Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.

O Falas Geográficas é um evento anual organizado pelos diferentes laboratórios da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Desde sua primeira edição o evento tem se configurado como um espaço-tempo privilegiado para diálogos e debates entre professores universitários e da Educação Básica, pesquisadores da Geografia, estudantes que realizam suas pesquisas em nível de pós-graduação e graduação e a comunidade em geral que tem interesse em compreender o Espaço Geográfico.

Em sua terceira edição apresenta o tema “Geografia, neoliberalismo e educação pública na Amazônia: provocando no presente, propondo um futuro”, através do qual busca-se debater sobre as consequências das propostas de mudanças na educação pública brasileira, em vias de serem implementadas e que derivam de uma perspectiva neoliberal. O intuito deste evento é proporcionar um ambiente de discussões sobre a temática principal, com preocupação e atenção especial na materialização dessas mudanças na região amazônica, cuja realidade é tão diversa e regionalizada que, por si só, já se estabelecem como grande desafio para a prática docente.

Parte-se da ideia de que a realidade concreta é formada pela solidariedade e interdependência dos fenômenos geográficos e que eles como uma quebra-cabeça referem-se sempre a uma totalidade, a peça que se vira são as imposições neoliberais nas diferentes realidades, as quais geralmente, resultam em transformações problemáticas da vida nos lugares e nos fenômenos geográficos.

Outro objetivo do evento é fortalecer a formação inicial dos licenciandos e licenciandas da Faculdade de Geografia, reunindo seus professores, estudantes, egressos, além de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento, bem como pesquisadores renomados no campo da Geografia no Brasil e no exterior, que são convidados a socializar os resultados de suas investigações no âmbito das áreas de pesquisa presentes na Geografia, e por conseguinte, refletem na educação que se pretende fortalecer.

Informações Gerais

Eixos Temáticos

  • Dinâmicas urbanas, agrárias e Lutas por terra/território na Amazônia;
  • Cartografias e práticas pedagógicas: vivência, representação e conexão dos lugares;
  • A natureza da geografia física e os estudos integrados: paisagens, trabalho e geotecnologias.

PÚBLICO ALVO: alunos de graduação e pós-graduação; docentes e pesquisadores em Ciências Humanas e afins; profissionais da Educação Básica.

PRAZOS DA INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: 25 de abril a 25 de maio de 2023.

INSCRIÇÕES SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: até 29 de maio de 2023.

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: até 25 de maio 2023.

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INFORMAÇÕES: falasgeograficas@gmail.com

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Palestrantes

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Programação:

Introdução ao Geoprocessamento utilizando o Software QGIS Minicurso

Introdução ao uso de drone Minicurso

Mesa de abertura Abertura

Geografia, neoliberalismo e educação pública na Amazônia: provocando no presente, propondo um futuro Conferência · Geografia, neoliberalismo e educação pública na Amazônia: provocando no presente, propondo um futuro

Coffee break Coffee break

Introdução ao Geoprocessamento utilizando o Software QGIS Minicurso

Introdução ao uso de drone Minicurso

Apresentações de trabalho - Oral Apresentação Oral

Cartografia social: aldeia Boa Vista Exposição

BNCC e Reforma do Ensino Médio: para onde vai a Geografia? Mesa Temática · BNCC e Reforma do Ensino Médio: para onde vai a Geografia?

Cartografia geomorfológica tátil Oficina

Introdução ao uso de drone Minicurso

Ordenamento Territorial Turístico Minicurso

Introdução ao Geoprocessamento utilizando o Software QGIS Minicurso

Apresentações de trabalho - banner Apresentação Pôster

Uma pedra no caminho: a reforma do ensino médio e prática docente em Geografia Física Mesa Temática · Uma pedra no caminho: a reforma do ensino médio e prática docente em Geografia Física

Cartografia geomorfológica tátil Oficina

Técnicas de redação científica e uso de bases de dados em Geografia Minicurso

Ordenamento Territorial Turístico Minicurso

Bingo geográfico no ensino da Geografia Oficina

Cadê a Amazônia no livro didático: proposições pedagógicas ao ensino de geografia no fundamental maior. Roda de Conversa

Conheça o Cage: importância do centro Centro Acadêmico para os interesses dos estudantes. Roda de Conversa

A prática docente e o ensino da Geografia na educação escolar indígena: empatia e boa formação frente ao avanço do neoliberalismo Roda de Conversa

Críticas e perspectivas da educação pública na Amazônia Mesa Temática · Críticas e perspectivas da educação pública na Amazônia

Trabalho de campo: “Neoliberalismo e a exploração do potencial da paisagem na Volta Grande do Xingu: a hidrelétrica e o colapso das paisagens fluviais” Aula

Técnicas de redação científica e uso de bases de dados em Geografia Minicurso

Bingo geográfico no ensino da Geografia Oficina

Troca de experiências e a construção de um devir, para além da educação neoliberal Palestra

Mesa de encerramento Premiação

Coffee break Coffee break

Credenciamento

Credenciamento ocorrerá no início da mesa de abertura.

Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia em Altamira

Rua Coronel José Porfírio

Esplanada do Xingú, Altamira - PA

68372-040

Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia em Altamira

Ver no mapa

Rua Coronel José Porfírio

Esplanada do Xingú, Altamira - PA

68372-040

Wellington Alvarez; Michelle Sena; Mateus Monteiro Lobato, Kethelen Morais

Geografia, neoliberalismo e educação pública na Amazônia: provocando no presente, propondo um futuro

Universidade federal do Pará


Genilton Rocha é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) . É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

Na conferência de abertura o nobre e grande pesquisa Prof. Dr. Genylton Rocha debaterá os impactos do neoliberalismo na educação, estimulando a discussão numa perspectiva propositiva, afim de projetar um futuro a educação pública.

Troca de experiências e a construção de um devir, para além da educação neoliberal

Universidade federal do Pará


Marcelo Rocha é Professor Adjunto no Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, compóe o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA), suas principais linhas de pesquisa são: Métodos e Práticas de Ensino; Formação de Professores; Práticas e Saberes Docentes; Pai da Isabela Stella S2.

Na conferência final o Professor Marcelo Rocha discutirá novas experiencias assoaciada a perspectiva da contrução de um devir que se estabeleça para além dos enunciados e praxis da educação neoliberal.

BNCC e Reforma do Ensino Médio: para onde vai a Geografia?

Universidade federal do Para


A mesa busca debater o contexto educacional a partir dos retrocessos que o campo das Ciências Humanas têm sofrido nos últimos anos. Para isso busca refletir o papel da Geografia neste contexto, como forma de provocar o presente e propor caminhos a partir do entendimento de para onde está indo a Geografia escolar com as implementações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio. 

Uma pedra no caminho: a reforma do ensino médio e prática docente em Geografia Física

Universidade federal do Para


A reforma do ensino médio tem se mostrado uma grande barreira ao desenvolvimento da educação, por conta disso, é fundamental que a prática docente seja estimulante, provocativa e voltada ao aluno na perspectiva do desenvolvimento de multiplas habilidades científicas. Sobre isso o debate na mesa apresnetará as visões e ações dos docentes frente a realidade atual.

Críticas e perspectivas da educação pública na Amazônia

Universidade federal do Para


A educação pública na Amazônia apresenta peculiaridades, que em muitos aspectos, representa a ausencia de políticas públicas que promovam melhores condições educacionais. O fato de que a oferta de ensino em espaços diferenciados como reversas extrativistas, terras Indigênas, território quilombolas, áreas rurais, ribeirinhas, etc... ser encarado como problema, revela se esse um paradigma que precisa ser alterado e, sobre isso, a presente mesa fara algumas provocações.