II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO 2025

Faça sua inscrição
De 14 a 15 de agosto Todos os dias das 08h30 às 19h00

Sobre o Evento

O II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO 2025 :

O lançamento oficial do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFS (PPGCOM/UFS) ocorrerá durante o II Seminário de Pesquisa em Comunicação (SEMPESCOM), que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto. A solenidade de lançamento do Doutorado em Comunicação, aberta à comunidade acadêmica e demais interessados, acontecerá na tarde do dia 14 no auditório da Bicen, com a presença de coordenadores, docentes e discentes do programa. O SEMPESCOM consolida o programa como centro de excelência na formação de pesquisadores em estudos comunicacionais em Sergipe e região.

Dois respeitados nomes da pesquisa em Comunicação no Brasil marcam presença no evento. Eliezer Pires da Silva, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO, realiza a palestra de abertura "Avaliação da pós-graduação em Comunicação, Informação e Museologia na CAPES: balanço e perspectivas", oferecendo um panorama estratégico sobre os rumos da área. Simone Pereira de Sá, professora titular da Universidade Federal Fluminense, encerra o seminário com a palestra "As guerras culturais do pop: fanativismo, tretas e cancelamentos".

Um dos destaques do seminário é o bate-papo com a comissão de seleção do PPGCOM-UFS para o esclarecimento de dúvidas sobre os editais do mestrado e, principalmente, do novo doutorado para o ano letivo de 2026. Esta é a primeira oportunidade para interessados conhecerem os critérios e diretrizes do programa que marca a consolidação da pós-graduação em Comunicação na UFS.

O SEMPESCOM oferece uma programação diversificada que combina formação teórica e prática, com foco em impacto social e inclusão. Entre os destaques estão os minicursos "Referenciais epistemológicos de raça na pesquisa em Comunicação", ministrado por Alice Andrade, nova professora do programa; "Digitopia: Afrofuturismo e Tecnologias Digitais", conduzido por Kênia Freitas, professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFS; e "Jornalismos contra-hegemônicos: mediações, narrativas e disputas na comunicação sindical e no jornalismo independente", com o egresso do programa Thiago Leão. As oficinas práticas incluem "Narrativas imagéticas insurgentes", pelas artistas visuais Isla Gristelli e Sônia Mellone, e "Fotografia e Bordado", com as jornalistas e egressas do programa Dayanne Carvalho e Clara Dias.

A programação contempla ainda minicursos sobre temas contemporâneos como "Jornalismo de subjetividade: uma perspectiva interseccional", com as egressas e discente Laila Oliveira e Kamilla Abely, e "Saúde Mental e Desigualdades: evidências a partir do Projeto Alteridades na Pós-Graduação em Comunicação", ministrado por Eloy Santos Vieira, pesquisador no PPGCOM/UFS. No período da tarde, acontecerão as apresentações de trabalhos de discentes, com a relatoria de docentes e egressos, proporcionando um rico intercâmbio acadêmico e integração.

O II SEMPESCOM celebra o lançamento do doutorado, assim como consolida o PPGCOM/UFS como polo de formação e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento na área de Comunicação em Sergipe.

Público-alvo: Aberto à comunidade interna e externa à UFS, o evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, na UFS e será composto por blocos de apresentação das pesquisas, seguidos de debates com professores/pesquisadores e convidados.

Coordenadora Geral do Evento: Erna Barros

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social: Greice Schneider

Comissão Organizadora: Fernanda de Souza, Ingrid Vitória Nunes, Marina Menezes e Thayane França

Palestrantes

  • Simone Pereira de Sá
  • Eliezer Pires da Silva
  • Alice Oliveira de Andrade
  • Eloy Santos Vieira
  • Kênia Cardoso Vilaça de Freitas
  • Thiago Roberto Cardoso Lopes Leão
  • Kamilla Abely Dias Gomes
  • Laila Thaise Batista de Oliveira
  • Isla Gristelli
  • Clara Dias
  • Sônia Mellone
  • Dayanne Carvalho

Programação

08h30 Bate-papo com a comissão de seleção 2026 (Pós-graduação em comunicação na UFS) - O que você precisa saber - Edital de Mestrado e Doutorado Bate-papo
Bate-papo com a comissão de seleção 2026 (Pós-graduação em comunicação na UFS) - O que você precisa saber - Edital de Mestrado e Doutorado
Local: Sala 203, Didática VII

Apresentação dos programas de Mestrado e Doutorado do PPGCOM/UFS.

08h30 - Isla Gristelli, Sônia Mellone Narrativas imagéticas insurgentes – oficina de Colagem e Intervenção na Imagem Oficina
Narrativas imagéticas insurgentes – oficina de Colagem e Intervenção na Imagem
Local: Sala 205, Didática VII

A oficina “Narrativas Imagéticas Insurgentes” propõe um espaço de criação crítica, prática e reflexiva a partir da colagem manual e da intervenção na imagem como ferramentas para questionar e desconstruir narrativas visuais hegemônicas, muitas vezes ancoradas em referências eurocentradas. Voltada para estudantes da graduação e pós-graduação em Comunicação, a atividade convida discentes a experimentarem linguagens visuais insurgentes que articulam memória, território, identidade e afetividade, abrindo caminhos para a construção de imaginários outros — mais plurais e sensíveis.

Durante os encontros, as pessoas participantes irão explorar imagens preexistentes, fragmentando e recombinando signos visuais a partir de técnicas como colagem, uso de canetas Posca e outros materiais gráficos, orientadas pelas artistas Isla Gristelli e Sônia Mellone. A oficina busca ampliar repertórios e tensionar o campo visual como campo político, provocando deslocamentos e descentramentos do olhar.

Os alunos deverão levar no dia revistas ou imagens impressas (quantas quiser, em papel sulfite, preto e branco ou colorido) para compor a colagem. As imagens podem ser de temas relacionados às pesquisas de cada um ou o que achar que estará alinhado com a descrição da atividade.

10h30 - Alice Oliveira de Andrade Referenciais epistemológicos de raça na pesquisa em Comunicação Minicurso
Referenciais epistemológicos de raça na pesquisa em Comunicação
Local: Sala 203, Didática VII

O minicurso tem como objetivo apresentar e discutir os referenciais epistemológicos étnico-raciais que surgem como alternativas às abordagens eurocêntricas predominantes na produção de conhecimento acadêmico, especialmente no campo da Comunicação. Com uma abordagem crítica e interseccional, o curso propõe uma reflexão sobre como a raça, enquanto construção social e histórica, deve ser considerada de maneira central no desenvolvimento de projetos e metodologias de pesquisa. Analisaremos as implicações desses referenciais para as práticas de pesquisa em Comunicação, destacando as contribuições de teorias negras, decoloniais e interseccionais.

14h00 Apresentações de trabalhos e discussões – mesas temáticas Apresentação de Trabalhos
Apresentações de trabalhos e discussões – mesas temáticas
Local: Didática VII

TEORIAS E EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Horário: 14:00 ás 15:40 - Auditório 203 - DID VII

Tatiane Macena dos Santos - Comunicação, Ciência e Epistemicídio: a diversidade do campo comunicacional.

Fernanda Queiroz de Souza - Análise de teorias da comunicação aplicadas no âmbito do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

Alan Araujo Barbosa - A Ausência da Libras na Formação em Comunicação e Jornalismo – Uma Análise dos Currículos de Universidades Públicas da Bahia.

GÊNERO E IDENTIDADE

Horário: 15:50 às 17:30 - Auditório 203 - DID VII

Kamilla Abely Dias Gomes/ Co-autor: Renata Barreto Malta - Eufêmea, sujeita em movimento: uma trajetória empírica para observar a construção da prática jornalística com perspectiva de gênero em Alagoas.

Ray Lucca de Jesus Machado Pio - Gêneros não binários nas redes sociais: estado da arte da produção acadêmica brasileira.

Gil Marcos dos Santos Carvalho - O direito a olhar e direito a falar, fazem parte de uma resistência de um povo subjugado.

MEMÓRIA, ARQUIVO E FOTOGRAFIA

Horário: 14:00 às 15:40 - Auditório 205 - DID VII

Linda Tayala Melo Matos - O pixo-propaganda como mídia contra-hegemônica: Uma análise fotoetnográfica da comunicação alternativa no espaço urbano.

Rodrigo Azevedo Carneiro - A subjetividade do fotógrafo-pesquisador na fotoetnografia: implicações para a interpretação e construção da narrativa visual das Imagens da Paixão.

Mileny Santos Xavier - Memória de Itabaiana na Fotografia de Joãozinho Retratista (1910-1950).

MEMÓRIA, ARQUIVO E FOTOGRAFIA

Horário: 15:50 às 17:30 - Auditório 205 - DID VII

Clara Louise Dias Santos/ Co-autora: Dayanne Santos Carvalho - Escrevendo memórias com a linha: Bordado em fotografia como forma de estimular a memória e costurar novas narrativas.

Luana Campos Ponchet - Fabular o Arquivo, Preencher a Lacuna: O Colar Com as Fotografias do Festival de Artes de São Cristóvão

Luís Matheus Brito Meneses - Ricardo Piglia: homem notívago

17h45 - Eliezer Pires da Silva Avaliação da pós-graduação em Comunicação, Informação e Museologia na CAPES: balanço e perspectivas – Com Eliezer Pires da Silva (UNIRIO) Mediação: Greice Schneider (Coord. PPGCOM/UFS) Abertura
Avaliação da pós-graduação em Comunicação, Informação e Museologia na CAPES: balanço e perspectivas – Com Eliezer Pires da Silva (UNIRIO) Mediação: Greice Schneider (Coord. PPGCOM/UFS)
Local: BICEN

Abertura do evento

08h30 - Kênia Cardoso Vilaça de Freitas Digitopia: Afrofuturismo e Tecnologias Digitais Minicurso
Digitopia: Afrofuturismo e Tecnologias Digitais
Local: Sala 203, Didática VII

Tratar de Afrofuturismo é falar de uma variedade de criações que especulam, fantasiam e fabulam a partir de uma perspectiva afro diaspórica - seja no cinema, na literatura, na música, nas artes plásticas e visuais, no teatro, e em tantos outros campos de expressão cultural e artística. Nesta oficina pretende-se deslocar o entendimento comum sobre tecnologias - comumente associada às invenções técnicas da modernidade e do capitalismo industrial. A aula questionará então como os conhecimentos ancestrais podem ser tecnologias fundamentais quando pensamos nas obras e narrativas afrofuturistas. O objetivo será fazer a discussão das tecnologias digitais das suas principais características conceituais e estéticas.

08h30 - Kamilla Abely Dias Gomes, Laila Thaise Batista de Oliveira Jornalismo de subjetividade: uma perspectiva interseccional Minicurso
Jornalismo de subjetividade: uma perspectiva interseccional
Local: Sala 201, Didática VII

Jornalismo de subjetividade: uma perspectiva interseccional - Kamilla Abely (Mestranda PPGCOM/UFS) e Laila Oliveira (doutoranda PPGS/UFS)

08h30 - Clara Dias, Dayanne Carvalho Oficina de fotografia bordada: como escrever memórias com a linha Oficina
Oficina de fotografia bordada: como escrever memórias com a linha
Local: Sala - 205, DID VII

Entre linhas, imagens e histórias, esta oficina, ministrada pelas fotógrafas e jornalistas Clara Dias e Dayanne Carvalho, convida os participantes a bordar suas memórias em fotografias. Mais do que uma atividade técnica, trata-se de um espaço íntimo de escuta e criação, no qual costuraremos as sensações que nos atravessam a partir da memória estimulada pelas fotografias. Ao unir fotografia e bordado, buscamos ativar a criatividade e abrir caminhos para a partilha, criando camadas de interpretação para a criação de novas obras visuais.

10h30 - Eloy Santos Vieira Saúde Mental e Desigualdades: evidências a partir do Projeto Alteridades na Pós-Graduação em Comunicação Minicurso
Saúde Mental e Desigualdades: evidências a partir do Projeto Alteridades na Pós-Graduação em Comunicação
Local: Sala 201, Didática VII

Este minicurso apresenta dados inéditos do projeto coordenado pelo PPGCOM/UFS, mas desenvolvido em rede nacional com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em conjunto com outras instituições como UFPA, UFMS e UFRR. A partir da coleta e análise de dados com discentes e egressos dos PPG's, discutiremos os impactos da saúde mental na permanência e desempenho acadêmico, com ênfase nas interseções entre classe, raça, gênero e territorialidade da UFS. Os resultados mostram altos índices de autodeclaração de diagnósticos de transtornos como ansiedade e depressão, além de revelarem desigual acesso a redes de apoio institucional e pessoal. A atividade propõe uma reflexão crítica sobre as condições estruturais que afetam a saúde mental na pós-graduação e sugere caminhos para políticas institucionais mais inclusivas e comprometidas com o bem-estar estudantil.

10h30 - Thiago Roberto Cardoso Lopes Leão Jornalismos contra-hegemônicos: mediações, narrativas e disputas na comunicação sindical e no jornalismo independente Minicurso
Jornalismos contra-hegemônicos: mediações, narrativas e disputas na comunicação sindical e no jornalismo independente
Local: Sala 203, Didática VII

O minicurso aborda os desafios e potenciais do jornalismo praticado fora dos grandes grupos de mídia, com foco nas experiências do jornalismo sindical e independente. Serão discutidas as disputas narrativas travadas nesses campos, as estratégias de mediação com as bases e com a sociedade e o papel dessas formas de comunicação na construção de contra-narrativas, na defesa da democracia e dos direitos humanos, do meio ambiente e na ampliação do debate público.

14h00 Apresentações de trabalhos e discussões – mesas temáticas Apresentação de Trabalhos
Apresentações de trabalhos e discussões – mesas temáticas
Local: Didática VII

ESTUDOS DO JORNALISMO

Horário: 14:00 ás 15:40

Auditório 203 - DID VII

Lucas Lima Souza - Avaliação de qualidade: análise da agenda de educação nos jornais Folha de S. Paulo e Agência Brasil.

Anderson Barbosa Morais - População em Situação de Rua x Imprensa: um caminho de preconceito e exclusão

Daphane Leilane da Silva/ Co-autor: Bianca Maria da Silva Melo - Negacionismo climático no YouTube: uma análise dos comentários nas entrevistas de Ricardo Felício na Jovem Pan.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Horário: 15:50 às 17:30

Auditório 203 - DID VII

João Paulo da Silva Freitas - Participação popular no jornalismo digital: como esta prática se relaciona às teorias dos Estudos Culturais.

Fernanda Shelda de Andrade Melo - Transparência: Um tema para a comunicação social?

Pábulo Henrique dos Santos - Narrativas midiatizadas e comunicação pública na era da plataformização: os limites da inclusão digital.

PLATAFORMAS E PERFORMANCES DIGITAIS

Horário: 14:00 ás 15:40

Auditório 205 - DID VII

Gabriela Luise Santos Rosa - Às vezes roupa falsa, mas nóis sempre verdadeiro: Música, identidades e performances em rede sobre o consumo de roupas falsas em Brasis periféricos.

Marina Menezes Moura - Corpos em (des)conformidade: Plataformas digitais, padrões estéticos e experiências psicossociais em disputa.

Lucas Valdomiro Lima da Silva - Desmistificando controvérsias e práticas - uma contextualização dos fãs de The Last of Us dentro das comunidades do Reddit.

COMUNICAÇÃO, SAÚDE E NARRATIVAS FICCIONAIS

Horário: 15:50 às 17:30

Auditório 205 - DID VII

Adriana da Rosa Santos/ Co-autor: Raquel Marques Carriço Ferreira - Luz, câmera, inclusão: retratos do transtorno do espectro autista nas séries.

Ysla Beatriz Xavier Feitosa - Saúde Mental Na Ficção Brasileira: Frequência, Abordagens E Representações Narrativas.

Amanda Carlos de Alarcão Lima - Entre mocinha e vilã: como a telenovela Vale Tudo comunica a maternidade.

17h45 - Simone Pereira de Sá As guerras culturais do pop: fanativismo, tretas e cancelamentos Palestra
As guerras culturais do pop: fanativismo, tretas e cancelamentos
Local: Auditório da Biblioteca Central da UFS (BICEN)

Palestra de encerramento - Profa. Dra. Simone Pereira de Sá (PPGCOM/UFF).

Moderação: profa. Dra. Valéria Vilas-Bôas (PPGCOM/UFS)

Carregando área de inscrição

Local

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE , 49107-230, Avenida Governador Marcelo Déda Chagas, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe
Ver no mapa

Organizador

Programa de Pós Graduação em comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

O Programa em Pós-Graduação em Comunicação da UFS tem como área de concentração “Comunicação e Sociedade”, com as linhas de pesquisa “Produtos, Processos e Práticas Midiáticas” e “Comunicação, Cultura e Política”.