFP/UEPB) Orientadora.

EMENTA:

Conceitos básicos de IA. Impactos da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano docente. O lugar do corpo e do outro na mediação pedagógica em tempos de avanço tecnológico acelerado. Experimentação e avaliação do Chat GPT como ferramenta pedagógica. Objetivo geral: Promover a reflexão e a valorização da presença do/a professor/a a partir dos estudos do corpo em tempos de inteligência artificial.

14h00 Minicurso 9- A SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO E O GRITO DAS VOZES DAS BORDAS SOCIAIS: EM AÇÃO O CORDEL, CANTORIA DE REPENTE E RAP Minicurso
Minicurso 9- A SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO E O GRITO DAS VOZES DAS BORDAS SOCIAIS: EM AÇÃO O CORDEL, CANTORIA DE REPENTE E RAP
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Mestranda Daniely Oliveira da Silva(PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Katiane Oliveira Pereira(PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Renaly Ferreira Rocha(PPGFP/UEPB);
  • Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega(PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Ana Beatriz da Costa Araújo (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Propõe reflexões acerca do ensino de Linguagens à luz do Eixo da Oralidade, considerando os pressupostos teóricos emanados pelo documento normativo da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular. Acerca disso, pode-se discutir os aspectos que regem a presença e/ou ausência dos gêneros orais nas aulas de Língua Materna, principalmente os designados de borda pelo cânone, como o cordel, o rap e o repente, que fazem parte das manifestações das poéticas orais. Diante disso, torna-se viável refletir sobre as práticas pedagógicas de ensino pautadas na Oralidade, as quais possibilitam o desenvolvimento da performance oral, o reconhecimento e a valorização dos gêneros orais que carregam consigo a historicidade e a representatividade de um país marcado pela diversidade cultural, de vozes as mais diversas. Além disso, ao considerarmos a era digital e a presença das novas tecnologias na sala de aula, torna-se relevante discutir sobre o impacto da Inteligência Artificial nos gêneros orais. Nessa perspectiva, é relevante a presença dos gêneros mencionados na sala de aula, pois a voz presente ecoa não só aspectos estilísticos, mas também a voz da denúncia, da crítica e de grupos, importantes e primordiais discussões nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.

14h00 Minicurso 10- O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E SUGESTÕES DE APROPRIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Minicurso
Minicurso 10- O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E SUGESTÕES DE APROPRIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Me. Wagnês Araújo;
  • Profa. Mestranda Tallita Rosendo (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Problematizar o papel do lúdico na educação infantil com a incorporação da IA para a formação pedagógica e a aprendizagem escolar. Nesse sentido, as atividades previstas incluem: Apresentação de conceitos básicos sobre inteligência artificial no contexto da educação; Oficina on line com sugestão de pedagogias lúdicas; Discussão da apropriação ética da IA no processo de ensino e aprendizagem na Educação infantil; Possibilitar a compreensão do conceito de ludicidade na perspectiva teórica de Cipriano Luckesi; Demonstrar as potencialidades do ChatGPT como ferramenta pedagógica.

14h00 Minicurso 11- INTERLOCUÇÃO ENTRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Minicurso
Minicurso 11- INTERLOCUÇÃO ENTRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Me. Eveline Rodrigues Araújo G. de Freitas;
  • Profa. Dra. Fabiola Mônica da Silva Gonçalves.

EMENTA

Conceito de violência escolar e conflito; Tipos de violências: física, psicológica, bullying, cyberbullying; Legislação atual sobre o bullying e cyberbullying; desdobramentos da violência no contexto escolar; Conceitualização de justiça restaurativa e aplicabilidade; Apresentar como as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) são utilizadas no mapeamento e enfrentamento da violência na escola;Analisar as principais ferramentas tecnológicas e aplicabilidade na formação de professores; Propor a elaboração de um instrumento (questionário no google forms) que auxilie os professores na sondagem dos alunos com a finalidade de prevenir atos e/ou condutas que incitem a violência.Discutir a aplicabilidade dos recursos tecnológicos no enfrentamento da violência escolar na perspectiva docente.

14h00 Minicurso 12- CORPO, MEMÓRIAS SONORAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A CORPOREIDADE COMO EIXO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS Minicurso
Minicurso 12- CORPO, MEMÓRIAS SONORAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A CORPOREIDADE COMO EIXO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Mestranda Fernanda Pereira Calisto (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Mestrando Whoshington de Lima Domingos (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Reflexões e práticas sobre a presença do corpo nas experiências educativas mediadas por sons, músicas e tecnologias. Corporeidade como dimensão formativa. Memórias corporais sonoras e o uso de Inteligência Artificial.

14h00 Minicurso 13- O SURDO NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR: AVANÇOS E/OU RETROCESSOS NOS ÚLTIMOS ANOS. Minicurso
Minicurso 13- O SURDO NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR: AVANÇOS E/OU RETROCESSOS NOS ÚLTIMOS ANOS.
Local: Sala Google Meet

PALESTRA:

  • Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega(PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Jeane Leal (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

O presente minicurso propõe reflexões acerca do aluno surdo em sala regular e sobre o ensino que é proposto para os mesmos, considerando os pressupostos teóricos emanados pelo documento regulamentar da Educação Básica, e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acerca disso, discute-se sobre os aspectos da educação e ensino do surdo em sala regular salas bilingues e escolas bilingues para surdos, bem como a atuação dos intérpretes de Libras nessas escolas. A atuação deste profissional tem por objetivo viabilizar as condições de acessibilidade e de direito, necessárias para que as pessoas com surdez e usuárias da Libras tenham assegurado o direito de acesso a todos os conteúdos sociais e culturais de nossa sociedade, como: educação, informação, cultura e entretenimento.

14h00 Minicurso 14- EDUCAÇAO EM SOLOS E A PRÁTICA DOCENTE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO PEDOLÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Minicurso
Minicurso 14- EDUCAÇAO EM SOLOS E A PRÁTICA DOCENTE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO PEDOLÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Mestrando Guilherme Amisterdam Correia Lima (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Lediam Rodrigues Lopes (PPGFP//UEPB).

EMENTA:

A temática "Solo", nos diferentes anos da Educação Básica, é frequentemente abordada de maneira monótona, com erros conceituais e distante da realidade dos estudantes (Rangel, Allochio e Guerra, 2023). Diante disso, emerge a necessidade de novas possibilidades e da construção de práticas educativas que contribuam para o sensibilizar pedológico, trabalhando o solo sob uma perspectiva contextualizada, dinâmica e significativa.Nesse sentido, o uso das metodologias ativas em sala de aula tem se constituído como um importante caminho para a promoção de uma educação em solos. O ensino, baseado em experiências didático-pedagógicas, tem proporcionado uma aprendizagem significativa, construindo possibilidades que estimulem a criatividade, a reflexão e contribuam para fortalecer a importância da preservação do solo enquanto elemento natural fundamental.

14h00 Minicurso 15- OS GÊNEROS ORAIS E AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS ORAIS NO LIVRO DIDÁTICO DO NOVO ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA Minicurso
Minicurso 15- OS GÊNEROS ORAIS E AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS ORAIS NO LIVRO DIDÁTICO DO NOVO ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Dr. Juscelino Francisco do Nascimento (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Polyana Santos Cavalcante (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

A oralidade desempenha um papel fundamental no processo de comunicação e construção do conhecimento. No contexto educacional, a habilidade de se expressar verbalmente e compreender textos orais é essencial para o desenvolvimento escolar e social dos discentes. Assim incluir a oralidade no ambiente educacional impacta o desempenho acadêmico global dos estudantes e sua participação ativa na sociedade. Investigar a abordagem que o Livro Didático do Novo Ensino Médio de Língua Portuguesa dá às produções de gêneros orais; Analisar a relação oralidade e escrita na abordagem e direcionamento das propostas de produção textual dos gêneros contidas no Livro Didático do Novo Ensino Médio de Língua Portuguesa;Propor, quando necessário, subsídios teórico-metodológicos que venham a auxiliar na (re)formulação das propostas de produção textual do gênero entrevista, de modo a preencher as possíveis lacunas verificadas na análise do Livro Didático do Novo Ensino Médio de Língua Portuguesa.

14h00 Minicurso 16- RUBRICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRÁTICA EDUCATIVA Minicurso
Minicurso 16- RUBRICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRÁTICA EDUCATIVA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Dra. Valeria Aparecida de Souza Siqueira (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Mestrando Josehyres Kleber Farias Neves (PPGFP/UEPB).

EMENTA

Apresentar possibilidades de integração entre processos avaliativos e ferramentas de IA Discussão sobre como o uso de rubricas avaliativas pode ser potencializado por ferramentas de inteligência artificial.- Serão abordadas noções básicas sobre avaliação formativa, consturção de rubricas e exploração de ferramentas digitais que apoiam os processos avaliativos do professor, como (Editores de texto com IA e planilhas inteligentes).- Reflexões teóricas, demonstrações práticas e discussão sobre o papel da IA na formação docente.

14h00 Minicurso 17- A LEITURA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS NA CULTURA DIGITAL Minicurso
Minicurso 17- A LEITURA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS NA CULTURA DIGITAL
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profª Mestranda Yasmin Oliveira Souza (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Doutorando Éricles Souza Alves (PPGEduc/UFPE);
  • Profª Drª Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (PPGFP/UEPB).

EMENTA

O minicurso propõe discutir práticas de ensino da leitura que articulem criticidade e uso pedagógico da inteligência artificial no contexto da cultura digital. Aborda estratégias de formação de leitores capazes de interpretar e questionar discursos mediados por tecnologias. Objetivo: Compreender a leitura como prática social, discursiva e produtora de sentidos; Refletir sobre o papel do professor no ensino da leitura nos anos iniciais, diante dos desafios e possibilidades da Inteligência Artificial (IA); Analisar como a IA desafia noções tradicionais de autoria, leitura e produção desentido, promovendo discussões sobre ética, criticidade e mediação docente; Propor coletivamente atividades didáticas que integrem práticas de leitura crítica e ouso pedagógico de tecnologias e IA na formação de leitores.

18h00 Minicurso 18- SABERES AFRO-BRASILEIROS NO ESPAÇO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS Minicurso
Minicurso 18- SABERES AFRO-BRASILEIROS NO ESPAÇO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Me. Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira;
  • Profa. Mestranda Lívia Soraia Gomes Silva (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

O minicurso propõe uma reflexão crítica sobre os saberes afro-brasileiros no contexto escolar, com foco na formação docente para uma educação decolonial. Aborda os desafios da implementação da Lei 10.639/03, a importância da valorização das matrizes africanas e afro-brasileiras no currículo e o papel transformador da prática pedagógica antirracista. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, serão apresentadas as potencialidades da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à construção de práticas educativas mais inclusivas, críticas e decoloniais. O curso inclui momentos expositivos, discussões em grupo e atividades práticas com uso de IA, visando estimular a autonomia docente na criação de materiais e estratégias pedagógicas alinhadas à diversidade étnico-racial.

18h00 Minicurso 19- A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O RACISMO: O USO DA IA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Minicurso
Minicurso 19- A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O RACISMO: O USO DA IA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Me. Ewerton Rafael Raimundo Gomes;
  • Profa. Mestranda Clara Silva Santos (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Dra. Patrícia Cristina de Aragão (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Buscar analisar como a inteligência artificial pode servir como uma ferramenta pedagógica em relação ao ensino das relações étnicorraciais, promovendo uma educação antirracista dentro de sala de aula. A IA, embora possa ser aliada, também pode reproduzir desigualdades se não for usada com consciência crítica e humanizada, compreendendo os estereótipos que muitas das vezes estão presentes dentro dessas tecnologias digitais. Deste modo, ao analisar a IA, no que compete às questões educacionais e metodológicas, tentamos buscar meios de usar as tecnologias digitais enquanto ferramentas que tragam os discursos antirracistas para a prática docente. Portanto, é fundamental analisar o bom uso das IA’s para garantir que as inovações tecnológicas contribuam para uma educação crítica, inclusiva e comprometida com a justiça social.

18h00 Minicurso 20- CONVERSAS SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE FAZER? COMO FAZER? Minicurso
Minicurso 20- CONVERSAS SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:  O QUE FAZER? COMO FAZER?
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Mestranda Josefa Adriana Gregório de Souza (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Doutorando Raimundo Mélo Neto Segundo (PPGLI/UEPB).

EMENTA:

O minicurso apresenta a formação de leitores na educação básica a partir de experiências desenvolvidas no Mestrado em Formação de Professores (PPGFP). O objetivo é mostrar como as escolhas teórico-metodológicas empregadas nesses trabalhos podem guiar outras experiências na formação de leitores de literatura no ensino fundamental ou médio e, assim, contribuir para a ampliação do letramento literário dos estudantes desses segmentos de ensino.

18h00 Minicurso 21- STOP MOTION, EPISTEMOLOGIAS VISUAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE Minicurso
Minicurso 21- STOP MOTION, EPISTEMOLOGIAS VISUAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Profa. Mestranda Janiglécia Tavares Lopes (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Mestrando Olegário Zacarias da Silva Neto (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Dr. Fábio Marques de Sousa (PPGFP/UEPB).

EMENTA

O cinema, enquanto linguagem, é uma prática capaz de produzir e compartilhar conhecimento, atravessando sentidos e experiências por meio da imagem, som e movimento. Neste minicurso, o stop motion será abordado como técnica expressiva que permite o exercício do olhar, da escuta e da autoria. Paralelamente, será promovida uma reflexão sobre o uso ético, criativo e pedagógico da Inteligência Artificial (IA) no contexto da educação e da criação audiovisual, sem substituir o gesto sensível humano, mas ampliando possibilidades.Investigar o potencial do stop motion como linguagem cinematográfica e epistemológica, explorando suas interfaces com a formação docente, a produção de sentido na educação e as novas possibilidades trazidas pela IA.

18h00 Minicurso 22- O CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NACIONAL: reflexos sobre a Geografia e demais componentes de Ciências Humanas Minicurso
Minicurso 22- O CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NACIONAL: reflexos sobre a Geografia e demais componentes de Ciências Humanas
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTE:

  • Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo (PPGFP/UEPB);

EMENTA:

Neoliberalismo e educação no Brasil; Programa Escola em Tempo Integral; Currículo e intencionalidades; Avaliações padronizadas; A parte diversificada do currículo; A secundarização das Ciências Humanas no currículo atual; O livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; O alijamento da educação e da cidadania para os menos favorecidos.

18h00 Minicurso 23- ENSINO DE HISTÓRIA E A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E CRITICIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Minicurso
Minicurso 23- ENSINO DE HISTÓRIA E A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E CRITICIDADE NA CONTEMPORANEIDADE
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Mestrando Yohan Gabriel Pontes Ferreira Brito (PPGFP/UEPB);
  • Prof. Me. Givaldo Cavalcante da Silva;
  • Prof. Dr. João Batista Gonçalves Bueno (PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Discutir os desafios e possibilidades do uso da inteligência artificial no ensino de História, refletindo criticamente sobre suas implicações pedagógicas, éticas e epistemológicas na contemporaneidade. Serão abordados conceitos básicos de IA, suas aplicações educacionais e o impacto dessas tecnologias na construção do conhecimento histórico. A proposta inclui a análise de ferramentas digitais, estudos de caso e estratégias para promover o pensamento crítico em sala de aula, considerando os riscos de vieses, revisionismos e desinformação.

18h00 Minicurso 24- AS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES DOS QUADRINHOS AOS MANGÁS: UM DEBATE SÓCIO-CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Minicurso
Minicurso 24- AS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES DOS QUADRINHOS AOS MANGÁS: UM DEBATE SÓCIO-CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Mestrando Renne Rodrigues Serafim (PPGFP/UEPB);
  • Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo(PPGFP/UEPB).

EMENTA:

Questões sociais contemporâneas e reflexos sobre a escola; Ensino de Geografia na educação básica; As linguagens no ensino de Geografia; As histórias em quadrinhos (HQs), os mangás e a *gibisfera* enquanto linguagens para esse ensino; Formação continuada de professores; ampliação de repertório metodológico para o ensino.

09h00 PAINEL DE DEBATE: A EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Debate
PAINEL DE DEBATE: A EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES:

  • Prof. Dr. Samuel de Oliveira Durso (Núcleo de Estudos em Educação a Distância e Educação Digital (NEEDED/ UFMG);
  • Prof. Doutorando Ivan da Costa Alecrim Neto (UFPE/ Universidade Católica de Pernambuco);
  • Prof. Doutorando Marllus de Melo Lustosa (UFC/ Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior);
  • Prof. Doutorando Wellington Gabriel Freitas de Oliveira (Pesquisador de Inteligência Artificial na Educação/UFC);
  • Prof. Me. Francisco Anderson Mariano da Silva (UEPB);
  • Prof. Mestrando Diego Cristofoli Nobre (PPGH/UFPB).

MEDIADORA: Profa. Dra. Paula de Almeida Castro (PPGFP/UEPB).

14h00 MESA DE ENCERRAMENTO- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS Encerramento
MESA DE ENCERRAMENTO- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Local: Sala Google Meet

PALESTRANTES

  • PROFA. DRA. Lenilda Soraia dos Reis Rodrigues Duarte Brito (Universidade de Santiago/Cabo Verde);
  • PROFA. DRA. Claudia Margarita Orozco Rodríguez (Universidad de Guadalajara/México);
  • PROF. DR. Luís Miguel Dias Caetano (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

MEDIADORA: Profa. Dra. Nadia Farias dos Santos (IFRN/RN)

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Organizador

Comissão Organizadora

Profa.Dra. Patrícia Cristina de Aragão
Profa. Dra. Robéria Nadia Araújo Nascimento
Profa. Mestranda Genira Pereira da Costa
Profa. Me. Patrícia da Silva Souza
Profa. Doutoranda Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato
Profa. Mestranda Alana de Figueirêdo Pereira Gonçalves
Profa. Mestranda Clara Silva Santo
Prof. Me. Ewerton Rafael Raimundo Gomes
Prof. Mestrando Fernando Barbosa da Silva
Profa. Mestranda Camila Marques da Silva
Prof. Mestrando Natal de Brito Costa
Profa. Mestranda Yasmin Oliveira Souza
Prof. Dr. João Batista Gonçalves Bueno (Coordenador/ PPGFP)
Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (Coordenadora Adjunta/ PPGFP)