III SCiTec

III SCiTec

III Seminário de Ciência e Tecnologia Campus Pinhais

Faça sua inscrição
De 23 a 27 de outubro Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ 18/10

III SCITEC 2023 - Tecnologia e trabalho: os desafios da formação humana diante dos novos paradigmas do mundo digital

O Seminário de Ciência e Tecnologia do Campus Pinhais (SCiTec) é um evento organizado pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais cujo objetivo é consolidar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação, por meio da exposição dos trabalhos desenvolvidos no Campus Pinhais e pela participação da comunidade externa.

1 DOS OBJETIVOS

O III Seminário de Ciência e Tecnologia do Campus Pinhais (SCiTec) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Pinhais tem por objetivos:

1.1 Conhecer e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação desenvolvidas no IFPR Campus Pinhais e em Instituições parceiras;

1.2 Valorizar os esforços e fomentar iniciativas de todos os servidores e estudantes envolvidos com a Educação pública de qualidade;

1.3 Fortalecer a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento;

1.4 Estimular a troca de experiências entre docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa;

1.5 Ser um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas considerando os objetivos do IFPR, os arranjos produtivos locais e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;

1.6 Promover o interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre discentes, docentes e técnicos administrativos, participantes ou não de programas de Iniciação Científica e/ou Extensão e/ou Inovação e/ou Ensino;

1.7 Promover o engajamento progressivo de docentes, pesquisadores, técnicos e discentes em pesquisas básicas e aplicadas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável do Estado do Paraná;

1.8 Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a Ciência, Tecnologia e Sociedade;

2 DA REALIZAÇÃO

O III Seminário de Ciência e Tecnologia (SCiTec) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Pinhais será realizado nos dias 23 a 27 de outubro de 2023, nas dependências do Campus Pinhais, localizado na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, Nº 1575 – Jardim Amélia – Pinhais/PR, de acordo com a programação a ser definida e divulgada pela Comissão Organizadora.

3 DAS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO EVENTO

O evento será composto por 02 (duas) modalidades de apresentação de trabalhos, sendo:

3.1 Comunicação oral: na modalidade de apresentação oral de produção científica e tecnológica o apresentador terá até 15 minutos para expor seu trabalho, a banca e a plateia poderão realizar a arguição em até 5 minutos.

3.2 Pôster: apresentação com exposição gráfica de produção científica e tecnológica. O pôster deverá seguir as normas a seguir:

3.2.1 Dimensões: 0,90 m de largura por 1,00 m de altura.

3.2.2 A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem ser de visualização possível a uma distância de um metro do trabalho. Seguir Modelo Pôster SCiTec 2023.

3.2.3 A impressão/montagem do banner é de responsabilidade dos autores do trabalho.

4 DO FORMATO DE SUBMISSÃO E FORMAS DE PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Resumo simples: deverá seguir o Modelo Resumo Simples SCiTec 2023. Deverá ter entre 150 a 300 palavras em espaço simples e sem parágrafos. Fonte Arial. Deverá obrigatoriamente ser submetido no formato PDF, pela página de submissão disponibilizada pela Comissão em SCiTec – Campus Pinhais (ifpr.edu.br);

4.2 Resumo Expandido: deverá seguir o Modelo Resumo Expandido SCiTec 2023. O resumo expandido não deverá ultrapassar 2 páginas, em formato PDF. Fonte Arial 12, texto justificado, espaçamento simples. Deverá conter Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Palavras-Chave, Agradecimentos e Referências;

4.3 Relato de Experiência: deverá seguir o Modelo Relato de Experiência SCiTec 2023. O relato não deverá ultrapassar 2 páginas, em formato PDF. Introdução, Metodologia, Resultados, Referências, Agradecimentos;

4.4 Publicação em Anais: Os trabalhos serão publicados nos anais do evento após avaliação e parecer favorável das bancas avaliadoras e revisão final da formatação após o evento. Nesta etapa, os textos deverão ser enviados em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (editável);

4.4.1 Não serão publicados em anais os trabalho que NÃO tenham sido apresentados durante o evento;

4.4.2 Não serão publicados os trabalhos que não estejam em conformidade com as orientações da comissão organizadora e/ou que não tenham cumprido os prazos previstos.

5 DAS MODALIDADES DOS TRABALHOS

5.1 O participante deve informar qual a modalidade de projeto que originou seu trabalho, podendo ser: a) Pesquisa; b) Ensino; c) Extensão; d) Inovação.

5.2 Na submissão do trabalho de pesquisa o autor deverá informar também a grande área do conhecimento: a) Ciências Exatas e da Terra; b) Ciências Biológicas; c) Engenharias; d) Ciências Saúde; e) Ciências Agrárias; f) Ciências Sociais Aplicadas; g) Ciências Humanas; h) Linguística, Letras e Artes; i) Interdisciplinar; j) Outros. Maiores detalhes sobre as grandes áreas do conhecimento podem ser obtidas em Tabela de áreas do conhecimento do CNPq .

5.3 Na submissão do trabalho de extensão o autor deverá informar também a área temática de extensão: a) Comunicação; b) Cultura; c) Direitos Humanos e Justiça; d) Educação; e) Meio Ambiente; f) Saúde; g) Tecnologia e Produção; e h) Trabalho;

6 DOS PARTICIPANTES

6.1 O evento é aberto à participação de toda a comunidade, interna ou externa ao IFPR, mediante inscrição;

6.2 Todos os trabalhos apresentados por discentes devem ter obrigatoriamente a indicação de um orientador e a anuência por escrito (assinatura do Gov.br) do mesmo conforme modelo disponibilizado em SciTec2023 - Google Drive. Os orientadores podem ser docentes e/ou técnicos do IFPR;

6.3 Caso o trabalho seja realizado por estudantes de uma instituição externa, poderá ser apresentado com a assinatura do responsável (assinatura do Gov.br) da instituição de origem e a indicação do orientador no formulário conforme o modelo disponibilizado em SciTec2023 - Google Drive.

6.4 Profissionais, pesquisadores e acadêmicos podem apresentar seus trabalhos no evento mediante inscrição antecipada e preenchimento do formulário de submissão conforme modelo presente na página do evento;

6.5 Os alunos bolsistas dos diferentes programas de fomento ao ensino, extensão, pesquisa, inovação e pós-graduação do Campus Pinhais devem, obrigatoriamente, submeter e apresentar no mínimo um trabalho diretamente relacionado ao projeto ao qual estão vinculados, sob as mesmas regras indicadas no item 6.2;

6.6 Cada trabalho deverá ser inscrito uma única vez, independentemente do número de autores ou coautores;

7 DA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

7.1 Os trabalhos submetidos, independente do formato de apresentação e modalidade, serão avaliados por pelo menos 02 (dois) avaliadores a fim de deferir ou indeferir a publicação;

7.2 Os avaliadores deverão analisar a apresentação dos trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário estipulados previamente, e após reunião das bancas de avaliação os trabalhos poderão ser indicados para publicação nos anais citados no item 4.4 deste edital;

7.3 Os autores que não apresentarem os trabalhos não terão seus trabalhos avaliados para publicação dos textos;

8 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8.1 Os trabalhos apresentados nas modalidades de comunicação oral ou pôster serão analisados e avaliados pelo comitê científico formado pelos avaliadores indicados com o objetivo de receberem a indicação para a publicação nos anais do evento;

8.2 Os seguintes critérios serão observados para efeito de publicação dos trabalhos nos anais do evento (Anexo I):

8.2.1 Conteúdo: em conformidade com o título do trabalho proposto;

8.2.2 Redação: capacidade de síntese, considerando-se clareza (sem ambiguidades), coesão (uso adequado de conectores e marcadores linguísticos) e adequação da linguagem à norma padrão da Língua Portuguesa;

8.2.3 Metodologia: apresenta consistência metodológica;

8.2.4 Estrutura textual: redação acadêmico-científica considerando todos os itens solicitados para o texto, indicados no item 4;

8.2.5 Formatação: formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento (conforme modelo) e pela ABNT.

9 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

9.1 Será instituído um comitê científico que terá a responsabilidade de avaliar os textos submetidos bem como a sua apresentação, e indicar os trabalhos para publicação;

9.2 Os avaliadores deverão analisar os trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário estipulados previamente;

9.3 Cada avaliador emitirá uma nota (0 a 10, com até 2 casas decimais. Ex.: 7,78), a qual será considerada para a pontuação e classificação dos trabalhos para publicação nos anais (Anexo I);

9.4 O comitê científico deverá receber o texto final para a publicação em anais do evento e indicar um parecer de deferimento ou indeferimento.

10 DO CRONOGRAMA

10.1 As etapas de submissão de trabalhos ao evento seguirão o seguinte cronograma:

Atividade

Período

Inscrições para participação

Até 23/10

Submissão de trabalhos

de 22/09 a 16/10

Apresentações dos trabalhos

de 24 a 27/10

Submissão da versão final para publicação nos anais

19/11

10.2 Caso não ocorra a submissão da versão final do texto com as devidas adequações até o prazo final, ele não será publicado nos anais do evento.

Programação

19h00 Cerimônia de Abertura e Palestra Abertura
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Cerimônia de Abertura. e Palestra: Yuppins - Trajetória de uma startup de serviços digitais - Desafios e Oportunidades.

21h00 Café com conversa: Tecnologia e trabalho Bate-papo
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Café com conversa: Tecnologia e trabalho, os desafios da formação humana diante dos novos paradigmas do mundo digital.

08h30 Mostra de Trabalhos (EM/ Pesquisa e Extensão) Apresentação Oral
Local: A definir

Mostra de Trabalhos do Ensino Médio, Pesquisa e Extensão.

10h30 Roda de Conversa - 'Água virtual: superando os dilemas com soluções sustentáveis inovadoras' Roda de Conversa
Local: A definir

Roda de Conversa - "Água virtual: superando os dilemas com soluções sustentáveis inovadoras" - Anderson Ribeiro de Almeida

14h00 Palestra: O Futuro do Trabalho em um mundo cada vez mais conectado Palestra
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Palestra: O Futuro do Trabalho em um mundo cada vez mais conectado

16h30 Simpósio COPE Simpósio
Local: Bloco didático

Simpósio COPE

16h30 Simpósio BCC Simpósio
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Simpósio BCC

16h30 Comitê de Ética IFPR Oficina
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Comitê de Ética IFPR

19h00 Palestra: True Works Palestra
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Palestra da True Works

21h00 Simpósio FICs/Especializações Simpósio
Local: A definir

Simpósio FICs/Especializações

21h00 Arquitetura de computadores Workshop
Local: Laboratório

Arquitetura de computadores: a importância de conhecer as peças e as funcionalidades do computador

Quantidade de Vagas: 20
Publico Alvo: pessoas interessadas em arquitetura de computador, faixa-etária aberta para estudantes e profissionais da área da tecnologia
21h00 Manutenção preventiva de informática e combate a incêndios Palestra
Local: Sala 8

Manutenção preventiva de equipamentos de informática e combate a incêndios

Quantidade de Vagas: 12
Publico Alvo: A oficina será oferecida para estudantes dos cursos de tecnologia do Campus Pinhais. Haverá um limite de 12 vagas, que deverão ser preenchidas por indivíduos maiores de 18 anos.
08h30 Mostra de Trabalhos (TCC) Apresentação Oral
Local: A definir

Mostra de Trabalhos (TCC)

10h30 Palestra - Create Your Future Palestra
Local: A definir

Palestra - Create Your Future

? Talk Empreendedorismo - Gabriel Pantojo ?

? Talk Ensino Superior - Renata Campos

? Talk Oportunidades de Intercâmbio - Aline Nunes

? Talk Sustentabilidade - Alisson Mangini

? Talk Propósito - Roni Campos

10h30 Palestra: Indústria 4.0 e a produção inteligente. Palestra
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Palestra: Indústria 4.0 e a produção inteligente.

16h30 Simpósio COPE Simpósio
Local: Bloco didático

Simpósio COPE

16h30 Simpósio BCC Simpósio
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Simpósio BCC

16h30 Comitê de Ética IFPR Oficina
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Comitê de Ética IFPR

19h00 Simpósio GTI Simpósio
Local: A definir

Simpósio GTI

21h00 Simpósio FICs/Especializações Simpósio
Local: A definir

Simpósio FICs/Especializações

21h00 Django: aplicações do framework python Workshop
Local: Sala 4

Django - mais que um pistoleiro: aplicações do framework python

Quantidade de Vagas: 36
Publico Alvo: alunos dos cursos de GTI e BCC, do curso técnico de Informática que tenham conhecimentos básicos em codificação WEB (html, CSS JavaScript e Python). Vagas: 36 alunos (dois por computador)
21h00 Desenvolvimento Web Full Stack Workshop
Local: A definir

Desenvolvimento Web Full Stack: Dominando Tanto o Front-end como o Back-end

Quantidade de Vagas: 20 (dependendo da disponibilidade de computadores)
Publico Alvo: estudantes e profissionais da área de tecnologia, especialmente aqueles
interessados no desenvolvimento de software, programação, engenharia de software
ou áreas relacionadas. A oficina é adequada para pessoas que desejam adquirir ou
aprimorar suas habilidades na integração de APIs e que buscam uma compreensão
mais aprofundada desse processo.
08h30 Mostra de Trabalhos (EM/ Pesquisa e Extensão) Apresentação Oral
Local: A definir

Mostra de Trabalhos do Ensino Médio, Pesquisa e Extensão.

10h30 'Vivência e aprendizado no trabalho de transmissão de jogos e eventos esportivos na RPC' Oficina
"Vivência e aprendizado no trabalho de transmissão de jogos e eventos esportivos na RPC"
Local: A definir

Palestra sobre a vivência como Jovem Aprendiz na RPC e o trabalho na área técnica para a transmissão de eventos esportivos.

16h30 Simpósio COPE Simpósio
Local: Bloco didático

Simpósio COPE

19h00 Simpósio GTI Simpósio
Local: A definir

Simpósio GTI

21h00 Simpósio FICs/Especializações Simpósio
Local: A definir

Simpósio FICs/Especializações

21h00 Hacking Zone: O básico sobre a manipulação de dados Workshop
Local: Sala 4

Hacking Zone: O básico sobre a manipulação de dados.

Quantidade de Vagas: 15
Publico Alvo: Pessoas com um conhecimento básico de informática, interessadas em aprender um pouco a respeito da ciência de dados e suas aplicações.
21h00 Análise forense de phishing mail Workshop
Local: Laboratório

Análise forense de phishing mail

Quantidade de Vagas: 30
Publico Alvo: pessoas maiores de 18 anos de idade, que estejam cursando o ensino superior e tenham conhecimento básico sobre informática e correio eletrônico com interesse em aprender conceitos de segurança digital, análise de e-mails suspeitos e prevenção de tentativas de golpes pela internet
08h30 Palestra - Maximizando o Potencial do LinkedIn para Alcançar o Emprego Ideal Palestra
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Palestra - Maximizando o Potencial do LinkedIn para Alcançar o Emprego Ideal (Flávia Santos - Lume)

10h30 Oficina de Storyline e criação de personagens para games Oficina
Local: A definir

Oficina de Storyline e criação de personagens para games (Luana, Kimberly e Rafael Oliveira - INFO4)

14h00 Roda de Conversa - Desafios profissionais na área de desenvolvimento de tecnologia em computação Roda de Conversa
Local: A definir

Roda de Conversa - Desafios profissionais na área de desenvolvimento de tecnologia em computação.

14h00 Palestra: Aprendiz Gerar - Criando talentos para o amanhã Palestra
Local: A definir

Palestra: Aprendiz Gerar - Criando talentos para o amanhã

17h00 Encerramento: Palquinho. Encerramento
Local: Biblioteca IFPR Pinhais

Encerramento: Palquinho.

Carregando área de inscrição

Local

IFPR Campus Pinhais, 83330-200, Rua Humberto de Alencar Castello Branco, 1575, Jardim Amélia, Pinhais, Paraná
Ver no mapa

Organizador

Álvaro Rogério Cantieri

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2002). No mestrado, realizou um estudo na área de protocolos de comunicação segura. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba, na área de Robótica. Atualmente é professor efetivo em dedicação exclusiva do Instituto Federal do Paraná, em Pinhais, no curso de Ciências da Computação. Como professor, atuou nos cursos de Engenharia Elétrica da UTP e Engenharia de Computação na Universidade Positivo, e coordenou os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da SOCIESC - SC. Foi diretor comercial da RovTec Indústria e Comércio, empresa da area de desenvolvimento de sistemas eletrônicos. Suas áreas de interesse são redes de computadores, segurança computacional, desenvolvimento de hardware, sistemas embarcados, veículos áereos não tripulados, robótica