O Grupo de Pesquisa "Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória" convida a todos para o seu III Colóquio de divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo.
Contaremos com a participação de convidados especiais para debater o tema.
CREDENCIAMENTO Credenciamento
ABERTURA III Colóquio REVIS-ARQ Abertura
Mesa: Documentos arquivísticos digitais - Mediador: Diogo Baptista Pereira Mesa Temática
Documentos arquivísticos digitais: variáveis que impactam na sua preservação Conferência · Brenda Couto de Brito Rocco
Preservação de documentos arquivísticos digitais: uma análise dos requisitos de autenticidade do Projeto InterPARES frente às ações do Arquivo Nacional – Programa AN Digital (2010 – 2018) Conferência · Raquel Dias Silva Reis
A desconfiguração do arranjo dos documentos digitais no archivematica: uma análise preliminar Conferência · Érika Maria Nunes Sampaio
INTERVALO Coffee break
Mesa: Arquivos, memória e imagem - Mediador: Carlos Eduardo Marconi de Carvalho Mesa Temática
Desafios da preservação de arquivos pessoais de músicos Conferência · Raquel Oliveira Melo
O ensino sobre documentos fotográficos nos cursos de Arquivologia no Brasil Conferência · Anna Carla Almeida Mariz
Gerenciamento e difusão de acervos fotográficos digitais: a experiência do Instituto Moreira Salles Conferência · Roberta Mociaro Zanatta
A dimensão afetiva dos acervos fotográficos e seu tratamento arquivístico: contraponto ou complemento? Conferência · Marcelo Nogueira de Siqueira
ENCERRAMENTO Encerramento
A inscrição também poderá ser realizada no local do evento
Os certificados estarão disponíveis nesta plataforma
Avenida Pasteur, 458
Urca, Rio de Janeiro - RJ
22290-250
Avenida Pasteur, 458
Urca, Rio de Janeiro - RJ
22290-250
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, a produção e utilização de documentos de arquivo em linguagem audiovisual, iconográfica e sonora cresce de forma vertiginosa. As especificidades no tratamento destes documentos impõem uma agenda de pesquisa importante para a teoria e prática arquivística. Essas especificidades dizem respeito ao tratamento do suporte e também ao controle intelectual de forma a garantir a organicidade entre documentos de diferentes linguagens, formatos e suportes pertencentes a um mesmo fundo. Importa
investigar registros visuais - audiovisuais e iconográficos - e sonoros na condição de documento de arquivo, como conjuntos orgânicos.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4043238666458771
CV: http://lattes.cnpq.br/0882043234210681
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007), mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ); Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão e preservação de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Realiza conferências em eventos e ministra cursos a respeito desses temas; Foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Arquivologia (DEPA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) . Vice Coordenadora do Laboratório Multidimensional de Preservação de documentos arquivísticos da UNIRIO.
http://lattes.cnpq.br/0604084865283358
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e especialização em Sistemas de Informação e Qualidade pelo Centro Universitario Augusto Mota, em 2007. Desenvolveu projetos na área de Arquivologia, especialmente em Gestão de Documentos e Preservação de Acervos. Arquivista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu suas atividades no Arquivo Central da Faculdade de Educação e no PROEDES - Programa de Estudos, Documentação e Sociedade, também da referida Faculdade, que detém acervos de Instituições de Educação, de Educadores e assuntos relacionados ao tema e é uma referência de pesquisa na área da Educação Brasileira. Atualmente desenvolve suas atividades no Arquivo Nacional, na Coordenação Geral de Gestão de Documentos - COGED, fazendo parte da Equipe de Documentos Digitais. Membro do Grupo Executivo do Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais - AN Digital.
CV: http://lattes.cnpq.br/0517190047747879
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivologia pela mesma Universidade. Arquivista e supervisora do Setor de Preservação Digital do Arquivo Nacional. Atua principalmente nos seguintes temas: documento arquivístico digital, preservação digital, repositório arquivístico digital confiável, archivematica e recolhimento.
http://lattes.cnpq.br/8571619766366238
Mestranda em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo - ECA/USP. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2018). Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Acesso do Ministério Público do Estado de São Paulo - MPSP. Tem experiência em Gestão de Documentos, projetos de organização de acervos, Conservação Preventiva e pequenos reparos em documentos de diferentes suportes. Pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquivologia, Arquivos Fotográficos, Preservação de Acervos, Redes Sociais e Organização do Conhecimento.
CV: http://lattes.cnpq.br/0712984107424298
Atua na área de pesquisa, preservação, catalogação, gestão de banco de dados e difusão de acervos fotográficos há 17 anos. É graduada, mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou em projetos de organização de acervos junto ao setor audiovisual do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV) e do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (Coc-Fiocruz). Coordenou o setor iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). Responsável pela coordenação do Núcleo de Catalogação e Indexação da Coordenadoria de Fotografia do Instituto Moreira Salles.
CV: http://lattes.cnpq.br/9437997077762067
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Arquivista concursado do Arquivo Nacional. Integrante do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra), da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática e da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos.
http://lattes.cnpq.br/3542831487060438
Professora Associada do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991). Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acervos fotográficos, Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Arquivos Empresariais.