II Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências (Webinário)

II Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências (Webinário)

Faça sua inscrição
De 6 a 8 de outubro Todos os dias das 09h30 às 18h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PATRIMÔNIO CIENTÍFICO E ENSINO DAS CIÊNCIAS é um evento de natureza científica com a finalidade de apresentar intercâmbios e parcerias entre pesquisadores e técnicos, nacionais e internacionais, para debater sobre o patrimônio científico-educativo e incentivar pesquisas sobre a história da educação científica, visando o relacionamento de dois campos de investigação, a história da educação e a história das ciências.

Acesse o SITE do evento e confira mais informações sobre os palestrantes e a programação.

Acompanhe o evento nas redes sociais: #IIseminariopatrimonio

Palestrantes

  • Ana Paula Ferreira da Silva
  • Antonio Lafuente
  • Bruno Bianchi Lopes Gonçalves
  • Bruno Melo de Araújo
  • Camila Marchi da Silva
  • Joana Borges de Faria
  • José Maurício Ismael Madi Filho
  • José Pedro Marín Múrcia
  • Katya Braghini
  • Kazumi Munakata
  • Kelly Ludkiewicz Alves
  • Laura Cházaro García
  • Leoncio López-Ocón
  • Maria Gabriela Mayoni
  • Paula Maria de Assis
  • Reginaldo Alberto Meloni
  • Rosa Fátima de Souza Chaloba
  • Victor Guijarro Mora
  • Wiara Rosa Rios Alcântara

Programação

09h30 Abertura do evento Abertura

Prof. Dr. Carlos Antônio Giovinazzo Jr. (Coordenador do PEPG-EHPS/PUC-SP)

Prof. Dr. Kazumi Munakata (PEPG-EHPS/ PUC-SP)

Prof. Ms. Tatiana de Andrade Fulas (PEPG-EHPS/ PUC-SP)

10h00 Conferência de abertura Conferência

El arte de desaprender

Prof. Dr. Antonio Lafuente (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC – Espanha)

Mediadora: Profa. Dra. Katya Braghini (EHPS-PUC/SP)

13h00 Ponto de encontro virtual Coffee break

Sala de bate-papo para encontro dos participantes

13h30 MESA 1: Tecnologias, inovações e ensino (I) Mesa Temática

Ciencia en las aulas: el caso de las bibliotecas escolares de la Segunda República española

Prof. Dr. Leoncio López-Ocón (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC)

As promessas da tecnologia educacional para a inovação do ensino

Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba (UNESP)

Artefactos científicos, enseñanza activa y heurística en los tres primeros decenios del siglo XX. Las limitaciones de un paradigma democratizador

Prof. Dr. Victor Guijarro Mora (Universidad Rey Juan Carlos)

Debatedor: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG)

16h00 MESA 2: Artefatos e práticas educativas (I) Mesa Temática

Os quadros parietais para o ensino de ciências nas escolas paulistas e cariocas (1890-1970)

Profa. Dra. Joana Borges de Faria (EHPS-PUC/SP)

As Coleções do Pedagogium: os objetos do Museu

Profa. Ms. Camila Marchi da Silva (EHPS-PUC/SP)

O ensino de eletricidade no estado de São Paulo (1890-1930): concepções, prescrições e objetos científicos

Prof. Ms. Bruno Bianchi Lopes Gonçalves (EHPS-PUC/SP)

O relógio solar de Frei Germano D’Annecy no Seminário Episcopal de São Paulo (1822-1890)

Prof. Ms. José Maurício Ismael Madi Filho (EHPS-PUC/SP)

Debatedora: Profa, Dra. Bianca Barbagallo Zucchi (Escola Alef Peretz)

10h00 MESA 3: Tecnologias, inovações e ensino (II) Mesa Temática

Objetos de ensino de ciências no século XIX: circulação e usos

Profa. Dra. Wiara Rosa Rios Alcântara (UNIFESP) e Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni (UNIFESP)

Inovação e Tecnologia: o rádio na educação popular e dos adultos

Profa. Dra. Kelly Ludkiewicz Alves (UFBA)

O fetiche da neutralidade nas inovações escolares no início do século XXI

Profa. Dra. Ana Paula Ferreira da Silva (EHPS–PUC/SP)

Debatedora: Profa. Dra. Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC)

13h00 Ponto de encontro virtual Coffee break

Sala de bate-papo para encontro dos participantes

13h30 MESA 4: Artefatos e práticas educativas (II) Mesa Temática

Las representaciones de la Historia Natural en las aulas de los Institutos de Segunda Enseñanza de España entre siglo XIX y primer tercio de siglo XX: láminas, modelos y placas diascópicas

Prof. Dr. José Pedro Marín Múrcia (Universidad Internacional de La Rioja – Universidad em Internet -UNIR)

Cultura material y enseñanza de la historia natural en los colegios argentinos de la segunda mitad del siglo XIX

Profa. Dra. Maria Gabriela Mayoni (Universidad de Buenos Aires)

Instrumentos e laboratórios de fisiologia e antropometria: las bases para fundar escuelas

Profa. Dra. Laura Cházaro García (Centro de Investigación y de Estudios Avanzados – CINVESTAD)

Debatedor: Prof. Dr. Eduardo Lautaro Galak (Universidad de La Plata)

16h00 Apresentação: Acervo do Ginásio Pernambucano Apresentação

Notas de pesquisa sobre o Ginásio Pernambucano e o Museu Louis Jacques Brunet

Prof. Dr. Bruno Melo de Araújo (UFPE)

Debatedora: Profa. Dra. Maria do Carmo Martins (UNICAMP)

10h00 Apresentação: Centro de Referência Mário Covas (Núcleo de Memória) Apresentação

A escola Caetano de Campos e o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos: quando corpo e alma se separam

Profa. Dra. Paula Maria de Assis (Núcleo de Memória – CRE Mário Covas)


Debatedora: Profa. Dra. Aline Martins de Almeida (Universidade Mackenzie)

13h00 Ponto de encontro virtual Coffee break

Sala de bate-papo para encontro dos participantes

13h30 Encerramento: História do Ensino das Ciências Encerramento

Pesquisas sobre o patrimônio escolar e o ensino das ciências: balanços e perspectivas

Profa. Dra. Katya Braghini (EHPS-PUC/SP)

Prof. Dr. Kazumi Munakata (EHPS-PUC/SP)

Debatedora: Profa. Dra. Maria Cristina Senzi Zancul (UNESP)

Organizador

PEPG Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)

O Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) tem conceito 5 na Capes e conta com uma contundente produção do corpo docente e discente. Foi o primeiro programa de Pós-Graduação a oferecer doutorado em Educação, em 1977, e numa longa tradição forma pesquisadores que compõem quadros nas melhores universidades brasileiras.

COORDENAÇÃO GERAL: Ana Paula Ferreira da Silva, Katya Braghini e Kazumi Munakata.

COMISSÃO CIENTÍFICA: Ana Paula Ferreira da Silva (EHPS-PUC/SP), Andreia Guerra de Moraes (CEFET-RJ), Eduardo Lautaro Galak (Universidad de La Plata), José Geraldo Silveira Bueno (EHPS-PUC/SP), Katya Braghini (EHPS-PUC/SP), Kazumi Munakata (EHPS-PUC/SP), Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG), Maria Cristina Senzi Zancul (UNESP), Myrian Southwell (Universidad de La Plata), Peter Heering (Europa Universität Flensburg), Rosa Fátima de Souza Chaloba (UNESP – Marília) e Vera Lúcia Gaspar da Silva (UDESC).

COMISSÃO ORGANIZADORA: Alexandre Carrasco, Aline Martins de Almeida, Andre Condes Ferreira, Andrea Guida Bisognin, Bruno Bianchi Lopes Gonçalves, Carina Gotardelo Ferro da Costa, Carolina Rieger Massetti Schiavon, Cristiane Regina Fairbanks Russo, Ellen Lucas Rozante, Isabel Cristina Gisse Rainho, José Maurício Ismael Madi Filho, Kelly Ludkiewicz Alves, Luna Abrano Bocchi, Marilu de Freitas Faricelli, Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Raquel Quirino Piñas e Tatiana de Andrade Fulas.

SECRETARIA: Elisabete Adania

APOIO:
Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)
International History, Philosophy, and Science Teaching (IHPST) Group.

GRUPOS DE PESQUISA PARCEIROS:

Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO)
Profa. Dra. Katya Braghini (EHPS-PUC/SP)

A educação dos sentidos e o ensino das ciências
Prof. Dr. Kazumi Munakata (EHPS-PUC/SP)

Segunda República: Educação e Ciência
Prof. Dr. Leoncio López-Ocón Cabrera (CSIC)
Prof. Dr. Alvaro Ribagorda Esteban (Universidad Carlos III)

Abteilung für Physik und ihre Didaktik und Geschichte
Prof. Dr. Peter Heering (Europa Universität Flensburg)

Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES)
Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG)
Prof. Dr. Diogo Rodrigues Puchta (UEMG)

Objetos da Escola
Profa. Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC)

História da Educação em Ciências
Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni (UNIFESP)
Prof. Dr. Renato Barboza (UNIFESP)

Procesos de democratización en la formación de los cuerpos y las sensibilidades en la educación estética de la Argentina de la segunda mitad del siglo XX
Prof. Dr. Eduardo Lautaro Galak (Universidad de La Plata)
Profa, Dra. Myrian Southwell (Universidad de La Plata)

Memória, História e Educação
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Jr. (UNICAMP)
Prof. Dr. Edivaldo Góis Junior (UNICAMP)