O I Encontro Internacional de Currículo foi realizado no ano de 2005 promovido pela UFMA, através do Departamento de Educação I e apoiado pelo Projeto Prata da Casa (1996). Esse evento mostrou-se ser um espaço profícuo para o debate e troca de conhecimentos produzidos pelos pesquisadores, professores e alunos dos diferentes cursos e/ ou IES que pesquisam a formação profissional. O referido Encontro contou com a participação da pós- doutora Isabel Alarcão (Universidade de Aveiro - Coimbra – Portugal), além de nomes como José Tavares (Universidade de Aveiro - UA). Após 13 anos de sua primeira realização, identificamos a necessidade de reinserir este importante evento na agenda acadêmica da Universidade Federal do Maranhão, com o foco para o campo das diferentes ciências e o currículo.
Assim, em 2018, o II Encontro Internacional de Currículo na Educação Básica teve como tema “Currículo e Educação Básica: a intencionalidade, as perspectivas e a reflexividade na prática docente” e reuniu pesquisadores, professores de IES e da Educação Básica; alunos da graduação e pós-graduação dos mais diversos campos do conhecimento. O tema buscou relacionar o Currículo e a Educação Básica tendo como referente à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Urie Bronfenbrenner (1996). Tal modelo sintetiza os quatro elementos inter-relacionados da TBDH: processo, pessoa, contexto e tempo (PPCT). Contou-se com contribuições da professora Idália Sá-Chaves, pós-doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia y Ciências de la Educación de la Universidad de Valência Espanha (2009).
Diante disso, O III Encontro Internacional de Currículo na Educação Básica e o II Seminário de Narrativas e Políticas de Narratividades a serem realizados no período de 7 a 9 de junho de 2022, pretende realizar a promoção de eventos acadêmicos voltados para o debate e a socialização do saber científico produzidos por alunos, professores e pesquisadores dos diversos cursos da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), demais IES e escolas da Educação Básica da Rede Oficial de Ensino e Comunitárias. Assim, busca promover a socialização das experiências de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e discentes de diferentes espaços de formação profissional; estimular o desenvolvimento da pesquisa científica nos cursos de graduação e pós-graduação com foco no currículo da Educação Básica e outras etapas; possibilitar o debate, a reflexão e o pensamento crítico sobre temas atuais e relevantes no campo do currículo; promover o intercâmbio científico e cultural entre alunos, professores e pesquisadores de Centros da UFMA e de outras instituições de ensino e pesquisa, e de movimentos sociais do Maranhão, do país, de Portugal e do Reino Unido.