O II Simpósio de Estudos sobre o Recife tem como tema central Dinâmicas Urbanas Ontem e Hoje. Em comemoração ao aniversário do Recife, o evento visa proporcionar um espaço de debate e troca de conhecimentos sobre a cidade e sua região metropolitana, além de conexões com outras metrópoles, através de quatro eixos temáticos: 1 - Histórias do Recife e seus arrabaldes; 2 - Dinâmicas contemporâneas metropolitanas; 3 - Espaço, cultura e patrimônio; 4 - Diálogos Urbanos. Este simpósio, promovido pelo Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (RecLab) vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é de caráter multidisciplinar, onde se reunirão pesquisadores de diversas áreas como história, geografia, ciências sociais, museologia, arquitetura, urbanismo, arqueologia e afins, para compartilhar e socializar seus estudos sobre o Recife e articulação entre metrópoles.
O II Simpósio de Estudos sobre o Recife propõe um espaço de reflexão e intercâmbio a respeito de temáticas sociais, culturais, paisagísticas, históricas e territoriais. Essas dinâmicas compreendem diálogos, reflexões, debates e pesquisas que envolvem diferentes sujeitos históricos e através de ações articuladas produzem e modificam a cidade ao longo do tempo. Dessa forma, mediante uma análise crítica dos dilemas das dinâmicas urbanas no Recife e região metropolitana, busca-se estabelecer um espaço contínuo para o compartilhamento e divulgação de pesquisas, experiências e vivências relacionadas a essas temáticas e questões.
Além disso, esse simpósio se coloca como um evento voltado para o intercâmbio de saberes entre os diversos agentes que produziram e produzem as dinâmicas urbanas no Recife e região metropolitana, além do diálogo com outras metrópoles. O objetivo é a construção de reflexões propostas por pesquisadores, educadores, movimentos sociais, integrantes da sociedade civil, estudantes e agentes institucionais tomadores de decisões, para superação das desigualdades e injustiças territoriais, analisando o Recife ontem e hoje.
Foto: Renaldo Segundo | Instagram: @renaldosegundo