III JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA FLORENCE

28 de outubro de 2025, 08h00 até 29 de outubro de 2025, 20h00

Dados do trabalho

23/09/2025 até 23/10/2025
NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOSA Comissão Técnico-Científica da III Jornada Acadêmica de Fisioterapia do Centro Universitário Florence vem por meio deste edital divulgar o Edital de Submissão de trabalhos científicos. 
  1. Envio de trabalhos e Disposições Gerais
1.1 Os trabalhos poderão ser submetidos até às 23:59 do dia 23 de outubro de 2025, sem prorrogação do prazo, via site do evento. O resultado da avaliação das propostas submetidas será enviado via e-mail do autor que submeteu o trabalho até o dia 23 de outubro de 2025;1.2  O primeiro autor (apresentador do trabalho) e pelo menos um coautor deve estar obrigatoriamente inscrito no evento para as apresentações orais, que ocorrerão de forma presencial;1.3  Todas as informações solicitadas nos campos do site devem ser devidamente preenchidas, com destaque para o campo resumo, em que deve ser adicionado apenas os elementos textuais do trabalho;1.4  Não serão aceitos/avaliados resumos enviados por meio de outras plataformas de comunicação;1.5  Serão aceitos o máximo de dois trabalhos por autor principal, sem limite de coautoria;2. Modalidades e Submissão de trabalhos
2.1 Serão aceitos trabalhos nas categorias: revisão de literatura, pesquisa original (pesquisa de campo e com dados institucionais), projeto de pesquisa e relato de caso/experiência;2.2 O número máximo de participantes por trabalho é 08, sendo obrigatório o orientador.2.3 O tamanho máximo do texto do resumo é de 2500 caracteres (incluindo espaços entre palavras), sem inclusão do título e informações dos autores.2.4 A estrutura dos trabalhos deve respeitar o tipo de pesquisa (categoria):2.4.1 Revisão de Literatura Sistemática/Integrativa/Narrativa
  • Introdução
  • Objetivo
  • Métodos
  • Resultados
  • Considerações finais 
2.4.2 Pesquisa de campo e com dados institucionais
  • Introdução
  • Objetivo
  • Materiais e Métodos
  • Resultados
  • Conclusão 
2.4.3 Projeto de Pesquisa
  • Introdução
  • Hipóteses 
  • Objetivos primários e secundários 
  • Materiais e Métodos 
  • Resultados Esperados
2.4.4 Relato de experiência
  • Introdução
  • Relato de experiência
  • Conclusão
2.4.5 Relato de Caso
  • Introdução
  • Relato do caso
  • Discussão
  • Conclusão
O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico científica e as normas de citação e referências nas normas Vancouver.2.5 TemáticasOs trabalhos enviados para apreciação devem estar incluídos em um dos eixos temáticos citados abaixo, os quais devem ser especificados no ato da submissão:
  • Saúde Pública e Epidemiologia;
  • Fisioterapia neurofuncional do adulto e pediátrica;
  • Fisioterapia Cardiorespiratória e Terapia Intensiva do adulto e pediátrica;
  • Terapias Manuais;
  • Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia;
  • Oncologia
2.6 Submissão de resumos e consideraçõesA Comissão Científica somente apreciará o trabalho que esteja dentro das normas citadas abaixo. 
  • Título: deve conter no máximo 15 palavras. Nem o título, nem o texto do resumo devem conter informações que permitam a identificação do local onde o trabalho foi realizado. 
  • Os tópicos (introdução, metodologia, resultados, conclusão) devem estar escritos dentro do resumo. Os tópicos referentes a cada tipo de trabalho podem ser observado no item 2.4.
  • Os descritores, em número de 03 (três) deverão estar de acordo com as normas cientificas para Descritores em Pesquisa, contidas no http://decs.bvs.br/
2.7 É responsabilidade dos autores a verificação se os resumos estão de acordo com as normas deste edital. O trabalho que for escrito fora das normas deste edital será desclassificado pela Comissão Técnico Científica;2.8 O (a) apresentador(a), obrigatoriamente, deverá ser o(a) primeiro(a) autor(a) e responsável pela submissão do resumo, e o(a) orientador(a) deverá ser o(a) último(a) autor(a).2.9 Aspectos éticos Os trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos devem apresentar obrigatoriamente a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), inclusive relatos de caso clínico. Os participantes devem anexar o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética no ato da submissão, em PDF, em arquivo separado. A ausência do termo levará a DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.Para pesquisas envolvendo animais devem obrigatoriamente apresentar o documento de aprovação pela Comissão de Ética do Uso de Animais (CEUA). Os participantes devem anexar o Parecer no ato da submissão, em PDF, em arquivo separado. A ausência do termo levará a DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
  • As apresentações acontecerão de forma oral e deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint (.ppt ou .pptx), em modelo enviado pela comissão;
  • O trabalho deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores listados no resumo e deverá estar inscrito na III JAFISIO;
  • A Comissão Organizadora solicita que em suas apresentações, os autores utilizem pouco texto e deem preferência para diagramas, esquemas, gráficos e figuras;
  • O primeiro slide deve conter o título, os autores e as instituições envolvidas. A apresentação deve seguir a sequência padronizada, como consta no resumo;
  • Data show e computador serão disponibilizados pela comissão organizadora do evento. Não será permitido o uso de computadores pessoais para apresentação;
  • A apresentação deverá ser enviada para o email: jafisioflorence@gmail.com, em formato Microsoft PowerPoint (.ppt ou .pptx), até o dia 28/10/2025 às 10:00 para organização e agilidade no momento das defesas;
  • O tempo máximo para cada apresentação é de 08 (oito) a 10 (dez) minutos + 05 (cinco) minutos de arguição da banca;
  • A apresentação oral ocorrerá no dia e horário indicados pela Comissão Organizadora, de acordo com o cronograma disponibilizado. O horário deve ser criteriosamente respeitado;
  • Os critérios para avaliação da apresentação oral serão clareza, objetividade e segurança na apresentação, adequação metodológica, importância e coerência dos resultados, relação da conclusão com os objetivos e qualidade visual;
  • A banca será composta por 2 professores do Centro Universitário Florence e/ou convidados pela comissão da III JAFISIO???????4. DISPOSIÇÕES FINAIS??????????????Quaisquer pontos não previstas neste documento serão decididos pela Comissão Técnico-Científica da III JAFISIO;A Comissão Técnico-Científica, ao constatar qualquer violação dos termos deste edital, poderá, a qualquer momento, inclusive após a divulgação dos resultados, anular a classificação e tornar pública a irregularidade;A inscrição implica na aceitação plena de todas as cláusulas e condições estabelecidas neste edital.