SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ 18/10
III SCITEC 2023 - Tecnologia e trabalho: os desafios da formação humana diante dos novos paradigmas do mundo digital
O Seminário de Ciência e Tecnologia do Campus Pinhais (SCiTec) é um evento organizado pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais cujo objetivo é consolidar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação, por meio da exposição dos trabalhos desenvolvidos no Campus Pinhais e pela participação da comunidade externa.
1 DOS OBJETIVOS
O III Seminário de Ciência e Tecnologia do Campus Pinhais (SCiTec) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Pinhais tem por objetivos:
1.1 Conhecer e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação desenvolvidas no IFPR Campus Pinhais e em Instituições parceiras;
1.2 Valorizar os esforços e fomentar iniciativas de todos os servidores e estudantes envolvidos com a Educação pública de qualidade;
1.3 Fortalecer a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento;
1.4 Estimular a troca de experiências entre docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa;
1.5 Ser um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas considerando os objetivos do IFPR, os arranjos produtivos locais e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;
1.6 Promover o interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre discentes, docentes e técnicos administrativos, participantes ou não de programas de Iniciação Científica e/ou Extensão e/ou Inovação e/ou Ensino;
1.7 Promover o engajamento progressivo de docentes, pesquisadores, técnicos e discentes em pesquisas básicas e aplicadas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável do Estado do Paraná;
1.8 Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a Ciência, Tecnologia e Sociedade;
2 DA REALIZAÇÃO
O III Seminário de Ciência e Tecnologia (SCiTec) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Pinhais será realizado nos dias 23 a 27 de outubro de 2023, nas dependências do Campus Pinhais, localizado na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, Nº 1575 – Jardim Amélia – Pinhais/PR, de acordo com a programação a ser definida e divulgada pela Comissão Organizadora.
3 DAS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO EVENTO
O evento será composto por 02 (duas) modalidades de apresentação de trabalhos, sendo:
3.1 Comunicação oral: na modalidade de apresentação oral de produção científica e tecnológica o apresentador terá até 15 minutos para expor seu trabalho, a banca e a plateia poderão realizar a arguição em até 5 minutos.
3.2 Pôster: apresentação com exposição gráfica de produção científica e tecnológica. O pôster deverá seguir as normas a seguir:
3.2.1 Dimensões: 0,90 m de largura por 1,00 m de altura.
3.2.2 A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem ser de visualização possível a uma distância de um metro do trabalho. Seguir Modelo Pôster SCiTec 2023.
3.2.3 A impressão/montagem do banner é de responsabilidade dos autores do trabalho.
4 DO FORMATO DE SUBMISSÃO E FORMAS DE PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Resumo simples: deverá seguir o Modelo Resumo Simples SCiTec 2023. Deverá ter entre 150 a 300 palavras em espaço simples e sem parágrafos. Fonte Arial. Deverá obrigatoriamente ser submetido no formato PDF, pela página de submissão disponibilizada pela Comissão em SCiTec – Campus Pinhais (ifpr.edu.br);
4.2 Resumo Expandido: deverá seguir o Modelo Resumo Expandido SCiTec 2023. O resumo expandido não deverá ultrapassar 2 páginas, em formato PDF. Fonte Arial 12, texto justificado, espaçamento simples. Deverá conter Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Palavras-Chave, Agradecimentos e Referências;
4.3 Relato de Experiência: deverá seguir o Modelo Relato de Experiência SCiTec 2023. O relato não deverá ultrapassar 2 páginas, em formato PDF. Introdução, Metodologia, Resultados, Referências, Agradecimentos;
4.4 Publicação em Anais: Os trabalhos serão publicados nos anais do evento após avaliação e parecer favorável das bancas avaliadoras e revisão final da formatação após o evento. Nesta etapa, os textos deverão ser enviados em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (editável);
4.4.1 Não serão publicados em anais os trabalho que NÃO tenham sido apresentados durante o evento;
4.4.2 Não serão publicados os trabalhos que não estejam em conformidade com as orientações da comissão organizadora e/ou que não tenham cumprido os prazos previstos.
5 DAS MODALIDADES DOS TRABALHOS
5.1 O participante deve informar qual a modalidade de projeto que originou seu trabalho, podendo ser: a) Pesquisa; b) Ensino; c) Extensão; d) Inovação.
5.2 Na submissão do trabalho de pesquisa o autor deverá informar também a grande área do conhecimento: a) Ciências Exatas e da Terra; b) Ciências Biológicas; c) Engenharias; d) Ciências Saúde; e) Ciências Agrárias; f) Ciências Sociais Aplicadas; g) Ciências Humanas; h) Linguística, Letras e Artes; i) Interdisciplinar; j) Outros. Maiores detalhes sobre as grandes áreas do conhecimento podem ser obtidas em Tabela de áreas do conhecimento do CNPq .
5.3 Na submissão do trabalho de extensão o autor deverá informar também a área temática de extensão: a) Comunicação; b) Cultura; c) Direitos Humanos e Justiça; d) Educação; e) Meio Ambiente; f) Saúde; g) Tecnologia e Produção; e h) Trabalho;
6 DOS PARTICIPANTES
6.1 O evento é aberto à participação de toda a comunidade, interna ou externa ao IFPR, mediante inscrição;
6.2 Todos os trabalhos apresentados por discentes devem ter obrigatoriamente a indicação de um orientador e a anuência por escrito (assinatura do Gov.br) do mesmo conforme modelo disponibilizado em SciTec2023 - Google Drive. Os orientadores podem ser docentes e/ou técnicos do IFPR;
6.3 Caso o trabalho seja realizado por estudantes de uma instituição externa, poderá ser apresentado com a assinatura do responsável (assinatura do Gov.br) da instituição de origem e a indicação do orientador no formulário conforme o modelo disponibilizado em SciTec2023 - Google Drive.
6.4 Profissionais, pesquisadores e acadêmicos podem apresentar seus trabalhos no evento mediante inscrição antecipada e preenchimento do formulário de submissão conforme modelo presente na página do evento;
6.5 Os alunos bolsistas dos diferentes programas de fomento ao ensino, extensão, pesquisa, inovação e pós-graduação do Campus Pinhais devem, obrigatoriamente, submeter e apresentar no mínimo um trabalho diretamente relacionado ao projeto ao qual estão vinculados, sob as mesmas regras indicadas no item 6.2;
6.6 Cada trabalho deverá ser inscrito uma única vez, independentemente do número de autores ou coautores;
7 DA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
7.1 Os trabalhos submetidos, independente do formato de apresentação e modalidade, serão avaliados por pelo menos 02 (dois) avaliadores a fim de deferir ou indeferir a publicação;
7.2 Os avaliadores deverão analisar a apresentação dos trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário estipulados previamente, e após reunião das bancas de avaliação os trabalhos poderão ser indicados para publicação nos anais citados no item 4.4 deste edital;
7.3 Os autores que não apresentarem os trabalhos não terão seus trabalhos avaliados para publicação dos textos;
8 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
8.1 Os trabalhos apresentados nas modalidades de comunicação oral ou pôster serão analisados e avaliados pelo comitê científico formado pelos avaliadores indicados com o objetivo de receberem a indicação para a publicação nos anais do evento;
8.2 Os seguintes critérios serão observados para efeito de publicação dos trabalhos nos anais do evento (Anexo I):
8.2.1 Conteúdo: em conformidade com o título do trabalho proposto;
8.2.2 Redação: capacidade de síntese, considerando-se clareza (sem ambiguidades), coesão (uso adequado de conectores e marcadores linguísticos) e adequação da linguagem à norma padrão da Língua Portuguesa;
8.2.3 Metodologia: apresenta consistência metodológica;
8.2.4 Estrutura textual: redação acadêmico-científica considerando todos os itens solicitados para o texto, indicados no item 4;
8.2.5 Formatação: formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento (conforme modelo) e pela ABNT.
9 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
9.1 Será instituído um comitê científico que terá a responsabilidade de avaliar os textos submetidos bem como a sua apresentação, e indicar os trabalhos para publicação;
9.2 Os avaliadores deverão analisar os trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário estipulados previamente;
9.3 Cada avaliador emitirá uma nota (0 a 10, com até 2 casas decimais. Ex.: 7,78), a qual será considerada para a pontuação e classificação dos trabalhos para publicação nos anais (Anexo I);
9.4 O comitê científico deverá receber o texto final para a publicação em anais do evento e indicar um parecer de deferimento ou indeferimento.
10 DO CRONOGRAMA
10.1 As etapas de submissão de trabalhos ao evento seguirão o seguinte cronograma:
Atividade | Período |
Inscrições para participação | Até 23/10 |
Submissão de trabalhos | de 22/09 a 16/10 |
Apresentações dos trabalhos | de 24 a 27/10 |
Submissão da versão final para publicação nos anais | 19/11 |
10.2 Caso não ocorra a submissão da versão final do texto com as devidas adequações até o prazo final, ele não será publicado nos anais do evento.