Comunicações científicas - EIXO 2

19/10/2021 - 13h30 - SALA 3

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EQUAÇÃO DO 1ºGRAU COM SCRATCH Renata Camargo dos Passos Barros, Suzana Domingues da Silva
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke
A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANALISANDO O I EPTEM Joel Staub, Renata Camacho Bezerra
O USO DE TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES UTILIZANDO UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA Braian Lucas Camargo Almeida, Fernanda Meredyk, Marcelo Souza Motta, Janecler Aparecida Amorin Colombo
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin
SCRATCH E MATEMÁTICA: UNINDO PROGRAMAÇÃO E ARITMÉTICA Ana Karen Gonçalves, Renata Camacho Bezerra
DOS COMPUTADORES AOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM RECORTE DE PESQUISA SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO André Ricardo Antunes Ribeiro, Admilson Iaresk da Silva, André Aparecido da Silva, Alisson Barreira dos Reis, Silvana Gogolla de Mattos, Marco Aurélio Kalinke

21/10/2021 - 13h30 - SALA 1

UMA PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SCIENCE JOURNAL NA PRÁTICA EM SALA DE AULA Joao Paulo Correa de Oliveira Junior, Adriana Helena Borssoi, Karina Pessôa, Robson Aparecido Ramos Rocha
UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE UTILIZAM O GEOGEBRA Luzia Regis Narok Pereira, Stephanie Diaz-Urdaneta, Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Sidnéia Valero Egido, Patrícia Muchinski Kuhn, Camila da Silva Cortiano de Filippis
PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Alex Cesário de Oliveira, Flavia Suchek Mateus da Rocha
O AMBIENTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NO SENAI CETIQT Geneci Alves De Sousa, Luciano Roberto Padilha de Andrade
O AMBIENTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SENAI CETIQT Luciano Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: TV, VIDEO E CALCULADORA Ademir Basso
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS ANTIGAS Ademir Basso

21/10/2021 - 13h30 - SALA 2

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE SIMULADORES PARA INVESTIGAR SITUAÇÕES DA REALIDADE Jeferson Takeo Padoan Seki, Rosângela Kowalek, Thiago Fernando Mendes, Lourdes Maria Werle de Almeida
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS USANDO A PLATAFORMA GEOGEBRA Isaque SOUZA RODRIGUES, Juliana Souza Tavares, Bianca da Rocha e Silva Coloneze
TEORIA DE CONJUNTOS E BANCO DE DADOS RELACIONAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTATIVA Edilaine Rocha
EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÕES LINEARES POR MEIO DO CONTEXTO DA CINEMÁTICA E DA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Adriana Ikegame Caldeira, Giseli Sanguino, Mateus Felipes, Marcele Tavares Mendes
O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS E DE CONTEXTOS REALÍSTICOS PARA DISCUTIR CONCEITOS INTUITIVOS DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS Mateus Felipes, Marcele Tavares Mendes
O IMPACTO DO AVEA NO ANOS INICIAIS COM AULAS ON-LINE EM ANO DE PANDEMIA Camila Garbelini da Silva Ceron
TAREFA INVESTIGATIVA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO Nagela Martins, Maria do Carmo Cardoso Bezerra, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi

22/10/2021 - 13h30 - SALA 1

A PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Ederson Marcelino da Silva, Silvana Gogolla de Mattos, Marcio Vieira
O USO DA LINGUAGEM PYTHON NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II Guilherme Moraes Pesente, Eloiza Silva Matos
O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO SOFTWARE SCRATCH POR ESTUDANTES DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Renata oliveira balbino, Marco Aurélio Kalinke, Taniele Loss, Silvana Gogolla de Mattos, Evandro Alberro Zatti, Marcelo Souza Motta
ATIVIDADES PARA O ESTUDO DA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO COM GEOGEBRA ON-LINE Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Fabiola Martins Stavny, Neumar Regiane Machado Albertoni, André Aparecido da Silva, Renata Balbino
CAÇA AOS QR CODES: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO OS DESCRITORES COMPREENDIDOS NA PROVA PARANÁ Fabiola Martins Stavny, Patrícia Muchinski Kuhn, Neumar Regiane Machado Albertoni, Giane Fernanda Schneider Gross, Érica Oliveira dos Santos, Silvana Gogolla de Mattos
RADICIAÇÃO GO: REVISANDO CONTEÚDO POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO COM USO DE QR code Neumar Regiane Machado Albertoni, Fabiola Martins Stavny, Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Evandro Alberto Zatti, Alisson Barreira dos Reis