Sobre
Nesta edição o tema será: “O Papel da Sociedade, das ONGs, dos Meios de Comunicação e outras instituições sociais, na prevenção, tratamento e ressocialização dos usuários de substâncias psicoativas”. A ação reúne esforços coletivos de diferentes instituições e atores sociais que lutam pela superação das drogas nos diferentes contextos, possibilitando dessa forma, um debate aberto com especialistas, pesquisadores da área, com uma programação, que permitirá uma visão ampla das pesquisas empreendidas para uma compreensão mais aprofundada sobre a temática.
Na sua segunda edição, o objetivo se centra na busca por uma nova visão resolutiva para o problema do uso de drogas e alcoolismo, criando assim, uma consciência coletiva e sensibilizando sujeitos para lidar de forma bem-sucedida com a questão em pauta. Nessa perspectiva, acredita-se que a responsabilidade é de todos, e que governos, ONGs e meios de comunicação precisam atuar de forma articulada, contribuindo para a redução da realidade das drogas no cotidiano da sociedade.
O tema central será explorado e aprofundado através das palestras principais, Mesas Redondas e diferentes workshops, além de apresentações de trabalhos na modalidade de comunicação oral por pesquisadores que vem desenvolvendo pesquisas na área ou estudo numa perspectiva interdisciplinar. Como principais promotores estão a Associação Casa do Oleiro, que vem desenvolvendo programas de tratamento e acompanhamento aos usuários de substancias psicoativas e com dificuldades de relacionamento com a família e a sociedade, como também oferecendo apoio e treinamento para pessoas em situação de risco, visando prepará-lo para a vida, e a Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí- ASSEBEPI, que vem desenvolvendo ações de prevenção ao uso de drogas através de projetos educacionais em espaços formais e não formais.
O 2º Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí tem o apoio do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas- CEPD?PI, Coordenadoria de Enfretamento às Drogas—CENDROGAS e da Foundation for a Drug Free World, fundação educacional que atua no mundo com programa de prevenção ao uso de drogas.
Além destas organizações, 2º SISDPI celebra parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica Antonino Freire que certifica e se torna ente Co- organizador deste evento.
Local do evento
Instituto de Educação Antonino Freire - 64002-190, Praça Firmina Sobreira, Matinha, Teresina, Piauí
Palestrante
Não há palestrantes cadastrados
Programação
Não há atividades cadastradas
Inscrições
Organizador
-
Casa do Oleiro
A Casa do Oleiro é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual, que tem como objetivo proporcionar tratamento adequado a usuários de substancias psicoativas. Caracteriza-se como uma Comunidade Terapêutica que tem como finalidade o bem-estar social da pessoa dependente de SPAs em ambiente onde todos são co-responsáveis pela comunidade e por seus integrantes. As ações têm uma forte relação com a participação e envolvimento comunitário refletido e expresso na ação valorosa e comprometida dos seus voluntários, pilares essenciais para a abrangência e a credibilidade que a entidade tem alcançado ao longo destes anos de atuação.
Atendemos usuários (Adultos e Adolescentes) em condição socioeconômica desfavorável e expostos a marginalidade por abandono social, numa ação extensiva às famílias.
Promover, mediante cooperação da comunidade, o desenvolvimento de programas de tratamento, prevenção e acompanhamento ao usuário de drogas, álcool ou quaisquer outras substâncias que causem dependência química;
Promoção a redução de danos sociais e a saúde provocadas pela droga;
Recuperação, apoio e tratamento para usuário de drogas, álcool ou quaisquer substancia que causem dependência química em situação de risco, visando prepara-lo para a vida, através de internação, congressos, retiros disciplinares e oferecimento de uma formação espiritual;
Promoção do desenvolvimento econômico, social e combate a pobreza e geração de renda.
Resultados de 2017:
2.873 triagens e encaminhamento aos usuários e seus familiares;
1.659 pessoas entre familiar e/ou responsável nas reuniões de apoio do Grupo de Apoio a Família-GAF, que tem como finalidade a promoção do acolhimento, acompanhamento e orientação acerca das drogas e suas consequência, tornando-os conscientes do papel enquanto co-dependente e das possibilidades de mudança desse cenário;
569 novos acolhimentos, usuários(as) oriundos do Piauí, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco;
353 usuários participaram do grupo de apoio ao usuários, espaço terapêutico em que os participantes aprendem a lidar com as situações que estão vivendo e descobrem a necessidade de mudança. Os candidatos são atendidos, pela equipe técnica, individualmente e em grupo, buscando resgatar a cidadania, identidade, valores e perspectivas de futuro, bem como fortalecer e reconstruir vínculos sociais.
Entre em contato