II Simpósio Educação Matemática em Discussão

3 de outubro de 2022, 17h00 até 7 de novembro de 2022, 19h00

Informações

O II SEMADI busca divulgar, entre alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e Professores da área, ideias, conceitos e tendências envolvendo a Educação Matemática.

Com esse objetivo, serão realizados programas semanais, no YouTube, que contarão com a participação de um mediador e de um ou mais convidados, que discutirão sobre temas considerados relevantes e capazes de auxiliar os docentes (em formação inicial e continuada) a enriquecer as suas práticas de ensino de Matemática.

Datas das atividades: 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro; e 07 de novembro.

Os participantes inscritos que assinalarem sua presença, em pelo menos cinco palestras, receberão certificado de 20 horas.

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Palestrantes

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Lucas Carato Mazzi

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Thaís Philipsen Grutzmann

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Ana Henriques

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Adriana Breda

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William Vieira Gonçalves

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Rodrigo Sychocki da Silva

Programação:

Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática Palestra

MathLibras e a Educação Matemática Inclusiva Palestra

A promoção do raciocínio Matemático na aprendizagem: teoria e prática Palestra Sessão Internacional

Lesson Study & Critérios de Adequação Didática: busca pela melhora dos processos de ensino e de aprendizagem através da reflexão docente Palestra Sessão Internacional

Tarefas com o GeoGebra: Foco na aprendizagem Palestra

Tecnologias Digitais e aprendizagem Matemática: da ação à compreensão no ofício da docência Palestra

Evento online

Data: 03/10/2022 - 07/11/2022 às 17:00

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Alegrete

Lucas Carato Mazzi

UNESP


Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP Rio Claro. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). É membro dos grupos de pesquisa: (i) TeorEMa "Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática"; e (ii) DIEEM "Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática". Tem experiência como professor do Ensino Superior e também da Educação Básica. No âmbito da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Suas pesquisas têm sido desenvolvidas nas seguintes temáticas: Livros Didáticos; Provas e Demonstrações Matemáticas; e Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica.

Thaís Philipsen Grutzmann

UFPel


Doutora em Educação (UFPel/2013). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2009). Especialista em: Serviço de Atendimento Educacional Especializado (UFPel/2021); Educação - com ênfase na Educação de Surdos (UFPel/2019); e Matemática e Linguagem (UFPel/2007). Licenciada em Matemática (UFPel/2005). É Professora do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Curso de Licenciatura em Matemática e é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, sendo a atual Coordenadora (Gestão 2020-2022). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva - Surdez e Surdocegueira; Laboratório de Ensino de Matemática; Matemática nos Anos Iniciais; e Formação de professores que ensinam Matemática. Participa do Grupo de Pesquisa GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais.

Ana Henriques

Universidade de Lisboa


Professora do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa e doutora em Educação, na especialidade Didática da Matemática, na mesma universidade. Tem experiência com formação inicial e contínua de professores, tendo coordenado diversas disciplinas dos cursos de Mestrado em Educação do IE e orientado pesquisas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. É também membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação do IE, tendo participado de diversos projetos de investigação e desenvolvimento em Didática da Matemática e formação de professores de Matemática, e acompanhado diversos programas de mobilidade Erasmus. Os seus focos de investigação têm incidido no Raciocínio Matemático, no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, especialmente na Estatística e na tecnologia, no conhecimento e desenvolvimento profissional de professores, e, mais recentemente, na educação STEAM. É autora de extensa bibliografia, editada em Portugal e internacionalmente. É também membro ativo de várias organizações científicas nacionais e internacionais, integrando a comissão organizadora e científica de diversos encontros acadêmicos.

Adriana Breda

Universidade de Barcelona


Tem estágio pós-doutoral na Freie Universität Bozen, Itália (2021), e pela Universitat de Barcelona, Espanha (2020). É Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche realizado na Universitat de Barcelona. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Universidad de Los Lagos, Chile, e na Universidad Nacional de Educación, Equador. Atuou como professora colaboradora no Máster Profesional de Formación de Profesores de Secundaria en Ecuador da Universidad de Barcelona e na Especialização para professores de Matemática na Universidad de Panamá. Atualmente é professora e pesquisadora na Universitat de Barcelona. Também atua como colaboradora em diversos projetos de pesquisa e inovação. É membro do Comité Latinoamericano de Educación Matemática (CLAME) e revisora de periódicos relevantes da área.

William Vieira Gonçalves

Universidade do Estado de Mato Grosso


Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especialicista em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação, com ênfase na Educação em Ciências (UFMT, 2007), e Doutor em Educação para a Ciência, com ênfase na Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT e Mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural - PPGECII. Atualmente tem como principais interesses as atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática com uso de tecnologias digitais.

Rodrigo Sychocki da Silva

UFRGS


Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor, com Dedicação Exclusiva, do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e membro da diretoria da SBEM, regional do Rio Grande do Sul. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, de 2011 até 2016, com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação docente.