A cidade de Arapiraca
Arapiraca, a capital do Agreste alagoano, é a segunda maior cidade do estado, contando com aproximadamente 220.000 habitantes (est. IBGE, 2011). Principal cidade do interior do estado, era conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser um dos maiores produtores de tabaco do país.
O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas - Piptadênia (Piteodolobim), uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo de uma Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) acampou e ali construiu uma cabana. Passado algum tempo, outras famílias ali se instalaram, formando um povoado ao redor da árvore. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho (Padroeira até hoje). Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: "ramo que arara visita".
É nesta cidade calorosa, de um povo acolhedor, que o Campus Arapiraca está instalado. Esperamos todos vocês de braços abertos. Sejam todos muito bem vindos!
Arapiraca – A árvore
PRINCIPAL ENTRADA DA CIDADE
PARQUE CECI CUNHA
PARQUE CECI CUNHA
FONTE NO BOSQUE DAS ARAPIRACAS
PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA (Onde o Campus Arapiraca está provisoriamente instalado)
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO
LAGO DA PERUCABA
IFAL – CAMPUS ARAPIRACA
O Campus Arapiraca teve sua primeira aula inaugural no dia 4 de setembro de 2010. No dia 08 de setembro do mesmo ano iniciaram-se as aulas. Foi um marco na história da educação profissional da região, um “divisor de águas” que delimita a construção de um novo tempo, uma nova história para a educação pública desta cidade. O que se espera é que o IFAL venha a contribuir para tornar a educação mais eficiente e com grandes possibilidades de transformação social para os filhos dos trabalhadores desta terra.