Este evento possui transmissão ao vivo.
O Falas Geográficas é um evento anual organizado pelos diferentes laboratórios da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Desde sua primeira edição o evento tem se configurado como um espaço-tempo privilegiado para diálogos e debates entre professores universitários e da Educação Básica, pesquisadores da Geografia, estudantes que realizam suas pesquisas em nível de pós-graduação e graduação e a comunidade em geral que tem interesse em compreender o Espaço Geográfico.
Em sua terceira edição apresenta o tema “Geografia, neoliberalismo e educação pública na Amazônia: provocando no presente, propondo um futuro”, através do qual busca-se debater sobre as consequências das propostas de mudanças na educação pública brasileira, em vias de serem implementadas e que derivam de uma perspectiva neoliberal. O intuito deste evento é proporcionar um ambiente de discussões sobre a temática principal, com preocupação e atenção especial na materialização dessas mudanças na região amazônica, cuja realidade é tão diversa e regionalizada que, por si só, já se estabelecem como grande desafio para a prática docente.
Parte-se da ideia de que a realidade concreta é formada pela solidariedade e interdependência dos fenômenos geográficos e que eles como uma quebra-cabeça referem-se sempre a uma totalidade, a peça que se vira são as imposições neoliberais nas diferentes realidades, as quais geralmente, resultam em transformações problemáticas da vida nos lugares e nos fenômenos geográficos.
Outro objetivo do evento é fortalecer a formação inicial dos licenciandos e licenciandas da Faculdade de Geografia, reunindo seus professores, estudantes, egressos, além de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento, bem como pesquisadores renomados no campo da Geografia no Brasil e no exterior, que são convidados a socializar os resultados de suas investigações no âmbito das áreas de pesquisa presentes na Geografia, e por conseguinte, refletem na educação que se pretende fortalecer.
Informações Gerais
Eixos Temáticos
PÚBLICO ALVO: alunos de graduação e pós-graduação; docentes e pesquisadores em Ciências Humanas e afins; profissionais da Educação Básica.
PRAZOS DA INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: 25 de abril a 25 de maio de 2023.
INSCRIÇÕES SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: até 29 de maio de 2023.
DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: até 25 de maio 2023.
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INFORMAÇÕES: falasgeograficas@gmail.com
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Troca de experiências e a construção de um devir, para além da educação neoliberal Palestra
Mesa de encerramento Premiação
Coffee break Coffee break
Credenciamento ocorrerá no início da mesa de abertura.
Rua Coronel José Porfírio
Esplanada do Xingú, Altamira - PA
68372-040
Rua Coronel José Porfírio
Esplanada do Xingú, Altamira - PA
68372-040
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Genilton Rocha é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) . É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.
Na conferência de abertura o nobre e grande pesquisa Prof. Dr. Genylton Rocha debaterá os impactos do neoliberalismo na educação, estimulando a discussão numa perspectiva propositiva, afim de projetar um futuro a educação pública.
Marcelo Rocha é Professor Adjunto no Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, compóe o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA), suas principais linhas de pesquisa são: Métodos e Práticas de Ensino; Formação de Professores; Práticas e Saberes Docentes; Pai da Isabela Stella S2.
Na conferência final o Professor Marcelo Rocha discutirá novas experiencias assoaciada a perspectiva da contrução de um devir que se estabeleça para além dos enunciados e praxis da educação neoliberal.
A mesa busca debater o contexto educacional a partir dos retrocessos que o campo das Ciências Humanas têm sofrido nos últimos anos. Para isso busca refletir o papel da Geografia neste contexto, como forma de provocar o presente e propor caminhos a partir do entendimento de para onde está indo a Geografia escolar com as implementações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio.
A reforma do ensino médio tem se mostrado uma grande barreira ao desenvolvimento da educação, por conta disso, é fundamental que a prática docente seja estimulante, provocativa e voltada ao aluno na perspectiva do desenvolvimento de multiplas habilidades científicas. Sobre isso o debate na mesa apresnetará as visões e ações dos docentes frente a realidade atual.
A educação pública na Amazônia apresenta peculiaridades, que em muitos aspectos, representa a ausencia de políticas públicas que promovam melhores condições educacionais. O fato de que a oferta de ensino em espaços diferenciados como reversas extrativistas, terras Indigênas, território quilombolas, áreas rurais, ribeirinhas, etc... ser encarado como problema, revela se esse um paradigma que precisa ser alterado e, sobre isso, a presente mesa fara algumas provocações.