Informações


O Encontro de Formação e Planejamento Docente da UEMASUL é um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica que trazem em seu bojo as dimensões de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Este ano, com a temática Avaliação no Ensino Superior o foco será nos processos de avaliação externa visando à promoção de diálogo entre os docentes, sobre os processos de regulação do ensino superior, especialmente nesse momento de Pandemia, buscando a garantia da qualidade acadêmica da instituição.

A iminência da avaliação externa de vários cursos da instituição, implica na emergência da centralidade de atenção nesse tipo de avaliação. Assim, a avaliação como um processo constante no espaço acadêmico e com implicações decisivas na continuidade de todos os cursos, deve ser objeto de preocupação de quem faz a educação superior. É um processo que exige reflexão e discussão de forma coletiva e, consequente (re)planejamento de ações.

A avaliação institucional interna e externa é inerente à universidade, por isso, deve ser tema de constante reflexão e aprimoramento. Assim, o debate acerca dos procedimentos e instrumentos avaliativos devem ser entendidos por todos que fazem a universidade, para que haja efetividade de ações de tal forma que as necessidades internas e as exigências externas sejam atendidas. Nessa perspectiva, a PROGESA realiza este Encontro, visando à proporcionar ao corpo docente, a formação, a socialização e a reflexão sobre a Avaliação no Ensino Superior, buscando a integração de conhecimentos.

Carregando área de inscrição

Programação:

10:30: Acolhida

Abertura

17:00: Palestra de Abertura: “A Avaliação do Ensino Superior no Maranhão” Palestrante: Presidente do Conselho Estadual de Educação - CEE, Professora Soraia Raquel Alves da Silva.

Palestra

Prof.ª Soraia Raquel Alves da Silva

10:00: OFICINA 01: Reflexões sobre literatura e ensino

Oficina

Prof. Rogério Fernandes dos Santos

10:00: OFICINA 02: Plataforma Even3 - Plataforma de planejamento gerenciamento e execução eventos técnicos e científicos

Oficina

Prof.Bruno Lucio Meneses Nascimento

10:00: OFICINA 03: Uso do OBS Studio nas aulas remotas

Oficina

Prof.Emanuel Pacheco de Souza

10:00: OFICINA 04: Uso da biblioteca virtual da Pearson e SIGAA- módulo biblioteca

Oficina

Raniere Nunes da Silva

10:00: Minicurso 01: Planejamento didático com ferramentas para ensino

Minicurso

Prof.Sérgio Nazareno Alves Pinheiro

10:15: Intervalo

Intervalo

12:15: OFICINA 05: Uso do aplicativo OneNote no ensino remoto

Oficina

Prof.Ismael Carlos Pereira de Carvalho

12:15: OFICINA 06: Treinamento em Kahoot (Criação de quiz interativos)

Oficina

Prof.Jheimison Ferreira Gomes

12:15: OFICINA 07: Aplicativo mesa digitadora

Oficina

Prof.Weslley Jonh Barros Silva

Prof.Francisco de Assis Carvalho de AlmadaProfª.Marinalva da Silva Ferreira

12:15: OFICINA 08: Planejamento de ensino na educação Superior: estrutura e relações

Oficina

Prof.Francisco de Assis Carvalho de Almada, Profª.Marinalva da Silva Ferreira

12:15: COMUNICAÇÃO 01: O processo de autoavaliação na UEMASUL

Apresentação

Prof.Emanuel Pacheco de Souza

16:00: OFICINA 09: Descomplicando o ensino híbrido com metodologias ativas

Oficina

Profª. Luciene Santana

16:00: OFICINA 10: Elaboração de Itens

Oficina

Prof.Thiago Sousa Silva

16:00: OFICINA 11: Aplicativo phET - simulações em Física/Química/Biologia e Matemática

Oficina

Prof.Mauro Bogea Pereira

Profª. Rayssa Gabrielle Pereira de Castro BuenoProfª.Patricia Kecianne Costa RibeiroProfª.Suellen Alves de Azevedo

16:00: OFICINA 12: Problematizar para aprender a aprender: Como planejar um curso PBL na área de saúde

Oficina

Profª. Rayssa Gabrielle Pereira de Castro Bueno, Profª.Patricia Kecianne Costa Ribeiro, Profª.Suellen Alves de Azevedo

16:00: OFICINA 13: Elaboração de Cartilha

Oficina

Prof.Diego Carvalho Viana

16h15: Intervalo

Intervalo

18:15: OFICINA 14: Aplicativos Kohoot e Word Wall

Oficina

Profª.Regiane Saturnino Ferreira

18:15: OFICINA 15: Métodos de avaliação utilizando recursos digitais

Oficina

Prof. Marco Antônio Bandeira

Prof. Ronaldo dos Santos BarbosaProfª. Diana Barreto CostaProfª.Elizabete Rocha de Souza Lima

18:15: COMUNICAÇÃO 02: Estágio Curricular Supervisionado em Tempos de Pandemia: realidade avessa - possibilidades diversas

Oficina

Prof. Ronaldo dos Santos Barbosa, Profª. Diana Barreto Costa, Profª.Elizabete Rocha de Souza Lima

18:15: COMUNICAÇÃO 03: A Construção do Plano do Desenvolvimento institucional-PDI da UEMASUL com Vigência para 2022-2026

Oficina

Prof.Júlio Rodrigues

18:15: OFICINA 16: Plataforma SIGAA

Oficina

Felipe Ramos de Souza Lino

11:00: Palestra - Instrumento de avaliação e a visita 'in loco à distância'

Palestra

14:00 - 16:00: Oficina prática sobre os indicadores de avaliação

Oficina

16:00 - 17:00: Palestra - O Profissional da Educação e Sua Imagem no Mundo Digital

Palestra

09:00: Abertura dos trabalhos pela Diretora de Centro com apresentação do cronograma do dia

Abertura

11:30: “Desafios do ensino remoto: quais estratégias utilizar para aumentar o engajamento dos alunos?”

Palestra

09:10 - 09:40h: Apresentação geral sobre o tema acima, que direciona o trabalho do dia, para fomentar a discussão, indicar gargalos, potencialidades e alguns caminhos possíveis a serem debatidos

Apresentação

09:40 - 10:00h: “Planejamento docente e a otimização do trabalho”

Palestra

10:00 - 10:20h: Avaliação do discente e autoavaliação da disciplina: estratégias e feedbacks

Palestra

10:20 - 11:20h: Momento para a troca de ideias sobre os temas anteriores, de escuta de todos os professores do CCENT que se sintam à vontade em contribuir

Roda de Conversa

11:20 - 11:30h: Momento de fechamento do trabalho da manhã pela Diretora do Centro e direcionamento da dinâmica do trabalho no período da tarde, caso haja necessidade.

Roda de Conversa

14:30 - 16:30h: Planejamentos dos cursos ou dos grupos de trabalho

Palestra

16:30 - 17:30h: Momento de socialização das propostas com o grupo de trabalho geral do CCENT

Roda de Conversa

11:00: Boas Vindas e acolhimento do Diretor de Centro/Palestra de abertura sobre “A Saúde Mental no meio acadêmico”

Palestra

14:30 - 16:00h: RODA DE CONVERSA: estratégias de ensino em tempos de pandemia

Roda de Conversa

16:15 - 18:00h: Palestra sobre “Avaliação acadêmica em tempos de pandemia”

Palestra

12:00: Avaliação do primeiro ano letivo dos cursos do CCANL.

Apresentação

14:00-16:00h: Planejamento e estratégias para o desenvolvimento do CCANL

Apresentação

9:15: Acolhimento e Boas-vindas

Abertura

09:15 - 10:00h: Palestra: “A importância do cuidado com a Saúde mental em tempos pandêmicos'

Palestra

10:00 - 10:15h: Intervalo

Intervalo

10:15 - 11:15h: Dinâmica: Reflexão sobre o 1º semestre de 2021 - diálogo com base em princípios da participação colaborativa

Roda de Conversa

14:15 - 15:15h: Tema: Os desafios para o ensino remoto - Escuta e socialização com os professores

Palestra

15:15 - 15h30h: Intervalo

Intervalo

15:30 - 16:15h: Tema: “Você está preparado (a) para o cenário introduzido pelos novos Instrumentos de avaliação da educação superior?”

Palestra

16:15 - 16:30h: Considerações finais e Encerramento

Encerramento

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica - PROGESA, o órgão responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos cursos da UEMASUL. A PROGESA age pautada no compromisso da prestação de bons serviços à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo.