19/10/2021 - 13h30 - SALA 3
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EQUAÇÃO DO 1ºGRAU COM SCRATCH | Renata Camargo dos Passos Barros, Suzana Domingues da Silva |
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA | Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke |
A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANALISANDO O I EPTEM | Joel Staub, Renata Camacho Bezerra |
O USO DE TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES UTILIZANDO UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA | Braian Lucas Camargo Almeida, Fernanda Meredyk, Marcelo Souza Motta, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES | Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin |
SCRATCH E MATEMÁTICA: UNINDO PROGRAMAÇÃO E ARITMÉTICA | Ana Karen Gonçalves, Renata Camacho Bezerra |
DOS COMPUTADORES AOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM RECORTE DE PESQUISA SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO | André Ricardo Antunes Ribeiro, Admilson Iaresk da Silva, André Aparecido da Silva, Alisson Barreira dos Reis, Silvana Gogolla de Mattos, Marco Aurélio Kalinke |
21/10/2021 - 13h30 - SALA 1
UMA PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SCIENCE JOURNAL NA PRÁTICA EM SALA DE AULA | Joao Paulo Correa de Oliveira Junior, Adriana Helena Borssoi, Karina Pessôa, Robson Aparecido Ramos Rocha |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE UTILIZAM O GEOGEBRA | Luzia Regis Narok Pereira, Stephanie Diaz-Urdaneta, Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Sidnéia Valero Egido, Patrícia Muchinski Kuhn, Camila da Silva Cortiano de Filippis |
PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | Alex Cesário de Oliveira, Flavia Suchek Mateus da Rocha |
O AMBIENTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NO SENAI CETIQT | Geneci Alves De Sousa, Luciano Roberto Padilha de Andrade |
O AMBIENTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SENAI CETIQT | Luciano Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: TV, VIDEO E CALCULADORA | Ademir Basso |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS ANTIGAS | Ademir Basso |
21/10/2021 - 13h30 - SALA 2
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE SIMULADORES PARA INVESTIGAR SITUAÇÕES DA REALIDADE | Jeferson Takeo Padoan Seki, Rosângela Kowalek, Thiago Fernando Mendes, Lourdes Maria Werle de Almeida |
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS USANDO A PLATAFORMA GEOGEBRA | Isaque SOUZA RODRIGUES, Juliana Souza Tavares, Bianca da Rocha e Silva Coloneze |
TEORIA DE CONJUNTOS E BANCO DE DADOS RELACIONAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTATIVA | Edilaine Rocha |
EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÕES LINEARES POR MEIO DO CONTEXTO DA CINEMÁTICA E DA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA | Adriana Ikegame Caldeira, Giseli Sanguino, Mateus Felipes, Marcele Tavares Mendes |
O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS E DE CONTEXTOS REALÍSTICOS PARA DISCUTIR CONCEITOS INTUITIVOS DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS | Mateus Felipes, Marcele Tavares Mendes |
O IMPACTO DO AVEA NO ANOS INICIAIS COM AULAS ON-LINE EM ANO DE PANDEMIA | Camila Garbelini da Silva Ceron |
TAREFA INVESTIGATIVA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO | Nagela Martins, Maria do Carmo Cardoso Bezerra, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
22/10/2021 - 13h30 - SALA 1
A PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | Ederson Marcelino da Silva, Silvana Gogolla de Mattos, Marcio Vieira |
O USO DA LINGUAGEM PYTHON NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | Guilherme Moraes Pesente, Eloiza Silva Matos |
O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO SOFTWARE SCRATCH POR ESTUDANTES DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | Renata oliveira balbino, Marco Aurélio Kalinke, Taniele Loss, Silvana Gogolla de Mattos, Evandro Alberro Zatti, Marcelo Souza Motta |
ATIVIDADES PARA O ESTUDO DA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO COM GEOGEBRA ON-LINE | Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Fabiola Martins Stavny, Neumar Regiane Machado Albertoni, André Aparecido da Silva, Renata Balbino |
CAÇA AOS QR CODES: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO OS DESCRITORES COMPREENDIDOS NA PROVA PARANÁ | Fabiola Martins Stavny, Patrícia Muchinski Kuhn, Neumar Regiane Machado Albertoni, Giane Fernanda Schneider Gross, Érica Oliveira dos Santos, Silvana Gogolla de Mattos |
RADICIAÇÃO GO: REVISANDO CONTEÚDO POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO COM USO DE QR code | Neumar Regiane Machado Albertoni, Fabiola Martins Stavny, Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Evandro Alberto Zatti, Alisson Barreira dos Reis |