A RESEX MAR Soure foi decretada no dia 22 de novembro de 2001, sendo a primeira Reserva Extrativista Marinha do Pará. Criada a partir da demanda organizada dos Caranguejeiros e Caranguejeiras do município de Soure, todavia, esta Unidade de Conservação tem como principais produtos/atividades extrativistas além do caranguejo, o camarão, turú, mariscos e o peixe, e o extrativismo vegetal de açaí, andiroba, a produção de artesanatos e biojóias, a rica cultura marajoara, apresenta um mosaico litorâneo dinâmico e a rica interação entre as àguas do Rio Amazonas e do Oceano Atlântico que são considerados recursos fundamentais para a UC. Além disso, vale ressaltar que o município de Soure possui grande pressão do Uso Público, consistindo em um dos principais pontos de turismo do estado do Pará. Desta forma, o Turismo Ecológico e Comunitário estão gerando grandes oportunidades na área da unidade.
Considerando a diversidade de atores sociais na RESEX assim como as diversas formas de participação social previstas para a UC em questão, propõe-se a continuidade de realização de eventos científicos em forma de seminário de pesquisa que venham atender a esse propósito, ainda vale ressaltar que nestes espaços de diálogo será possível que a comunidades extrativistas que irão participar do evento, tenham a chance de conhecer os trabalhos e linhas de pesquisa desenvolvidas dentro da área da RESEXMAR Soure, bem como fortalecer espaços de diálogos entre comunidade, Poder Público, Conselho Deliberativo e a Comunidade Científica.
A iniciativa de implementação da gestão participativa nas Unidades de Conservação da Natureza é recente e requer além de infraestrutura, investimento, instituições de representação social e ordenamento de recursos naturais demanda a criação de espaços para a aprendizagem social, estão previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e são metas de gestão das UC’s Federais.Além de ser muito cobrado pela população local a apresentação dos resultados de estudos científicos, sobre os recursos que usam ou sobre o ambiente, e conferem credibilidade a esses dados. Todavia, por mais que seja colocado como condicionante nas autorizações SISBIO emitidas pelo ICMBio o retorno do trabalho em forma de seminários, os momentos para este fim quase nunca são proporcionados.
Em 2019 ocorreu o I Seminário de Pesquisa ocorrido na Resex Marinha de Soure que foi um importante momento de socialização de pesquisas realizadas no âmbito da reserva com a comunidade, que teve presença marcante no seminário, expressando a relevância do evento para aproximação com a comunidade científica, desenvolvimento da pesquisa cidadã e compreensão/autoridade sobre esse território.
Dessa forma, a partir da proposição do II Seminário de Pesquisas da Resex Mar Soure, visa-se trazer resultados das múltiplas pesquisas realizadas e em andamento na reserva tendo em vista reforçar a importância da UC no município de Soure e na região. Além disso será importante por aproximar esta temática ao cotidiano dos beneficiários da Resex MAR Soure, contribuindo assim para o engajamento da comunidade na gestão da UC em consonância com o movimento global que tem influenciado pesquisadores, comunidade acadêmica, ONGs e gestores de unidades de conservação a trabalhar junto com as comunidades extrativistas de forma a entender e traçar estratégias de adaptação e mitigação frente às mudanças climáticas, tornando a base deste seminário.
Lembrando que a ciência cidadã no âmbito de uma unidade de conservação de uso sustentável consiste na parceria entre seus beneficiários e a comunidade científica na coleta de dados para a pesquisa científica, utilizando metodologias participativas para ampliar a participação dos beneficiários na gestão socioambiental da UC.
O II Seminário de Pesquisas na Reserva Extrativista Marinha de Soure tem como objetivo:
- Realizar o II Seminário de Pesquisas da Resex Marinha de Soure com o tema: “Ciência cidadã para mitigação às mudanças climáticas”, como forma de proporcionar um espaço de diálogo para discussão e socialização de conhecimentos produzidos na área da reserva entre comunidade, Poder Público, conselho deliberativo e academia e Realização da III Conferência Municipal de Meio Ambiente.
CRONOGRAMA
01/08/2024 – Abertura da chamada de resumos
30/09/2024 – Data limite para a submissão de resumos
11/10/2024 – Comunicação do aceite de trabalhos
14/10 a 31/10/2024- Período de recurso de reajuste de trabalhos indeferidos
01/11/2024 – Divulgação do resultado final da submissão de trabalhos
20/11 a 22/11/2024 – Realização do Seminário