ATENÇÃO:
ANAIS DO EVENTO:
www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPTEM/iieptem/schedConf/presentations
ISBN: 978-65-87305-08-0
Embora não seja obrigatório, deixa-se como sugestão um template de slides para apresentação dos trabalhos: CLIQUE AQUI
(clique no eixo "X" para encontrar seu dia/horário de apresentação)
EIXO 1 | EIXO 2 | EIXO 3 | EIXO 4 | EIXO 5 | EIXO 6 | EIXO 7 | EIXO 8 |
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA | |||
Sala | Terça-feira: 19/10 - 13h30 | Quinta-feira: 21/21 - 13h30 | Sexta-feira: 22/10 - 13h30 |
1 | Eixo 1 | Eixo 2 | Eixo 2 |
2 | Eixo 1 | Eixo 2 | Eixo 7 |
3 | Eixo 2 | Eixo 3 | Eixo 5 |
4 | Eixo 6 | Eixo 4 | Eixo 8 |
Eixo 7 |
OBSERVAÇÃO:
Os links para acesso às salas de apresentação, bem como para as demais atividades do evento, serão enviados e divulgados alguns dias antes do mesmo.
I) Comunicação Científica (CC): consiste em um trabalho que versa sobre uma pesquisa concluída ou em andamento que tenha relação direta com a temática central do evento. O trabalho deve possuir (do título às referências bibliográficas) de 8 (oito) a 12 (doze) páginas;
II) Relato de Experiência (RE): consiste em um trabalho em que são descritas situações de ensino e de aprendizagem que foram registradas e documentadas. Além disso, espera-se que o autor apresente descrições detalhadas, reflexões a partir do trabalho realizado e discussões sobre possibilidades de utilização de tecnologias digitais na Educação Matemática. O trabalho deve possuir (do título às referências bibliográficas) de 8 (oito) a 10 (dez) páginas;
III) Práticas de Sala de Aula (PS): consiste em um resumo expandido que apresenta propostas práticas, relacionadas com a temática do evento, e que foram realizadas em sala de aula da Educação Básica. O trabalho deve possuir (do título às referências bibliográficas) de 4 (quatro) a 8 (oito) páginas;
IV) Produtos Educacionais (PE): consiste na apresentação de resultados (finais ou em andamento) de pesquisas de mestrado e doutorado profissionais, que tem por pressuposto o desenvolvimento de produtos educacionais voltados para a Educação Básica. O trabalho deve possuir (do título às referências bibliográficas) de 4 (quatro) a 8 (oito) páginas;
Minicursos (MC): consiste na apresentação de uma abordagem prática relacionada a utilização de tecnologias digitais no ensino de Matemática, devidamente fundamentado, articulando aspectos teóricos e práticos. Os minicursos serão realizados de forma remota, com duração aproximada de duas horas e 30 minutos, utilizando uma ferramenta virtual síncrona a ser definida pela comissão organizadora. O trabalho possuirá (do título às referências bibliográficas) de 4 (quatro) a 8 (oito) páginas.
Eixos temáticos dos trabalhos do EPTEM
Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores: são trabalhos com foco em ações, projetos ou programas direcionados à formação de professor, quanto ao uso de tecnologias digitais.
Eixo 2 – Aprendizagem com o uso de tecnologias digitais: são trabalhos que buscam apresentar contribuições da utilização de tecnologias digitais, para a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Eixo 3 – Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: são trabalhos com foco na utilização, criação ou adaptação de objetos de aprendizagem direcionados à todas as modalidades e níveis de ensino.
Eixo 4 – Mobile Learning: são trabalhos com foco na utilização de smartphones na sala de aula ou ainda no uso, criação ou adaptação de aplicativos educacionais móveis direcionados à todas as modalidades e níveis de ensino.
Eixo 5 – Teorias educacionais aplicadas a Tecnologias Digitais: são trabalhos teóricos voltados a apresentação de contribuições teóricas a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática.
Eixo 6 – Educação a Distância: são trabalhos que apresentam contribuições teóricas ou práticas ao ensino ou aprendizagem matemática, por meio da utilização de ambientes virtuais, redes sociais ou outras possibilidades síncronas ou assíncronas.
Eixo 7 – Jogos Digitais e Gamificação: são trabalhos que buscam apresentar contribuições práticas ou teórica da utilização de jogos digitais e estratégias gamificadas no ensino de Matemática.
Eixo 8 – Inovação e Tecnologias Digitais: são trabalhos que apresentam outras possibilidades de uso das tecnologias digitais (realidade aumentada, lousa digital, vídeos, dentre outros) ou inovações metodológicas (micromundos, simulação, laboratórios virtuais, repositórios, mineração de dados, web semântica, dentre outras) no ensino de Matemática.
A avaliação dos trabalhos
O processo de avaliação cega será conduzido pela Comissão Científica, por meio da avaliação de pareceristas ad hoc, que balizaram suas avaliações nos critérios abaixo:
Como resultado da avaliação, os trabalhos poderão receber parecer final:
Disposições gerais
1. Para que o trabalho seja avaliado, todos os autores precisam realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa;
2. Não há limite para submissão de trabalhos como autor ou coautor;
3. Cada trabalho pode ter, no máximo, 6 (seis) autores;
4. Em caso de trabalhos rejeitados o valor da inscrição não será devolvido;
5. O pagamento da inscrição permite que o participante assista as palestras, participe de mesas temáticas, realize minicursos, submeta trabalhos, e caso aceito e apresentado, tenha o texto publicado nos anais do evento;
6. Os trabalhos somente serão publicados nos anais do II EPTEM, se forem apresentados no evento, por pelo menos um dos autores;
7. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no template (Modelo - ver arquivo disponível em cada uma das modalidades) podendo implicar em sua reprovação automática, em caso de desacordo;
8. Os trabalhos aceitos poderão, a critério da Comissão Científica, serem enquadrados em outra modalidade ou eixo temático;
9. Os textos submetidos devem estar escritos em português;
10. É de inteira responsabilidade dos autores o teor dos trabalhos submetidos, bem como a apresentação adequada das informações (Nome(s), e-mail(s), Instituição(ões), título do trabalho, autor(es) etc.) na plataforma de submissão de trabalho ao II EPTEM;
11. Os casos omissão serão analisados pela Comissão Central do II EPTEM.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do Fale Conosco direcionando sua mensagem para a Comissão Científica.