Informações

II Seminário de Promoção e Prevenção à Saúde dos Trabalhadores Rurais

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem por ano 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo, provocando a morte de 2 milhões de trabalhadores. Estima-se que 4% do PIB mundial seja perdido com prejuízos causados por doenças e acidentes de trabalho, sendo que nos países de desenvolvimento o comprometimento do PIB é ainda maior.

No Brasil, o prejuízo apenas aos cofres públicos, através da Previdência Social e SUS, com o atendimento dos trabalhadores acidentados, chega a 42 bilhões de reais por ano. Tal valor não inclui os custos indiretos causados pelos acidentes, como a perda da produtividade e da produção das empresas, pagamento de indenizações pelo empregador, etc., os quais, pelas estimativas, atingem várias dezenas de bilhões de reais. Além disso, há outros custos à sociedade que não podem ser calculados, como a dor física e o sofrimento psicológico, inclusive aos familiares de trabalhadores mortos em acidentes.

Um dos setores no qual se encontram alguns dos maiores riscos de doenças e acidentes no trabalho é o agronegócio, incluindo riscos relacionados com a utilização de agrotóxicos, máquinas e equipamentos agrícolas, tratores, contato com animais, inclusive peçonhentos, exposição prolongada ao sol, etc., causas de muitas doenças, acidentes e até mortes.

Para aumentar a conscientização em torno do problema, e buscar a prevenção de acidentes e redução dos custos que eles provocam, será realizado em Conceição do Araguaia, no dia 17 de novembro, o II Seminário de Promoção e Prevenção à Saúde dos Trabalhadores Rurais:, com a participação de palestrantes, debates e apresentações orais em temas relacionados com saúde do trabalhador e prevenção de doenças e acidentes.

A iniciativa do evento é do Cerest, IFPA campus Conceição do Araguaia, UEPA campus VII, 12º Centro Regional de Saúde, Emater, Adepará.

PROGRAMAÇÃO

II Seminário de Promção e Prevenção à Saúde dos Trabalhadores Rurais:

Dia 17 de Outubro de 2018

Local:Auditório do IFPA

08:00h ·Credencian1ento e Recebimento de Materiais.

8:30h - Mesa de Abertura

9:30h - Coffebreak

lO:OOh - Palestra: O uso dos agrotóxicos e implicações na saúde do trabalhador rural.

Palestrante: Sr. Marcelo Moreno dos Reis, Engenheiro de segurança do trabalho (UFF), Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Fiocn1z), Mestre em Saúde Piiblica (Fiocruz) e Doutor em Ciências (Faculdade de Medicina da USP) e Servidor da Fiocruz.

11:30h - Debate

12:00h -Intervalo Abnoço

14:00h -Palestrante: Agrotóxicos: Intoxicações Agudas e Intoxicações Crônicas.

Palestrante: Dra. Léia Dantas Gu ilna rães: Médica do Trabalho CEREST Araguaia, Pediatra e Médica Auditora do SUS.

15:00h - Palestra: Agrotóxicos: Atenção Primária e Vigilância à Saúde dos Trabalhadores.

Palestrante: Sr.Manoel Pedro Oeiras Diniz, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Biomédico, Bacharel em Direito, Sanitarista(USP), Mestrado em Ecologia Aquatica (UFRGS).Atuação Profissional :Ex- Professor da UFPA, Ex- Secretário de Saúde do Mun de Marapanim, Atual Coordenador Estadual do Cerest Pará

16:30h - Debate

17:00 - Encerramento - Coffebreak

Carregando área de inscrição

Credenciamento

Credenciamento no site de inscrições e frequencia no evento.

IFPA CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Av Couto magalhães, 1649

Universitário, Conceição do Araguaia - PA

68540-000

IFPA CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Ver no mapa

Av Couto magalhães, 1649

Universitário, Conceição do Araguaia - PA

68540-000

CEREST - IFPA - PREF DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - EMATER - ADEPARÁ - 12º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE