Os insetos constituem o grupo de organismos mais diversificado da Terra, representando cerca de 60% de todas as espécies conhecidas. Estão presentes em praticamente todos os ambientes, desde locais extremamente quentes até regiões com temperaturas abaixo de zero. Desempenham importantes papéis nos ecossistemas, pois estão envolvidos em vários processos e interações ecológicas, como polinização, decomposição, predação e controle biológico.

Por essa razão, é essencial que a biodiversidade de insetos seja bem conhecida e, portanto, a coleta e a conservação desses animais são fundamentais para estudos de morfologia, ciclo de vida ou interação entre as espécies. Nesse sentido, as coleções entomológicas devem ser vistas como patrimônio memorial da biodiversidade, pois constituem-se de materiais biológicos devidamente tratados, conservados, organizados e sistematizados, cujas finalidades são: científica, didática, particular, de segurança nacional, entre outras.

Para garantir a conservação de um inventário entomológico, são necessários alguns cuidados, que vão desde a coleta até o armazenamento adequado dos insetos. Sendo assim, este minicurso irá abordar técnicas de coletas, conservação, montagem e identificação das principais ordens de insetos.

Compartilhe!

Apoio Financeiro

Apoio Logístico