3ª Semana Acadêmica, 3ª SCTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa e 3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ campus Belford Roxo

3ª Semana Acadêmica, 3ª SCTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa e 3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ campus Belford Roxo

Faça sua inscrição
De 19 outubro a 18 de novembro Todos os dias das 10h00 às 22h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

A 3ª Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, com a temática "Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, Cultura e Arte", será realizada em dois momentos: de 19 a 23 de outubro e de 16 a 18 de novembro de 2020,de forma on-line e gratuita.

Assim, nós do IFRJ campus Belford Roxo estaremos realizando e construindo juntos a 3ª Semana Acadêmica, a 3ª SCTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa e o 3º Encontro de Pesquisadores. Nos anos anteriores, as nossas atividades foram um sucesso dentro e fora dos muros da escola e este ano não será diferente. Neste mundo novo e virtual, todos nós estaremos assíncronos e síncronos, nas plataformas e para além delas... Estamos ansiosos por sua participação. Vamos todos de mãos dadas e juntos fazer uma GRANDE AGLOMERAÇÃO VIRTUAL.

Obrigado por você construir colaborativamente o campo da Economia Criativa no IFRJ campus Belford Roxo!

Arte, Cultura e Educação!

Baixada Fluminense Presente!

Palestrantes

  • Orlando Calheiros
  • Diego Cerqueira
  • Welton Zonatti
  • Denise Loyola
  • Bárbara Friaça
  • Jaqueline Gomes
  • Ethel Oliveira
  • Luci Ponte
  • Flávio Sabrá
  • Silvana Louzada
  • Lalih Branco
  • André Wonder
  • Heloisa Santos
  • Vanessa Ximenes
  • Lívia Paiva
  • Lara Ovídio
  • Revista Van
  • Deborah Christo
  • Cássia Figueiredo
  • Estevão Leite
  • Raphael Argento
  • Gabriela Ribeiro
  • Rosi Rezende
  • Angelo Pontes
  • Nazian Rodrigues
  • Cláudia Terra Nascimento Paz
  • Franclin Nascimento
  • Diogo Duarte
  • Raquel Trindade
  • Nena Balthar
  • Jackeline Valente
  • Marcos Rosa
  • Saulo Marques
  • Heros Silva
  • Juliana Fazeh

Programação

10h00 - Diego Cerqueira, Orlando Calheiros Diálogos SCTEC - Participação, Democracia e Tecnologia em contextos de Inteligência Artificial Abertura
Local: Online

Em diálogo com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os convidados Diego Cerqueira e Orlando Calheiros debaterão algumas questões em torno do impacto dos algorítmos de inteligência artificial na vida de todos nós, seus usos nas redes sociais e como afetam a democracia, nossa autonomia, participação e capacidade de decisão.

Mediação: Estevão Leite e Heloisa Santos

14h00 - Bárbara Friaça, Denise Loyola, Welton Zonatti Empreendedorismo e o Mercado da Moda em tempos de Pandemia Mesa Temática
Empreendedorismo e o Mercado da Moda em tempos de Pandemia
Local: Online

A mesa redonda tem como objetivo promover uma reflexão sobre o impacto da pandemia no setor da moda, frente a crise econômica e a necessidade de isolamento social, levando em consideração as novas práticas empreendedoras, hábitos, tendências de consumo e tecnologias adotadas ao negócio.

16h00 - Ethel Oliveira, Jaqueline Gomes SEMENTES: Mulheres Pretas no Poder Sessão de Cinema
SEMENTES: Mulheres Pretas no Poder
Local: Online

SEMENTES: Mulheres Pretas no Poder

Sinopse
Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. O documentário acompanhou essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

Por que ver?
Sob o impacto do assassinato de Marielle Franco, mulheres negras em várias partes do Brasil disputam as urnas nas eleições de 2018 para ocupar o Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, com novas proposições do fazer político. O filme segue várias das candidatas ao longo da campanha, capturando momentos de intensidade e força de um coletivo a enfrentar a máquina da extrema direita que se apossou do cenário político e social brasileiro. Entre a observação discreta e o olhar poético sobre corpos e ações, “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” é um instantâneo de esperança e luta diante de um cenário catastrófico desenhado nos últimos anos.

Ficha Técnica
Brasil, 2020, 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Éthel Oliveira e Júlia Mariano

18h00 - Juliana Fazeh, Luci Ponte Gestão de Marcas Oficina
Local: Online

A gestão das estratégias de marcas tem o objetivo de torná-las mais desejadas e positivas na mente de seus clientes e do público geral.

A oficina buscará desenvolver propósitos, valores, identidade e posicionamento das marcas dos empreendedores locais. Cada participante deve possuir marca própria ou estar desenvolvendo uma para participação na oficina.

20h30 - Flávio Sabrá Desenho para Estamparia Oficina
Desenho para Estamparia
Local: Online

Oficina de Desenho para a Estamparia - Desenvolver a criação de estampas através de objetos, letras, texturas, entre outros, com o objetivo de proporcionar a geração de ideias para aplicação em superfícies diversas.

Participação, Democracia e Tecnologia em contextos de Inteligência Artificial - Diálogos SCTEC "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

Em diálogo com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os convidados Diego Cerqueira e Orlando Calheiros debaterão algumas questões em torno do impacto dos algorítmos de inteligência artificial na vida de todos nós, seus usos nas redes sociais e como afetam a democracia, nossa autonomia, participação e capacidade de decisão.

Às10h00 - Online
10h00 - Heros Silva, Lalih Branco, Silvana Louzada Conversa com o Emancipar Mesa Temática
Local: online

Os ex-alunos é agora coordenadores do Projeto Emancipa vão conversar com os jovens que pretendem fazer o ENEM e vestibular e contar sua experiência em um pré vestibular social e porque se tornaram coordenadores do projeto. Vão comentar também seu ingresso na Universidade Pública como estudantes do Emancipar.

14h00 - André Wonder Iniciação ao Macramê Oficina
Iniciação ao Macramê
Local: online

Oficina de criação de uma peça artesanal em macramê. A técnica de macramê consiste na confecção de objetos a partir de fios e nós. Oficina será voltada para um publico de iniciantes. Os materiais sugeridos são fios de barbantes, vidro de conserva vazio ( ou garrafa pet) e tesoura.

14h00 - Vanessa Ximenes Bordado experimental em Papel Oficina
Bordado experimental em Papel
Local: online

Visa oferecer uma experienciação estética fora do comum já que se propõe bordar sobre uma superfície pouco usual como o papel. Veremos os diferentes tipos de papel que poderemos usar e também aqueles que não dão certo nessa proposta. Faremos alguns tipos de pontos de bordado e montaremos uma peça final juntos onde a composição será feita de uma imagem (pode ser de revista ou qualquer fotografia que já tenha disponível em casa e que possa fragmentar), diferentes tipos de papel (os que tiver a mão em casa), linha, agulha, tesoura.

16h00 - Jaqueline Gomes Saúde Mental Oficina
Local: online

O objetivo da oficina é discutir o conceito de saúde, a partir de uma crítica da sua definição como uma mera oposição à doença. Serão analisado e problematizado o senso comum acerca de normal e patológico, e concepções que separam mente e cerébro, indivíduo e sociedade, para se compreender a saúde em sua integralidade, na qual uma das dimensões é a da saúde mental, indissociável das relações sociais e das políticas públicas.

18h00 - Flávio Sabrá Draping Oficina
Draping
Local: online

Oficina de Draping - Desenvolver a criação de produtos diversos através da técnica do darping/moulage (modelagem sobre o corpo).

18h00 Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais Minicurso
Local: Online

O curso Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais tem como objetivo introduzir as questões fundamentais do movimento feminista a partir de três eixos: nascimento e primeiras pautas do movimento feminista; a inserção do movimento feminista negro e a questão da interseccionalidade; e as transformações contemporâneas dos movimentos sociais diante das pautas que se apresentam. O curso terá um total de 12h e será totalmente gratuito e online. O limite são 150 vagas.

Aula 1 (20/10): Feminismo - Professora Dra. Lívia Paiva

Ementa: Gênero e identidade: conceitos, teorias, críticas e estereótipos; Direitos das mulheres: sistema de proteção; Violência de gênero; Tipos e formas de violência doméstica, sexual e letal (feminicídio, lesbocídio, travestícidio e transfeminicídio).

Objetivo: contextualizar os conceitos e estudos de gênero com suas interseccionalidades; abordar as violências estruturais de gênero e suas interseccionalidades; introduzir alguns instrumentos jurídicos para prevenir e coibir a violência e a rede de proteção

Aula 2 (21/10): Interseccionalidade - Professora Dra. Heloisa Santos

Ementa: Raça, modernidade e opressão; Feminismo Negro: demandas; Interseccionalidade e a comunidade da diferença.

Objetivo: discutir de maneira introdutória a crítica ao Feminismo Tradicional apresentada pelo Feminismo Negro.

Aula 3 (22/10): Movimentos Sociais - Professora Dra. Jaqueline de Jesus

Ementa: Ação coletiva, sujeitos coletivos. Sociedade civil e Estado. Classes sociais, consciência de classe e lutas. Velhos Movimentos Sociais: de classe e libertação nacional. Novos Movimentos Sociais: identitários e libertários. Lutas sociais no cenário contemporâneo.

Objetivo: apresentar noções básicas sobre movimentos sociais, sua relação com a sociedade, o Estado e um panorama geral sua transformação na História.

Bibliografia de Referência

20h30 - Lara Ovídio, Revista Van Por uma fotografia de moda negra, periférica e terceiro mundista Exposição
Por uma fotografia de moda negra, periférica e terceiro mundista
Local: Online

Nesta exposição virtual, nos preparamos para explorar os limites entre imagem fixa e em movimento, em um ambiente performativo virtual. Liga a câmera, o microfone, prepara um suco de laranja e vamos juntes.

Ficha técnica:
Curadoria e coordenação: Lara Ovídio
Vídeos: Angelo Pontes e Lara Ovídio
Projeto sonoro: Jonas Lana
Equipe: Ana Adelaide Balthar, Angelo Pontes, Clara Ovídio, Sara Canto, Thuanny de Farias, Mariana do Vale.
Registros: Mariana do Vale e Clara Ovídio

10h00 - Deborah Christo, Flávio Sabrá Design x Moda - Gestão e Negócios de Moda Mesa Temática
Local: online

Moda, normalmente, é associada ao que acontece nos desfiles de grandes estilistas nas semanas de moda. Mas por trás destas passarelas existem muitas outras atividades envolvidas e questões a serem pensadas. Fazer moda significa pensar nas formas dos produtos, no comportamento de quem consome o produto de moda, nas quantidades de produtos vendidos, na sua visualização, na sua distribuição, na sua grade, etc. Difícil pensar em moda sem pensar em negócio, em mercado, em cadeia produtiva, mas também em design e, até mesmo, em expressão artística. Nesta palestra vamos apresentar um resumo de algumas das ideias que envolvem a pesquisa da professora doutora Deborah Christo, que estuda a relação entre moda, design e arte, e do professor doutor Flávio Sabrá, que pesquisa a relação entre moda, design, mercado, negócio e a Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecção.

14h00 - Cássia Figueiredo, Estevão Leite, Raphael Argento Onde vender o produto artesanal? Webinário
Local: Online

No Webinário "Onde vender o produto artesanal?" apresentaremos algumas opções online para vender o produto artesanal. Falaremos sobre algumas das características do comércio online e como fazer para vender em plataformas como Elo7, Mercado Livre, Instagram, Facebook e Etsy (venda internacional).

16h00 - Gabriela Ribeiro, Rosi Rezende Atividades lúdicas e processo de aprendizagem de estudantes com necessidades específicas Minicurso
Local: online

As atividades lúdicas estão diretamente ligadas à afetividade, ao lazer, à cultura e são instrumentos ou estratégias pedagógicas possíveis de serem adaptadas para atender a realidade do educando, tornando as atividades mais prazerosas e compreensíveis.

18h00 - André Wonder Criação de Autômatos Oficina
Criação de Autômatos
Local: online

Nesta oficina será desenvolvido um autômato a partir de matérias primas simples, de reúso como papelão. O termo "autômato" em sua etimologia significa: "agindo por vontade própria" e se refere a objetos e mecanismos que se movem geralmente sem o apoio da eletricidade. Geralmente empregado em pequenos robôs, brinquedos e alguns elementos de cenografia teatral.

18h00 Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais Minicurso
Local: Online

O curso Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais tem como objetivo introduzir as questões fundamentais do movimento feminista a partir de três eixos: nascimento e primeiras pautas do movimento feminista; a inserção do movimento feminista negro e a questão da interseccionalidade; e as transformações contemporâneas dos movimentos sociais diante das pautas que se apresentam. O curso terá um total de 12h e será totalmente gratuito e online. O limite são 150 vagas.

Aula 1 (20/10): Feminismo - Professora Dra. Lívia Paiva

Ementa: Gênero e identidade: conceitos, teorias, críticas e estereótipos; Direitos das mulheres: sistema de proteção; Violência de gênero; Tipos e formas de violência doméstica, sexual e letal (feminicídio, lesbocídio, travestícidio e transfeminicídio).

Objetivo: contextualizar os conceitos e estudos de gênero com suas interseccionalidades; abordar as violências estruturais de gênero e suas interseccionalidades; introduzir alguns instrumentos jurídicos para prevenir e coibir a violência e a rede de proteção

Aula 2 (21/10): Interseccionalidade - Professora Dra. Heloisa Santos

Ementa: Raça, modernidade e opressão; Feminismo Negro: demandas; Interseccionalidade e a comunidade da diferença.

Objetivo: discutir de maneira introdutória a crítica ao Feminismo Tradicional apresentada pelo Feminismo Negro.

Aula 3 (22/10): Movimentos Sociais - Professora Dra. Jaqueline de Jesus

Ementa: Ação coletiva, sujeitos coletivos. Sociedade civil e Estado. Classes sociais, consciência de classe e lutas. Velhos Movimentos Sociais: de classe e libertação nacional. Novos Movimentos Sociais: identitários e libertários. Lutas sociais no cenário contemporâneo.

Objetivo: apresentar noções básicas sobre movimentos sociais, sua relação com a sociedade, o Estado e um panorama geral sua transformação na História.

Bibliografia de Referência

20h30 - Flávio Sabrá Desenho de Moda Oficina
Desenho de Moda
Local: online

Oficina de Desenho de Moda - Desenvolver a criação de desenhos de moda através de técnicas diversas para promever a geração de ideias.

11h00 - Angelo Pontes Gambiarra Fotográfica Oficina
Gambiarra Fotográfica
Local: online

Nesta oficina realizaremos pequenas alterações em objetos de iluminação cotidianos para mudar a cor da luz e, assim, as sensações e a narrativa da fotografia de moda. Partindo de uma perspectiva terceiro-mundista, e da tecnologia da gambiarra, produziremos estéticas periféricas.

14h00 - Jaqueline Gomes Psicologia da Moda Oficina
Local: online

O objetivo da oficina é introduzir os participantes à Psicologia da Moda, caracterizada por diálogos interdisciplinares entre diferentes áreas do conhecimento, que aborda processos psicossociais como percepção, estereótipos, influência social e identidade, em sua relação com a Moda, da concepção ao consumo, como um fenômeno histórico, cultural e político.

14h00 - André Wonder, Cássia Figueiredo, Nazian Rodrigues Rosas decorativas feitas com materiais de reuso. Oficina
Rosas decorativas feitas com materiais de reuso.
Local: online

Oficina de Desenvolvimento de Rosas Decorativas com materiais de reuso.

16h00 - Cláudia Terra Nascimento Paz, Franclin Nascimento, Rosi Rezende Reflexões sobre educação inclusiva no contexto da pandemia. Mesa Temática
Local: online

Mesa Reflexões sobre educação inclusiva no contexto da pandemia. Cláudia Terra Nascimento Paz (doutora em educação pela UFRGS, na linha de Psicopedagogia e processos de ensinoaprendizagem. Docente do IFSC) Franclin Nascimento (doutor em educação pela UFRJ. Presidente da Associação Nacional de Educadores Inclusivos - ANEI Brasil) Rosi Rezende (Pedagoga. Diretora de Ensino) - mediadora

18h00 - Cássia Figueiredo, Estevão Leite 'Quanto cobrar pelo produto artesanal?' Webinário
Local: online

No Webinário "Quanto cobrar pelo produto artesanal" discutiremos os vários fatores que influenciam na precificação do produto artesanal como custos, concorrência, posicionamento de marca, valor e outros aspectos, sejam eles mercadológicos ou não. Além disso, também apresentamos exemplos e apontamos possíveis caminhos para que a artesã/artesão coloque em prática o que será discutido.

18h00 Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais Minicurso
Local: Online

O curso Feminismo, interseccionalidade e movimentos sociais: noções fundamentais tem como objetivo introduzir as questões fundamentais do movimento feminista a partir de três eixos: nascimento e primeiras pautas do movimento feminista; a inserção do movimento feminista negro e a questão da interseccionalidade; e as transformações contemporâneas dos movimentos sociais diante das pautas que se apresentam. O curso terá um total de 12h e será totalmente gratuito e online. O limite são 150 vagas.

Aula 1 (20/10): Feminismo - Professora Dra. Lívia Paiva

Ementa: Gênero e identidade: conceitos, teorias, críticas e estereótipos; Direitos das mulheres: sistema de proteção; Violência de gênero; Tipos e formas de violência doméstica, sexual e letal (feminicídio, lesbocídio, travestícidio e transfeminicídio).

Objetivo: contextualizar os conceitos e estudos de gênero com suas interseccionalidades; abordar as violências estruturais de gênero e suas interseccionalidades; introduzir alguns instrumentos jurídicos para prevenir e coibir a violência e a rede de proteção

Aula 2 (21/10): Interseccionalidade - Professora Dra. Heloisa Santos

Ementa: Raça, modernidade e opressão; Feminismo Negro: demandas; Interseccionalidade e a comunidade da diferença.

Objetivo: discutir de maneira introdutória a crítica ao Feminismo Tradicional apresentada pelo Feminismo Negro.

Aula 3 (22/10): Movimentos Sociais - Professora Dra. Jaqueline de Jesus

Ementa: Ação coletiva, sujeitos coletivos. Sociedade civil e Estado. Classes sociais, consciência de classe e lutas. Velhos Movimentos Sociais: de classe e libertação nacional. Novos Movimentos Sociais: identitários e libertários. Lutas sociais no cenário contemporâneo.

Objetivo: apresentar noções básicas sobre movimentos sociais, sua relação com a sociedade, o Estado e um panorama geral sua transformação na História.

Bibliografia de Referência

10h00 - Diogo Duarte, Luci Ponte Construção de marcas: Do local ao digital Mesa Temática
Local: online

A mesa abordará como as mudanças contínuas na comunicação criaram um ambiente de muitas oportunidades para marcas e empresas. Além disso, discutirá como esse movimento de aproximação entre consumidores e marcas permite a troca de experiências no mundo digital.

14h00 - Estevão Leite, Flávio Sabrá, Jaqueline Gomes, Nena Balthar, Raquel Trindade Violência de Gênero e Racial no Contexto de Pandemia - (NEABI/NDIVAS) + Caderno Cartonera Mesa Temática
Violência de Gênero e Racial no Contexto de Pandemia - (NEABI/NDIVAS)  + Caderno Cartonera
Local: online

Oficina "Violência de Gênero e Racial no Contexto de Pandemia" (NEABI/NDIVAS) - Estevão Leite, Jaqueline Gomes e Raquel Trindade, seguida de vídeo de Nena Balthar e Flávio Sabrá.

Iniciativa conjunta do Núcleo de Diversidade (NDIVAS Marielle Franco) e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRJ campus Belford Roxo, a oficina objetiva debater a violência de gênero e racial no Brasil, a partir de componentes históricos e culturais, reconhecendo o seu aprofundamento no contexto da pandemia da COVID-19, disponibilizando espaço de escuta, indicando estratégias de enfrentamento e rede de apoio, além de propor uma atividade prática com a produção de cadernos artesanais relacionados à superação da violência. A oficina se configura como a primeira etapa de um curso voltada à temática.

Oficina de Caderno Cartonera

A oficina Caderno Cartonera se inspira na experiência com a Alexandra Cartonera da Baixada[1], uma atividade de extensão e de pesquisa de caráter editorial e de formação, tanto de estudantes como de público espontâneo, interessados em participar de encontros e discussões sobre modos de construir o mundo editorial (escrita e produção de livros). Se desenvolve desde 2013 a partir do interesse de professores e alunes na UFRRJ e, posteriormente, em diálogo e projetos conjuntos com professores e alunes do IFRJ campus Belford Roxo.

Para o encontro na 3a Semana Acadêmica e 3a SCTEC iremos preparar a capa de nosso caderno assim como construir o miolo que abrigará nossas anotações, narrativas e curiosidades. Servirá como um caderno de campo.

Material: caixa/embalagem de papelão (achado ou que tenha em casa), tesoura, estilete, cola, papel sulfite branco tam. A4., guache, revistas, papel colorido, lápis cera, lápis grafite, grampeador, agulha, linha, entre outros materiais para desenhar.


[1] Alexandra Cartonera da Baixada é um coletivo de autores da Baixada que surgiu no programa de letras da Universidade Rural do Rio de Janeiro de Nova Iguaçu.

16h00 - Jackeline Valente, Nena Balthar Folioscópio ou 'Flipbook' Oficina
Folioscópio ou "Flipbook"
Local: online

O Folioscópio ou Flipbook é um dos primeiros brinquedos óticos. Essa é uma das técnicas de animar uma imagem, ou seja, promover a ilusão de movimento. Fez parte de um conjunto de experimentos sobre a captura e reprodução do movimento no século XIX. Estas pesquisas, e as que se seguiram, deram origem ao cinema e demais tecnologias de projeção de imagem em movimento.

Para criar um flipbook precisa-se de um conjunto de desenhos das etapas do movimento que se quer reproduzir. Esses desenhos precisam estar organizados em sequencia em páginas de um caderninho. O movimento será acionado pelo movimento rápido dessas páginas.

Iremos precisar de papel A4, estilete ou tesoura, clips ou grampeador, caneta esferográfica ou caneta nanquim, lápis de cor.

19h00 - Marcos Rosa, Saulo Marques Música e a Economia Criativa Apresentação Artística
Música e a Economia Criativa
Local: online

A atividade é um pocket show com covers e músicas autorais.

10h00 3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo Simpósio Temático
3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo
Local: Online

Abertura com Rosi Rezende e Heloisa Santos

10h às 12h

ST04 - Periferia é centro: processos artísticos e culturais em contramão

Sessão 1

CENTRO CULTURAL DONANA (BELFORD ROXO): RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA (Joana Lúcia Cunha da Silva, Marcos Rosa da Silva, Carolina Carvalho Rodrigues, Jonas Soares Lana)

A BANDA DE REGGAE KMD-5 ENTRE A BAIXADA E O RIO: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOMUSICAL (JONAS SOARES LANA, MARCOS ROSA DA SILVA)

BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS VIAGENS A INHOMIRIM (Jacqueline Siano)

COLETA DE GESTOS: BORDADO E FOTOGRAFIA COMO PESQUISA ARTÍSTICA (Vanessa Santos Ximenes)

14h às 16h

ST01 - Direitos Humanos, Cultura e Identidade

Sessão 1 - Gênero, corpo, sexualidade e família: experiências sobre o ser e o outro

SAÚDE MENTAL DE MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO: SÍNTESE DE UM ESTUDO GLOBAL (Jaqueline Gomes de Jesus)

Feminicídio: discriminações nos processos judiciais e julgamento com perspectiva de gênero (Lívia de Meira Lima Paiva)

Compreender com uma mulher se torna mãe, e mãe solo na sociedade. (Antonia Brenda Teixeira da Silva Máximo)

LUGAR DE RECONSTRUÇÃO, INVENÇÃO, RENOVAÇÃO (Herika Cristina Cordeiro da Silva)

16h30 às 18h30

ST02 - Gestão, design, moda e carnaval

Sessão 1 - Olhares e aplicabilidades diversas

MÁSCARA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: OBJETO FUNCIONAL OU OBJETO DE MODA? (DEBORAH CHAGAS CHRISTO, FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ)

DESENVOLVIMENTO DE TABELA DE MEDIDAS CORPORAIS NA BAIXADA FLUMINENSE (Sara Canto, Heloísa Santos, Flávio Sabrá)

O processo de criação e produção de figurino em um grupo de teatro da Baixada Fluminense (Ana Carolina Reis Cavalcanti Pimentel)

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO E CONSUMO NA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS UNINDO FUTEBOL E MODA (FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ, DEBORAH CHAGAS CHRISTO)

19h às 21h

ST03 - Cidades, Territórios, Culturas e Educação

Sessão 1 - Culturas e educação

A educação formal é um dificultador no desenvolvimento da educação não formal? (Mateus Zippel)

Currículo e saberes docentes: uma proposta curricular para a escola de música de paracuru/ce (Cristina Ferreira Gino, Eddy Lincolln Freitas de Souza)

Reflexos da desigualdade na educação; uma análise sobre o caso do IFRJ – Pinheiral. (Vanessa Silva Fraga, Fábio dos Santos Campos, Lucimara Alexandre)

O conformismo dos acadêmicos: as relações entre "estabelecidos" e "outsiders" no meio universitário (Maxmiliano Martins Pinheiro)

10h00 3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo Simpósio Temático
3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo
Local: Online

10h às 12h

ST02 - Gestão, design, moda e carnaval

Sessão 2 - Fazeres manuais e industriais

CARNAVAL, DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, MODELAGEM E ZERO WASTE. (FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ, ANDRÉ MONTE PEREIRA DIAS)

Miss Brasil Gay Juiz de Fora: diálogos entre moda, carnaval e trajes típicos (Paulo de Oliveira Rodrigues Junior)

O Envólucro da Alma do Artista (Danielle de Oliveira Cardoso Joia, Paulo Sérgio de Brito)

Um olhar sobre a produção de fantasias nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro (ANDRÉ MONTE PEREIRA DIAS, FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ)

14h às 16h

ST03 - Cidades, Territórios, Culturas e Educação

Sessão 2 - Territórios e culturas

As contribuições da acessibilidade e da cultura para projetar Belford Roxo como uma cidade educadora (Thaynnara de Farias Pinto, Matheus Trindade Coelho da Silva, Karoline Alves da Silva, Gabriela Sousa Ribeiro)

O direito à cidade em questão: breve avaliação sobre o valor coletivo dado às obras públicas em Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira (Rodrigo dos Santos Borges, Isis Paiva de Marins, Giulia Fernanda Rodrigues)

Direito à cidade e racismo ambiental: Uma breve contextualização sobre a exclusão socioespacial nas cidades brasileiras (Lucas Barbosa de Figueiredo, Camila Cristina Rodrigues Diniz)

Diálogo inter-religioso e intolerância em Xerém (Artur Costa Lopes, André Luiz Bernardo Storino, Creuza de Onirá, Luciana Viana Neves)

16h30 às 18h30

ST04 - Periferia é centro: processos artísticos e culturais em contramão

Sessão 2

DENTRO DA FAVELA O RITMO É OUTRO: OS PROCESSOS ARTÍSTICOS DE TRANSGRESSÃO DOS CORPOS DE 150 A 170 BPM. (Artur Vinicius Amaro)

BÊ ÉFI: PERFORMANCE, IDENTIDADE E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA NAS PRÁTICAS MUSICAIS DA BANDA NEGRIL (Marcos Rosa da Silva, Jonas Soares Lana)

CULTURA, TERRITÓRIO E IDENTIDADE: DO DIREITO À CIDADE AO DIREITO À PERIFERIA. (MATHEUS TRINDADE COELHO DA SILVA)

IMAGENS QUE SE MOVEM EM NARRATIVAS (Nena Balthar e Jackeline Valente)

19h às 21h

ST01 - Direitos Humanos, Cultura e Identidade

Sessão 2 - Arte, moda e gênero: diálogos

A DESCOLONIZAÇÃO DOS CORPOS COMO POTÊNCIA DE EXPRESSIVIDADE (Morgana Fernandes Martins)

ROUPAS QUE CONDENAM: TEATRO NA PRISÃO, ENTRE A HISTÓRIA E O PROCESSO CRIATIVO DO FIGURINO (Carla Aparecida da Costa)

O coletivo "Moda e decolonialidade: Encruzilhadas do Sul Global" (Heloisa Helena de Oliveira Santos, Carolina Casarin, Michelle Medrado, João Dalla Rosa Júnior, Carla Costa)

A ESCRITORA NEGRA NO BRASIL: O ALIJAMENTO E INCLUSÃO NO MERCADO EDITORIAL (Rejany Lopes de Oliveira)

10h00 3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo Simpósio Temático
3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo
Local: Online

10h às 12h

ST01 - Direitos Humanos, Cultura e Identidade

Sessão 3 - A raça em questão: vozes e silenciamentos

Os Estudos sobre mulheres negras no Brasil: levantamento do estado da arte das pesquisas e desenvolvimento de banco de dados (Karine de Souza Silva, Luana Alves da Silva, Karina Baptista da Cruz Romano)

OS ESTUDOS SOBRE MULHERES NEGRAS: RELATOS DE UMA PESQUISA DECOLONIAL (HELOISA HELENA DE OLIVEIRA SANTOS, Suzana Barroso Mattos)

Africanidades: uma experiência educacional e de marketing social (Luisa Helena Silva Meirelles, Marilene Machado de Andrade Rocha, Cristiane de Souza dos Santos de Carvalho)

Nacional Desenvolvimentismo e Segregação Racial na Companhia Siderúrgica Nacional (1963-1973) (Luís Felipe Nunes Silva)

14h às 16h

ST03 - Cidades, Territórios, Culturas e Educação

Sessão 3 - Cidades, territórios, identidades e culturas

Indústria e a apropriação da estética artesanal (Joyce de Albuquerque Santos Rêgo)

Moda na curva - um podcast sobre produção de moda na Baixada Fluminense (Ana Carolina Reis Cavalcanti Pimentel)

As dinâmicas cultural e turística na territorialização dos espaços citadinos a partir de feiras de artesanato (Beatriz Rodrigues Moreira, Gabriela Sousa Ribeiro)

16h30 às 18h30

ST02 - Gestão, design, moda e carnaval

Sessão 3 - Artesanias, cernanias e propriedades

NÚCLEO DE APOIO AO ARTESÃO: O ENCONTRO ENTRE ARTESANATO E EMPREENDEDORISMO (Cassia Mousinho de Figueiredo, Estevão Cristian da Silva Leite, Raphael Argento de Souza)

DESIGN E APROVEITAMENTO MÁXIMO (Joyce de Albuquerque Santos Rêgo)

O viés das ISOs na perspectiva do marketing: uma questão de sustentabilidade e ética (Víviam Lacerda de Souza, Dalton Gomes Pereira, Fernando Queiroz de Lira Alexandrino, Lucivania Filomeno Ponte, Fernando machado da Rocha)

A TRANSFORMAÇÃO DO GOSTO: uma investigação etnográfica em Santana do Acaraú, Ceará. (Lucivania Filomeno Ponte)

Organizador

Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Belford Roxo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 14 municípios do Rio de Janeiro. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

As unidades do Instituto são: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. A Reitoria está localizada na Capital do Rio de Janeiro, na cidade maravilhosa!

No total, são 16.422 estudantes e 151 opções de cursos. Tem aproximadamente 1.112 professores e 990 técnicos-administrativos.
Conforme dados divulgados em dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), o IFRJ possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco. O indicador refere-se à avaliação do ano de 2017.

Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei.


Bem vindo ao campus Belford Roxo!
O campus destina-se à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior, com ênfase em áreas relacionadas à indústria criativa - com foco em design, moda, vestuário, calçado, acessórios, urbanismo; bem como, na formação de professores/as, potencialmente para a área de artes.

Atualmente o campus oferece o Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Produção de Moda, os cursos de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda, Adereços de Carnaval, Blogueiro(a) de Moda, Gestão de Vendas e Negócios de Moda, Estamparia e Tingimento Artesanal e diversos cursos de extensão. Saiba mais clicando nas abas específicas.

https://portal.ifrj.edu.br/belford-roxo