III Semana da Matemática

III Semana da Matemática

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De 24 a 27 de outubro Todos os dias das 19h00 às 22h00
Maceió, AL IFAL - Campus Maceió Com transmissão online

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!

Toda a programação do evento será transmitida via nosso CANAL DO YouTube.

Organizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática e a Coordenação de Matemática do IFAL - Campus Maceió, a III Semana da Matemática busca aproximar alunos e professores em debates a respeito da área, bem como suas possibilidades no ensino, na pesquisa, na extensão e no mundo de trabalho.

No formato híbrido, o evento terá palestras, mesas-redondas e minicursos (ministrados no formato online).

Para os alunos do Campus Maceió, serão somente aceitas inscrições no formato presencial onde a lista de frequência será passada nas atividades presenciais. Para os outros públicos, haverá uma lista de frequência (via Google Forms) em cada atividade. Ao final, será disponibilizado um certificado de 20h.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Adina Rocha dos Santos
  • Prof. Dr. Arlyson Alves do Nascimento
  • Prof. Dr. Bruno Henrique Labriola Misse
  • Profa. Dra. Danielle dos Santos Tavares Pereira
  • Prof. Dr. Danilo Olimpio Gomes
  • Prof. Me. José Leandro Costa Gomes
  • Prof. Me. José Mateus Queiroz Sousa
  • Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques
  • Profa. Dra. Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos
  • Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior
  • Prof. Me. Leon Cavalcante Lima
  • Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos
  • Mariana Bispo da Silva
  • Leonam de Oliveira Silva
  • Givanildo Lima do Nascimento Junior

Programação

14h00 Competição de xadrez Competição
Competição de xadrez
Local: Laboratório de Matemática (1º andar após a sala dos professores)

Atividade destinada aos alunos do Ensino Médio

19h00 Abertura do Evento Abertura
Local: Auditório Oscar Sátyro

Abertura com a participação de

20h20 - Profa. Dra. Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos Educação Matemática, tecnologias como recurso didático e pós-pandemia Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

14h30 - Diogo Meurer de Souza Castro O Uso de tabelas dinâmicas no Google Planilhas: grande aliado para pesquisas educacionais Minicurso
Local: meet.google.com/hrt-ygvk-wwh

Apresentação: Prof. Me. Diogo Meurer

Resumo:

Muitas vezes, em pesquisas educacionais, são utilizadas várias variáveis qualitativas ou quantitativas com o intuito de se inferir algo daquelas informações. Para facilitar o manuseamento e a análise desses dados, um mínimo conhecimento das tabelas dinâmicas já é de grande valia para o trabalho do(a) pesquisador(a). Esse minicurso tem como objetivo apresentar como é a utilização das tabelas dinâmicas no Google Planilhas. Para isso, utilizaremos de dados fictícios como exemplos práticos para podermos ver toda a potencialidade dessas tabelas.

15h00 - Givanildo Lima do Nascimento Junior, Leonam de Oliveira Silva, Mariana Bispo da Silva, Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos Como a Matemática mudou minha vida. Palestra
Local: Auditório de Informática

Palestra direcionada ao público do Ensino Médio, visa motivar os estudantes por meio da experiência relatada por ex-discentes do IFAL que trilharam o caminho da matemática e áreas afins.

16h00 - Rodrigo Mero Sarmento da Silva Formação Acadêmica: Identidade, Pesquisa e Desenvolvimento Minicurso
Local: https://meet.google.com/axr-pgaw-esf

Apresentação: Rodrigo Mero Sarmento da Silva

Resumo:

As tecnologias digitais, em particular as tecnologias digitais móveis, têm mudado a forma com que realizamos atividades acadêmicas básicas. Muitos aplicativos vêm sendo desenvolvidos para facilitar a interação e disseminação do conhecimento o tornando mais universal e rápido. Se posicionar dentro de uma rede acadêmica cria novas oportunidades de interação com renomados pesquisadores ao redor do mundo. Para potencializar o desenvolvendo acadêmico o minicurso tem como objetivo construir um treinamento acadêmico com aplicação de técnicas de desenvolvimento de escrita, pesquisa de alta qualidade e posicionamento acadêmico utilizando redes sociais e aplicativos web e mobile.

19h00 - Prof. Dr. Bruno Henrique Labriola Misse, Prof. Dr. Danilo Olimpio Gomes O que é isso, o conhecimento matemático? Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

Tendo como inspiração ideias contidas na obra intitulada "Epistemologia do professor de matemática", de Fernando Becker, o objetivo desta palestra será discutir acerca de como o conhecimento matemático atravessa discentes e docentes que se dedicam a este campo do saber. Para alcançarmos tal objetivo, utilizaremos como pano de fundo a Filosofia da Matemática e a História da Matemática, mantendo um olhar atento às relações existentes entre práticas pedagógicas e epistemologia.

20h30 - Profa. Dra. Adina Rocha dos Santos Estabilidade de superfícies com curvatura média constante Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

Existem bolhas de sabão não esféricas? Nesta palestra, apresentaremos um resultado clássico da Geometria Diferencial que afirma que as superfícies compactas com curvatura média constante imersas no espaço Euclidiano são estáveis se, e somente se, são esferas. Este resultado foi demonstrado por João Lucas Barbosa e Manfredo Do Carmo em 1984 e motiva a resposta para a pergunta feita anteriormente.

14h30 - Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques Teoria e Prática: Utilizando testes de hipóteses para tomada de decisão Minicurso
Local: meet.google.com/tsd-hoxd-xxn

Apresentação: Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques

Resumo:

Imagine a seguinte situação: Um pesquisador deseja testar a hipótese de que a média de glicemia de jejum de uma população seja igual a 85 mg/dl, Como proceder? Em um exame de sangue, é coletada uma amostra do sangue de um paciente, e através dela são estimados valores para a análise da população. Os Testes de Hipóteses tem como objetivo verificar se os dados amostrais são ou não compatíveis com os de uma população. De posse de uma afirmação (hipótese), nós temos duas decisões a tomar: aceitar ou rejeitar. Neste minicurso veremos como tomar decisões utilizando Testes de Hipóteses para analisar problemas estatísticos envolvendo média, variância e normalidade de uma distribuição com recursos computacionais.

14h30 - Elaine dos Reis Soeira Construindo lições interativas com Nearpod Minicurso
Local: meet.google.com/xex-ytss-wcf

Apresentação: Elaine Soeira

Resumo:

A pandemia da Covid-19 colocou uma lente de aumento sobre a questão do uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e da Informação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem, aspecto que já era muito fragilizado no contexto educacional brasileiro, tanto pela carência de ações formativas, desde a formação inicial dos docentes, quanto pela pouca disponibilidade de aparato tecnológico nas escolas. Aquele período de excepcionalidade, quando fomos impelidos a buscar metodologias e recursos para apresentar os conteúdos e avaliar os estudantes de forma mais dinâmica, ativa e participativa, tentando deixar o ensinar e o aprender mais próximo, ainda que o distanciamento físico estivesse permeando o processo. Mesmo tendo ocorrido o retorno às aulas presenciais, o uso das TDIC seguem fazendo parte do cotidiano de muitas práticas educativas, seja como estratégia de recomposição das aprendizagens, como uma perspectiva de ensino híbrido ampliando os limites da sala de aula ou mesmo como uma forma de engajar os estudantes durante as aulas. Dentre as inúmeras ferramentas digitais com versões gratuitas disponibilizadas aos professores, destaca-se a Nearpod, pelas inúmeras possibilidades de usos e a diversidade de atividades disponíveis, integrando conteúdos multimídia e apresentações de slides. Ao criar uma conta de acesso à ferramenta, o professor pode criar desde um material didático para utilizar nas aulas presenciais, incluindo momentos de interação dos estudantes na lição preparada, como criar lições que podem ser acessadas em casa, como aprofundamento, revisão ou avaliação dos conteúdos estudados. Acrescenta-se ainda o fato de a ferramenta fornecer relatórios de feedback sobre as atividades realizadas, possibilitando fazer avaliações diagnósticas e formativas, da turma e dos estudantes individualmente. No presente minicurso, pretende-se explorar o potencial da ferramenta Nearpod para criar lições interativas para ampliar as possibilidades de aprendizagens.

15h00 Competição de Cubo Mágico Competição
Competição de Cubo Mágico
Local: Laboratório de Matemática (1º andar após a sala dos professores)

Atividade destinda aos alunos do Ensino Médio.

16h00 - Rodrigo Mero Sarmento da Silva Formação Acadêmica: Identidade, Pesquisa e Desenvolvimento Minicurso
Local: https://meet.google.com/axr-pgaw-esf

Apresentação: Rodrigo Mero Sarmento da Silva

Resumo:

As tecnologias digitais, em particular as tecnologias digitais móveis, têm mudado a forma com que realizamos atividades acadêmicas básicas. Muitos aplicativos vêm sendo desenvolvidos para facilitar a interação e disseminação do conhecimento o tornando mais universal e rápido. Se posicionar dentro de uma rede acadêmica cria novas oportunidades de interação com renomados pesquisadores ao redor do mundo. Para potencializar o desenvolvendo acadêmico o minicurso tem como objetivo construir um treinamento acadêmico com aplicação de técnicas de desenvolvimento de escrita, pesquisa de alta qualidade e posicionamento acadêmico utilizando redes sociais e aplicativos web e mobile.

16h00 Introdução à Computação Quântica Minicurso
Local: https://meet.google.com/rzp-gvht-yze

Apresentação: Prof. Dr. Frederico Passos e Prof. Dr. Anderson Buarque

Resumo:

As propriedades quânticas de sistemas físicos permitem diversas aplicações em diferentes áreas do conhecimento humano. Entre uma das vertentes que mais cresce em número de artigos, citações e produção acadêmica está a área de Computação Quântica. Essa área tem como idealizador o físico estadunidense Richard Feynman que em 1981 levantou a hipótese de que um dia um computador poderia agir como um simulador de sistemas quânticos. O minicurso de Introdução a Computação Quântica apresentará os protocolos desenvolvidos por Davidovich et al. para a propagação de um bit quântico, o chamado qubit, em sistemas físicos e suas aplicações atuais em computadores quânticos. Para o minicurso é interessante que o discente esteja familiarizado com o básico de álgebra linear e tenha muito interesse de aprender coisas novas.

16h00 - Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos Uma interpretação geométrica do método de Poh-Shen Loh. Minicurso
Local: Link divulgado posteriormente

Apresentação: Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos, Laiane da Silva Alves

Resumo:

O professor de matemática Poh-Shen Lon treina a equipe americana de Olimpíada Internacional de Matemática e no final de 2019 encontrou um modo bastante engenhoso para resolver a equação do segundo grau, tornando-a numa equação bastante simples e publicou num artigo. A reta x= -b/2a é o eixo de simetria do gráfico da função quadrática e no caso das raízes serem reais o método de Poh-Shen Lon fica bastante claro, pois elas estão simetricamente em relação ao eixo de simetria. No caso das raízes não serem reais o resultado pode ser visto em parábolas convenientes.
Esse trabalho visa
- Fazer uma interpretação geométrica do método apresentado pelo professor Po-Shen Loh e para isso terá uma parte preliminar, a saber:
Interpretar as raízes não reais de uma função quadrática com discriminante negativo.
- 2) Aplicar, deduzir e discutir tal método.


Para deixar a discussão mais completa será usado o Geogebra 3D para mostrar essas figuras no espaço e visualizar as tais parábolas convenientes.
Palavras-chave: Visão geométrica. Método de Poh-Shen Loh.

Bibliografia
1) BATISTA, Roberto do Nascimento. Equações do 2o grau em variáveis complexas. Dissertação de Mestrado(PROFMAT)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019
2) Bauldry, William; Bosse, Michael J.; and Otey, Steven (2018) "Visualizing Complex Roots,"The Mathematics Enthusiast: Vol. 15 : No. 3, Article 9.
3) LOH, Po-Shen. A Simple Proof of the Quadratic Formula, December 16, 2019
4) RMP54
5) Melliger, Carmen (2007) “How to Graphically Interpret the Complex Roots of a Quadratic Equation”, University of Nebraska-Lincoln

19h00 - Prof. Me. José Leandro Costa Gomes, Prof. Me. José Mateus Queiroz Sousa, Profa. Dra. Danielle dos Santos Tavares Pereira O Ensino das Ciências e Matemática: perspectivas sobre a pós-graduação no IFAL Mesa-redonda
Local: Auditório Oscar Sátyro

Participantes:

- Profa. Dra. Danielle dos Santos Tavares Pereira

- Prof. Me. José Leandro Costa Gomes

- Prof. Me. José Mateus Queiroz Sousa

20h30 - Prof. Dr. Arlyson Alves do Nascimento, Prof. Me. Leon Cavalcante Lima Um passeio matemático até a irracionalidade do número e Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

Essa apresentação será uma exposição sobre os nossos projetos de iniciação cientifica. Faremos um passeio histórico a respeito dos congressos que participamos, levando o nome do IFAL, e das cidades que conhecemos. Finalizaremos a apresentação mostrando um dos trabalhos apresentados em um desses congressos: A irracionalidade do número e. Relatos históricos mostram que é possível que o número e tenha surgido com alguma ligação com juros compostos. Não sabemos quem ou quando, mas alguém notou um fato curioso ligados a jutos compostos: Se um capital C é composto n vezes por ano, durante um período de t anos, com uma taxa anual de juros de i a soma do dinheiro S, obtida da relação S = C (1 + i/n)^(nt) , parece aproximar-se de um certo limite L. Tomando C = 1, t = 1 e i = 1 e fazendo n crescer arbitrariamente temos um limite aproximado a 2, 718. Como o limite ainda não existia nessa época, esse fato deve ter tirado o sono de muitos matemáticos do início do século XVII. Dessa forma, a origem do número e e da função exponencial e^x podem esta ligadas a um problema mundano. Veremos que outras questões, como a área sobre a hipérbole y = 1/x , levaram ao mesmo número, deixando assim a origem do número e cercada de mistérios. O papel atualmente conhecido do número e, como base natural dos logaritmos, teve que esperar até a chegada de Leonhard Euler e de seus trabalhos, na primeira metade do século XVIII, que deu a função y = e^x o papel central que ela desempenha no cálculo. Vamos aprender um pouco mais sobre o número e mostrando a sua irracionalidade.

08h30 Competição de Tangram Competição
Competição de Tangram
Local: Laboratório de Matemática (1º andar após a sala dos professores)

Atividade destinada aos alunos do ensino Médio

14h30 - Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques Teoria e Prática: Utilizando testes de hipóteses para tomada de decisão Minicurso
Local: meet.google.com/tsd-hoxd-xxn

Apresentação: Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques

Resumo:

Imagine a seguinte situação: Um pesquisador deseja testar a hipótese de que a média de glicemia de jejum de uma população seja igual a 85 mg/dl, Como proceder? Em um exame de sangue, é coletada uma amostra do sangue de um paciente, e através dela são estimados valores para a análise da população. Os Testes de Hipóteses tem como objetivo verificar se os dados amostrais são ou não compatíveis com os de uma população. De posse de uma afirmação (hipótese), nós temos duas decisões a tomar: aceitar ou rejeitar. Neste minicurso veremos como tomar decisões utilizando Testes de Hipóteses para analisar problemas estatísticos envolvendo média, variância e normalidade de uma distribuição com recursos computacionais.

14h30 Propostas de atividades interdisciplinares no ensino da Geometria Apresentação de Trabalhos
Local: meet.google.com/cbg-gkhc-geo

Apresentação: Prof. Me. Gilmar Teodozio da Silva

Resumo:

Essa atividade tem como objetivo apresentar atividades interdisciplinares para o ensino de Geometria propostas por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática o IFAL - Campus Maceió.

16h00 - Rodrigo Mero Sarmento da Silva Formação Acadêmica: Identidade, Pesquisa e Desenvolvimento Minicurso
Local: https://meet.google.com/axr-pgaw-esf

Apresentação: Rodrigo Mero Sarmento da Silva

Resumo:

As tecnologias digitais, em particular as tecnologias digitais móveis, têm mudado a forma com que realizamos atividades acadêmicas básicas. Muitos aplicativos vêm sendo desenvolvidos para facilitar a interação e disseminação do conhecimento o tornando mais universal e rápido. Se posicionar dentro de uma rede acadêmica cria novas oportunidades de interação com renomados pesquisadores ao redor do mundo. Para potencializar o desenvolvendo acadêmico o minicurso tem como objetivo construir um treinamento acadêmico com aplicação de técnicas de desenvolvimento de escrita, pesquisa de alta qualidade e posicionamento acadêmico utilizando redes sociais e aplicativos web e mobile.

16h00 Introdução à Computação Quântica Minicurso
Local: https://meet.google.com/rzp-gvht-yze

Apresentação: Prof. Dr. Frederico Passos e Prof. Dr. Anderson Buarque

Resumo:

As propriedades quânticas de sistemas físicos permitem diversas aplicações em diferentes áreas do conhecimento humano. Entre uma das vertentes que mais cresce em número de artigos, citações e produção acadêmica está a área de Computação Quântica. Essa área tem como idealizador o físico estadunidense Richard Feynman que em 1981 levantou a hipótese de que um dia um computador poderia agir como um simulador de sistemas quânticos. O minicurso de Introdução a Computação Quântica apresentará os protocolos desenvolvidos por Davidovich et al. para a propagação de um bit quântico, o chamado qubit, em sistemas físicos e suas aplicações atuais em computadores quânticos. Para o minicurso é interessante que o discente esteja familiarizado com o básico de álgebra linear e tenha muito interesse de aprender coisas novas.

16h00 - Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos Uma interpretação geométrica do método de Poh-Shen Loh. Minicurso
Local: Link divulgado posteriormente

Apresentação: Prof. Me. Edvan Horácio dos Santos, Laiane da Silva Alves

Resumo:

O professor de matemática Poh-Shen Lon treina a equipe americana de Olimpíada Internacional de Matemática e no final de 2019 encontrou um modo bastante engenhoso para resolver a equação do segundo grau, tornando-a numa equação bastante simples e publicou num artigo. A reta x= -b/2a é o eixo de simetria do gráfico da função quadrática e no caso das raízes serem reais o método de Poh-Shen Lon fica bastante claro, pois elas estão simetricamente em relação ao eixo de simetria. No caso das raízes não serem reais o resultado pode ser visto em parábolas convenientes.
Esse trabalho visa
- Fazer uma interpretação geométrica do método apresentado pelo professor Po-Shen Loh e para isso terá uma parte preliminar, a saber:
Interpretar as raízes não reais de uma função quadrática com discriminante negativo.
- 2) Aplicar, deduzir e discutir tal método.


Para deixar a discussão mais completa será usado o Geogebra 3D para mostrar essas figuras no espaço e visualizar as tais parábolas convenientes.
Palavras-chave: Visão geométrica. Método de Poh-Shen Loh.

Bibliografia
1) BATISTA, Roberto do Nascimento. Equações do 2o grau em variáveis complexas. Dissertação de Mestrado(PROFMAT)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019
2) Bauldry, William; Bosse, Michael J.; and Otey, Steven (2018) "Visualizing Complex Roots,"The Mathematics Enthusiast: Vol. 15 : No. 3, Article 9.
3) LOH, Po-Shen. A Simple Proof of the Quadratic Formula, December 16, 2019
4) RMP54
5) Melliger, Carmen (2007) “How to Graphically Interpret the Complex Roots of a Quadratic Equation”, University of Nebraska-Lincoln

19h00 - Prof. Me. Lucas de Stefano Meira Henriques Aplicando análise de agrupamento e métodos estatísticos para estudar o sistema elétrico brasileiro Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

A realidade energética atual exige um consumo de energia responsável. Nesse contexto, um programa de eficiência energética que incentiva o consumo consciente caracteriza-se como uma ferramenta importante, pois atua em dois pontos-chave do sistema elétrico: do ponto de vista das empresas de energia, na busca pela estabilidade do sistema e do ponto de vista do consumidor, na redução do custo da eletricidade. Diante disso, formamos uma base de dados para estudar os fatores que influenciam no consumo de energia utilizando analise de Agrupamento e métodos estatísticos, utilizando Python.

20h30 - Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior A Matemática em ação no meio ambiente: Dispersão de poluentes em Arapiraca Palestra
Local: Auditório Oscar Sátyro

Resumo:

Num primeiro momento, será abordado um problema de dispersão de poluentes no meio aquático através de equações diferenciais. Num segundo momento, pretendo abordar o exemplo da dispersão, descrevendo problemas com os quais a equipe de Ecologia Matemática vem trabalhando para produzir resultados qualitativos que se prestem a fornecer subsídios para que esses resultados sejam uma ferramenta auxiliar para decisões em termos de políticas públicas.

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Local

IFAL - Campus Maceió, Av. do Ferroviário, 530, Maceió, Alagoas
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Organizador

Coordenação Licenciatura em Matemática e Coordenação de Área da Matemática - IFAL Campus Maceió