II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Objetivo:
Fomentar o debate e a reflexão acerca da proposta de reestruturação dos planos dos cursos do ensino médio técnico integrado.
Credenciamento Credenciamento
Apresentação Cultural Abertura
Cofee Break Coffee break
Abertura do Evento Abertura
Conferência de Abertura – Fundamentos e Princípios do Currículo Integrado Conferência · Ronaldo Marcos de Lima Araújo
Intervalo para almoço I Intervalo
Palestra I – Formação de Professores para a Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio, na contramão do Ensino Integrado Palestra · Maria Rita Neto Sales Oliveira
Debate I Sessão de Perguntas
Palestra II: “A integração curricular na educação profissional: concepções e práticas” Palestra · Nadja Maria de Lima Costa
Debate II Sessão de Perguntas
Relatos de Experiência sobre a Reestruturação de Cursos Técnicos Integrados em Institutos Federais Relato de Experiência · Silvia Regina Montagner
Debate III Sessão de Perguntas
Intervalo para almoço II Intervalo
Relatos II: Uma Experiência de Currículo Integrado no Instituto Federal de Alagoas Relato de Experiência · Ana Cristina Santos Limeira
Debate IV Sessão de Perguntas
Apresentação da Comissão e do Plano de Trabalho para Reestruturação dos Cursos Técnicos Integrados - Proen Sessão técnica
Encerramento Encerramento
O credenciamento será realizado na recepção de eventos do Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes
Cruz das Almas, Maceió - Alagoas - AL
57038-230
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes
Cruz das Almas, Maceió - Alagoas - AL
57038-230
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Associado do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação, mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação e membro da Comissão da Area de Educação junto a CAPES. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq.
Possui graduação em Pedagogia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia da Fundação Cultural de Belo Horizonte (1990), mestrado em Educação - Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Filosofia (Phd.) com concentração em Instructional Design, e dominio conexo em International Intercultural Development Education - Florida State University (1985). Realizou estágios de pós doc e pós doc sênior na PUC/SP, áreas: Currículo, Ensino e Educação profissional (Trabalho e Educação) e na Universidade do Minho em Portugal, na área de ensino e currículo. Professora Titular (por concurso) aposentada da UFMG, é Professora titular (processo de promoção funcional com análise de curriculo e defesa de memorial) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores da educação profissional, teoria da didática e formação tecnológica. Entre suas produções tecnicas principais encontram-se: participação na Comissão de Avaliação (Pós-graduação) da CAPES, participação no Comitê Científico da área de Educação do CNPq. De 2003 a 2010, esteve participando em equipes de consultoria do MEC/SETEC, para definição de políticas publicas na área da Educação Profissional e Tecnológica. Também desde 2003, desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, a maioria com financiamento do CNPq e da FAPEMIG. Em 2007, coordenou o Projeto interinstitucional Formação e produção científica e tecnologica na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, envolvendo: CEFET-MG, FaE-UFMG, UFV, UEMG e o CEFET de Januária, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à EJA - PROEJA - CAPES/SETEC.. Em 1º de outubro de 2011, foi Eomeada membro da Câmara de Assessoramento (CHA) da FAPEMIG. Em 2014 recebeu a Comenda "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva", por serviços prestados à Educação Profissional no Brasil.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase em didática, currículo, formação docente, coordenação e supervisão pedagógicas, atuando principalmente, nos seguintes temas: currículo integrado, educação técnica de médio, educação superior, educação de Jovens e Adultos, qualificação profissional, planejamento e projeto político-pedagógico e inclusão.
Possui graduação em Pedagogia Pré-Escola e Matérias Pedagógicas do 2º grau pela Universidade Federal de Santa Maria (2000),Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Doutoranda em Educação pela Universidad SEK do Chile. Atualmente sou Pedagoga, atuando como Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autobiografias; formação continuada, PROEJA FIC, PROEJA, trajetórias auto/trans/formativas.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1984) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Doutorado em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica - PUCSP (2015). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Proeja, currículo integrado, educação profissional.