II Seminário Institucional Integrado do Pibid e do PRP do Ifal - 2024

Faça sua inscrição
De 13 a 20 de abril Todos os dias das 08h00 às 17h00
Maceió, AL Arapiraca e Maceió Com transmissão online

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O II Seminário Institucional Integrado do Pibid e do PRP do Ifal constitui um evento de culminância e de socialização de experiências formativas desenolvidas no âmbito dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Programa Residênicia Pedagógica, do Instituto Federal de Alagoas. Neste ano de 2024, o II Seminário encerra um ciclo de ações realizadas entre novembro de 2022 e abril de 2024, nos referidos Programas.

O Evento é aberto à participação, como ouvintes, de estudantes de licenciatura do Ifal ou de outras IES, de docentes da educação básica, de professores/as do ensino superior do Ifal e de outras instituições.

Este Seminário celebra a formação docente com responsabilidade institucional e com a parceria entre o Ifal, as redes públicas de ensino e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal - Capes, numa união de esforços que congrega estudantes da educação básica pública de Alagoas, licenciandos/as e docentes do Ifal, bem como docentes e demais educadores/as da Secretaria de Estado da Educação e de redes municipais de ensino do Estado.

Programação

09h00 MESA DE ABERTURA Abertura
Local: Auditório

Mesa de abertura

Link://www.youtube.com/Ifaloficial

09h30 “INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A ESCOLA COMO LUGAR DE REFLEXÃO E DE AÇÃO” Conferência
Local: Auditório

Conferencista: Profa. Dra. Abdizia Maria Alves Barros (Ufal)
Mediadora: Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza (Ifal)

Link: www.youtube.com/Ifaloficial

11h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Wellinghton Santos (PIBID)

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Física – Pibid

2. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS E PLATAFORMAS ONLINE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Língua Portuguesa – Pibid

3. A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA

Língua Portuguesa – Pibid

11h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Selma Ferreira de Souza (PIBID)

1. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE ATUARAM NA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR RIBEIRO VIEIRA

Biologia – Pibid

2. UM RELATO DAS VIVÊNCIAS, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM FÍSICA

Física – Pibid

3. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS: UMA JORNADA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PRÁTICA

Língua Portuguesa – Pibid

11h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Cristina Medrade do Santos de Aragão (PIBID)

1. OFICINA VI(VENDO) A INCLUSÃO: DEBATES E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS NUANCES NO SISTEMA DE ENSINO

Física – PRP

2. A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA DOCENTE

Língua Portuguesa – Pibid

3. REFLEXÕES PIBIDIANAS SOBRE MATEMÁTICA, MONSTROS E MATEMAFOBIA

Matemática –Pibid

11h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 4 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Evandro Barbosa Nunes (PIBID)

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Língua Portuguesa – Pibid

2. O PROFISSIONAL DE LETRAS EM FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID, NO CAMPUS ARAPIRACA, IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

3. A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR REFLEXIVO DURANTE AS ATIVIDADES DO PIBID/IFAL

Matemática – Pibid

11h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Erilaine Barreto Peixoto (PIBID)

1. MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BIOLOGIA E BOTÂNICA

Biologia – Pibid

2. O PAPEL DA PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS NO PIBID/IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

3. DESVELANDO HORIZONTES: AS VIVÊNCIAS DO PIBID/IFAL NA FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DE ABORDAGENS TRANSFORMADORAS

Língua Portuguesa – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 6 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Maria Adriana Rodrigues da Silva (PRP)

1. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA-CAMPO EM ARAPIRACA/AL

Língua Portuguesa – PRP

2. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE PRÁTICA DE LEITURA DRAMÁTICA BASEADA NA OBRA “O AUTO DA COMPADECIDA”

Língua Portuguesa – PRP

3. GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO EM AULAS DE MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

4. AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COMO PONTE ENTRE A TEORIA E O CONHECIMENTO: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO PIBID BIOLOGIA DO IFAL

Biologia – Pibid

5. UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA, NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA ROSA DA COSTA, PARA O 2º ANO DO ENSINO MEDIO

Física – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 7 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Ana Cláudia de Melo (PIBID)

1. O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD/UAB/IFAL, CAMPUS PENEDO/AL

Biologia – PRP

2. INTEGRAÇÃO DA TEORIA NA PRÁTICA: EXPLORANDO A EXPERIÊNCIA DO PIBID/IFAL EM SALA DE AULA

Biologia – Pibid

3. AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA: A VIVÊNCIA NO PIBID/IFAL EM FORMA DE RELATO

Física – Pibid

4. NOTABILIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa – PRP

5. PROJETO PROLÍNGUA: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 8 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Danillo da Conceição Pereira Silva (PIBID)

1. LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESIDENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFAL, CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Biologia –PRP

2. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS PENEDO

Língua Portuguesa – PRP

3. PROJETOS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID/IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

4. A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DOS DESCRITORES DO SAEB COM A BNCC NA PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFAL

Língua Portuguesa – PRP

5. RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/IFAL: SALA TEMÁTICA SOBRE O MEDO DA MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

6. O uso da literatura de cordel como reflexão e incentivo à leitura no ensino da língua portuguesa: relato de experiência no Pibid/Ifal

Língua Portuguesa – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 9 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Dorgicleiton da Silva Santos (PRP)

1. EXPERIMENTOS DE FÍSICA: COMO A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PODE AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA ROSA DA COSTA

Física – Pibid

2. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NO PIBID/IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

3. A COLABORAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Língua Portuguesa – PRP

4. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia – PRP

5. IMPLEMENTAÇÃO DE HORTA MEDICINAL: UMA ALTERNATIVA PARA AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Biologia – PRP

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 10 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Thaís Duarte Silvério (PIBID)

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE OFICINAS DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AS TURMAS DO 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE FÍSICA

Física – PRP

2. JOGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA E REFLEXÕES SOBRE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Matemática – Pibid

3. O ENSINO PROCESSUAL DA ESCRITA E O GÊNERO RESENHA

Língua Portuguesa – Pibid

4. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES EM MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

5. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS

Língua Portuguesa – Pibid

6. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA MODULAR

Língua Portuguesa – PRP

09h00 “A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO IFAL: TRAJETÓRIAS E CAMINHOS POSSÍVEIS NO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA” Conferência
Local: Auditório Oscar Sátyro

Conferencista: Profa. Dra. Regina Maria de Oliveira Brasileiro (Ifal)
Mediadora: Profa. Dra. Christiane Batinga Agra

Link: www.youtube.com/Ifaloficial

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 6 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Douglas Lopes do Nascimento (PRP)

1. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/IFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO NÚCLEO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia – PRP

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMERSÃO DO GRADUANDO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID/IFAL

Língua Portuguesa – Pibid

3. A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Língua Portuguesa – PRP

4. CÁLCULO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO O TEOREMA DE PICK: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NA 20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Matemática – PRP

5. A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TÉCNICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Rayane Valença dos Santos Oliveira (PRP)

1. BIOGEOQUIZ: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Biologia – Pibid

2. ANÁLISE PARCIAL DA UTILIZAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA

Física – Pibid

3. O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA: CONQUISTAS E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA

Língua Portuguesa – Pibid

4. O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LOGARITMOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES

Matemática – Pibid

5. APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/IFAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR THEONILO GAMA

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Emilaine Rose dos Santos (PIBID)

1. O PIBID E A INSERÇÃO NA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE BIOLOGIA DO IFAL

Biologia – Pibid

2. A IMPORTÂNCIA DO CONTATO EXPERIMENTAL PARA OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARIA MARGAREZ SANTOS LACET: O PAPEL DO PROFESSOR E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Física – Pibid

3. O PAPEL DO AUTORRETRATO E DO RESGATE DO HISTÓRICO FAMILIAR COMO PRÁTICA DOCENTE DECOLONIAL DE COMBATE AO APAGAMENTO HISTÓRICO DE GRUPOS ÉTNICO-SOCIAIS

Língua Portuguesa – Pibid

4. MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ENSINO DE MATEMÁTICA E JOGOS LÚDICOS: UMA ABORDAGEM INTEGRADORA

Matemática – Pibid

5. APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA UTILIZADA COMO METODOLOGIA ATIVA EM AULAS EXPERIMENTAIS NO ESTUDO DE CINÉTICA QUÍMICA

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Geraldo Ferreira Barbosa Filho (PRP)

1. DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DA PESCA FANTASMA: UM PERIGO INVISÍVEL QUE IMPACTA OS OCEANOS

Biologia – Pibid

2. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MATERIAIS SIMPLES

Física – Pibid

3. A ESCRITA CRIATIVA COMO VETOR DE DESCONSTRUÇÃO DO CÂNONE PARA REVELAÇÃO DE SUBJETIVIDADES DISCENTES: UMA PRÁTICA PIBIDIANA DE MULTILETRAMENTO

Língua Portuguesa – Pibid

4. APLICAÇÃO DO JOGO ROLETA TRIGONOMÉTRICA PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NUMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL

Matemática – PRP

5. QUITRILHA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÚDICA, EXPERIMENTAL E TECNOLÓGICA

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 4 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Márcio Cavalcante Vila Nova (PRP)

1. VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS INTERATIVAS DE CONHECIMENTOS COM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Biologia – Pibid

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR THEONILO GAMA: O ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL – EXPERIMENTO BATE E VOLTA

Física – Pibid

3. O PIBID COMO ESPAÇO DE (AUTO)REFLEXÃO E REAFIRMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Língua Portuguesa – Pibid

4. A GINCANA INTERDISCIPLINAR COMO METODOLOGIA ATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CURRICULARES

Matemática – PRP

5. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A VISÃO E A VIVÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Micheline Maria de Lima (PRP)

1. ATIVIDADES PRÁTICAS E APRENDIZADO: O PAPEL DOS PIBIDIANOS NA ESCOLA ESTADUAL BATISTA ACIOLI EM MARAGOGI, ALAGOAS

Biologia – Pibid

2. APRENDIZADOS RECÍPROCOS, TROCAS CULTURAIS E PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO PERIFÉRICO

Língua Portuguesa – Pibid

3. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA

Matemática – PRP

4. SUPERANDO OBSTÁCULOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS EM ESCOLA PÚBLICA

Química – Pibid

5. A IMPORTÂNCIA DO CONTATO EXPERIMENTAL PARA OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARIA MARGAREZ SANTOS LACET: O PAPEL DO PROFESSOR E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Física – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 7 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Karine Garcia Matos (PIBID)

1. EXPERIÊNCIAS NO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE BIOLOGIA, EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL

Biologia – PRP

2. METODOLOGIAS ATIVAS: A GINCANA PARA A PROVA SAEB, APLICADA NA PRÁTICA DO PIBID EM TURMAS DE 9° ANO

Língua Portuguesa – Pibid

3. BATALHA DAS CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVOS E PRONOMES

Língua Portuguesa – PRP

4. A MATEMÁTICA DE FORMA INTUITIVA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Matemática – PRP

5. O PIBID COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO PARA REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE UMA ESCOLA NO ESTADO DE ALAGOAS

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 8 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Eliane Caetano da Silva (PIBID)

1. O ENSINO DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E A INTERDISCIPLINARIDADE: COMO A ROBÓTICA PODE AUXILIAR NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Interdisciplinar – Pibid

2. A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: A INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS NA COMPREENSÃO HOLÍSTICA DO CONHECIMENTO

Interdisciplinar – Pibid

3. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Matemática – PRP

4. O TESTE DA VITAMINA C PRESENTE NOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA DO PIBID DE QUÍMICA DO IFAL PARA AS AULAS DO CONTEÚDO DE BIOMOLÉCULAS NO ENSINO MÉDIO

Química – Pibid

5. O ESTUDO DA QUÍMICA EM INSTITUIÇÕES DE TEMPO INTEGRAL

Química – Pibid

10h30 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 9 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Maryanne Acioli Bomfim Cedrim (PIBID)

1. A INFLUÊNCIA DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO PIBID NA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE

Interdisciplinar – Pibid

2. OBTENÇÃO DE VINAGRE A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL E QUÍMICA

Química – PRP

3. A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS DE ENSINO INTEGRAL

Biologia – Pibid

4. PERCURSO DE ATIVIDADES: TECNOLOGIAS E ADAPTAÇÕES EM SALA DE AULA NO ENSINO DE FÍSICA

Física – PRP

5. PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE MANUSCRITOS ESCOLARES PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa – PRP

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 10 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Mirtes dos Santos Correia Cardoso (PRP)

1. A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Interdisciplinar – Pibid

2. A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE FÍSICA

Interdisciplinar – Pibid

3. OS DESAFIOS DA INSERÇÃO NA PROFISSÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE QUÍMICA

Química – PRP

4. A IMPORTÂNCIA DE AULAS DINÂMICAS PARA O ENRIQUECIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Biologia – Pibid

5. ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Física – PRP

6. O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LOGARITMOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES

Matemática – Pibid

7. RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS ATIVIDADES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR THEONILO GAMA: BENEFÍCIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA

Física – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 11 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Anderson Rangel Batista Siqueira (PIBID)

1. EXPLORANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EM QUIMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Química – PRP

2. O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Biologia – Pibid

3. USO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Biologia – PRP

4. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO TEÓRICO DE CAMPO MAGNÉTICO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR THEONILO GAMA

Física – Pibid

5. PROMOVENDO A COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR

Interdisciplinar – Pibid

6. RELATO DE EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES PIBIDIANAS: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Língua Portuguesa – Pibid

7. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Biologia – PRP

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 12 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Martha Andréa dos Santos Lima (PRP)

1. OS DESAFIOS DA INSERÇÃO NA PROFISSÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

Química – PRP

2. EXPERIÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA: UM RELATO DE CASO ACERCA DE UMA EXPOSIÇÃO DE BIOLOGIA NA ESCOLA

Biologia – Pibid

3. CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DESENVOLVIDAS NO PIBID/IFAL

Biologia – Pibid

4. ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

Física – PRP

5. O SARAU COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

Língua Portuguesa – Pibid

6. ESTATÍSTICA POR MEIO DO LANÇAMENTO DE DADOS, NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

7. UMA EXPERIÊNCIA SOBRE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE MULHERES NEGRAS EM TEXTO LITERÁRIO DE AUTORIA FEMININA NEGRA BRASILEIRA

Língua Portuguesa – PRP

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 13 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Profa. Margarete Neves dos Santos (PIBID)

1. OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Química – PRP

2. O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UM CENÁRIO PÓS-PANDEMIA, NA RECOMPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE BIOQUÍMICA CELULAR EM TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS

Biologia – PRP

3. DIDÁTICA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INICIAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Língua Portuguesa – Pibid

4. RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PRP/IFAL

Língua Portuguesa – PRP

5. DISCALCULIA NA MATEMÁTICA: DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZADO E A FORMAÇÃO DOCENTE QUALIFICADA

Matemática – Pibid

6. REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID: POSSÍVEIS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES

Química – Pibid

7. O PIBID COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERSECCIONANDO SABERES TEÓRICOS, PRÁTICOS E PROFISSIONAIS

Língua Portuguesa – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 14 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Fábio Maurício do Bomfim Calazans (PIBID)

1. OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS LÚDICOS EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Química – PRP

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA: DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR E O UNIVERSO DE FORMA SIMULADA E PRÁTICA

Biologia – Pibid

3. DESVENDANDO MENSAGENS OCULTAS: O USO DE TIRINHAS COMO ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E À ANÁLISE CRÍTICA

Língua Portuguesa – Pibid

4. ENSINAR E CONSTRUIR, APRENDER E BRINCAR: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa – Pibid

5. RELAÇÃO DE EULER: UM ESTUDO UTILIZANDO A EXPERIÊNCIA PRÁTICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Matemática – Pibid

6. MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES CONTRA O SUICÍDIO, NO SETEMBRO AMARELO

Química – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 15 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Rodrigo Nogueira dos Santos (PIBID)

1. PRÁTICA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO ESTUDO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E DAS ETAPAS ENVOLVIDAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA

Química – PRP

2. EXPLORANDO A TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA: INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL, CAMPUS MACEIÓ

Biologia – PRP

3. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMÁTICA “MULHERES NA CIÊNCIA”: UTILIZANDO O PODCAST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Biologia – PRP

4. O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA PIBIDIANOS

Língua Portuguesa – Pibid

5. TESOUROS GRAMATICAIS: APRENDIZADO INTERATIVO DE ACENTUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Língua Portuguesa – PRP

6. MÉTODO DE POLYA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 16 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Fernando Roberto Luna dos Santos (PIBID)

1. JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA PROFESSORA LAURA DANTAS DOS SANTOS SILVA

Biologia – PRP

2. PALESTRAS CONSCIENTIZADORAS E AULAS PRÁTICAS COMO MÉTODOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DO PIBID/IFAL 2023/2024

Biologia – Pibid

3. EJA MODULAR E A CULTURA REGIONAL: VIVENCIANDO A LITERATURA DE CONTEXTO POPULAR

Língua Portuguesa – PRP

4. VOZES FEMININAS AFRODESCENDENTES CONTEMPORÂNEAS NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NO PRP

Língua Portuguesa – PRP

5. CIRCUITO MATEMÁTICO: ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Matemática – Pibid

6. A QUÍMICA NO MEU ESPAÇO: EXPLORANDO INTERESSES E PROCESSOS QUÍMICOS NO COTIDIANO

Química – PRP

14h00 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 17 Apresentação de Trabalhos
Local: SALA DE AULA

Mediação: Prof. Rosivaldo Pereira da Silva (PRP)

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PRP: AULA PRÁTICA SOBRE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFAL

Biologia – PRP

2. SUPERANDO DESAFIOS: O IMPACTO DA INTERVENÇÃO DO PIBID NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENÍCIO BARBOSA

Biologia – Pibid

3. A UTILIZAÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO BÁSICO DE CIÊNCIAS

Biologia – Pibid

4. REFLEXÕES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ENCONTRO ENTRE SONHOS, FUTUROS E PRÁTICAS COM A TURMA EJAI

Língua Portuguesa – PRP

5. UMA ANÁLISE DO PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Língua Portuguesa – Pibid

6. DESOBRIGANDO OLHARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO NO PRP

Língua Portuguesa – PRP

Local

Arapiraca e Maceió - 57035-660, Avenida do Ferroviário, 530, Centro, Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

Comissão Organizadora do II Seminário Institucional do Pibid e do PRP do Ifal