O Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática (EPTEM) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). A sua segunda edição será organizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba e ocorrerá de forma remota.
O EPTEM surgiu a partir da necessidade de ampliação de espaço para debates sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática por professores, estudantes e pesquisadores da área.
Sua primeira edição foi muito bem-sucedida e aconteceu em 2018, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Apucarana. A comunidade reunida no primeiro encontro aprovou a realização de encontros bianuais e indicou a UTFPR Campus Curitiba como sede do segundo evento.
Devido a impossibilidade de sediar fisicamente o referido evento, propõe-se que a sua realização seja no formato remoto, mediado por comunicação on-line. Neste II EPTEM as discussões sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática buscarão contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre as problemáticas da região de inquérito, com debates entre os pesquisadores e seus respectivos grupos de pesquisa em atividade no Paraná.
A intenção declarada é contribuir para as discussões sobre a inserção de tecnologias nas escolas e universidades paranaenses em primeira instância, sem, contudo, esquecer as realidades nacional e internacional dos estudos em andamento.
Nesta segunda edição o evento tem os seguintes objetivos:
- propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e demais interessados na temática;
- possibilitar a troca de experiências e resultados entre grupos de pesquisa e de trabalho que se dedicam à compreensão dos impactos da inserção de tecnologias na Educação Matemática;
- socializar experiências e possibilitar discussões concernentes às tecnologias na Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; discutir sobre novas possibilidades tecnológicas na Educação Matemática para os próximos anos.
A relevância do evento reside na possibilidade da reunião dessas múltiplas perspectivas, ampliando compreensões e discussões sobre os impactos das tecnologias nas salas de aula, no ensino e na aprendizagem de Matemática.
Busca-se, particularmente, a aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de tecnologias na Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento da área quanto ao Ensino da Matemática.