Sobre
O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA) do Instituto Biomédico da UFF completa, este ano, 10 anos de sua implantação. Fundado em 2007, congrega profissionais da área da saúde e ciências biológicas, pesquisadores e estudantes que atuam nas diversas áreas da Microbiologia e da Parasitologia no Brasil. Temos, dentre nossos objetivos, promover reuniões científicas anuais, onde a comunidade científica tem a oportunidade de participar e discutir diversos temas de relevância na área. A fim de formar recursos humanos com capacidade crítica e analítica dos problemas da área, trazemos profissionais para palestras, mesas redondas e bancas de avaliação das pesquisas em andamento no programa.
Em 2017, durante a III Semana Científica do PPGMPA, teremos o “International Course on Epidemiology for Microbiology” (informações pelo site https://www.doity.com.br/international-course-on-epidemiology-for-microbiology--uff-2017) entre os dias 15 e 18 de outubro, seguido por um dia de palestras (19/10) abordando temas como resistência a antimicrobianos e doenças infecto-parasitárias, bem como apresentação de trabalhos dos alunos do PPGMPA e de outros participantes (inscrição feita separadamente pelo site https://www.doity.com.br/iii-semana-cientifica-do-ppgmpauff--2017). O “International Course on Epidemiology for Microbiology” é organizado por pesquisadores nacionais e internacionais sob a chancela do PPGMPA e do PPG em Ciências Médicas da UFF. Dentro do contexto da internacionalização das pós-graduações, entendemos que esta iniciativa é de alta relevância para complementar a capacitação de discentes e docentes, objetivando estimular o progresso da ciência e a solução de problemas brasileiros e comuns da humanidade.
Programa da III Semana Científica do PPGMPA/UFF – 2017
HORA | 19/10 | |
Atividade | Instrutor | |
08:30 | Recepção dos palestrantes e participantes | |
09:00-10:00 | Palestra: "Antimicrobial drug resistance – a microbial perspective" | Prof. Lee Riley (UC Berkeley)
|
10:00-12:00 | Mesa Redonda: Malária Extra-Amazônica: um importante desafio. | Prof. Ricardo Luiz D. Machado - UFF Dra. Anielle de Pina Costa - IOC/FIOCRUZ Sidnei Silva - INI/FIOCRUZ |
12:00-13:30 | Almoço |
|
13:30-15:00 | Apresentação de trabalhos | Participantes que submeteram trabalhos e alunos do PPGMPA |
15:00-16:00 | Palestra: Metagenômica, desvendando o mundo não cultivável | Diogo Antonio Tschoek |
Normas para os Resumos
1) Todo o texto deve ser escrito em fonte Times New Roman 10, espaço simples, margens 2 cm, redigidos em "office 2003/2007". Todo o resumo, incluindo afiliação e título, deve conter no máximo 5.000 caracteres com espaços (sendo que o corpo do texto deve ter entre 3.000 e 4.000 caracteres com espaços).
2) Título em caixa alta e negrito, exceto nomes de organismos que devem seguir as normas de nomenclatura taxonômica.
3) Autores: devem ser numerados indicando sua afiliação.
4) Indicar com um asterisco o autor que apresentará o trabalho, acompanhado do seu e-mail; este obrigatoriamente deverá estar inscrito no evento. Para alunos do PPGMPA, estes serão obrigatoriamente os apresentadores (neste caso indicar se é M1, M2, D1, D2 ou D3).
5) Indiciar Área de concentração: Bacteriologia, Parasitologia, Paleoparasitologia, Micologia ou Virologia.
6) O corpo do texto deve ser subdividido nas sessões: Introdução, objetivos, metodologia, resultados (ou resultados esperados) e conclusões (se houver).
7) Palavras-chave: 3 a 5 palavras separadas por vírgula.
8) Indicar ao final se houver financiamento: usar somente a sigla da agência de fomento.
9) Os resumos não devem conter referências, figuras, tabelas ou gráficos.
10) Lembramos que a inscrição do resumo dever ser efetuada até o dia 10/10. A inscrição e envio do resumo devem ser feitas pelo site https://www.doity.com.br/iii-semana-cientifica-do-ppgmpauff--2017.
11) Modelo para "estrutura" do resumo.
Normas para apresentação dos trabalhos
Pôster: a única exigência será não ultrapassar 120cm x 90 cm. O pôster deverá ser afixado nos suportes presentes nos corredores do 2º andar no Instituto Biomédico às 8:30h e deverá ser retirado somente às 16:30h. Dois avaliadores passarão pelos pôsteres entre 13:30 e 15:00h. É obrigatória a presença do aluno (ou relator) neste horário.
Oral: cada aluno terá 10 minutos para apresentação que deverá ser feita em Power-Point 97-2003 e 5 minutos para arguição que será feita por dois avaliadores. O relator (apresentador) deverá trazer sua apresentação em pendrive às 8:00h.
Local do evento
Auditório do Instituto Biomédico - 24210-130, Rua Professor Hernani Melo, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro
Palestrante
Não há palestrantes cadastrados
Programação
Não há atividades cadastradas