As línguas, as raças e as culturas são questões sensíveis e mais discutidas nas áreas de ciências sociais e humanas e nos círculos políticos. São debatidas como espaços de resistência, reconciliação e afirmação dos grupos excluídos pelos modos de organização sociopolítica e de produção económica. Sabe-se que as culturas e as línguas são elementos fundamentais de identidade de um povo. É neste âmbito que a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Brasil), por meio da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro), vai receber e realizar o III Colóquio Internacional Políticas Antirracistas no Mundo (III CIPAM) com o tema Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais de 21 a 23 de novembro de 2022, que reúne pesquisadores(as) que estudam estas questões, em contextos históricos e contemporâneos, e colocam em pauta as lutas e engajamentos contra as iniquidades nas relações globais, regionais e nacionais. Trata-se de uma iniciativa internacional com o objectivo de globalizar a problemática, em meios académicos, partilhando experiências vivenciadas e debater sobre processos em formação no mundo em geral. Esta será uma excelente oportunidade de Moçambique abordar os temas do III CIPAM em parceria com a UFMA/Brasil.
O I CIPAM ocorreu entre os dias 26 e 29 de Novembro de 2018 em Praia (Cabo Verde) e foi realizado em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). O II CIPAM “Diálogos Brasil – Moçambique” ocorreu de 19 a 22 de novembro de 2019 no Maranhão (Brasil) e contou com participação de docentes da Universidade Pedagógica de Maputo e da Universidade Rovuma.
A realização do III CIPAM “Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais” se inscreve no âmbito da cooperação entre Moçambique-Brasil, por meio de um memorando assinado em novembro de 2019 entre a UPM e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Brasil), que preconiza, entre outras ações, a mobilidade de docentes e discentes. Como forma de operacionalização do memorando, a UPM e UFMA organizam um conjunto de actividades que incluem conferências, mesas redondas e oficinas entre docentes e estudantes brasileiros(as) e moçambicanos(as). A universidade brasileira ministra um curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro), iniciativa pioneira no Brasil, e a Universidade Pedagógica de Maputo tem colaborado em actividades de pesquisa e leccionação.
A colaboração entre as duas universidades teve início em 2014 com a ida para Maputo de pesquisadora brasileira para a realização de pesquisa de pós-doutorado. Em 2015, doisdocentes da UPM foram ao Maranhão para participarem como conferencistas em congresso internacional realizado na UFMA. Novamente em 2017 um grupo de professores/as estiveram na UFMA para o desenvolvimento de actividades de leccionação e participação em conferência. No primeiro semestre de 2019 a UPM recebeu igualmente um grupo de docentes da UFMA com objectivo de realizar actividades de pesquisa. No final de 2019, um grupo de cinco docentes moçambicanos(as), dos quais três da UPM, deslocou-se a Maranhão para participarem em actividades de formação de docentes da rede pública e participar em conferências organizadas pela UFMA. É neste contexto de interações que a UPM recebe em novembro do presente ano, uma delegação da UFMA, constituída por 30 integrantes (docentes e discentes) e colaboradores(as) da Liesafro para um intercâmbio no âmbito pedagógico e científico.
Durante a estadia dos(as) professores(as) e estudantes brasileiros serão realizadas actividades de pesquisa científica, como mesas redondas, comunicações e minicursos com estudantes moçambicanos, bem como serão realizadas visitas às escolas do município de Maputo assim como alguns locais históricos de Moçambique.
Objectivos
· Socializar e analisar políticas linguísticas, raciais e culturais no âmbito das teorias e práticas em Moçambique e no Brasil;
· Compreender os desafios e as possibilidades das políticas voltadas ao tema do evento em Moçambique e no Brasil;
· Partilhar práticas e experiências bem-sucedidas sobre políticas linguísticas, raciais e culturais em Moçambique e no Brasil.
Notas de Boas Vindas Abertura
Abertura do III Congresso Internacional Políticas Antirracistas no Mundo (III CIPAM) 'Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais' Abertura
Intervenção de sua Excelência Embaixador do Brasil em Moçambique Abertura
Apresentação do Programa Abertura
Conferência de abertura 'FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E O ENFRENTAMENTO DO RACISMO' Abertura
Momento cultural Abertura
SESSÕES PARALELAS - 21/11 Apresentação de Trabalhos
SESSÕES PARALELAS - 21/11 Apresentação de Trabalhos
Mesa-redonda I - EDUCAÇÃO, CULTURA E SABARES LOCAIS Mesa-redonda
Mesa-redonda II - RESISTÊNCIAS: DIFERENTES TEMPORALIDADES, MESMAS LUTAS Mesa-redonda
SESSÕES PARALELAS -22/11 Apresentação de Trabalhos
SESSÕES PARALELAS -22/11 Apresentação de Trabalhos
Mesa-redonda III - POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS Mesa-redonda
Conferência de encerramento “EDUCAÇÃO E AUTONOMIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCADORAS: (re)pensando a educação do Sul com o Sul” Conferência
Discurso de Encerramento Encerramento
Normas para inscrição e para submissão de trabalhos no III CIPAM Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais
Os trabalhos que serão enviados para o III CIPAM “Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais” devem ser relacionados a um dos Temas do evento e devem explicitar os objetivos, perspectiva teórico-metodológica, conclusões e referências. O evento aceitará trabalhos na forma de Comunicação Oral, Relatos de Experiência e Pôster. As submissões devem ser realizadas através do e-mail: cipam.liesafro@gmail.com por meio de resumo, até 30 de outubro de 2022 (regras de submissão abaixo). Os resultados das avaliações dos trabalhos serão disponibilizados até o dia 10/11/22.
Para as Comunicações Orais e Relatos de Experiências, o texto completo pode ser enviado até 21 de novembro de 2022 e deve conter de 10 a 15 laudas (já com referenciais bibliográficos inseridos). O espaço entre parágrafos deve ser 1,5, fonte Arial, tamanho 12 no corpo do texto e espaço simples, fonte 10 nas citações longas e Notas de Rodapé, margens superior, inferior, direita e esquerda a 2,5 cm e referências ao final, conforme normas ABNT e template em anexo.
Informações Importantes
Submissão de resumo
RESUMO: O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, devendo ter entre 200 e 250 palavras, sintetizando o tema e o objeto em questão, o objetivo do estudo, a metodologia, os principais resultados e as considerações finais a que se chegou. Deve-se evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, quando, tabela, fórmulas). Resumo em Fonte Arial 10, espaçamento simples (1,0). Para as palavras-chave recomenda-se um parágrafo único com 3 (quatro) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto, conforme exemplo abaixo.
Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4.
Temas do Evento:
Submissões de trabalho completo:
Os trabalhos selecionados e apresentados serão publicados em e-book a ser publicado pela EDUFMA:
Avenida do Trabalho, Maputo, Moçambique.
, Maputo - MA
Avenida do Trabalho, Maputo, Moçambique.
, Maputo - MA
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Comissão Organizadora
Coordenação Geral:
Guilherme Basílio
Kátia Regis
Rosenverck Estrela Santos
Integrantes:
Carlos Benedito Rodrigues da Silva
Cidinalva Silva Camara Neris
Claudimar Alves Durans
Ernesto Júnior
Hortênsio Eliseu Sueia
Julia de Amaral
Maria da Conceição Xavier Justino
Maria da Guia Viana
Nélis Elias
Paula Cruz
Raul Balate Jr
Verónica Fafitine.
Comissão Científica
Coordenação Geral:
Amélia Lemos
Sávio José Dias Rodrigues
Tatiane da Silva Sales
Integrantes:
Agostinho Goenha
António Xavier Tomo
Arkley Marques Bandeira
Aurélio Mambo
Bento Rupia Junior
Cláudia Alves Durans
Claudicea Alves Durans
Edimilson Moreira Rodrigues
Isabel Ibarra Cabrera
José Paulino Castiano
Leonilde Sanveca
Luciano da Silva Façanha
Milton Marcial Meque Correia
Nilma Lino Gomes
Paulo Alberto dos Santos Vieira
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Raimundo Nonato Assunção Viana
Rickley Leandro Marques
Teresa Cristina Lafontaine
Ubiratane Morais Rodrigues
Viviane de Oliveira Barbosa
Wilma de Nazaré Baía Coelho