Comunicações científicas - EIXO 1

19/10/2021 - 13h30 - SALA 1

INVESTIGANDO CONCEPÇÕES TECNOLÓGICAS DE CANDIDATOS INGRESSANTES EM CURSOS DE MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Tarliz Liao, Andrea Thees Messer, Silvana Da Dalt, Keli Cristina Maurina, Jhonatas Mayke Junkes de Carvalho
O USO DE REALIDADE AUMENTADA NO APRENDIZADO DE GEOMETRIA Sonia Regina Mincov de Almeida, Tarliz Tarliz Liao
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A LUDICIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA Lucimar Donizete Gusmão, Abimael Fernando Moreira, Narjara Boppré Philippi
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS MÓVEIS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS AOS PROFESSORES QUE SE REVELAM EM PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Joice Yuko Obata, Nelem Orlovski, Danielle de Sousa Silva, Josiel de Oliveira Batista, Luciane Ferreira Mocrosky
O APRIMORAMENTO DO SABER TECNOLÓGICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM A PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS UTILIZANDO O SOFTWARE APP INVENTOR 2 Fernanda Meredyk, Braian Lucas Camargo Almeida, Marcelo Souza Motta
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES PSS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO Suzana Domingues da Silva, Alcides José Trzaskacz
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELO VIÉS DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Jussany Maria de Barros Moreira

 

19/10/2021 - 13h30 - SALA 2

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO SUPERMERCADO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS Marcos Poleti Alves, Marceli Behm Goulart, Ana Cristina Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Denise Nascimento de Oliveira
HOMO SAPIENS DIGITAL – PERSPECTIVAS DO APRIMORAMENTO DIGITAL NO SECULO XXI Sonia de Souza e Silva, Cinthia Domit Zaniolo Renaux
PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS POR MEIO DO LEM NO IFPR Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Juciele Gemin Loeper, Ettiène Cordeiro Guérios, Bruna Derossi Aguilar, Roberto Aguilar de Souza Jr., Stephanie Diaz-Urdaneta
DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES PARA O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni, Renata Vanessa Souza Gonçalves
TICS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM QUEDAS DO IGUAÇU – PR Adriana Sbardelotto Di Domenico, Vanessa Gonçalves Vieira, Luciana Boemer Cesar Pereira
A RESPOSTA DE PROFESSORES AO DESAFIO DO USO DAS TECNOLOGIAS, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL Edvaldo Lopes Nascimento
USO DO OBS STUDIO PARA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Isabella da Silva Brocardo, Adriana Sbardelotto Di Domenico