• GD 1 - Gestão democrática da escola pública
  • Coordenação: Márcia Jacomini e Regina Miyeko Oshiro

Estarão entre os focos de discussão neste GD as seguintes questões: Como a gestão democrática é concebida e realizada a partir de diferentes correntes teóricas? Quais mecanismos, ações, processos e sujeitos devem construir essa gestão? Como as políticas públicas em diferentes países da América Latina têm dialogado com a gestão democrática da escola públcia? Há lugar para a gestão democrática nas atuais políticas educacionais? Quais experiências pedagógicas e históricas mais avançaram na construção da gestão democrática na escola pública na América Latina? Como os movimentos de lutas de estudantes, professores, pais e mães tem abordado e discutido a gestão democrática da escola pública? Como o debate sobre a democracia na escola dialoga com o exercício da mesma em diferentes lugares da vida pública e do exercício da cidadania no Brasil e na América Latina?

  • GD 2 - Privatização da educação 
  • Coordenação: Theresa Adrião e Ana Luísa Palhares

Estarão entre os focos de discussão neste GD as seguintes questões: À quem interessa a privatização da educação na América Latina? Quaistêm sido os mecanismos e agentes deste processo? Como se articulam as diferentes formas de resistência á privatização da educação na América Latina? Quais são os efeitos da privatização da educação? Como o financiamento a empresas impacta na qualidade do ensino ofertado? Como a litaratura científica tem discorrido sobre a interferência dos interesses privados sobre a esfera pública? Quais os efeitos da privatização da educação no desenvolvimento socioespacial dos países latino-americanos? De que forma o processo de privatização da educação se relaciona com os processos econômicos dos países latino-americanos, em especial, no que se refere aos mecanismos da dívida pública? 

  • GD 3 - Movimentos de resistência 
  • Coordenação: Eduardo Girotto, Silvia Cristina Gil e Thauane Rocha de Figueiredo

Estarão entre os focos de discussão deste GD as seguintes questões: quais são os movimentos e ações coletivas que têm se mobilizado em defesa da educação? Como a resistência por uma educação de qualidade tem se efetivado historicamente? Quais são os limites, potencialidades destas lutas de resistência? Como se articular os diferentes movimentos (estudantis, sindicais, organizações autônomas) na construção da resistência? Quais os caminhos teóricos para  compreender as mobilizações por educação, suas potencialidades e fragilidades? Quais as principais correntes teóricas norteiam estas ações de resistência, em busca de uma educação pública, gratuita e de qualidade? Afinal, estamos conseguindo resistir?

  • GD 4 - Direito e qualidade na educação pública
  • Coordenação: José Alves e Carolina Rocha

Estarão entre os focos de discussão neste GD as seguintes questões: Como garantir o direito à educação pública e de qualidade na América Latina? Quais debates estão sendo levantados por autores e correntes teóricas sobre esta temática? Quais as disputas atuais acerca do conceito de qualidade na educação? Quais as formas de se concretizar este direito? Como o direito à educação se articula com a busca por outros direitos fundamentais? É possível verificar bons exemplos de políticas públicas nos últimos 20 anos que contribuíram para a efetivação do direito a educação pública de qualidade? E quais têm sido as políticas que resultam na ampliação das barreiras para a conquista deste direito? De que forma teoria e prática devem se unir para garantir a aplicação deste direito, subsidiando as lutas dos movimentos de resistência?

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