III Interlocuções do GPQE: A qualidade da educação pública em tempos sombrios

24 de novembro de 2020, 00h00 até 25 de novembro de 2020, 23h59

Evento online

Sobre

O III INTERLOCUÇOES, evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade na Educação Básica (GPQe), tem como tema “A qualidade da educação pública em tempos sombrios”. Nesta terceira edição o INTERLOCUÇÕES se propõe incitar o debate politizado em torno da questão da Qualidade da Educação Básica Pública Brasileira, hoje agudizada ante os desdobramentos econômicos, políticos e sociais postos pelo cenário pandêmico vivido, que vem provocando como consequência alterações em todas as relações sociais, com intensidade imensurável no campo educacional.

Link do Evento:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjMyZjY4NDMtYTVhMy00ZmJkLWFkN2MtZTFiZGE2YmI1ZWJi%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22da61127b-8832-41cf-978c-59185b848b98%22%2c%22Oid%22%3a%2246eb2d84-ff2f-4dbb-8dba-5a46872eba09%22%7d

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OBJETIVO

Possibilitar aos pesquisados/as e membros do GPQE, e aos demais participantes, um espaço de diálogos críticos em torno da Qualidade da educação básica brasileira, no sentido de construir e reconstruir reflexões capazes de iluminar em tempos sombrios.

PÚBLICO-ALVO

Alunos/as de Graduação, Pós-graduação, profissionais de educação básica e sociedade em geral.

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
1 ORIENTAÇÕES BÁSICAS
1.1 Os trabalhos aprovados para o evento serão publicados em Anais, não havendo apresentação.
1.2 Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos na condição de autor principal e/ou 01 (um) como co-autor. Serão aceitos até três autores por trabalho.
1.3 Todos os autores de trabalho deverão estar inscritos no evento.
1.4 O bolsista de iniciação científica poderá inscrever trabalho em co-autoria com o orientador.
1.5 Os trabalhos, em formato de texto completo, devem ser submetidos no período de 09 de novembro a 20 de novembro de 2020. Após a submissão, os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas (Comitê Científico) do evento.
1.6 No dia 24 de novembro de 2020 estará disponível no site a lista com os trabalhos aprovados. A data para publicação nos Anais do evento atende ao cronograma da editora Uema. A listagem dos trabalhos aprovados para publicação conterá os nomes dos autores e respectivos títulos das pesquisas.
1.7 As inscrições dos trabalhos serão efetivadas exclusivamente por do formulário, acessado pelo link: https://forms.gle/GG8GXFwsYS28GhtY6

2 EIXOS TEMÁTICOS
2.1 Gestão Educacional e Escolar;
2.2 Planejamento Educacional e Escolar;
2.3 Avaliação Educacional e Escolar;
2.4 Qualidade da Educação Básica;
2.5 Política Educacional e Diversidade Cultural.

3 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os participantes deverão enviar o trabalho completo, seguindo as orientações abaixo:
3.1 O texto deverá conter no mínimo 20.000 e no máximo 30.000 caracteres com espaço, incluindo cabeçalho, resumo, palavras-chave, notas de rodapé, referências, quadros e os eventuais anexos.
3.2 O texto completo deverá evidenciar: a) objetivo da pesquisa; b) a enunciação do problema ou caracterização da experiência; c) aspectos metodológicos e desenvolvimento do tema ou implementação da experiência; d) conclusões do trabalho ou resultado da experiência.
3.3 A digitação e a formatação do texto completo devem seguir as seguintes normas:
a) Formato de arquivo: Microsoft Word (extensão "Doc" ou "DOCX");
b) Fonte: Arial, tamanho 12;
c) Papel tamanho a4;
d) Margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior e direita 2,5;
e) Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
f) Alinhamento: justificado;
g) Páginas numeradas a partir da primeira (no alto, à direita);
h) Parágrafo com recuo com recuo de 2 cm.
i) O cabeçalho deve conter: a) título em caixa alta/negrito com alinhamento centralizado, fonte 14 separado do texto por um espaço; b) abaixo do título deve constar o (s) nome (s) dos autor (es) e, conforme o caso, do(s) co-autor (es) seguido do nome da instituição e o e-mail.
j) As referências deverão conter exclusivamente as obras citadas no texto.
k) O texto completo deverá contemplar as normas da ABNT.
l) Os textos que não respeitarem as normas estabelecidas pelo evento serão automaticamente eliminados do processo de publicação digital.

Local do evento

Evento online
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Palestrantes

  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

    Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos - Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1971), Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (1981), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1986) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Pós-doutoramento em Administração de Sistemas Educacionais na Universidade de Aveiro em Portugal, concluído em 2006 e em Antropologia Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro concluído em 2010. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de gestão escolar democrática - Observe, além de ser vice-presidente da Região Norte da ANPAE e vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão educacional, política educacional, pesquisa, avaliação de políticas públicas e gestão democrática e controle social e desenvolvimento.

  • May Guimarães Ferreira

    May Guimarães Ferreira - UFMA - IFMA

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1978), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (1999); mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1983) ; doutorado Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Pós-Doutorado em Educação/unicamp (1993). Estudos e pesquisas na MCGILL University e Université de MONTRÉAL/ Canadá. Professora Adjunto/Titularaposentada da Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão. Pesquisas concluídas e livros publicados com os seguintes temas: política educacional, psicologismo, privatismo, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Atuação como Pesquisadora durante o ano de 2001 no Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Faculdade de Ciências Médicaas da UNICAMP. Estágio Pós -Doutoral no Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de MEDICINA da UNICAMP/HC. Interesse no momento pela pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e pela PSICANÁLISE.

  • José Carlos De Castro Dantas

    José Carlos De Castro Dantas - Universidade Estadual do Maranhão

    Possui mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn) pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, professor titular - Secretaria de Estado da Educação, professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão e docente da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: secularismo, hermenêutica e ateismo.

  • João Ferreira de Oliveira

    João Ferreira de Oliveira - Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010 e 2016). É Professor Titular da UFG. Foi presidente da ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017 e abril/2017-abril/2019). Integrante do Conselho Deliberativo da ANPAE na condição de Ex-presidente (2019-2021). Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais - DRI/CAPES (desde 2016). É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). É colaborador da Revista DYLE - Dirección y Liderazgo Educativo do Fórum Europeo de Administradores de la Educación. Foi membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). Foi coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). Presidente do Comitê de organização dos Simpósios ANPAE: UFPB (2017) e UFPR (2019). Presidente do Comitê de Organização dos Congressos Internacionais da ANPAE (2016 ? Goiânia/Br) e (2018 ? Lleida, Espanha). Foi coordenador do Projeto Casadinho-CNPq/Procad Capes (UFG/USP): Expansão da educação superior e produção do conhecimento: financiamento, gestão e avaliação (2013-2016). Foi Coordenador do Projeto de Pesquisa Procad/Capes UFG/UFPE: Políticas Públicas e reconfiguração do campo da educação superior: Programas, Projetos e Ações (1995-2010). Coordenadou o DINTER PPGE/UFG-UEG (2015-2016). Integrou a Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Humanadas da FAPEG. É membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Inter-Ação (UFG), Jornal de Políticas Educacionais (UFPR), Revista Educação em Questão (UFRN), Revista Ver a Educação (UFPA), Revista Eletrônica de Educação (UFSCar) e Revista Transmutare. Foi vice-presidente da Anped (2010-2013). Foi Coordenador do GT Políticas de Educação Superior da Anped (entre 2006 e 2009). Foi Coordenador de Programa de Pós-graduação em Educação da UFG (entre 2006 e 2009). Foi Diretor de Pesquisa da Anpae (2007 a 2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão da educação superior; gestão escolar; formação e profissionalização docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA ED - Educação.

  • Marcelo Soares Pereira da Silva

    Marcelo Soares Pereira da Silva - Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi coordenador do Curso de Pedagogia (1999-2003) e Diretor desta Faculdade (2004-2008; 2012-2016). Foi Presidente do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) no período de 2005-2007 e é membro da diretoria da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE) onde foi Vice-Presidente da Região Sudeste (2016-2019) e atualmente é Vice Diretor Estadual da Seção de Minas Gerais. Atuou no Ministério da Educação (2008-2010), no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), onde exerceu a função de Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica (2008) e Diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica (2008-2010). Participa do GT 5 - Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), onde atualmente atua como Coordenador Regional do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - FORPREd Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão da educação, gestão democrática, planejamento educacional, formação de professores.

  • Diomar das Graças Motta

    Diomar das Graças Motta - Universidade Federal do Maranhão

    Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração do ensino de primeiro e segundo graus, pela Universidade Federal do Maranhão (1971); Mestrado em Educação com a dissertação Assistência Técnica e Rendimento Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978); e Doutorado em Educação com a tese Mulheres Professoras na Política Educacional no Maranhão pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2000). Atualmente é professora associada II, aposentada com atividade no PPGE- Programa de Pós- Graduação (Mestrado em Educação), na coordenação do GEMGe- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e História das Mulheres Professoras, atuando principalmente nos seguintes temas: Maranhão, Educação, História, Mulher e Feminismo.

  • Marise Marcalina de Castro Silva Rosa

    Marise Marcalina de Castro Silva Rosa - Universidade Federal do Maranhão

    Professora da Universidade Federal do Maranhão desde 1992. Natural de Cajapió-MA. Foi Professora da Educação Básica. Foi Supervisora Escolar da Rede Pública Estadual de Educação do Maranhão. Desenvolve atividades extensionistas na área de alfabetização de crianças e adolescentes. Criou a atividade de leitura Atos de Leitura Triangulada. É uma apaixonada pela cultura maranhense. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2010). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (1999). Especialista em Alfabetização, pela UFMA. ( 1992). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratorio, da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Programa Inovação Pedagógica. Professora integrante do Núcelo de Estudos em Currículo, Didática e Estudos Formativos. Pesquisadora do Projeto Mapeamento curricular dos cursos de licenciaturas das universidades públicas do Maranhão. Possui estudos e projetos articulados á extensão universitária, ensino e pesquisa.

  • Felipe Camarão

    Felipe Camarão - SEDUC-MA

    Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestre em Direito pela mesma instituição. Aos 23 anos, iniciou sua carreira profissional dirigindo o Procon/MA, pela primeira vez, em 2005. Foi aprovado, entre outros, nos concursos públicos para escrivão de policia civil, analista judiciário do TJ/MA e para procurador federal, cargo em que foi empossado, em 2007, no município de Imperatriz, onde chefiou o escritório de representação da Advocacia-Geral da União e foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal do município. No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Em 2011, reassumiu a direção do Procon/MA, cargo que ocupou por mais nove meses, até retornar para a Procuradoria Federal. Exerceu ainda o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA. A convite do governador Flávio Dino, no dia 1º de Janeiro de 2015 assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto deste mesmo ano, foi empossado secretário de Estado da Cultura. Contribuiu, também, com a implantação da Secretaria de Governo. É professor de Direito em cursos de pós- graduação e de graduação da UFMA e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Atualmente, é secretário de Estado da Educação, presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira e Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

  • Albiane Oliveira Gomes

    Albiane Oliveira Gomes - Universidade Estadual do Maranhão

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2016). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2010). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2003). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e líder do Grupo de Estdus e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Desenvolveu atividades no campo da EaD, tendo coordenado o Curso de Educação em Direitos Humanos oferecido pela UFMA, de 2010/2011. Tem experiência na Docência Superior, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Didática, Metodologia Científica e Educação de Jovens e Adultos.

Programação

Horário Atividade Descrição
24/11
14h00 Link que será disponibilizado no site Mesa de abertura
Sessão Solene
14h30 Link que será disponibilizado no site A qualidade da educação pública em tempos sombrios
Palestra
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
17h00 Link que será disponibilizado no site Implicações do tempo presente na qualidade de vida dos professores e das professoras: uma análise psico-filosófica
Eixo Temático
José Carlos De Castro Dantas, May Guimarães Ferreira
25/11
09h30 Link que será disponibilizado no site A qualidade da educação pública no Brasil sob e sobre o prisma das avaliações em larga escala
Eixo Temático
João Ferreira de Oliveira , Marcelo Soares Pereira da Silva
14h00 Link que será disponibilizado no site Interlocuções sobre a qualidade da educação pública no Maranhão antes, durante e pós-período pandêmico
Eixo Temático
Diomar das Graças Motta, Felipe Camarão, Marise Marcalina de Castro Silva Rosa
17h00 Link que será disponibilizado no site A questão da qualidade no âmbito das produções do GPQE
Atividade Teórica/Prática
Albiane Oliveira Gomes
18h30 Link que será disponibilizado no site Cerimônia de Encerramento
Encerramento

Inscrições