III COMCIENCIAS – III FALAS MALUNGAS

III COMCIENCIAS – III FALAS MALUNGAS

Faça sua inscrição
De 20 a 22 de dezembro Todos os dias das 09h00 às 18h00

Sobre o Evento

O III ComCIÊNCIAS trata-se de um projeto integrador do Instituto Federal de Alagoas, campus Coruripe, voltado para os alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Edificações e em Mecânica, com o objetivo principal de estimular a construção do conhecimento a partir da troca de saberes e do diálogo entre os diferentes componentes curriculares.

O III Falas Malundas discute temáticas étnico raciais inspirado no dia da Consciência Negra e amparado pela lei 10.639, que define a obrigatoriedade do Ensino de História da África e das culturas africanas e afro-brasileira, voltado para o público do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas, campus Coruripe.

Cronograma de Atividades

1ª Etapa - Trabalhos de iniciativa docente/técnicos
DESCRIÇÃO PERÍODO PREVISTO
Divulgação dos temas propostos pelos servidores. 05/12/2022
Período de Inscrição dos alunos nos trabalhos submetidos pelos docentes/técnicos 06/12 a 12/12/2022
Publicações das inscrições deferidas. 13/12/2022
Chamada pública para inscrição de programação artística 14/12 a 20/12/2022
2ª Etapa - Trabalhos de iniciativa discente submetido pelo orientador
DESCRIÇÃO PERÍODO PREVISTO
Período de submissão de novas propostas. 14/12 a 20/12/2022
Divulgação das submissões deferidas. 23/12/2022
Período de Inscrição dos alunos nos trabalhos. 23/12/2022 a 13/01/2023
Divulgação da programação do evento Até 18//2022, na plataforma online e nos Quadros de Avisos do IFAL-Coruripe.

Modalidades de trabalhos

  • Apresentação Oral

(exposição oral com projeção de slides), trabalhos com até 2 (dois) participantes e tempo mínimo de 15 minutos e máximo de 20 minutos.

  • Oficina

(demonstração de técnica ou processo construtivo de um produto ou serviço), trabalhos com até 3 (três) participantes.

  • Sala temática

(elaboração de ambiente com elementos artísticos, culturais e científicos que abordam um tema central), trabalhos com até 16 (dezesseis) participantes.

  • Stand

(elaboração de ambiente com tema central cultural e/ou científico), trabalhos com até 4 (quatro) participantes.

Trabalhos disponíveis para inscrição

MODALIDADE ORIENTADOR (A) TÍTULO DO TRABALHO OBJETIVOS
Oficina Camila Albuquerque Fernandes ROBÔ GUINDASTE HIDRÁULICO Construir um protótipo de um braço mecânico hidráulico, utilizando a Lei de Pascal, assunto teórico
visto na disciplina de Mecânica do Fluidos.
Stand Vanine Borges Amaral LUZ NATURAL E EXPRESSÃO ARQUITETÔNICA Apresentar um percurso conceitual sobre a influência da luz na arquitetura e as formas como a atmosfera resultante enriquece as experiências sensoriais humanas nas edificações. além de discutir as diferentes estratégias adotadas para o bom aproveitamento lumínico, o stand realizará uma exposição de experiências de alguns arquitetos que utilizam a luz como elemento expressivo em suas obras, não somente para iluminar as coisas a serem vistas, mas também para emocionar os indivíduos que vivenciam seus espaços construídos.
Oficina Vanine Borges Amaral CROQUIS COTIDIANOS – DESENHANDO O CAMPUS CORURIPE Utilizar o desenho de croquis enquanto ferramenta cognitiva e de percepção sensorial dos espaços habitados, especificamente
do Campus Coruripe, onde a comunidade acadêmica compartilha experiências de vida diariamente. Após apresentação de materiais e técnicas básicas de desenho de observação, os participantes elaborarão croquis, tomando como modelo locações do campus e cenas do cotidiano escolar.
Oficina Marcos Javier Alarcón Gallardo e Maria Eliene Pereira. COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS Estudar e implementar uma composteira de resíduos orgânicos, mostrando os benefícios ambientais (diminuição de volumes descartados em aterros) e econômicos (venda ou doação de adubo gerado).
Sala temática Sarah Kelly Melo Cavalcante Rodrigues Lima CHERNOBYL Explorar como a energia gerada pela usina nuclear de Chernobyl funcionava, explicando a produção de energia através da física e da química nuclear; discutir falhas humanas e erros de projeto e o alcance geográfico do acidente nuclear de 1986, bem como os efeitos da radioatividade para a vida.
Sala temática Gabriel TORNADO LUMINOSO O tornado luminoso tem como objetivo demonstrar a quimioluminescencia, através de um sistema que faça um imã que estará preso em um sistema giratório, fazendo assim um tornado luminescente. Envolvendo assim (Química, física e matemática)
Sala temática Maria José Oliveira ROCK EM NOSSAS VIDAS Apresentar, por meio de palestras e apresentações orais diversas, as diversas vertentes do Rock e principalmente seus impactos nas mais diversas sociedades, suas influências desde o entretenimento ao povo até suas ideologias revolucionárias a população.
Sala temática Everaldo dos Santos AS MOLÉCULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA Fazer um contexto histórico de algumas substâncias presentes no nosso cotidiano, explorando suas propriedades químicas e aplicações diversas, a partir da obra Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história dos autores Penny Le Couteur e Jay Burreson.
Sala temática Everaldo dos Santos AS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA Traçar uma linha do tempo mostrando a importância da mulher nos diversos espaços de produção de conhecimento com ênfase na área de ciências da natureza; discutir sobre a presença das mulheres nos espaços de poder e colocar em pauta argumentos sobre os papéis historicamente desempenhados por homens e mulheres.
Stand Marcos Javier Alarcón Gallardo e Ramon Victor Alves Ramalho USO DA ENERGIA SOLAR PARA COZINHAR ALIMENTOS Utilizar conceitos de termodinâmica, transferência de calor e propriedades dos materiais para confeccionar um forno que irá aquecer e cozinhar os alimentos utilizando como fonte a energia solar.
Oficina Flora Sousa Pidner ABAYOMI: AFETO EM TECIDO As bonecas Abayomi são uma tradição africana cheia de história que virou um símbolo da resistência contra a escravidão e o racismo. A oficina abordará a história da abayomi, a diáspora africana, o conto de algumas orixás (femininas), além da confecção das bonecas.
Oficina Flora Sousa Pidner e Luiz Domingos do Nascimento Neto TRANÇAS NAGÔS E NOSSA ORIGEM AFRICANA Debater sobre a importância das chamadas tranças nagôs como prática de afeto entre a população negra africana e brasileira, assim como elas se tornaram símbolo de resistência; ensinar algumas técnicas para a elaboração de diferentes modelos de tranças nagôs, combatendo o racismo que, infelizmente, ainda existe, quando se trata de cabelos crespos e no chamado estilo “afro”.
Sala temática Natasha Lopes Gomes MULTIVERSO X METAVERSO: UNIVERSOS PARALELOS Apresentar os conceitos de multiverso e metaverso, fazendo uma relação com a realidade em que estamos inseridos e promover uma reflexão de como a essa dualidade pode influenciar no nosso modo de vida em um futuro próximo.
Sala temática Ellen Gallerani Corrêa e Laís Gois de Araújo AGRICULTURA FAMILIAR, PESCA E ARTESANATO EM JOGO Construir um jogo de trilha Griô que retrate os saberes tradicionais envolvidos nos ofícios da agricultura familiar, pesca e artesanato em Coruripe e região. O jogo de trilha Griô é um recurso pedagógico que permite o resgate da identidade e memória coletiva de uma determinada comunidade.
Sala temática Felipe Augusto Santana do Nascimento e Luiz Domingos do Nascimento Neto NEGRAS PERSONALIDADES: NARRATIVAS RESGATADAS Contribuir para que a comunidade escolar do IFAL campus Coruripe, como também seus visitantes, possa incluir em suas narrativas outros sujeitos históricos, em geral silenciados e/ou esquecidos por nossos manuais, livros didáticos e compêndios mais tradicionais. Assim, a sala temática busca traçar um panorama inclusivo com a presença de pessoas negras intelectuais, ativistas, figuras religiosas, cantores, esportistas, profissionais liberais, políticos, artistas plásticos, médicos, abolicionistas, engenheiros, quilombolas, professores, cientistas e líderes comunitários cada um excepcional à sua maneira.
Stand Sarah Kelly Melo Cavalcante Rodrigues Lima LIXO, SUSTENTABILIDADE E RIQUEZA Entre diversos significados relacionados à exploração de recursos naturais que visa atender às necessidades humanas, a expressão desenvolvimento sustentável deve estar associada ao atendimento às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Entretanto, uma das questões mais preocupantes em relação à sustentabilidade é produção, acúmulo e destinação do lixo.
Stand Flora Sousa Pidner e Francisco Rego FOTOGRAFIA: A ESCRITA POÉTICA COM A LUZ Apresentar a fotografia em diferentes aspectos, com enfoque interdisciplinar entre Física e Geografia. Pretende-se, também, criar alguns momentos em que os participantes poderão ver, na prática, as diferentes técnicas de captura de luz, com o uso de câmeras manuseadas pelo grupo.
Stand

Maria Eliene Pereira

O MAL DO SÉCULO A segunda geração romântica ficou conhecida como a geração do mal do século, porque a poesia
da época era repleta de sentimentos melancólicos, culto ao fantástico, egocentrismo e um forte
sentimento de morte, a mulher era um ser inatingível com feições angelicais. Tudo isso retratou
um pouco do que foi essa geração literária brasileira, pois eles foram influenciados pela obra “Os
sofrimentos do Jovem Werther.
Metodologia expositiva dialogada.
As disciplinas relacionadas são: História, Sociologia, Filosofia e Artes.
Sala Temática Flora Sousa Pidner e Vanine Borges Amaral BRASKEM AFUNDANDO SONHOS: DO LAR AOS DESTROÇOS A sala temática propõe uma experiência poética e sensorial quanto ao processo de afundamentos, destruição e abandono dos bairros de Maceió que foram atingidos pela extração de sal-gema pela Braskem. Pretende retratar de forma didática os fatores técnicos e políticos que levaram à catástrofe ambiental da região e impactaram a “segurança das pessoas”, impossibilitando a permanecia dos moradores no local. Esta insegurança habitacional transformou os bairros em uma zona fantasma, apagando paisagens habitadas e desmoronando a relação afetiva das famílias com o lugar. Sonhos destruídos são agora substituídos por especulação. A apropriação dos bairros pela empresa transforma a Braskem em proprietária de uma extensa área urbana, o que gera questionamentos entre a população afetada emocionalmente e financeiramente.

    Local

    IFAL Campus Coruripe - 57230-000, Rodovia Engenheiro Guttemberg Brêda Neto - km 82 - AL 101 Sul , Alto do Cruzeiro, Coruripe, Alagoas,
    Ver no mapa

    Organizador

    Campus IFAL Coruripe