II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação

II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação

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De 22 a 23 de novembro Dia 22 de 8h às 18h e dia 23 de 8h às 13h
Rio de Janeiro, RJ CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica

Sobre o Evento

O Simpósio Fluminense de Jogos e Educação é um evento acadêmico anual, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em jogos não eletrônicos e suas possibilidades pedagógicas. Sua premissa é o intercâmbio acadêmico e o desenvolvimento desta linha de atuação, e para isso conta com apresentação de trabalhos, oficinas relacionados, palestras e outras atividades relacionadas ao universo dos jogos modernos e seus desdobramentos.

Em sua segunda edição, o simpósio ocorrerá no CEFET (Unidade Maracanã) nos dias 22 e 23, em uma parceria entre Ludus Magisterium e o CEFET. Segue gratuito, com inscrições limitadas. Enquanto elemento da cultura humana, os jogos e atividades lúdicas também podem expressar, direta ou indiretamente, tanto exclusões e ratificação de experiências de invisibilização dos agentes na relação jogador-jogo quanto possibilidades emancipatórias de reconhecimento. Com o Tema "Jogos, representações e papeis", desejamos discutir o papel do lúdico em nossa sociedade, verificar suas representações possíveis, e compreender o impacto das disputas de narrativas percebidas no imaginário de quem concebe, fomenta e joga os jogos, em compasso com o momento em que hoje vivemos.

Sejam todos bem vindos.

Ludus Magisterium


ENVIO DE COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS

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Eixos temáticos

O tema deste ano abre diversos caminhos teóricos de investigação crítica e de caráter interdisciplinar, quanto ao tratamento do jogo nos espaços educativos a fim de fomentar a apropriação de saberes e modos de agir. Assim, são propostos os seguintes eixos temáticos para as apresentações de trabalhos, na forma de comunicações orais de 20 minutos:

1. Jogos, representatividade e construção identitária
2. Experiência do jogar em mundo plural
3. Os desafios no desenvolvimento de jogos pedagógicos

Os trabalhos foram recebidos até o dia 30 de setembro. Os trabalhos aprovados estão na programação e serão publicados nos anais do simpósio.

As comunicações constam em nossa programação. CONFIRA!

Comitê científico:
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  • Profa. Dra. Taís Pereira (Coord. Pós Graduação em Filosofia / CEFET)
  • Profa. Dra. Carolina Spiegel (UFF/FIOCRUZ)
  • Prof. Dr. Leonardo Costa (microbiologia IFRJ)
  • Profa. Dra. Eliane Bettocchi (UFJF)
  • Profa. Dra. Paula Bandeira (UFRJ)

Palestrantes

  • Eliane Bettocchi
  • Tami Bógea
  • Daniel de Sant'anna Martins
  • Igor Moreno
  • Pedro Marins
  • Rafaela Nóbrega
  • Pedro Vitiello
  • Geraldo Xexéo
  • Leonardo Emanuel de Oliveira Costa
  • Os Lucios
  • Arnaldo V Carvalho
  • Ian de Souza
  • Max de Carvalho
  • Suellen de Oliveira
  • Renata Palheiros
  • Ana Paula Deslandes
  • Jorge Jacoh
  • Luciano Bastos
  • Thiago Camargo
  • Sanderson Gomes
  • Andreza Farias
  • Valter Bispo
  • Pedro Barboza
  • Marcio Rolla
  • Leo Ramos
  • Jeferson Antunes
  • Rodrigo Ferreira
  • Jorge Luis Rocha
  • Taís Pereira
  • Carolina Spiegel
  • Paula Piccolo

Programação

07h30 Inscrições e Chegada Credenciamento
Local: Setor de credenciamento e informações

Esse é o lugar! Onde você encontr monitores, confirma inscrições, pega informações e material do evento... Podem vir!

08h00 Solenidade de Abertura Abertura
Local: Auditório Cecília Meireles

Com a Professora Taís Pereira do PPFEN e Professora Suellen de Oliveira de Ludus Magisterium, abriremos nosso II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação em alto estilo! Programado para uma abertura breve e dinâmica.

08h30 Conferência de Abertura: "Pode o subalterno jogar?", com Eliane Bettocchi Abertura
Local: Auditório Cecília Meireles

Eliane Bettocchi: "Pode o subalterno jogar?"

Inspirada pela pergunta de Gayatri Spivak, Pode o subalterno falar?, uma mulher negra indaga-se sobre o estado da arte da representatividade não branca, não masculina, não normativa, não ocidental nos jogos narrativos contemporâneos.

09h00 ÁREA LÚDICA Exposição
ÁREA LÚDICA
Local: Pátio Azul

É isso mesmo Simposistas!!! Graças a colaboração de todos, conseguimos oferecer ao II Simpósio de Jogos e Educação uma Área Lúdica maravilhosa, que contará com diversas atrações:

- SEJOGA EDIÇÃO ESPECIAL DO SIMPÓSIO: Com mesas de jogos com monitores ensinando a todos!

- Cosplayers circulando e trazendo alto astral lúdico ao evento!

- Lounge de descanso e leitura

- Stands de apoiadores cheios de surpresas!

É o momento certo de fazer novos amigos, trocar informações com outros pesquisadores, praticar e testar, respirar entre as intensas atividades... Aproveita hein!

09h30 Intervalo Intervalo
Local: Livre
09h45 Comunicações Acadêmicas (clique e conheça) Apresentação de Artigos
Comunicações Acadêmicas (clique e conheça)
Local: Auditório Cecília Meireles, Sala Tânia Ramos Fortuna, Sala Christiano Santos, Sala Alfonso X

Auditório Cecília Meireles

João Léste (PUC-Rio), Elson Bemfeito (SeJogaBG) e Claudia Mont’Alvão (PUC-Rio): Eventos de Jogos Analógicos Enquanto Ferramentas de Construção Identitária LGBTQI+

David Aguiar de Souza (IFRJ) e Leonardo Costa (IFRJ): A reconfiguração da identidade cultural juvenil Nerd: RPGs, boardgames, e cardgames como elementos centrais em projetos de extensão do IFRJ.

Daniel de Sant’anna Martins (D+ Jogos), Antoanne Pontes (CESAR School/UFRJ), Igor Moreno (CESAR School), Cynthia Macedo Dias (PUC-Rio), Letícia Leal do Nascimento (NAVE), Thays Martins Henrique (NAVE), Ariel Benvindo de Castro (NAVE): League of Ladies: um caso de utilização do eSports no empoderamento feminino por meio do aprendizado baseado em projetos.

 

Sala Tânia Ramos Fortuna

Priscila Stéfani Monteiro Alves (UERJ), Daniel Damasceno Júnior (UERJ), Renato Daniel Senden (UERJ), Helena Godoy Bergallo (UERJ), Luciana Moraes da Costa (UERJ) e Elizabete Captivo Lourenço (UERJ): Jogo de cartas “Desafio dos morcegos”: aspectos biológicos dos únicos mamíferos voadores.

Joanna Mendes de Oliveira (UVA), Lívia Maria Ferreira Barcelos (UVA), Pollyanna Soares Liberatori Batista (UVA) e Viviane Japiassú Viana (UVA): Jogo didático defesa em ação: divulgação científica para a redução de riscos de desastres.

Gustavo de Oliveira Andrade (CEFET/RJ), Gabriel Mendes de Almeida (CEFET/RJ), Luíza Melo de Aguiar Lira (UFRJ) e Marcelo Borges Rocha (CEFET/RJ): Avaliação do jogo ‘Quiz Mata Atlântica’ por meio de considerações de alunos do Ensino médio.

 

Sala Christiano Santos

Ana Carla Machado Alves (CEFET/RJ) e Wellington Tatagiba de Carvalho (CEFET/RJ): Desenvolvendo habilidades matemáticas através dos jogos etnomatemáticos.

Pedro Marins (Gorro do Saci): RPG em cena: Uma estratégia para aplacar o medo da Matemática.

Welbert Moutta (IMPA/Colégio Faria de Brito), Rondinele Moutta (UFRJ): O uso de jogos no ensino de Matemática: uma proposta para aumentar o desempenho no aprendizado.

Juliana Campos Sabino de Souza (IFB), Paulo Augusto Caixeta Borges (IFB) e Brenner Gomes Alvim (IFB): O Math Escape Room como um jogo pedagógico: considerações sobre seu processo de desenvolvimento.

 

Sala Alfonso X

Jamylle Rebouças Ouverney-King (IFB), Evelyn Moreira Dias Gonzalez (IFB), Iris Alessandra da Silva (IFB) e Rodrigo Oliveira dos Santos (IFB): O uso do Role-playing game (RPG) como instrumento didático: oficina de resíduos sólidos na escola municipal Plácido-Almeida – PB.

Rômulo Rafael Ribeiro Paura (CPII): Da revolução agrícola à formação de cidades: uma experiência com jogo de tabuleiro na aula de História.

Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga (UENF) e Elaine Santana de Souza (UENF): Percepções dos estudantes de Ensino Fundamental acerca do ensino baseado na construção de um jogo de representação de papeis sobre o tema água.

11h00 - Daniel de Sant'anna Martins, Igor Moreno, Tami Bógea Mesa 1: Gamificação e seus Diferentes Sentidos no ambiente de ensino Mesa Temática
Local: Auditório Cecília Meireles

Gameficar é diferente de ludificar? Quais processos podem ser usados para emancipar o educando e quais processos podem ser contraproducentes? Por que precisamos de clareza quanto ao sentido do que está sendo trabalhado e, principalmente, em como será trabalhado?

11h00 - Pedro Marins, Pedro Vitiello, Rafaela Nóbrega Mesa 2: Jogos e narrativas Mesa Temática
Local: Sala Tânia Ramos Fortuna

Como podemos entender as estratégias ludificadas pela narrativa? Narramos histórias desde o início de nossa civilização, então por que não utilizamos nossa habilidade como forma de ensino-aprendizagem? Qual é o diferencial dos jogos narrativos? Jogar e narrar são a mesma coisa?

14h00 - Geraldo Xexéo, Leonardo Emanuel de Oliveira Costa, Os Lucios Mesa 3: O jogo analógico em tempos digitais Mesa Temática
Local: Auditório Cecília Meireles

Há espaço para o jogo analógico hoje? Há diferença no ato de jogar quando usamos diferentes meios/mídias? Que tipos de estratégias podemos pensar na sensibilização o indivíduo no uso do jogo analógico?

14h00 - Arnaldo V Carvalho, Ian de Souza, Max de Carvalho Mesa 4: Democracia, acesso e jogos Mesa Temática
Mesa 4: Democracia, acesso e jogos
Local: Sala Tânia Ramos Fortuna

A cultura do jogo é elitista? Deve ser? Quem acessa o jogo? A quem ele serve? Os jogos produzem efeitos no pensamento democrático? A mesa inaugura um debate novo no mundo do jogo de tabuleiro, amadurecendo a prática educacional para uma reflexão socio-política fundamental.

14h00 Oficina 1 - Criação de Jogos de tabuleiro modernos para as humanidades: possibilidades para uma educação lúdica Oficina
Local: Sala Christiano Santos

Com Luciano Bastos! possibilidades de apropriação e recriação lúdicas para educação podem orientar atividades, trabalhos e projetos educacionais para as disciplinas de filosofia, sociologia e história. Esse espaço de trocas e aprendizado tenta construir e apresentar possibilidades para professores.

14h00 Oficina 2 - A Literatura pelo Olhar dos Jogos Oficina
Local: Sala Alfonso X

com Thiago Camargo

Pode um jogo contar uma história? 

Mas qual a diferença entre a maneira como uma história é contada através da literatura, para a maneira como esta história é contada por um jogo?

"A Literatura pelo olhar dos Jogos" é uma oficina teórico prática que visa apresentar estratégias de transposições de linguagens entre uma narrativa literária e uma ludonarrativa. São estratégia que já foram utilizadas em ambientes educacionais interdisciplinares e que pretende-se reviver com os participantes.

16h00 Intervalo Intervalo
Local: Livre
16h30 - Andreza Farias, Sanderson Gomes, Valter Bispo Mesa 5: O gênero, o étnico e o ético nos jogos Mesa Temática
Local: Auditório Cecília Meireles

Jogos são impessoais ou representativos? Como um jogo pode ser eticamente responsável? Ter elementos de diferentes etnias é condição suficiente para representar indivíduos historicamente oprimidos? Como pensar um jogo capaz de emancipar e empoderar jovens em situação de opressão e risco social?

16h30 - Pedro Barboza, Renata Palheiros, Suellen de Oliveira Mesa 6: Jogo como produto educacional - metodologias e avaliações Mesa Temática
Local: Sala Tânia Ramos Fortuna

Como devemos produzir e avaliar o jogo enquanto um elemento presente no cotidiano escolar? Ao incluir no planejamento como podemos pensar as avaliações? Qual dinâmica podemos levar em consideração em relação ao nosso planejamento? É possível avaliar atividades lúdicas de caráter subjetivo?

Conferência de abertura

Eliane Bettocchi: "Pode o subalterno jogar?"

Inspirada pela pergunta de Gayatri Spivak, Pode o subalterno falar?, uma mulher negra indaga-se sobre o estado da arte da representatividade não branca, não masculina, não normativa, não ocidental nos jogos narrativos contemporâneos.

Às 08h00 - Auditório Cecília Meireles

Oficina1: Criação de Jogos de tabuleiro modernos para as humanidades:  possibilidades para uma educação lúdica

Com Luciano Bastos! possibilidades de apropriação e recriação lúdicas para educação podem orientar atividades, trabalhos e projetos educacionais para as disciplinas de filosofia, sociologia e história. Esse espaço de trocas e aprendizado tenta construir e apresentar possibilidades para professores.

 

Às 14h00 - Sala Christiano Santos

Oficina 2: A Literatura pelo Olhar dos Jogos

com Thiago Camargo

Pode um jogo contar uma história? 

Mas qual a diferença entre a maneira como uma história é contada através da literatura, para a maneira como esta história é contada por um jogo?

"A Literatura pelo olhar dos Jogos" é uma oficina teórico prática que visa apresentar estratégias de transposições de linguagens entre uma narrativa literária e uma ludonarrativa. São estratégia que já foram utilizadas em ambientes educacionais interdisciplinares e que pretende-se reviver com os participantes.

Às 14h00 - Sala Alfonso X
07h30 Recepção e Café Coffee break
Local: Livre
08h00 Comunicações Acadêmicas (clique e conheça) Apresentação de Artigos
Comunicações Acadêmicas (clique e conheça)
Local: Auditório Cecília Meireles, Sala Tânia Ramos Fortuna, Sala Christiano Santos, Sala Alfonso X

Auditório Cecília Meireles

Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ): Jogos Virtuais e Plataformas Interativas como Recursos e Inovação Pedagógicos.

Luzinete de Souza (IFES), Ângela Cristina (IFES), Camila Bruschi (IFES), Glaucione Espiridon (IFES) e Márcia Gonçalves Oliveira (IFES): “Brincando com Ariê”: Análise do Software educativo como Recurso Pedagógico potencializador de aprendizagem no Ensino Fundamental I.

Danielle Paula da Silva (UCB) e Rosa Cristina Costa (UFF): Desenvolvimento de um jogo criança como você.

Gabriel Lima Teixeira (UFF), Gabriel Respeita da Motta Klippel (UFF), Victor dos Santos Duarte (UFF) e Victória Costa Gomes Bragança (UFF): Missão Urbana.

 

Sala Tânia Ramos Fortuna

Camila Bruschi Tonon (IFES), Isaura Alcina Martins Nobre (IFES), Natália Pagung (IFES) e Luzinete de Souza (IFES): Produção de jogos educacionais como estratégia pedagógica para o ensino de biologia.

Alan Roger José Maria (UFJF): Criação de um jogo como ferramenta de educação alimentar e nutricional – Nutri Dama.

Maria Eduarda Nunes de Souza (UFCA): Um exame das potencialidades dos jogos cooperativos como ferramenta de ensino de educação para a saúde em epidemiologia.

Luisa Junior Salles (IFRJ/ECV), Agatha Cristine dos Santos Lucas (IFRJ/ECV), Tânia Goldbach (IFRJ/ECV) e Rodrigo da Cunha Bisaggio (IFRJ/ECV): Desenvolvimento de um jogo didático sobre a temática vacinas – Tabuleiro das Vacinas.

 

Sala Christiano Santos

Rosa Cristina Costa (UFF) e Jean Carlos Miranda (UFF): Desenvolvimento do jogo didático viagem pelo corpo humano como ferramenta para o ensino de biologia.

Danielle Paes-Branco (UVA) e Mitzi Abi-Haila Rodrigues (Infospharma): Gamificação como estratégia de aprendizado na disciplina de anatomia: “quem sou eu? Aprenda anatomia jogando”

Jeferson Antunes (UFC), Eduardo Santos Junqueira Rodrigues (UFC): Gamificando metodologias ativas no ensino superior.

Carolina Ferreira Mattos (IFRJ): Um jogo de políticas públicas para museus de ciências.

 

Sala Alfonso X

Wagner da Silveira Bezerra (PUC-Rio): Grupos focais sobre interações sociais em ambiente de jogos digitais online.

Raquel Ferreira da Rosa Oliveira (UFSC) e Dulce Márcia Cruz (UFSC): Comenius - um jogo educativo sobre mídias.

Maria Vitoria Campos Mamede Maia (UFRJ) e Rita Maria de Souza Couto (PUC-Rio): Como dar visibilidade à inviabilidade do sofrimento psíquico na Educação Jogos e design pedagógico.

Naiara de Castro Lopes (UFJF), João Victor Cramonez Mello (UFJF), Maurício Antônio do Nascimento (UFJF), Nathália de Castro Lopes (UFJF) e Carlos Eduardo Klimick Pereira (UFJF): Design Case: Pensando a educação afetiva, descobrindo os sentimentos na educação infantil.

 

Sala Extra

Ana Carolina Rodrigues Alves (CEFET/RJ), Laurio Yukio Matsushita (CEFET/RJ) e Wellington Tatagiba de Carvalho (CEFET/RJ): Ensinamentos lúdicos.

Luana Chaves da Silva (IFPB), Karolayny Rodrigues Henrique de Sousa (IFPB), João Maik de Medeiros Batista (IFPB), Nicácio Nascimento Lima (IFPB) e Jamylle Rebouças Ouverney-King (IFPB): Jogos Lúdicos no Ensino de Biologia: utilização de uma roleta numérica como recurso metodológico.

Cynthia Macedo Dias (PUC-Rio) e Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio): Desenhar jogos rascunhando relações na Educação Profissional em Saúde.

08h00 Oficina 3: CardGame na Educação Oficina
Local: Sala Christiano Santos

Com Jorge Jacoh

É possível utilizar Trade Card Games em sala? E se fosse possível utilizar as mecânicas de troca características destes jogos para estimular o desenvolvimento de valores e práticas inovadoras entres os alunos e professores? Pretendemos aqui debater a abrangência e as possíveis práticas aplicadas diretamente in loco e com a participação de toda a comunidade escolar. Em seguida os oficineiros colocarão os conhecimentos em prática experimentando o jogar e suas possibilidades interacionais.

09h00 Intervalo Intervalo
Local: Livre
09h00 ÁREA LÚDICA Exposição
ÁREA LÚDICA
Local: Pátio Azul

É isso mesmo Simposistas!!! Graças a colaboração de todos, conseguimos oferecer ao II Simpósio de Jogos e Educação uma Área Lúdica maravilhosa, que contará com diversas atrações:

- SEJOGA EDIÇÃO ESPECIAL DO SIMPÓSIO: Com mesas de jogos com monitores ensinando a todos!

- Cosplayers circulando e trazendo alto astral lúdico ao evento!

- Lounge de descanso e leitura

- Stands de apoiadores cheios de surpresas!

É o momento certo de fazer novos amigos, trocar informações com outros pesquisadores, praticar e testar, respirar entre as intensas atividades... Aproveita hein!

09h30 - Jeferson Antunes, Leo Ramos, Marcio Rolla Mesa 7: Divulgação Cientifica Através do Lúdico Mesa Temática
Local: Auditório Cecília Meireles

A ciência brinca? Como o aprendizado científico pode ser lúdico e eficiente? Quais experiências lúdicas, na divulgação científica, podemos usar de exemplo para nossas salas de aula? É possível conciliar informação científica com interesse lúdico?

09h30 - Ana Paula Deslandes, Jorge Luis Rocha, Rodrigo Ferreira Mesa 8: Os jogos e as disciplinas escolares Mesa Temática
Local: Sala Tânia Ramos Fortuna

Como se dá a dinâmica entre o jogo e a escola? Jogo e cultura de jogo na escola: como podemos construir? O jogo é de uso exclusivo da educação física escolar? Como podemos promover uma interdisciplinaridade através dos diversos tipos de jogos disponíveis?

11h30 Mesa de Encerramento: O jogo e o jogar no Século XXI Encerramento
Local: Auditório Cecília Meireles

Com Paula Piccolo (JEDAI), Tais Pereira (CEFET) e Carolina Spiegel (UFF/IOC FIOCRUZ)

Pode-se dizer com alguma segurança que o século XXI é o século dos jogadores: sejam os jogos eletrônicos ou analógicos, um número considerável de pessoas investe tempo nesta atividade pelo simples prazer de fazê-lo. No entanto, esta afirmação diz pouco a respeito da experiência de jogar como uma questão que vá além do entretenimento e consumo. Resgatar o jogo enquanto prática é importante não apenas para entender este momento, mas especialmente para nos compreender enquanto agentes de cultura e de conhecimento através do lúdico.

Oficina 3: CardGame na Educação

Com Jorge Jacoh

É possível utilizar Trade Card Games em sala? E se fosse possível utilizar as mecânicas de troca características destes jogos para estimular o desenvolvimento de valores e práticas inovadoras entres os alunos e professores? Pretendemos aqui debater a abrangência e as possíveis práticas aplicadas diretamente in loco e com a participação de toda a comunidade escolar. Em seguida os oficineiros colocarão os conhecimentos em prática experimentando o jogar e suas possibilidades interacionais.

 

Às 08h00 - Sala Christiano Santos

Mesa de Encerramento: O Jogo e o jogar no Século XXI

Com Paula Piccolo (JEDAI), Tais Pereira (CEFET) e Carolina Spiegel (UFF/IOC FIOCRUZ)

Pode-se dizer com alguma segurança que o século XXI é o século dos jogadores: sejam os jogos eletrônicos ou analógicos, um número considerável de pessoas investe tempo nesta atividade pelo simples prazer de fazê-lo. No entanto, esta afirmação diz pouco a respeito da experiência de jogar como uma questão que vá além do entretenimento e consumo. Resgatar o jogo enquanto prática é importante não apenas para entender este momento, mas especialmente para nos compreender enquanto agentes de cultura e de conhecimento através do lúdico.

Às 11h30 - Auditório Cecília Meireles

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Local

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - 20271-110, Avenida Maracanã 229, Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Apoio:

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Organizador

Ludus Magisterium

Somos um coletivo de pesquisadores de jogos na educação. Ludus foi criado no Rio de Janeiro mas tem membros de todo o país.