III Encontro FINEDUCA

27 de agosto de 2015, 08h00 até 28 de agosto de 2015, 19h00

Centro de Eventos FAURGS, Gramado, RS

Sobre

Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2015 ocorreu o III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA, em Gramado, no Rio Grande do Sul.O tema central foi "Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais".

Veja os Anais do evento aqui: https://drive.google.com/file/d/0B77mpzb0faqoZllOU3NKT1pobGs/view

Local do evento

Centro de Eventos FAURGS - 95670-000, Rua São Pedro, 663, Gramado, Rio Grande do Sul

Palestrantes

  • José Marcelino de Rezende Pinto

    José Marcelino de Rezende Pinto - Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto

    Presidente da FINEDUCA. Licenciado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo.

  • Ursula Dias Peres

    Ursula Dias Peres - Universidade de São Paulo (USP / EACH)

    Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993), mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Atuou como gestora na área de orçamento público e consultora de empresas e governos nas áreas de planejamento e orçamento, gestão de políticas públicas, recursos da educação e fundos municipais. Foi Assessora Geral do Orçamento na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo. Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas e nos Programas de Mestrado - Mudança Social e Participação Política e Gestão de Políticas Públicas.

  • Diogo Joel Demarco

    Diogo Joel Demarco - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / Admin.)

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é docente adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), atuando no curso de Administração com ênfase em Pública e Social. Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: setor público, gestão local, ensino a distância, desenvolvimento rural.

  • Jorge Abrahão de Castro

    Jorge Abrahão de Castro - Ministério do Planejamento

    Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Economia - Área de Concentração Política Sociais, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica de Brasília (UCB) de 1981 a 2000. Foi Coordenador de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Diretoria de Estudos e Politicas Sociais (Ipea/Disoc) de 1998 a 2007. Foi Diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Ipea/Disoc). Trabalha no Ministério do Planejamento. 

  • Sebastián Donoso-Díaz

    Sebastián Donoso-Díaz - Universidad de Talca (Chile)

    Graduado en educación, Mg. en Cs de la Educación y Doctor en Educación. Es profesor- investigador del Instituto de Investigación y Desarrollo Educacional de la Universidad de Talca (Chile) e investigador Asociado del Centro de Investigación Avanzada en Educación (Centro de Excelencia FB0003 del Programa de Investigación asociativa de CONICYT), Integrante del Consejo Asesor del Ministerio de Educación (Chile) para el Fortalecimiento de la Educación Pública, e integrante del Comité de Postgrado del Área de Educación de la Comisión Nacional de Acreditación (CNA- Chile)- Las áreas de investigación son políticas educativas y equidad de la educación. Dirige desde hace dos décadas el Programa de Magister en Política y Gestión Educacional de la Universidad de Talca. 

  • Vera Maria Vidal Peroni

    Vera Maria Vidal Peroni - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / FACED)

    É doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e pós-graduação em educação. É pesquisadora produtividade CNPQ. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das parcerias entre sistemas públicos e instituições privadas do terceiro setor e as implicações para a democratização da educação no Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra.

  • Antonio Chizzotti

    Antonio Chizzotti - Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

    Possui graduação em Educação pela Faculdade N S Medianeira (1972), graduação em filosofia do curso do Seminario Central do Ipiranga validado pela complementação filosofica, cf Decreto Lei 1051 de 21 de outubro de 1969; bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal e Uberlândia; mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, políticas públicas de educação e currículo, e pesquisas em ciências humanas. 

  • Rubens Barbosa de Camargo

    Rubens Barbosa de Camargo - Universidade de São Paulo (USP)

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (2001 a 2008) e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef do Município de S. Paulo (2004 a 2008). Ex-Secretário Municipal de Educação e Cultura do Município de São Carlos (2001) e Ex-Secretário Municipal de Educação do Município de Suzano (2005 e 2006). Na Educação Superior tem ministrado diferentes disciplinas em cursos de gradução e de pós-gradução, orientado doutorados, mestrados e progamas de iniciação científica. Participou e participa de diferentes Comissões Permanentes e Temporárias na UFSCar, na FEUSP e na USP. É Ex-Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação (2008-2010). Tem experiência de atuação, ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente sobre os seguintes temas: gestão democrática de sistemas e de unidades escolares, custos da educação, análise de políticas educacionais e financiamento público da educação.

  • Savana Diniz Gomes Melo

    Savana Diniz Gomes Melo - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, integrando a linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Graduada em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Mestre (2002) e Doutora em Educação (2009), ambos na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Realizou estágio doutoral na Universidade de San Martin, em Buenos Aires (2007). Trabalhou no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) de 1984 a 2009. Atualmente é professora adjunta na FAE/UFMG. Leciona as disciplinas Política Educacional; Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino; ambas na graduação e Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia na pós-graduação. Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) desde sua criação, em 2002. É membro da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO) e da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Possui estudos e publicações na área de educação, com ênfase em temas como Reforma do Estado, Conflitividade Educacional, Reformas Educacionais, Políticas Educacionais, Ensino Médio, Educação Profissional, Gestão Escolar e Trabalho Docente. Empreende, também, estudos sobre expansão da Educação Superior, Valorização, Resistência e Organização Político Sindical Docente. Realiza atualmente pesquisa de pós-doutoral vinculada ao Grupo de Investigação em Inovações Educativas (GIE), da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña.

  • A Coordenação da Mesa 1: Andréa Barbosa Gouveia

    A Coordenação da Mesa 1: Andréa Barbosa Gouveia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012 e compõe a diretoria da ANPED na gestão 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos de financiamento da educação, remuneração docente, política educacional em sistemas de ensino.

  • A Coordenação da Mesa 2: Luiz Araújo

    A Coordenação da Mesa 2: Luiz Araújo - Universidade de Brasília (UnB)

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Financiamento da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, fundeb, participação popular e educação básica. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação da cidade de Belém (Pará) entre 1997 e 2002 e ocupou a Presidência do INEP de 2003 a 2004. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de planejamento e Administração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

  • A Coordenação da Mesa 3: Ângelo Ricardo de Sousa

    A Coordenação da Mesa 3: Ângelo Ricardo de Sousa - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenador do curso de graduação em Pedagogia da UFPR. É secretário estadual no Paraná da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Atuou por vários anos na educação básica. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.

  • A Coordenação da Mesa 4: Juca Gil

    A Coordenação da Mesa 4: Juca Gil - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Pedagogo (1996), Mestre (2000) e Doutor (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tendo realizado estágio de Doutorado Sanduíche junto à Université Lille III, na França (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colunista do informativo Pensar a Educação em Pauta (UFMG). Pesquisa sobre políticas educacionais participando, no momento, de uma investigação nacional sobre carreira e remuneração docente financiada pela CAPES. É membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). Mantém o blog www.notasvermelhas.com.br .

  • A Coordenação da Abertura: Nalú Farenzena

    A Coordenação da Abertura: Nalú Farenzena - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editora associada da Revista Educação&Realidade. Coordenadora do Núcleo Educação para a Integração da AUGM. Atua na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação básica, financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; legislação da educação; administração da educação e gestão da educação. 

Programação

Horário Atividade Descrição
27/08
08h30 Auditório Locatelli - FAURGS Abertura e boas vindas
Abertura
A Coordenação da Abertura: Nalú Farenzena, José Marcelino de Rezende Pinto

José Marcelino de Rezende Pinto (Presidente da FINEDUCA)

09h00 Auditório Locatelli - FAURGS Mesa 1 - Planejamento no Brasil: como transformar os planos em ações concretas?
Palestra
A Coordenação da Mesa 1: Andréa Barbosa Gouveia , Diogo Joel Demarco , Jorge Abrahão de Castro, Ursula Dias Peres

Mesa 1

13h30 Auditório Locatelli - FAURGS Mesa 2 - Público x privado: as políticas recentes de ampliação da destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino.
Palestra
A Coordenação da Mesa 2: Luiz Araújo, Sebastián Donoso-Díaz, Theresa Adrião, Vera Maria Vidal Peroni

Mesa 2

16h00 Salas da FAURGS Apresentação de trabalhos
Apresentação de Trabalhos

Eixo 1: Financiamento da Educação Básica e da Educação Superior; Eixo 2:  Planos, Carreira e Remuneração do Magistério; 

Eixo 3: Relações entre os setores público e privado no financiamento da educação

19h00 Salas da FAURGS Rodas de Conversas
Oficina

Temas em definição

28/08
08h00 Auditório Locatelli - FAURGS Mesa 3 - Financiamento da educação superior: questões recentes.
Palestra
A Coordenação da Mesa 3: Ângelo Ricardo de Sousa, Antonio Chizzotti, Nelson Cardoso Amaral

Mesa 3

10h30 Auditório Locatelli - FAURGS Mesa 4 - Condição docente na América Latina
Palestra
A Coordenação da Mesa 4: Juca Gil, Rubens Barbosa de Camargo, Savana Diniz Gomes Melo

Mesa 4

14h00 Salas da FAURGS Apresentação de trabalhos
Apresentação de Trabalhos

Eixo 1: Financiamento da Educação Básica e da Educação Superior; Eixo 2:  Planos, Carreira e Remuneração do Magistério; 

Eixo 3: Relações entre os setores público e privado no financiamento da educação

16h30 Auditório Locatelli - FAURGS Assembleia com eleição da diretoria e conselho fiscal
Encerramento

Discussões e deliberações da FINEDUCA

19h00 A definir Confraternização da Fineduca
Palestra

Comemorar! Tomar vinho! Comer comida alemã e italiana...

Inscrições

Organizador

  • Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
    A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, FINEDUCA, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, que tem como objetivo contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social.
    Mais especificamente, a FINEDUCA, busca:
    I - Realizar reflexões acerca do papel da educação na sociedade brasileira;
    II - desenvolver estudos na área do financiamento da Educação;
    III - promover a divulgação de ideias e de estudos elaborados pelos sócios e colaboradores;
    IV - criar formas e canais de manifestação de posições assumidas pela associação;
    V – congregar os pesquisadores em financiamento da educação;
    VI – organizar e difundir informações referentes ao financiamento da educação;
    VII – incentivar o intercâmbio e o debate entre os pesquisadores em financiamento da educação;
    VIII – buscar o constante aperfeiçoamento teórico-metodológico dos pesquisadores em financiamento da educação;
    IX - estimular a consolidação de grupos de pesquisas em financiamento da educação;
    X - Impulsionar o contato internacional com pesquisadores em financiamento da educação visando a difusão dos estudos brasileiros, a apropriação de produção externa e possibilitar o incremento de trabalhos conjuntos e estudos comparados.

    Veja nosso site: http://www.redefinanciamento.ufpr.br/

    Entre em contato

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação (FACED) / UFRGS