II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO DOLM

TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADES DO OUTRO LADO DA MARGEM

Faça sua inscrição
De 24 a 26 de novembro Todos os dias das 08h00 às 23h59

Sobre o Evento

O II Seminário Internacional do DOLM, cujo tema trata daos “Territórios das Infâncias: visibilidades do outro lado da margem”, dá sequência a um conjunto de discussões iniciadas em sua I edição que tratou dos “Impactos da pandemia nas infâncias brasileiras e desigualdades sociais”, considerando os resultados e enfrentamento dos efeitos da pandemia nos grupos de crianças/infâncias, considerando diversidades e diferenças das cinco (05) macrorregiões brasileiras. No ano de 2025 o DOLM abrigará, também o I Seminário da Pesquisa Goiás e a Educação Infantil no/do campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico para crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais. Esta útlima pesquisa é financeada pela FAPEG e tem intersecções com a pesquisa DOLM.

O II DOLM está vinculado à pesquisa “Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia”, aprovado no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES - Impactos da Pandemia – Programa CAPES-EPIDEMIAS - Programa Estratégico Emerge de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias de 2022.

O II DOLM visa reafirmar a rede de pesquisa entre os sete (7) programas de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e demais grupos externos, e apresentar os estudos e análises, problematizar importantes questões da (não)garantia de direitos das crianças e a (in)visibilidade da infância em tempos de epidemias e crises de diversas ordens delas decorridas, o que faz importante esse debate aliado a formação da docência.

O tema de 2025 “Territórios das infâncias: visibilidades do outro lado da margem” exige reconhecer que muitas crianças vivem em contextos historicamente invisibilizados, atravessados por desigualdades sociais, raciais, econômicas e territoriais. Nessas margens – físicas, simbólicas e políticas – as infâncias encontram-se marcadas por processos de exclusão social e de direitos. Para garantir os direitos de todas as crianças, é fundamental que políticas públicas intersetoriais, pesquisas comprometidas com a ética e ações de inclusão dialoguem com esses territórios diversos e desiguais, respeitando suas especificidades e construindo formas efetivas de participação e escuta.

Nos eixos que estruturam esse debate, observamos que infâncias e desigualdade caminham juntas em muitos territórios onde o acesso à saúde, à educação, à moradia e à proteção é precarizado. A diversidade de infâncias — negra, indígena, quilombola, com deficiência, periférica — impõe o desafio de incluir com justiça, não apenas com presença física, mas com respeito, identidade e pertencimento. Nesse sentido, a intersetorialidade entre educação, assistência social, saúde e cultura é condição para garantir o cuidado integral das crianças, considerando os múltiplos determinantes sociais da infância. As pesquisas com crianças, por sua vez, devem ser construídas com metodologias participativas e éticas, que valorizem suas vozes e experiências. E é pela interseccionalidade que podemos compreender como os marcadores sociais — gênero, raça, classe, deficiência — se sobrepõem, agravando vulnerabilidades ou, ao contrário, fortalecendo estratégias de resistência. Dar visibilidade ao outro lado da margem é, portanto, um ato de justiça e um compromisso com o presente e o futuro da infância brasileira.

Sendo assim, o II DOLM será realizado nos dias 24 a 26 de novembro de 2025, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia/GO. O encontro contará com Palestras e mesas redondas; grupos temáticos; oficinas/atelier; sessões de banner; sessões de (comunicações, relatos de experiência, etc.) com apresentação na modalidade oral, exposição e lançamentos de livros.

Portanto, a realização do II DOLM tornará possível o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos, experiências e produção de conhecimentos, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para as questões da pandemia e do agravamento das condições materiais e subjetivas de vida de vários grupos sociais, e envolve as condições econômicas, sociais, educativas e culturais.

O II DOLM é, portanto, a oportunidade de divulgação científica dos resultados dos estudos, pesquisas e ações dos agentes interessados nas questões da infância, garantindo o intercâmbio da Pós-Graduação, da Graduação e da Educação Básica.

A realização do evento "I Seminário da Pesquisa Goiás e a Educação Infantil no/do Campo", integrado ao II DOLM, representa um marco fundamental na valorização e na defesa do direito à educação para as crianças de 0 a 6 anos que vivem em áreas rurais do estado. Em um contexto marcado por desigualdades históricas e pela invisibilização das infâncias do campo nas políticas públicas, o evento reafirma a centralidade da Educação Infantil no/do campo como pauta estratégica de justiça social, inclusão e garantia de direitos. Trata-se de uma oportunidade essencial para reunir gestores, educadores, pesquisadores e comunidades do campo em torno da discussão qualificada sobre os desafios e as potências do trabalho pedagógico voltado a essas crianças, respeitando suas territorialidades, culturas e modos de vida.

Ao propor uma reflexão crítica da gestão à organização do trabalho pedagógico, o evento amplia o entendimento de que a educação infantil no campo não pode ser mera transposição do modelo urbano. Ela exige uma abordagem específica, construída a partir das realidades rurais, que reconheça os saberes locais, os tempos da natureza, o vínculo comunitário e as formas próprias de ser criança no/do campo. Nesse sentido, o evento contribui para fortalecer a identidade da educação do campo na primeira infância, dialogando com diretrizes nacionais e com os movimentos sociais que historicamente lutam pela escola do campo como espaço de resistência e emancipação.

Além disso, a iniciativa impulsiona a produção científica em Goiás sobre a temática, incentivando pesquisas que deem visibilidade às práticas, às vozes das crianças e educadores do campo, e aos desafios enfrentados pelas redes públicas na efetivação das políticas educacionais. O evento, portanto, não apenas promove o intercâmbio de experiências e saberes, mas fortalece a luta coletiva por uma educação infantil que respeite a diversidade e assegure, com equidade, o direito à educação de qualidade às crianças que vivem e crescem nos territórios rurais de Goiás.

VENHA PARTICIPAR CONOSCO

Palestrantes

  • Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho
  • Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
  • Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado
  • Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça
  • Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes
  • Profa. Dra. Márcia Buss-Simão
  • Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos
  • Profa. Dra. Rachel Benta Messias Bastos IFG
  • Profa. Dra. Cristina Teodoro
  • Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti
  • Profa. Dra. Altina Abadia da Silva
  • Prof. Dr. Renato Barros de Almeida PUC Goiás/UEG
  • Profa. Dra. Denise Silva Araújo
  • Prof. Dra. Daniele Marques Vieira 
  • Prof. Dr. André Augusto dos Anjos Couto
  • Profa. Dr. Priscilla de Andrade Silva Ximenes
  • Profa. Dra. Maria do Socorro Silva
  • Profa. Dra. Wilma de Nazare Baia Coelho
  • Profa. Dra. Adriane Camilo
  • Profa. Dra Pollyana Rosa Ribeiro
  • Profa. Dr. Maria Assunção Folque
  • Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues
  • Profa. Dra. Rita de Cássia Carvalho
  • Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira
  • Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal
  • Prof. Dr. Antonio Carlos Seizer da Silva
  • Profa. Dra. Suzana Marcolino
  • Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires
  • Prof. Dr. Rodrigo Fideles F. Mohn
  • Prof. Dr. Gonzalo Saraví
  • Profa. Dra. Denise Carmen de Andrade Neves
  • Profa. Me. Carolina Costa Borges

Programação

08h00 EXPOSIÇÕES E INSTALAÇÕES CULTURAIS Exposição
Local: Hall de entrada da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

Exposições e Instalações Culturais

10h00 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: Hall de entrada da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

24 DE NOVEMBRO - SEGUNDA-FEIRA DAS 8H ÀS 12H - CREDENCIAMENTO

Local: Hall de entrada da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

OBS.: o mesmo poderá ser feito também durante todo o evento.

10h00 - Profa. Dra Pollyana Rosa Ribeiro, Profa. Dra. Adriane Camilo II CINE CINEMA – MOSTRA DE VÍDEOS 'TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADES DO OUTRO LADO DA MARGEM REVELANDO SUJEITOS, DIREITOS E PROTAGONISMOS' - Coordenação: Prof. Dra. Adriane Camilo – PUC Goiás Profa. Dra. Pollyana Rosa Ribeiro – PUC Goiás Exposição de Cinema
II CINE CINEMA – MOSTRA DE VÍDEOS "TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADES DO OUTRO LADO DA MARGEM REVELANDO SUJEITOS, DIREITOS E PROTAGONISMOS" - Coordenação:  Prof. Dra. Adriane Camilo – PUC Goiás  Profa. Dra. Pollyana Rosa Ribeiro – PUC Goiás
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

TEMA: TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADES DO OUTRO LADO DA MARGEM REVELANDO SUJEITOS, DIREITOS E PROTAGONISMOS

COORDENADORAS

24/11/2025

Horário: 10h

EIXO 7 - II CINE CINEMA – MOSTRA DE VÍDEOS "TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADES DO OUTRO LADO DA MARGEM REVELANDO SUJEITOS, DIREITOS E PROTAGONISMOS"

PROJETO CULTURA DA PAZ: REPRESENTATIVIDADES E VIVÊNCIAS

THALYNE DE OLIVEIRA BATISTA ALVES

Local: AUDITÓRIO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS

VIVÊNCIAS

CMEI ALTO DA GLÓRIA – REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA - SABRINNA RODRIGUES REZENDE

CHÁ DE LEITURA

CMEI MONTEIRO LOBATO – REDE MUNICIPAL E EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA –

NILZETE RITA DA SILVA COSTA

CRISTINIE DEISE MORAIS

SONHOS PARA UM NOVO MUNDO

CMEI JARDINS DO CERRADO IV - ANTONIO ALMEIDA – REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -

LARA FOGAÇA DOS SANTOS

VICTOR HUGO ALVES ROSA

SABORES DA TERRA EM TROPICAL VILLE - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA - AURI MAIA MACEDO RODRIGUES e FERNANDA BORGES GUIMARÃES CORNÉLIO

12h00 INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 24/11 Almoço
INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 24/11
Local: Restaurantes da região

PARA SUJESTÕES ACESSE O NOSSO GUIA DE ALIMENTAÇÃO ABAIXO:

CLIQUE AQUI PARA O GUIA DE ALIMENTAÇÃO

14h00 APRESENTAÇÃO CULTURAL Apresentação Artística
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

APRESENTAÇÃO CULTURAL COM CAVALHADAS MIRINS DE PIRENÓPOLIS - GOIÁS

14h15 ABERTURA OFICIAL Abertura
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

Mesa de abertura com as autoridades

14h40 - Profa. Dr. Maria Assunção Folque CONFERÊNCIA DE ABERTURA Conferência
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

TEMA: JUSTIÇA SOCIAL: DESAFIOS, ARTICULAÇÕES E MOBILIZAÇÃO PARA O ESTUDO E ENFRETAMENTO DA EXCLUSÃO SOCIAL DAS INFÂNCIAS

CONFERENCISTA

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. CLEONICE MARIA TOMAZZETTI (UFSCAR)

15h20 - Profa. Me. Carolina Costa Borges MESA OFICIAL CAPES Mesa Temática
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

TEMA: A CAPES E A POLÍTICA DE INCENTIVO ÀS PESQUISAS SOBRE INFÂNCIAS E CRIANÇAS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

CONFERENCISTA

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. MARIA WALBURGA DOS SANTOS (UFSCAR)

16h00 SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS Apresentação de Trabalhos
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 1 - EIXO I - INFÂNCIAS E DESIGUALDADE - Coordenação: Prof. Dr. André Augusto dos Anjos Couto (SEE MG)/UFSCAR Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 1 - EIXO I - INFÂNCIAS E DESIGUALDADE - Coordenação: Prof. Dr. André Augusto dos Anjos Couto (SEE MG)/UFSCAR
Local: SALA 112 - PRIMEIRO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades.

CUIDAR E EDUCAR: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES NO CONTEXTO PANDÊMICO

SIMONE SANTOS DE ALBUQUERQUE, LAURA MAIA LEÃO, ISABELA DUTRA CORRÊA DA SILVA

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS

CLEYTHIANY AGUIAR E SILVA, RENATO BARROS DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO ORAL

MIGRAÇÃO POR SOBREVIVÊNCIA: HISTÓRIAS DE VIDA, HISTÓRIAS VIVIDAS A PARTIR DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS IMIGRANTES NA CIDADE DE ANÁPOLIS.

NARA NÚBIA ALVES DA COSTA FONSECA

COMUNICAÇÃO ORAL

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS INÍCIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

ANGELICA PAOLA DOS SANTOS FERREIRA NASCIMENTO, MARIA CLARA COIMBRA GARCIA, GABRIELA MALDONADO SEWAYBRICKER

COMUNICAÇÃO ORAL

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 2 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira (UESC) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 2 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira (UESC)
Local: SALA 113 - PRIMEIRO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades.

DIREITO À ESCOLA PRÓXIMA ÀS COMUNIDADES RURAIS: RESPEITO À CULTURA DA INFÂCIA E AO MODO DE VIDA DO CAMPO

PABLINY HELOYSA BATISTA MARIANO

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIAS DO CAMPO E TERRITÓRIOS EM DISPUTA

GRAZIELE SANTOS RIBEIRO, ROMILSON MARTINS SIQUEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL

EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS NO CONTEXTO FAMILIAR EM GOIÁS NO SÉCULO XIX NA LITERATURA DE CORA CORALINA.

JULIANA DA SILVA SANTOS MACHADO

COMUNICAÇÃO ORAL

EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS CONTEXTOS: DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL E LA SERENA, CHILE

VITÓRIA MEDEIROS GALAN, ANDRÉIA NUNES MILITÃO, CLAUDIA ANDREA ROJAS MUÑOZ

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

POR UMA OUTRA CONCEPÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: A OFERTA EM ÁREA RURAL NO ESTADO DE GOIÁS E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICO

JESSICA DOS SANTOS XAVIER LOPES

PÔSTER

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 3 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Daniele Marques Vieira (UFRGS) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 3 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Daniele Marques Vieira (UFRGS)
Local: SALA 202 - SEGUNDO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades.

APROXIMAÇÕES COM A GEOGRAFIA DAS INFÂNCIAS PARA PENSAR A CRECHE

TATIANA DA SILVA RAMOS BATISTA

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BARREIRINHA/AM

SANDREIA PANTOJA LOBATO

COMUNICAÇÃO ORAL

A INVISIBILIDADE DAS CRIANÇAS DO CAMPO NAS ESCOLAS URBANAS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE RECONHEÇA AS DIFERENÇAS CULTURAIS

ANA MARIA REINALDO DA SILVA, LUDMILLA SERJOMI DE MORAIS

COMUNICAÇÃO ORAL

JARDIM DOS CURUMINS: TERRITÓRIO DO BRINCAR

BRUNA MOREIRA DE CARVALHO, LUCIENE APARECIDA PINTO COSTA PEREIRA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

INFÂNCIAS DO CAMPO E A PEDAGOGIA DO DESEMPAREDAMENTO: O BRINCAR LIVRE COM A NATUREZA COMO TERRITÓRIO DE EXISTÊNCIA

JULIANA FREITAS DE QUEIROZ

PÔSTER

O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS DO CAMPO E SUA CULTURA: SABERES, EXPERIÊNCIAS E IDENTIDADES

ESTER DE OLIVEIRA MELO

PÔSTER

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 4 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos (UFSCar) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 4 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos (UFSCar)
Local: SALA 203 - SEGUNDO ANDAR - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CRIANÇAS E OS CENTROS URBANOS: UMA ANÁLISE DA OBRA “PEQUENINO NA CIDADE”, DE SYDNEY SMITH

JOSÉ FIRMINO DE OLIVEIRA NETO

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIA RIBEIRINHA NA VILA JUERANA - ILHÉUS/BA: PESQUISA-AÇÃO COM CRIANÇAS

FERNANDA CERQUEIRA CANDIDO DA SILVA, EMÍLIA PEIXOTO VIEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL

PEQUENA INFÂNCIA E MIGRAÇÃO: O QUE REVELA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2021) PARA AÇÃO EDUCATIVO-PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

DANIELA CRISTINA SILVA

COMUNICAÇÃO ORAL

A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA INDÍGENA NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

JOSELITA MORAES ALMEIDA RAMOS

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIDADE E EQUIDADE E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO/DO CERRADO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

LYANA VIRGÍNIA THÉDIGA DE MIRANDA, CLAUDIA REGINA VASCONCELOS BERTOSO LEITE, RENATA SOARES DOS SANTOS

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CERRADO GOIANO: VOZES E EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS DO OUTRO LADO DA MARGEM

DEIKIANY SANTANA DE OLIVEIRA, JEOVANNA ALZIRA CAMPOS, JORDANA CASTILHO ALVES DA PAZ

PÔSTER

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 5 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Márcia Buss-Simão - UFSC Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 5 - EIXO II - INFÂNCIAS E TERRITÓRIOS Coordenação: Profa. Dra. Márcia Buss-Simão - UFSC
Local: SALA 208 - SEGUNDO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades

ATELIÊS-INSTALAÇÕES: CORPOREIDADES E INSURGÊNCIAS ESTÉTICAS COM BEBÊS DO CERRADO

DANIELLE MARIA DE OLIVEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL

POR UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA PULSANTE: INTERSECÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRICAR DAS CRIANÇAS DA CIDADE, DO CAMPO, DO QUILOMBO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS

CLEMERSON ELDER TRINDADE RAMOS, DANIELLA BORGES DE FARIA VASCONCELOS

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIAS CAPTURADAS: HOMESCHOOLING, NOVAS ESCOLAS DE INSPIRAÇÃO CATÓLICA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO NEOCONSERVADORA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

ROBERTA VALERIA GUEDES DE LIMA

COMUNICAÇÃO ORAL

FOGÃOZINHO A LENHA DE CUPINZEIRO

MÔNICA PADILHA FONSECA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

DIÁRIOS DE LEITURA E PRÁTICAS ARTESANAIS: EXPERIÊNCIA LEITORA E BIBLIODIVERSIDADE

LARISSA DANTAS OLIVEIRA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

CONSEQUÊNCIAS DO BOLSONARISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO OUTRO LADO DA MARGEM DE UM TERRITÓRIO DO INTERIOR DA AMAZÔNIA

ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR

COMUNICAÇÃO ORAL

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 6 - EIXO III- NFÂNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO Coordenação: Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UFCG) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 6 - EIXO III- NFÂNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO Coordenação: Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UFCG)
Local: SALA 209 - SEGUNDO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

INFÂNCIAS INVISIBILIZADAS: DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E LUTA POR DIREITOS DA CRIANÇA SURDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

LUDMILA SERJONI MORAIS, ANA MARIA REINALDO DA SILVA, WELLIGTON JHONNER DIVINO BARBOSA DA SILVA

COMUNICAÇÃO ORAL

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PERTENCIMENTO: AÇÕES DA GERINC EM GOIÂNIA

GENESSÍ BORBA GOMES ALVES SANTOS, CAROLINE LEMES FELICIANO, GLACIMAR SANTANA ALVES MARTINS FERREIRA

COMUNICAÇÃO ORAL

O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE À EDUCAÇÃO AFETIVA-SEXUAL: TENSÃO ENTRE A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E ESCOLAR NO ECA

RODRIGO DA PAIXÃO PACHECO, DANIELA MAROJA RIBEIRO

COMUNICAÇÃO ORAL

INFÂNCIAS, CORPOS E DEFICIÊNCIAS: RESISTÊNCIAS E (RE)EXISTÊNCIAS EM CONTEXTOS DE REIFICAÇÃO E INDIGENCIAÇÃO

SHEILA SANTOS CARVALHO RIBEIRO

COMUNICAÇÃO ORAL

CULTURAS INFANTIS E O RESPEITO ÀS DIFERENTES INFÂNCIAS

GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR VILELA, ROMILSON MARTINS SIQUEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL

BRINCADEIRAS E LITERATURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS E AFRICANOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DANIELLE SANTOS COUTINHO DE ALMEIDA, HELLEN CRISTINE VIEIRA DO AMARAL, TAYNARA BURJACK DE FRANÇA ABADIA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 7 - EIXO III INFÂNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO E, EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS Coordenação: Profa. Dra. Angela Scalabrin Coutinho (UFPR) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 7 - EIXO III INFÂNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO E, EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS Coordenação: Profa. Dra. Angela Scalabrin Coutinho (UFPR)
Local: SALA 210 - SEGUNDO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades

GIRA LITERÁRIA E POÉTICAS VISUAIS COM CRIANÇAS

MILNA MARTINS ARANTES

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

A MÚSICA, A LITERATURA E A ARTE NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DAS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS DA RME GOIÂNIA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS DE ATIVIDADES

THABYTA LOPES REGO, LETÍCIA BORGES DA COSTA

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

AS VIVÊNCIAS NO PÁTIO DA ESCOLA: A ESCUTA ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RAFAELLI NORBERTO GRÉGIO, ANA ELISA PIEDADE SODERO MARTINS

RELATO DE EXPERIENCIA

INFÂNCIAS INDÍGENAS: DESLOCAMENTOS, LUTAS E EXPULSÕES

FERNANDA DE AZEVEDO MILANEZ

COMUNICAÇÃO ORAL

OFÍCIO DE CRIANÇA E OFÍCIO DE ALUNO: OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

THAINARA NOMINATO SILVA COELHO

PÔSTER

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 8 - EIXO IV INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE Coordenação: Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCar) Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 8 - EIXO IV INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE  Coordenação: Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCar)
Local: SALA 212 - SEGUNDO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades

TECNOLOGIAS NA TRAJETÓRIA ESCOLAR E PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

NEUZA BORGES DE OLIVEIRA, ROSEMARA LOPES

COMUNICAÇÃO ORAL

EDUCAÇÃO: ATRIBUIÇÕES NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

ÉDAR JESSIE DIAS MENDES DA SILVA

COMUNICAÇÃO ORAL

INTERSETORIALIDADE E UNIVERSIDADE: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA COMO AGENTE DE APRIMORAMENTO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

NAIARA DOS SANTOS NIENOW, EDNEIA MARIA AZEVEDO MACHADO

COMUNICAÇÃO ORAL

INTERSETORIALIDADE NA PROTEÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O SISTEMA DE JUSTIÇA

RENATA MEDEIROS DA ROSA PEROTTONI, VIVIANE FERNANDES FARIA PINTO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

"MEU QUINTAL MAIOR QUE O MUNDO"

SIMONE CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS MARTINS

PÔSTER

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 9 - EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo da Paixão Pacheco – PUC Goiás Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 9 - EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo da Paixão Pacheco – PUC Goiás
Local: SALA 309 - TERCEIRO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades

ENTRE O CONTROLE E O AFETO: A CONSTRUÇÃO ÉTICA DO CORPO INFANTIL NA ROTINA EDUCATIVA

LUANA FERREIRA BORGES

COMUNICAÇÃO ORAL

“EU NÃO SOU SUA AMIGA”: ÉTICA NA PESQUISA COM CRIANÇAS DESDE BEBÊS

SHIRLEY MARIA DE OLIVEIRA, ELAINE MARIA DA SILVA, MARIA WALBURGA DOS SANTOS

COMUNICAÇÃO ORAL

ESCUTAR EM TEMPOS DE DISTÂNCIA: A RODA DE CONVERSA VIRTUAL E SUAS VALIDAÇÕES NA PESQUISA COM CRIANÇAS

CLAUDIA REGINA VASCONCELOS BERTOSO LEITE

COMUNICAÇÃO ORAL

IMPLICAÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DANIELLE SANTOS COUTINHO DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO ORAL

A PRAÇA PÚBLICA COMO LÓCUS DE PESQUISA COM CRIANÇAS

ALINE MAGIONI MARÓSTICA MARIANO

COMUNICAÇÃO ORAL

PESQUISA COM CRIANÇAS COMO PRÁTICA FORMATIVA: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS NA PEDAGOGIA

EDNEIA MARIA AZEVEDO MACHADO, NAIARA DOS SANTOS NIENOW

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

16h00 COMUNICAÇÃO ORAL 10 - EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS e, EIXO VI - INFÂNCIA E INTERSECCIONALIDADE - Coordenação: Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira- PUC Goiás Apresentação de Trabalhos
COMUNICAÇÃO ORAL 10 - EIXO V - INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS e, EIXO VI - INFÂNCIA E INTERSECCIONALIDADE - Coordenação:  Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira- PUC Goiás
Local: SALA 310 - TERCEIRO ANDAR - Escola de Formação de Professores e Humanidades

DESAFIOS NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DO CREAS DE TEOTÔNIO VILELA – ALAGOAS

BRUNA RAFAELA SANTANA FERREIRA, VIVIANE FERNANDES FARIA PINTO

COMUNICAÇÃO ORAL

A PRODUÇÃO INTERSECCIONAL DA AGÊNCIA DE INFÂNCIAS MIGRANTES RACIALIZADAS EM CONTEXTO DE CRECHE NO SUL DO BRASIL

DÉBORA REIS SCHNEKEMBERG

COMUNICAÇÃO ORAL

A ADULTIZAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DE PHILIPPE ARIÈS E SUAS IMPLICAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

ALTINA ABADIA DA SILVA, LEIDIANA MIGUEL DE REZENDE, LUDMILA SERJONI MORAIS

COMUNICAÇÃO ORAL

PESQUISA-AÇÃO COM CRIANÇAS DO CAMPO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

LAVINIA BRASILINO DE MORAES

COMUNICAÇÃO ORAL

MALALA, NELSON MANDELA E CHICO MENDES- REPRESENTATIVIDADE E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THALYNE DE OLIVEIRA BATISTA ALVES

RELATO DE EXPERIÊNCIA

PESQUISAR COM AS CRIANÇAS NA ESCOLA – ASPECTOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS

JULIANA VIEIRA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

18h00 - Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça, Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado MESA TEMÁTICA I Mesa Temática
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

MESA TEMÁTICA I

TEMA: POLÍTICAS, INFÂNCIAS E DIREITOS HUMANOS

COORDENAÇÃO

PROF. DR. ROMILSON MARTINS SIQUEIRA (PUC Goiás)

08h00 APRESENTAÇÃO CULTURAL 2 Apresentação Artística
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

APRESENTAÇÃO CULTURAL

08h20 - Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho, Profa. Dra. Cristina Teodoro MESA TEMÁTICA II Mesa Temática
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

MESA TEMÁTICA II

TEMA: CUIDADOS ÉTICOS E ESCUTA DAS CRIANÇAS:METODOLOGIAS, PROCESSOS E PERSPECTIVAS DE ANÁLISES

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL (UFCG)

10h10 - Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes, Profa. Dra. Márcia Buss-Simão MESA TEMÁTICA III Mesa Temática
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

MESA TEMÁTICA III

TEMA: OS ESTUDOS DA INFÂNCIA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E LUTA POR DIREITOS DAS INFÂNCIAS E CRIANÇAS BRASILEIRAS

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. EMÍLIA PEIXOTO VIEIRA (UESC)

12h00 INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 25/11 Almoço
INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 25/11
Local: Restaurantes da região

PARA SUJESTÕES ACESSE O NOSSO GUIA DE ALIMENTAÇÃO ABAIXO:

CLIQUE AQUI PARA O GUIA DE ALIMENTAÇÃO

14h00 CICLO DE DIÁLOGOS I Roda de Conversa
CICLO DE DIÁLOGOS I
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

TEMA DAS RODAS NOS CICLOS DE DIÁLOGOS I

TEMA: Infância e Políticas Públicas

TEMA: Infância, Risco, Vulnerabilidade e Desigualdade

TEMA: Infâncias, Territórios e culturas

TEMA: Políticas públicas e direitos dos bebês

TEMA: Infâncias, Formação de professores e Práticas Pedagógicas

TEMA: Infância, geração, famílias e parentalidades

TEMA: Infâncias das águas, campo e florestas

TEMA: Gênero, diversidade e Infância

14h00 - Profa. Dra. Altina Abadia da Silva, Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti CICLO DE DIÁLOGOS I - INFÂNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - SALA 101 - EFPH

INFÂNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

14h00 - Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira, Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho CICLO DE DIÁLOGOS I - INFÂNCIA, RISCO, VULNERABILIDADE E DESIGUALDADE Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - Sala 112 EFPH

INFÂNCIA, RISCO, VULNERABILIDADE E DESIGUALDADE

14h00 - Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos, Profa. Dra. Rachel Benta Messias Bastos IFG CICLO DE DIÁLOGOS I - INFÂNCIAS, TERRITÓRIOS E CULTURAS Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - Sala 209 EFPH

INFÂNCIAS, TERRITÓRIOS E CULTURAS

14h00 - Prof. Dr. André Augusto dos Anjos Couto, Profa. Dr. Priscilla de Andrade Silva Ximenes CICLO DE DIÁLOGOS I - POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DOS BEBÊS Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - Sala 113 - EFPH

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DOS BEBÊS

14h00 - Prof. Dr. Renato Barros de Almeida PUC Goiás/UEG, Prof. Dra. Daniele Marques Vieira , Profa. Dra. Denise Silva Araújo CICLO DE DIÁLOGOS I - INFÂNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - 208 EFPH

INFÂNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

14h00 - Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues, Profa. Dra. Denise Carmen de Andrade Neves CICLO DE DIÁLOGOS I - INFÂNCIA, GERAÇÃO, FAMÍLIAS E PARENTALIDADES Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - SALA 103 EFPH

INFÂNCIA, GERAÇÃO, FAMÍLIAS E PARENTALIDADES

14h00 - Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira, Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal CICLO DE DIÁLOGOS I -  INFÂNCIAS DAS ÁGUAS, CAMPO E FLORESTAS Roda de Conversa
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I - Sala 202 - EFPH

INFÂNCIAS DAS ÁGUAS, CAMPO E FLORESTAS

14h00 - Prof. Dr. Rodrigo Fideles F. Mohn, Profa. Dra. Rita de Cássia Carvalho CICLO DE DIÁLOGOS I - GÊNERO, DIVERSIDADE E INFÂNCIA Roda de Conversa
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

CICLO DE DIÁLOGOS I- Sala 203 EFPH

GÊNERO, DIVERSIDADE E INFÂNCIA

16h00 SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL E MINICURSOS Minicurso
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL E MINICURSOS
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás da PUC Goiás

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL E MINICURSOS

16h00 MINICURSO 1 - INFÂNCIAS QUE FALAM DESDE A MARGEM: CULTURAS DIGITAIS E RECONHECIMENTO DE SABERES Minicurso
MINICURSO 1 -  INFÂNCIAS QUE FALAM DESDE A MARGEM: CULTURAS DIGITAIS E RECONHECIMENTO DE SABERES
Local: SALA 112 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO 1 - INFÂNCIAS E DESIGUALDADE

INFÂNCIAS QUE FALAM DESDE A MARGEM: CULTURAS DIGITAIS E RECONHECIMENTO DE SABERES

CLAUDIA REGINA VASCONCELOS BERTOSO LEITE, ANY CAROLINE GUSMÃO

16h00 MINICURSO 2 - A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DISPOSITIVO POLÍTICO E PEDAGÓGICO PARA GARANTIA DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO Minicurso
MINICURSO 2 - A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DISPOSITIVO POLÍTICO E PEDAGÓGICO PARA GARANTIA DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO
Local: SALA 112 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO I - INFÂNCIAS E DESIGUALDADE

A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DISPOSITIVO POLÍTICO E PEDAGÓGICO PARA GARANTIA DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO

ADRIANA APARECIDA RODRIGUES DA SILVA

KÉSIA ANTONIO DE OLIVEIRA FRANÇA

16h00 MINICURSO 3 - AVALIAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA O DEBATE Minicurso
MINICURSO 3 - AVALIAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA O DEBATE
Local: SALA 202 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

Minicurso específico para a Comissão de Trabalho sobre Avaliação Institucional da SME Goiânia

AVALIAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA O DEBATE


ANDRÉ AUGUSTO ANJOS COUTO, ANGELA SCALABRIN COUTINHO

16h00 MINICURSO 4 - ATELIÊ CERRADEIRO: PRÁTICAS CORPÓREO-SENSÍVEIS COM BEBÊS E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA Minicurso
MINICURSO 4 - ATELIÊ CERRADEIRO: PRÁTICAS CORPÓREO-SENSÍVEIS COM BEBÊS E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
Local: SALA 203 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO II – INFÂNCIAS E TERROTÓRIOS

ATELIÊ CERRADEIRO: PRÁTICAS CORPÓREO-SENSÍVEIS COM BEBÊS E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA

DANIELLE MARIA DE OLIVEIRA, HELOÍSA PROTÁSIA TELES FERREIRA, MARÍLIA LOURENÇO ALVES DA SILVA

16h00 MINICURSO 5 - CONSTRUINDO UM MANUAL CONTRA A LGBTFOBIA NAS ESCOLAS Minicurso
MINICURSO 5 - CONSTRUINDO UM MANUAL CONTRA A LGBTFOBIA NAS ESCOLAS
Local: SALA 208 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO III – INFÂNCIAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

CONSTRUINDO UM MANUAL CONTRA A LGBTFOBIA NAS ESCOLAS

DANIELA MAROJA RIBEIRO, RODRIGO DA PAIXÃO PACHECO

16h00 MINICURSO 6 - CULTURAS INFANTIS E A LUTA POR RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM FOCO Minicurso
MINICURSO 6 - CULTURAS INFANTIS E A LUTA POR RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM FOCO
Local: SALA 209 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO III – INFÂNCIAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

CULTURAS INFANTIS E A LUTA POR RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM FOCO

GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR VILELA, GRAZIELE SANTOS RIBEIRO

16h00 MINICURSO 7 - SALA DE AULA: LUGAR DE RECONTAR, COMPREENDER E TRANSFORMAR Minicurso
MINICURSO 7 - SALA DE AULA: LUGAR DE RECONTAR, COMPREENDER E TRANSFORMAR
Local: SALA 210 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO III – INFÂNCIAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

SALA DE AULA: LUGAR DE RECONTAR, COMPREENDER E TRANSFORMAR

LÍVIA APARECIDA OLIVEIRA DE MORAES SOUSA

16h00 MINICURSO 8 - A EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE POR MEIO DO LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO Minicurso
MINICURSO 8 - A EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE POR MEIO DO LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO
Local: SALA 212 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO III – INFÂNCIAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE POR MEIO DO LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO

POLLYANNA ROSA RIBEIRO, ADRIANE CAMILO

16h00 MINICURSO 9 - CUIDAR DE QUEM EDUCA: ESTRATÉGIAS PARA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR DO EDUCADOR Minicurso
MINICURSO 9 - CUIDAR DE QUEM EDUCA: ESTRATÉGIAS PARA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR DO EDUCADOR
Local: SALA 309 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO IV- INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE

CUIDAR DE QUEM EDUCA: ESTRATÉGIAS PARA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR DO EDUCADOR

PRISCILLA BEZERRA DA SILVA

16h00 MINICURSO 10 - ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM PESQUISAS: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS A PARTIR DE VOZES INFANTIS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA Minicurso
MINICURSO 10 - ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM PESQUISAS: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS A PARTIR DE VOZES INFANTIS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA
Local: SALA 310 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO V- INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS

ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM PESQUISAS: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS A PARTIR DE VOZES INFANTIS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA

SHEILA SANTOS CARVALHO RIBEIRO

16h00 MINICURSO 11 - A AGÊNCIA SOCIAL DOS BEBÊS E O OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR Minicurso
MINICURSO 11 - A AGÊNCIA SOCIAL DOS BEBÊS E O OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR
Local: SALA 311 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO V- INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS

A AGÊNCIA SOCIAL DOS BEBÊS E O OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR

LUCIENE APARECIDA PINTO COSTA PEREIRA, BRUNA MOREIRA DE CARVALHO

16h00 MINICURSO 12 - DESENHO, BRICOLAGEM E RODA DE CONVERSA: TRIANGULAÇÃO NA COLETA DE DADOS Minicurso
MINICURSO 12 - DESENHO, BRICOLAGEM E RODA DE CONVERSA: TRIANGULAÇÃO NA COLETA DE DADOS
Local: SALA 101 – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EIXO V- INFÂNCIA E PESQUISAS: METODOLOGIAS E PROCESSOS ÉTICOS

DESENHO, BRICOLAGEM E RODA DE CONVERSA: TRIANGULAÇÃO NA COLETA DE DADOS

ALINE MAGIONI MARÓSTICA MARIANO

18h00 - Prof. Dr. Antonio Carlos Seizer da Silva, Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos MESA REDONDA Mesa-redonda
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

TEMA: MARCADORES SOCIAIS DAS DIFERENÇAS E TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS: VISIBILIDADE DO OUTRO LADO DA MARGEM

CONVIDADOS

COORDENAÇÃO

PROF. DR. ANDRÉ AUGUSTO DOS ANJOS COUTO

(SEE MG / UFSCAR)

08h00 - Prof. Dra. Daniele Marques Vieira , Profa. Dra. Suzana Marcolino MESA TEMÁTICA IV Mesa Temática
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

MESA TEMÁTICA IV

TEMA: ETNOGRAFIA E IMAGENS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. CLEONICE MARIA TOMAZZETTI (UFSCAR)

10h00 - Prof. Dr. Gonzalo Saraví CONFERÊNCIA I Conferência
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

TEMA: INFÂNCIAS E DESIGUALDADES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ENFRENTAMENTOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

CONFERENCISTA

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. ANGELA MARIA SCALABRIN COUTINHO

(UFPR)

12h00 INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 26/11 Almoço
INTERVALO DE ALMOÇO - DIA 26/11
Local: Restaurantes da região

PARA SUJESTÕES ACESSE O NOSSO GUIA DE ALIMENTAÇÃO ABAIXO:

CLIQUE AQUI PARA O GUIA DE ALIMENTAÇÃO

14h00 - Profa. Dra. Maria do Socorro Silva, Profa. Dra. Wilma de Nazare Baia Coelho PAINEL TEMÁTICO Painel
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

PAINEL TEMÁTICO

TEMA: INFÂNCIAS, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS INTERSETORIAIS: ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS PRETAS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, DAS OCUPAÇÕES, DA PERIFERIA, DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS?

COORDENAÇÃO

PROFA. DRA. EMÍLIA PEIXOTO VIEIRA (UESC)

15h58 CICLOS DE DIÁLOGOS II Comunicação científica
CICLOS DE DIÁLOGOS II
Local: As apresentações ocorrerão em 02 espaços: sala 406 apresent. presenciais e AUDITÓRIO apreset. remota

TEMAS DAS RODAS NOS CICLOS DE DIÁLOGOS II

VISIBILIDADE ÀS INFÂNCIAS (PLURAIS), FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES: O QUE RETRATARAM AS PESQUISAS DO DOLM?

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE PESQUISAS REALIZADAS PELOS/AS BOLSISTAS DO DOLM:

TEMA: INFÂNCIA E CIDADE

TEMA: INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE

TEMA: INFÂNCIA E DIREITOS

TEMA: INFÂNCIA E PANDEMIA

TEMA: INFÂNCIA E FORMAÇÃO

16h00 CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E CIDADE Comunicação científica
CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E CIDADE
Local: Localize o local da apresentação junto ao título

CICLOS DE DIÁLOGOS II

INFÂNCIA E CIDADE

  • NARA NUBIA ALVES DA COSTA FONSECA - (MESTRA - PUC-GOIÁS)

TEMA: HISTÓRIAS DE VIDA, HISTÓRIAS VIVIDAS: AS CRIANÇAS IMIGRANTES DE ANÁPOLIS E OS IMPACTOS DA PANDEMIA (LOCAL: Miniauditório sala 406 - 4º andar da Escola de Formação de Professores e Humanidades)

  • JULIANA VIEIRA - (DOUTORANDA – UFSCAR)

TEMA: LER-ESCUTAR-SENTIR O QUE DIZEM AS PROFESSORAS E AS CRIANÇAS E SEUS MODOS DE VIVER A PANDEMIA NAS PERIFERIAS ATRAVÉS DA ESCRITA DE CARTAS: A PUBLICIZAÇÃO DAS VOZES NÃO DOCUMENTADAS (LOCAL: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades)

16h00 CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE Comunicação científica
CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE
Local: Miniauditório 406 - 4º andar - Escola de Formação de Professores e Humanidades

CICLOS DE DIÁLOGOS II

INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE

  • PRISCILA RODRIGUES NONATO - (DOUTORANDA – PUC GOIÁS)

TEMA: A REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E A PANDEMIA: DESAFIOS POSTOS AOS CONSELHOS TUTELARES NAS POLÍTICAS INTERSETORIAIS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DE PROTEÇÃO E PROVISÃO

16h00 CICLO DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E DIREITOS Comunicação científica
CICLO DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E DIREITOS
Local: Auditórido da EFPH

CICLOS DE DIÁLOGOS II

INFÂNCIA E DIREITOS

  • LAVÍNIA MORAES - (MESTRA – UESC)

TEMA: EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEI 10.639/03: DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS/BA

  • GIOVANNA DALLEDONE - (MESTRA – UFPR)

TEMA: A ABORDAGEM PIKLER-LÓCZY EM CRECHES PÚBLICAS PAULISTANAS: QUALIDADE PERCEBIDA NA DOCÊNCIA COM BEBÊS

16h00 CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E PANDEMIA Comunicação científica
CICLOS DE DIÁLOGOS II - INFÂNCIA E PANDEMIA
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

CICLOS DE DIÁLOGOS II

INFÂNCIA E PANDEMIA

  • ANDRÊSSA GLAUCYARA SILVA RAMOS - (MESTRA – UFCG)

TEMA: INFÂNCIAS DO CAMPO E COVID-19: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA DE CRIANÇAS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS DE UM MUNICÍPIO DO SERTÃO PARAIBANO.

16h00 CICLOS DE DIÁLOGOS - INFÂNCIA E FORMAÇÃO Comunicação científica
CICLOS DE DIÁLOGOS - INFÂNCIA E FORMAÇÃO
Local: Miniauditório 406 - 4º andar - Escola de Formação de Professores e Humanidades

CICLOS DE DIÁLOGOS II

INFÂNCIA E FORMAÇÃO

  • SANDREIA PANTOJA LOBATO - (DOUTORANDA – UFSCAR)

TEMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES/ESTUDANTES DO PARFOR PARTINDO DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DE SUA PRÁXIS DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO AMAZÔNICO

  • ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR - (DOUTORANDO – UFSCAR)

TEMA: SABERES, PRÁTICAS DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COM A PALAVRA OS EGRESSOS DE PEDAGOGIA

17h00 LANÇAMENTO DE LIVROS Lançamento de Livro
LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: Hall de Entrada da EFPH

LANÇAMENTO DE LIVROS DOS/AS PESQUISADORES/AS DO DOLM E OUTROS CONVIDADOS/AS.

17h00 REUNIÃO DE GRUPOS DE PESQUISA Reunião
REUNIÃO DE GRUPOS DE PESQUISA
Local: Salas de aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás

REUNIÕES ESPECÍFICAS DE GRUPOS DE PESQUISAS PARTICIPANTES DO II DOLM

Carregando área de inscrição

Local

Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás (Área 6), 74610-155, R. 227, Quadra 66, Lote 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás
Ver no mapa

Organizador

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO DOLM

COMISSÕES DO EVENTO


COORDENAÇÃO NACIONAL
Maria Walburga dos Santos (UFSCar)
Angela Scalabrin Coutinho (UFPR)
André Augusto dos Anjos Couto (SEE MG)/UFSCAR
Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCar)
Daniele Marques Vieira (UFRGS)
Emilia Peixoto Vieira (UESC)
Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UFCG)
Romilson Martins Siqueira (PUC Goiás)


COORDENAÇÃO GERAL LOCAL
Romilson Martins Siqueira (PUC Goiás)


COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL
Adriana Aparecida Rodrigues da Silva (GEPCEI PUC Goiás)
Caio Henrique Oliveira e Silva (GEPCEI PUC Goiás)
Claudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite (GEPCEI PUC Goiás)
Clemerson Elder Trindade Ramos (GEPCEI PUC Goiás)
Daniella Borges de Faria Vasconcelos (GEPCEI PUC Goiás)
Danielle Santos Coutinho (GEPCEI PUC Goiás)
Gersileide Paulino de Aguiar Vilela (GEPCEI PUC Goiás)
Graziele Santos Ribeiro (GEPCEI PUC Goiás)
Késia Antonio de Oliveira França (GEPCEI PUC Goiás)
Luana Ferreira Borges (GEPCEI PUC Goiás)
Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira (GEPCEI PUC Goiás)
Márcia Helena Santos Curado (GEPCEI PUC Goiás)
Mayara marce Guimarães (GEPCEI PUC Goiás)
Neuza Borges de Oliveira (GEPCEI PUC Goiás)
Pabliny Heloysa Batista Mariano (GEPCEI PUC Goiás)
Priscila Rodrigues Nonato (GEPCEI PUC Goiás)
Roberta Valéria Guedes de Lima (GEPCEI PUC Goiás)
Rodrigo da Paixão Pacheco (GEPCEI PUC Goiás)
Rosane Cândida de Almeida (GEPCEI PUC Goiás)
Sheila Santos Carvalho Ribeiro (GEPCEI PUC Goiás)
Simone Cristina Teixeira dos Santos Martins (GEPCEI PUC Goiás)


COORDENAÇÃO COMITÊ CIENTÍFICO
Daniela Maroja Roberta Valéria Guedes de Lima (GEPCEI PUC Goiás)
Rodrigo da Paixão Pacheco (GEPCEI PUC Goiás)
Roberta Valéria Guedes de Lima (GEPCEI PUC Goiás)
Romilson Martins Siqueira (GEPCEI PUC Goiás)


COMISSÃO CIENTÍFICA
Adriane Camilo (PUC Goiás)
André Augusto dos Anjos Couto (SEE MG)/UFSCAR
Andreia Regina de Oliveira Camargo (UFSCar)
Angela Scalabrin Coutinho (UFPR)
Arlete Ramos dos Santos (UESB)
Barbara Cristina M. Sicardi Nakayama (UFSCar)
Beleni Salete Grando (UFMT)
Cintia Borges de Almeida (UESC)
Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCar)
Cristiane Batista da Silva Santos (UESC)
Daniele Marques Vieira (UFRGS)
Elis Fiamengue (UESC)
Emilia Peixoto Vieira (UESC)
Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena (UESC)
Eugênia da Silva Pereira (UESC)
Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UFCG)
Flavio Santiago (UFJF)
Francilene de Aguiar Parente (UFPA)
Genigleide Santos da Hora (UESC)
Jeanes Martins Larchert (UESC)
Luciana Sedano (UESC)
Marcelo Gomes da Silva (UESC)
Marcos Francisco Martins (UFSCar)
Marlene Oliveira dos Santos (UFBA)
Maria Walburga dos Santos (UFSCar)
Rachel de Oliveira (UESC)
Romilson Martins Siqueira (PUC-GO)
Claudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite (GEPCEI PUC Goiás)
Daniela Maroja (GEPCEI PUC Goiás)
Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira (GEPCEI PUC Goiás)
Pollyana Rosa Ribeiro (PUC Goiás)
Renato Barros de Almeida (PUC Goiás)
Roberta Valéria Guedes de Lima (GEPCEI PUC Goiás)
Rodrigo da Paixão Pacheco (GEPCEI PUC Goiás)
Rosa Aparecida Pinheiro (UFSCar)
Roseli Garcia (UFSCar)
Sandra Cristina Souza Reis Abreu (UESC)
Vilma Aparecida de Pinho (UFPA)
Viviane Briccia do Nascimento (UESC)
Sheila Santos Carvalho Ribeiro (GEPCEI PUC Goiás)
Suelene Maria dos Santos (GEPCEI PUC Goiás)
Tiago Junqueira de Almeida (GEPCEI PUC Goiás)


PESQUISADORES BOLSISTA DA PESQUISA CAPES
Adarlindo Vasconcelos da Silva Junior (Doutorando – UFSCar)
Daniele Marques Vieira (Pós-Doutoranda – UFSCar
Giovanna Dalledone (Mestranda – UFPR)
Joacelmo Barbosa Borges (Mestrando – UFMT)
Juliana Vieira da Silva (Doutoranda – UFSCar)
Lavínia Moraes (Mestranda – UESC)
Nathalia Barra Viana (Mestranda – UFPA)
Sandreia Pantoja Lobato (Doutoranda – UFSCar)
Andrêssa Glaucyara Silva Ramos (Mestranda – UFCG)