Inscrições apenas para ouvintes: 14 a 30/11/2022
Carga horária: 80 horas para quem tiver frequência igual ou maior a 75%.
Vagas: 3.000 (três mil).
Gratuito.
Palavras iniciais de apresentação:
Trata-se de uma reunião de estudos e resultados de pesquisas transnacionais de combate e anulação às violências epistemológicas impostas pela ocidentalização do mundo e suas consequências mais nefastas, expressas nas formas de enquadramento, silenciamento, interdição, controle e exclusão de indivíduos, grupos, coletivos, populações, sociedades e nações, em tempos de capitalismo financeiro e seus paraísos fiscais e de rapinas das riquezas produzidas por trabalhadores de todo o mundo.
Objetivos:
Reunir pesquisadorxs com produção científica compatível e experiência de organização de minorias subalternizadas e oprimidas;
Identificar os mecanismos de divisão e anulação das lutas coletivas engendrados pelo neoliberalismo totalitário;
Avaliar se a questão da distribuidora da riqueza material e simbólica, na forma socialista em permanente processo de construção, ainda faz sentido às lutas minoritárias e de trabalhadores(as) atualmente, em tempos de farinha pouca, em que todos parecem mais preocupados em abocanharem a sua sopa rala do que empreenderem esforços políticos coletivos.
Construir redes de cooperação científicas, alternativas, sem o peso de institucionalidades burocráticas e suas empresas de evento.
Propor e estimular formas de pensamento não subjugadas a sistemas intelectuais epistemicidas ou aprisionadas ao imaginário medieval e colonial, que não cessam de retornar.
Metodologias:
Cada pesquisadorx mobiliza pesquisadorxs internacionais, articulados, articuláveis a seu projeto de pesquisa e faz a autogestão de sua proposta com o apoio dos equipamentos tecnológicos do programa e seus laboratórios, a saber, Fábrica de Letras, Canal Pós-Crítica e Web rádio, e o da Memória Cultural.
O que esperamos:
a) Através de maior popularização de uma ciência aberta, e empenhada, contribuir para novas formas e roteiros de organização estético-política emancipatória e socialista.
b) estimular a criação de Centros de Pesquisa Avançada sobre o Brasil em nossas instituições parceiras e, com isso, afirmar nossa potência de pensar o mundo contemporâneo e seu destino, sem o aprisionamento do nosso sistema intelectual ainda bastante vira-lata e colonizado pelos pressupostos da modernidade ocidental em suas perspectivas históricas, filosóficas e estéticas.
c) estabelecer mediações com a rede de escolas públicas, no âmbito das linguagens e das ciências humanas, visando a construção de um olhar econômico político emancipatório.
d) explorar uma imagem internacional, e universal em diferença, de Canudos como geopolítica do esclarecimento.
e) inserir, internacionalmente, doutorandos(as) e pós-doutorandas(as) do Programa de Crítica Cultural, a partir de suas contribuições para uma outra noção de modernidade fundada no saber popular.
Conferência 1 (de Abertura) - Tradução como construção de identidade cultural: Jorge Amado na China de 1950 Abertura · Cleane Medeiros da Costa, Fan Xing, Osmar Moreira dos Santos
Mesa 1 - Exercício do magistério e educação profissional e tecnológica Mesa-redonda · Célia Tanajura Machado, Dennison de Oliveira, Eurídice Sosa Peinado, Genivaldo Cruz Santos, Marize Souza Carvalho
Mesa 14 - Literaturas e feminismos: tecendo teias interculturais Mesa-redonda · Alice Girotto, Cibele Verrangia Correa da Silva, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres
Mesa 2 - Bizarra e Grotesca Inversão: a luta perdida contra o exercício ilegal da profissão de professor no Brasil Mesa-redonda · Dennison de Oliveira, Genivaldo Cruz Santos
Mesa 9 - Educação, resistências e epistemologias para as relações étnico-raciais: dos povos originários à diáspora africana Mesa-redonda · Leandro Santos Bulhões, Rosilene Tuxá, Telma Cruz Costa
Mesa 13 - O projeto ultraneoliberal para o Brasil e a militarização da vida Mesa-redonda · André Gomes da Conceição, Felipe Baptista Campanuci Queiroz, Luan Sávio
Mesa 10 - HIP-HOP: identidades, linguagens, educação Mesa-redonda · Ana Lúcia Silva Souza, Lícia Maria de Lima Barbosa
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora Mesa-redonda · Alexandra Cardoso da Silva Duarte, Enoque José de Oliveira, Francisco Foot Hardmann, Givandete Evangelista dos Santos, José Alves Guimarães Ribeiro, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Sidmar da Silva Oliveira
Mesa 3 - Políticas públicas culturais e empoderamento Mesa-redonda · Alberto José Mathe, Dalila Xavier de França, Gregório Adélio Mangana, Tonivaldo Barbosa de Souza
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas Mesa-redonda · Amy Shimshon-Santo, Edson Oliveira, Josimeire dos Santos Brazil, Luciana Sacramento Moreno Gonçalves, Tonivaldo Barbosa de Souza, Vanessa Margarida Buté Vaz
Mesa 22 - 'Que educandos da EJA e que itinerários por direito a uma vida justa?' Mesa-redonda · Érica Valéria Alves, Leda Regina de Jesus Couto, Miguel González Arroyo
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I Mesa-redonda · Antonio Donizeti da Cruz, Denise Dias, Evely Vânia Libanori, Jamile do Carmo, Maria Rosileide Bezerra de Carvalho, Ulysses Rocha Filho
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II Abertura · Adilson Guimarães Jardim, Danieli Rosa, Delzi Alves Laranjeira, Isabel Ponce de Leão, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Maria Rosileide Bezerra de Carvalho
Abertura do Simpósio - Os Sertões: 120 anos de profanações da lógica do Ocidente (1902 - 2022) Mesa-redonda · Luiz Paulo Neiva, Osmar Moreira dos Santos
Conferência 2 - Os Sertões: 120 anos de um clássico Mesa-redonda · João Batista da Silva Lima, Luiz Paulo Neiva, Walnice Galvão
Mesa 23 - Profanação n. 1: Explorando uma historiografia a contrapelo: fotografias e bioficção como estratégias Mesa-redonda · Jailma Maria da Silva, Marluce Freitas de Santana, Otávio de Jesus Assis, Sebastian Roseaux
Mesa (workshop) 21 - Difusão do Conhecimento: Saberes e Fazeres e I Seminário de disseminação de conteúdos académicos por meios alternativos à publicação Workshop · Sandra Cristina Felix Manuel, Suely Messeder
Mesa 24 - Profanação n. 2: Encantamentos, paisagens e assombros do imaginário em Os Sertões Mesa-redonda · Anderson Mascarenhas Santos, Josileide Valença Varjão, Lea Santana, Leopoldo Bernucci, Luiz Paulo Neiva
Mesa 25 - Profanação n.3: Os Sertões nas escolas por uma pedagogia do oprimido Mesa-redonda · João Ferreira, Josileide Valença Varjão, Juan Ignácio Azpeitia, Luiz Paulo Neiva, Maria Betânia Cardoso de Carvalho
Mesa 26 - Profanação n. 4: Outras formas de organização política do povo subalternizado, a partir de Os Sertões Mesa-redonda · Bruno Paulino, Ilza Carla Reis de Oliveira, Osmar Moreira dos Santos
Conferência 3 - Quatro décadas de convivências com Os Sertões Mesa-redonda · Luiz Paulo Neiva
Mesa 5 - Mulheres violentas ou violentadas? Reflexões a partir do (não) empoderamento Mesa-redonda · Gabriela Isabel Reyes Ormeno, Jailma Maria da Silva, Kelly Cordeiro Antas, Tonivaldo Barbosa de Souza
Mesa 11 - História e Cultura Negra-Indígena na América Latina Mesa-redonda · Alan Souza, Ignacio Silva, Maria Isabel Mena Garcia, Maria Nazaré Mota de Lima, Marta Alencar
Mesa 27 - Narrativas em permanência: a saga de Canudos e seu trânsito histórico, literário e cultural Mesa-redonda · Ilza Carla Reis de Oliveira, Ivan Santtana, Jordi Canal, Otávio de Jesus Assis
Desafios comuns, soluções diversas: experiências na formação de professores(as) Brasil e Guiné-Bissau Mesa Temática
Quilombos de Norte a Sul - imagens, sons e sentidos Mesa Temática
Mesa 28 - Oferendas do pensamento Hu Xudong Mesa-redonda · Francesca Nuti Pontes Cricelli, Francisco Foot Hardmann, Osmar Moreira dos Santos
Mesa 29 - Povos indígenas no Brasil e na América Latina: processos de lutas e estratégias de resistências Mesa-redonda · Jonatan Cruz Ángeles, Juliene Cristian Silva Pinto, Kowawa Kapukaja Apurinã, Natália Simões Lima
Mesa 12 - (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas Mesa-redonda · Alex Sandrelanio, Erliandro Félix, Kleber Martiniano Costa, Nanci Araújo Bento, Patrícia Rezende
Mesa 6 - Literatura negra de autoria feminina na América Latina e Caribe: escrevivências e negritudes Mesa-redonda · Adélia Matias, Cristian Souza de Sales, Francy Silva, Margarete Nascimento dos Santos
Mesa 20 - O saber-fazer das fazedoras de cocadas, a etnografia e a difusão do conhecimento: a condição ética na produção e difusão do conhecimento científico sobre os saberes e fazeres das trabalhadoras por conta própria de Monte Gordo - BA Mesa-redonda · Catarina Isabel Martins, Suely Messeder
Mesa 7 - Tendências da literatura africana, afro-brasileira e afrodiaspórica: autoria, crítica e teoria Mesa-redonda · Assunção de Maria Souza e Silva, Daiana Nascimento dos Santos, Margarete Nascimento dos Santos, Miriam Alves
Mesa 16 - Mulheres campesinas: do imaginário colonial à resistência transgressora Mesa-redonda · Carmen Cariño Trujillo, Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Jailma Maria da Silva, Marluce Freitas de Santana
Mesa 17 - Ativismos da memória como arte e criação minoritária Mesa-redonda · Alex Sandrelanio, Benvindo Maloa, Elinilson Espírito Santo Soares, Itamara Almeida, Renata Lourenço dos Santos
Mesa 15 - Trajetórias de vida, transnacionalidades dos modos de resistências e decolonização cultural de minorias Mesa-redonda · Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, José Carlos de Paiva e Silva, Rosemberg Cariry, Vanderly Vitoriano de Oliveira
Mesa 18 - Produção e promoção audiovisual de povos indígenas na Bahia e no Canadá Mesa-redonda · Glicélia Tupinambá, Renata Lourenço dos Santos, Sarah Shamash, Thais Brito
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos Mesa-redonda · Breno Silva, Juremir Machado da Silva, Marcio Santos da Conceição, Vincenzo Susca, Washington Luís Lima Drummond
Mesa 8 - “E agora nós falamos”: bastidores da escrita contados pelas escritoras Mesa-redonda · Ana Maria do Carmo Silva, Cristian Souza de Sales, Jovina Souza, Lílian Paula Serra e Deus, Margarete Carvalho
Conferência 4 - Escena brasileña en Cuba a través de la Casa de las Américas: referente de pensamiento emancipatorio y lenguaje inovador Mesa-redonda · Osmar Moreira dos Santos, Vivian Martínez Tabares
Conferência 5 (de encerramento) - Povo empobrecido do Brasil, vamos desorganizar e anular o fascismo: por outros roteiros socialistas Mesa-redonda · Osmar Moreira dos Santos
Cada pesquisadorx mobiliza pesquisadorxs internacionais, articulados, articuláveis a seu projeto de pesquisa e faz a autogestão de sua proposta com o apoio dos equipamentos tecnológicos do programa e seus laboratórios, a saber, Fábrica de Letras, Canal Pós-Crítica e Web rádio, e o da Memória Cultural. Com essa primeira etapa, já completa, definiremos a programação geral do congresso.
A segunda etapa é composta por um período - 14/11 a 28/11 - em que acolheremos as inscrições para ouvintes (estudantes, pesquisadores, professores, agitadores culturais, artistas, entre outros) até o limite de 3.000 (três mil) inscritos. Tudo gratuito, inclusive a emissão de certificado para quem apresentar trabalhos e para os ouvintes.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, com cursos de mestrado, doutorado, estágio pós-doutoral, e com nota 5 na Capes.
Conferência 5 (de encerramento): um manifesto
Povo empobrecido do Brasil, vamos desorganizar e anular o fascismo: por outros roteiros socialistas - Prof. Osmar Moreira (Pós-Crítica/UNEB)
A profissionalização do professor da EPT: valorização, carreira e formação - Profa. Dra. Célia Tanajura Machado (UNEB);
Mesa 3 - Políticas públicas culturais e empoderamento.
Profa. Dra. Dalila Xavier de França (Professora Titular, Universidade Federal de Sergipe - UFS);
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas.
Profa. Dra. Amy Shimshon-Santo (Escritora e Educadora, Department of Cultural Studies, Claremont Graduate University - Los Angeles);
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas.
Prof. Doutor Edson Oliveira (Professor Adjunto B, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS);
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas
Escritora Né Vaz (Vanessa Margarida Buté Vaz, Né Vaz, Guiné-Bissau);
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas
Prof. Dra. Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (UNEB - Brasil).
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas.
Josimeire dos Santos Brazil (Doutoranda do Pós-Crítica - UNEB);
Mesa 5 - Mulheres violentas ou violentadas? Reflexões a partir do (não) empoderamento.
Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeno (Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação no Setor de Educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil);
Mesa 4 - Empoderamentos negros femininos em literaturas contemporâneas.
Tonivaldo Barbosa de Souza (Professor da UNEB e doutorando do Pós-Crítica/UNEB - Turma de Canudos).
Mesa 3 - Políticas públicas culturais e empoderamento.
Prof. Me. Alberto José Mathe (Universidade Save - Moçambique. Doutorando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte);
Mesa 3 - Políticas públicas culturais e empoderamento.
Prof. Me. Gregório Adélio Mangana (Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE).
Mesa 2 - Bizarra e Grotesca Inversão: a luta perdida contra o exercício ilegal da profissão de professor no Brasil (apresentação e discussão de livro autoral)
Mediador acadêmico: Genivaldo Cruz Santos (Professor da UNEB e doutorando do Pós-Crítica/UNEB).
Conferência de Abertura:
Tradução como construção de identidade cultural: Jorge Amado na China de 1950 - Profa. Dra. Fan Xing (Universidade de Pequim)
Conferência de Abertura:
Tradução como construção de identidade cultural: Jorge Amado na China de 1950.
Performance: Cleane Medeiros (doutoranda Pós-Crítica);
Mesa 5 - Mulheres violentas ou violentadas? Reflexões a partir do (não) empoderamento
Kelly Cordeiro Antas (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural - UNEB - Bahia - Brasil);
Mesa 5 - Mulheres violentas ou violentadas? Reflexões a partir do (não) empoderamento.
Mediação acadêmica: Jailma Maria da Silva (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos);
Mesa 6 - Literatura negra de autoria feminina na América Latina e Caribe: escrevivências e negritudes.
Profa. Adélia Matias (Doutoranda em literatura na Universität Mainz- (Alemanha);
Mesa 6 - Literatura negra de autoria feminina na América Latina e Caribe: escrevivências e negritudes.
Profa. Dra. Cristian Sales (UNEB/Pós-doutoranda - Pós-Crítica);
Mesa 6 - Literatura negra de autoria feminina na América Latina e Caribe: escrevivências e negritudes.
Profa. Dra. Francy Silva (UFPB/Brasil);
Mesa 6 - Literatura negra de autoria feminina na América Latina e Caribe: escrevivências e negritudes
Profa. Dra. Margarete Santos (UNEB/Brasil).
Mesa 7 - Tendências da literatura africana, afro-brasileira e afrodiaspórica: autoria, crítica e teoria
Profa. Dra. Assunção de Maria Souza e Silva (UESPI);
Mesa 7 - Tendências da literatura africana, afro-brasileira e afrodiaspórica: autoria, crítica e teoria.
Profa. Daiana Nascimento dos Santos (Universidade de Playa Ancha, UPLA, Chile.
Mesa 7 - Tendências da literatura africana, afro-brasileira e afrodiaspórica: autoria, crítica e teoria
Escritora Miriam Alves (Brasil/São Paulo) - 40 anos de vida literária;
Mesa 1: Exercício do magistério e educação profissional e tecnológica
As políticas públicas de educação: desafios para EPT - Profa. Dra. Marize Souza Carvalho (Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo - GEPEC/FACED/UFBA);
Mesa 1: Exercício do magistério e educação profissional e tecnológica
O papel das instituições na desprofissionalização docente - Prof. Dr. Dennison de Oliveira (Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, UFPR)
Mesa 1: Exercício do magistério e educação profissional e tecnológica
La experiencia de transitar en bachilleratos tecnológicos a un modelo constrctivista - Profa. Dra. Eurídice Sosa Peinado (Universidade Pedagógica Nacional da cidade de Nezahualcoyotl, México);
Mesa 8 - “E agora nós falamos”: bastidores da escrita contados pelas escritoras
Escritora Margarete Carvalho (Brasil) - Alma Cativa (romance);
Mesa 8 - “E agora nós falamos”: bastidores da escrita contados pelas escritoras
Escritora Ana Maria do Carmo Silva (Brasil);
Mesa 8 - “E agora nós falamos”: bastidores da escrita contados pelas escritoras
Escritora Jovina Souza (Brasil) - Memorial no espelho (poesia);
Mesa 8 - “E agora nós falamos”: bastidores da escrita contados pelas escritoras
Escritora Lílian Paula Serra e Deus - Os caras da casa de vidro (contos).
Mesa 09 - Educação, resistências e epistemologias para as relações étnico-raciais: dos povos originários à diáspora africana
Profa Ms. Rosilene Tuxá (Universidade Federal do Amapá/UNIFAP; OPARÁ/UNEB)
Mesa 09 - Educação, resistências e epistemologias para as relações étnico-raciais: dos povos originários à diáspora africana
Dr. Leandro Santos Bulhões (Universidade Federal do Ceará/UFC);
Mesa 09 - Educação, resistências e epistemologias para as relações étnico-raciais: dos povos originários à diáspora africana
Mediação acadêmica - Telma Cruz Costa (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos).
Mesa 11: História e Cultura Negra-Indígena na América Latina
Racismo na infância, na escola e na sociedade - Profa. Ms. Marta Alencar (UEFS - ICEAFRO);
Mesa 11: História e Cultura Negra-Indígena na América Latina.
Educação para as relações étnico-raciais na Colômbia e formação de professores - Profa. Ms. Maria Isabel Mena Garcia (Universidad del Valle - Univalle-Cali/Colombia);
Mesa 11: História e Cultura Negra-Indígena na América Latina
Prof. Dr. Ignacio Silva (Escuela Nacional de Estudios Superiores, unidade Morelia, UNAM).
Mesa 11: História e Cultura Negra-Indígena na América Latina
Mediação acadêmica: Alan Souza (Doutorando Pós- Crítica - UNEB)
Mesa 11: História e Cultura Negra-Indígena na América Latina.
Mediação acadêmica: Profa. Dra. Maria Nazaré Mota de Lima (UNEB/PPG Critica Cultural-ICEAFRO).
Mesa 12: (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas
Decolonizando saberes: a importância da Literatura em Língua de Sinais para alunos surdos - Prof. Ms Kleber Martiniano Costa (Universidade Internacional do Cuanza - UNIC- Angola);
Mesa 12: (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas.
Aquilombamento da Libras: Considerações teórico-metodológicas em diálogo com a Resolução 08/2012 do Conselho Nacional de Educação - Alex Sandrelanio (Doutorando - Pós-Crítica - UNEB);
Mesa 12: (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas.
Estudos em narrativas negras: negros surdos - Prof. Ms. Erliandro Félix (IFRS/ UNITAU/ Brasil);
Mesa 12: (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas
Epistemicídio nas políticas públicas na educação da pessoa surda - Profa. Dra. Patrícia Rezende (INES/Brasil).
Mesa 12: (De)colonização linguística e múltiplas narrativas surdas
Mediação acadêmica: Dra. Nanci Araújo Bento (UFBA/ Pós-doutoranda - Pós-Crítica/UNEB)
Mesa 13 - O projeto ultraneoliberal para o Brasil e a militarização da vida
André Gomes da Conceição (professor do Ministério da Defesa e doutorando e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ);
Mesa 13 - O projeto ultraneoliberal para o Brasil e a militarização da vida
Felipe Baptista Campanuci Queiroz (coordenador executivo do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e doutorando e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ);
Mesa 13 - O projeto ultraneoliberal para o Brasil e a militarização da vida
Luan Sávio (pesquisa a militarização da educação e suas adesões subjetivas, doutorando e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ);
Mesa 14 - Literaturas e feminismos: tecendo teias interculturais
Profa. Dra. Lilian Lima Gonçalves dos Prazeres - UFSB/PPGL/UNEB/NETIR;
Mesa 16 - Mulheres campesinas: do imaginário colonial à resistência transgressora
“Mujeres campesinas Ñuu savi, resistencias anti y descoloniales desde los territorios de vida” - Profa. Dra. Carmen Cariño Trujillo - (Universidade Autônoma Metropolitana - Ascapotizalco - México);
Mesa 14 - Literaturas e feminismos: tecendo teias interculturais
Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira - Pós-Crítica/UNEB.
Mesa 16 - Mulheres campesinas: do imaginário colonial à resistência transgressora
Mulheres do Movimento dos Sem Terra - MST - Profa. Dra. Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo ( Universidade Federal do Ceará);
Mesa 18 - Produção e promoção audiovisual de povos indígenas na Bahia e no Canadá
Glicélia Tupinambá (artista e ativista Tupinambá);
Mesa 17 - Ativismos da memória como arte e criação minoritária
Potência da arte tupinambá - Renata Tupinambá (Cacica da etnia Tupinambá);
Mesa 15 - Trajetórias de vida, transnacionalidades dos modos de resistências e decolonização cultural de minorias
Caboclagem, necropolitica e campo de concentração do semiárido cearense - Prof. Dr. Vanderly Vitoriano de Oliveira (UNEB/UFPE);
Mesa 15 - Trajetórias de vida, transnacionalidades dos modos de resistências e decolonização cultural de minorias
Mediação técnica: Elisabeth Amorin
Mesa 16 - Mulheres campesinas: do imaginário colonial à resistência transgressora
Marluce Freitas de Santana (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos).
Mesa 10 - HIP-HOP: identidades, linguagens, educação
HIP- HOP: Letramentos de re-existência - Profa. Dra. Ana Lúcia Silva Souza (UFBA - ABPN);
Mesa 10 - HIP-HOP: identidades, linguagens, educação
Mesa 17 - Ativismos da memória como arte e criação minoritária
Potências da memória do Ilê - Itamara Almeida (Yakekeré do Ilê Axé Ijifaromim);
Mesa 18 - Produção e promoção audiovisual de povos indígenas na Bahia e no Canadá
Profa. Dra. Sarah Shamash (Departamento de Cinema e Teatro da Universidade de British Columbia);
Mesa 18 - Produção e promoção audiovisual de povos indígenas na Bahia e no Canadá
Profa. Dra. Thais Brito (pesquisadora e idealizadora da Mostra Cine Kurumin)
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Campo x Cidade: pensar além dessa dicotomia - Prof. Dr. Francisco Foot Hardman (UNICAMP - Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo);
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Mediadores (as) acadêmico e técnico
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Mediadores (as) acadêmico e técnico
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Mediadores (as) acadêmico e técnico
Mesa (seminário) 20 - O saber-fazer das fazedoras de cocadas, a etnografia e a difusão do conhecimento: a condição ética na produção e difusão do conhecimento científico sobre os saberes e fazeres das trabalhadoras por conta própria de Monte Gordo- Bahia - Brasil
Profa. Dra. Catarina Isabel Martins (Universidade de Coimbra);
Mesa (seminário) 20 - O saber-fazer das fazedoras de cocadas, a etnografia e a difusão do conhecimento: a condição ética na produção e difusão do conhecimento científico sobre os saberes e fazeres das trabalhadoras por conta própria de Monte Gordo- Bahia - Brasil
Profa. Dra. Suely Messeder (UNEB - DMMDC e Pós-Crítica)
Mesa 22 - "Que educandos da EJA e que itinerários por direito a uma vida justa?"
Que educandos da EJA e que itinerários por direito a uma vida justa? - Prof. Dr. Miguel Arroyo (UFMG);
Mesa 22 - "Que educandos da EJA e que itinerários por direito a uma vida justa?"
Educação matemática de jovens e adultos na busca por uma justiça social - Profa. Dra. Érica Alves (MPEJA - UNEB).
Mesa 22 - "Que educandos da EJA e que itinerários por direito a uma vida justa?"
Mediação: Leda Regina Couto (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos).
Abertura do Simpósio: Os Sertões: 120 anos de profanações da lógica do Ocidente (1902 - 2022).
Luiz Paulo Neiva
Conferência 2: Os Sertões: 120 anos de um clássico - Walnice Galvão (USP);
Mediação acadêmica: Prof. Dr. Luiz Paulo Neiva
Conferência 2: Os Sertões: 120 anos de um clássico - Walnice Galvão (USP);
Mediação técnica: João Batista
Mesa 23 - Profanação n. 1: Explorando uma historiografia a contrapelo: fotografias e bioficção como estratégias
Otávio de Jesus Assis (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos);
Mesa 24 - Profanação n. 2: Encantamentos, paisagens e assombros do imaginário em Os Sertões
Prof. Dr. Leopoldo Bernucci (Universidade da Califórnia, Davis);
Mesa 24 - Profanação n. 2: Encantamentos, paisagens e assombros do imaginário em Os Sertões
Josileide Varjão (doutoranda da Turma Multicampi Canudos/Pós-Crítica);
Mesa 24 - Profanação n. 2: Encantamentos, paisagens e assombros do imaginário em Os Sertões
Anderson Santos (doutorando da Turma Multicampi Canudos/Pós-Crítica).
Mesa 25 - Profanação n.3: Os Sertões nas escolas por uma pedagogia do oprimido.
Prof. Dr. Juan Ignácio (Argentina).
Mesa 25 - Profanação n.3: Os Sertões nas escolas por uma pedagogia do oprimido
Profa. Maria Betânia Cardoso de Carvalho (Canudos)
Mesa 26 - Profanação n. 4: Outras formas de organização política do povo subalternizado, a partir de Os Sertões
Profa. Ilza Carla (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos).
Mesa 27: Narrativas em permanência: a saga de Canudos e seu trânsito histórico, literário e cultural
Prof. Dr. Jordi Canal (EHESS)
Mesa 28 - Oferendas do pensamento Hu Xudong
Hu Xudong e a criação poética (uma homenagem) - Dra. Francesca Cricelli (Estudos da Tradução, USP);
Mesa 29 - Povos indígenas no Brasil e na América Latina: processos de lutas e estratégias de resistências
“El derecho a la propriedad de los pueblos indígenes, autóctonos o tribales” - Pesquisador Dr. Jonatan Cruz Ángeles (profesor y Coordinador del área de Derecho Internacional Público de la Universidad Universidad de Jaén (España);
Mesa 29 - Povos indígenas no Brasil e na América Latina: processos de lutas e estratégias de resistências
“Epistemologias Indígenas: de objetos a protagonistas das nossas narrativas em uma relação Contra Colonial.” - Kowawa Kapukaja Apurinã / Pietra Dolamita (doutoranda pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris);
Mesa 29 - Povos indígenas no Brasil e na América Latina: processos de lutas e estratégias de resistências
“As cartas escritas por indígenas nas décadas de 1970, 1980 e 1990” - Natália Simões Lima (bolsista da Iniciação Científica (FAPESB) no projeto “As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil” (CNPq) vinculado ao Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas (NEAI/UFBA).
Mesa 29 - Povos indígenas no Brasil e na América Latina: processos de lutas e estratégias de resistências
Proponente e mediadora acadêmica e técnica: Juliene Cristian Silva Pinto (doutoranda Pós-Crítica, pesquisadora em estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS/Paris)
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I
A bagagem - uma geopoética do imaginário através da performance literária - Profa. Dra. Jamile do Carmo Staniek (Faculdade Georg Simon Ohn - Nurembergue - Alemanha);
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I
Do meio (ambiente) à simbiose: uma narrativa de Válter Hugo Mãe - Prof. Dr. Ulysses Rocha Filho (Universidade Federal de Catalão, UFCAT/PP);
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I
Ecocritica: a natureza em o Tronco de Bernardo Élis e Seara Vermelha de Jorge Amado - Profa. Dra. Denise Dias (Instituto Federal do Amazonas/Instituto Federal Goiano);
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I
O feminino e o natural em Clarice Lispector - Profa. Dra. Evely Vânia Libanori (Universidade Estadual De Maringá-UEM/PR);
Mesa 30 - Ecocriticismo e imaginário I
Ecopoesia e imagens iluminadas em Saia de cigana entre galáxias, de Lília Aparecida Pereira da Silva - Antonio Donizeti da Cruz - Unioeste / Campus Cascavel.
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II.
Articuladora e mediadora técnica: Maria Rosileide Bezerra de Carvalho (Professora da UNEB e doutoranda do Pós-Crítica/UNEB/Turma de Canudos).
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II
A charneca da vida: a propósito de gente independente de Halldór Laxness - Profa. Dra. Isabel Ponce de Leão (Universidade Fernando Pessoa - Porto/ Portugal);
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II
Ecocrítica em Manoel de Barros em Narlan Matos e Gilberto Mendonça Teles - Profa. Dra. Danieli Rosa (PUC Goiás - Faculdade de Lisboa - PT);
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II
Cenários sombrios: perspectivas da ficção climática em 2040 AD. - Profa. Dra. Delzi Alves Laranjeira - UEMG);
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II.
Baleia tem de morrer: a literatura e o holocausto animal - Prof. Dr. Adilson Guimarães Jardim (Universidade Federal de Pernambuco, UFPE);
Mesa 31 - Ecocriticismo e imaginário II.
Ecocriticismo na poesia de dois poetas do cerrado goiano: Lêda Selma e GMT - Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima (PPGLETRAS, PUC Goiás).
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos.
Barbaries numériques: le ghosting, le hater, le fake et la cancel culture - Prof. Dr. Vincenzo Susca (Université Paul Valéry - França);
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos
Tradutor simultâneo: Márcio Santos
Conferência 4 - Escena brasileña en Cuba a través de la Casa de las Américas: referente de pensamiento emancipatorio y lenguaje inovador - Profa. Dra. Vivian Martínez Tabares (Titular do Instituto Superior de Arte, ISA/Havana, Cuba)
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos
Do flâneur ao marginal: passagens e travessias - Prof. Dr. Juremir Machado da Silva (PUC-RS);
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos
Mediação acadêmica: Prof. Dr. Breno Silva (IFMG/Pós-Crítica) e Prof. Dr. Washington Drummond (UNEB/Pós-Crítica);
Mesa 35 - Exilados, banidos e insubmissos
Mediação acadêmica: Prof. Dr. Breno Silva (IFMG/Pós-Crítica) e Prof. Dr. Washington Drummond (UNEB/Pós-Crítica);
Mesa (workshop) 21 - Difusão do Conhecimento: Saberes e Fazeres e I Seminário de disseminação de conteúdos académicos por meios alternativos à publicação
Mesa 17 - Ativismos da memória como arte e criação minoritária.
Memória negra surda: experiências linguísticas e artísticas! - Elinilson Espírito Santo Soares (artista popular);
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Movimento popular e histórico de Canudos: elevação do nível de consciência do povo camponês - Pe. Enoque Oliveira (Líder do Movimento Popular e Histórico de Canudos);
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
Educação do campo: para além dos muros das escolas, uma conquista dos movimentos sociais - Profa. Me. Givandete Evangelista dos Santos (Universidade Federal de Juiz de Fora - Mestrado em Educação);
Mesa 19 - Entre textos e contextos: a luta camponesa por uma educação libertadora
A importância da consciência política para os filhos dos trabalhadores rurais - José Alves Guimarães Ribeiro - (Líder camponês e representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monte Santo).
Mesa 27: Narrativas em permanência: a saga de Canudos e seu trânsito histórico, literário e cultural
Prof. Ms. Ivan Santtana (artista plástico, diretor de teatro e escritor - Monte Santo/BA)
Mesa 14 - Literaturas e feminismos: tecendo teias interculturais
Profa. Dra. Alice Girotto - Universita’ Ca’ Foscari Venezia;
Mesa 14 - Literaturas e feminismos: tecendo teias interculturais
Profa. Dra. Cibele Verrangia Correa da Silva - UFES-NETIR/FAPES;
Conferência 2: Os Sertões: 120 anos de um clássico - Walnice Galvão (USP);
Mesa 26 - Profanação n. 4: Outras formas de organização política do povo subalternizado, a partir de Os Sertões
Prof. Bruno Paulino (UFS);
Mesa 17 - Ativismos da memória como arte e criação minoritária
Memórias presentes de HIV - Prof. Dr. Benvindo Maloa (Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique).
Mesa 25 - Profanação n.3: Os Sertões nas escolas por uma pedagogia do oprimido
Prof. João Ferreira (Canudos).
Mesa 24 - Profanação n. 2: Encantamentos, paisagens e assombros do imaginário em Os Sertões
Profa. Dra. Lea Santana (UNEB, Campus de Euclides da Cunha).
Mesa 15 - Trajetórias de vida, transnacionalidades dos modos de resistências e decolonização cultural de minorias
A relevância da arte/cinema como operador simbólico de resistências e reescrita histórica da cultura popular - Prof. Dr. Rosemberg Cariry (cineasta e pesquisador pela Faculdade de Belas Artes /Universidade do Porto).
Mesa 15 - Trajetórias de vida, transnacionalidades dos modos de resistências e decolonização cultural de minorias
Experiências interculturais e decoloniais em comunidades de Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal - Prof. Dr. José Carlos de Paiva e Silva (Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP);
Mesa 23 - Profanação n. 1: Explorando uma historiografia a contrapelo: fotografias e bioficção como estratégias
Prof. Dr. Sebastian Roseaux (França);