III Seminário do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação

Faça sua inscrição
De 28 a 29 de agosto Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

III Seminário de apresentação do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O GRUPESPE visa ampliar as discussões e debates acerca de temáticas como Relações Étnico-raciais e Educação na Amazônia, assim como a socialização dos resultados finais da pesquisa “Gestão das políticas públicas de avaliação educacional no Amazonas: Possibilidades de integração” com a comunidade acadêmica e de outros projetos.

Programação

08h00 Credenciamento presencial Credenciamento
Credenciamento presencial
Local: Hall da FACED/UFAM

Credenciamento dos/as participantes. Será necessário apresentar um documento com foto para realizar o credenciamento no evento.

Além disso, estaremos recebendo doações de alimentos não perecíveis para doação a instituição Casa Amiga.

09h30 Abertura do III SESPE Abertura
Abertura do III SESPE
Local: Auditório Jatapú - FACED/UFAM

Tema: “Relações étnico-raciais e Educação na Amazônia”

Palestrante: Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva (UFAM)

09h30 Conferência de Abertura “Movimentos negros educadores e a memória Afroamazônida” Conferência
Conferência de Abertura “Movimentos negros educadores e a memória Afroamazônida”
Local: Auditório da FACED

Conferência de Abertura “Relações étnicoraciais e Educação na Amazônia”, convidados a confirmar.

12h00 Intervalo para Almoço - Dia 1 Intervalo
Intervalo para Almoço - Dia 1
Local: FACED

Intervalo

14h00 Aquilombamento 1 - Lutas negras e quilombolas Roda de Conversa
Aquilombamento 1 - Lutas negras e quilombolas
Local: Sala 30 – FACED/UFAM

Mediação: Dra. Priscila Thayane de Carvalho Silva
Palestrantes: Marcineuza Santos de Jesus / Audrilene Santos de Jesus e
Fernanda Cavalcante Gama

14h00 Aquilombamento 2 - Lutas indígenas Roda de Conversa
Aquilombamento 2 - Lutas indígenas
Local: Auditório Alalaú – FACED/UFAM

Mediação: Josiane Pinto Teixeira
Palestrantes: Ytanajé Coelho Cardoso / Lucas Antunes Furtado / Danielle Munduruku

14h00 Aquilombamento 3 - Gênero e sexualidade Roda de Conversa
Aquilombamento 3 - Gênero e sexualidade
Local: Auditório Jatapú – FACED/UFAM

Mediação: Victória Soares dos Santos

Palestrantes: Raescla Ribeiro de Oliveira / Correnteza Braba Rocha Ribeiro / Jefferson Araújo do Nascimento

14h00 Aquilombamento 4 - Lutas dos povos do campo Roda de Conversa
Aquilombamento 4 - Lutas dos povos do campo
Local: Sala 31 – FACED/UFAM

Mediação: Talita da Silva e Silva

Palestrantes: Riulma Ventura Muller / Armando Brito da Frota Filho

08h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Sala do PPGE

Apresentação de Trabalhos promovendo um fórum sobre as investigações que estão sendo desenvolvidas ou finalizadas.

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 1 (MATUTINO)

NOME

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

A VISIBILIDADE DA NEGRITUDE NOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ENS/UEA.

Rosinaldo de Souza dos Santos .

Marcos André Ferreira Estácio.

Auditório Jatapú

08H

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO RACIAL NO ENSINO MÉDIO.

Dênis Ferreira Batista Flávia Fernanda Santos Silva

Auditório Jatapú

08H

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NO CHILE

Fernanda Cardoso Almeida

Camila Ferreira da Silva Lopes

Auditório Jatapú

08H

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DAS COTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

Priscila Thayane de Carvalho Silva Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

08H

LETRAMENTO RACIAL E SUA IMPORTÃNCIA PARA AS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DOS PROFESSORES NEGROS DO QUILOMBO URBANO DE SÃO BENEDITO NO ESTADO DO AMAZONAS.

Rafaela Fonseca da Silva

Tarcisio Serpa Normando

Auditório Jatapú

08H

O AQUILOMBAMENTO PELO SAMBA NO QUILOMBO DE SÃO BENEDITO.

Liberacy de Souza Oliveira

Pedro Paulo de Miranda Araujo Soares

Auditório Jatapú

08H

AS CORRELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS DE COTAS E DE PERMANÊNCIA PARA DISCENTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Josiane Pinto Teixeira

Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

08H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 2 (MATUTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA NAS ESCOLAS DO ALTO
SOLIMÕES

Aliziane da Mata Leão
Camila Ferreira da Silva

Sala da Linha 1

08H

POLÍTICA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM
MANAUS-AM: ENTRE CAMINHOS E TENSÕES SOBRE O AVALIAR

Caroline Oliveira da Silva

Camila Ferreira da Silva

Sala da Linha 1

08H

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE): CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MANAUS

Ruth Araújo da Cunha

Camila Ferreira da Silva

Sala da Linha 1

08H

SOCIOLOGIA DO DIREITO EXPERIÊNCIAS DE UM PROFESSOR NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NILTON LINS

Jone Braga de Moura Cacio

José Ferreira

Sala da Linha 1

08H

ENSINO MÉDIO MEDIADO POR TECNOLOGIA NA RDS DO TUPÉ: LUTA DOS AGENTES DA COMUNIDADE SÃO JOÃO POR POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO AMAZÔNICO

Riulma Ventura Muller

Camila Ferreira da Silva

Sala da Linha 1

08H

POLÍTICAS PÚBLICAS E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO AMAZONAS DURANTE O SEGUNDO REINADO (1872-1889)

Fábio Rodrigo Severiano Guelber Camila Ferreira da Silva

Sala da Linha 1

08H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 2 (MATUTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

O IDEÁRIO PEDAGÓGICO DAS COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTRAPOSIÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.

Lorena Chrystinne Borges de Souza Darianny Araújo dos Reis

Miniauditório PPGE

08H

ENTRE O DITO E O NÃO DITO: AS AÇÕES DO ESTADO AVALIADOR SOBRE AS ESCOLAS RIBEIRINHAS DE MANAUS

Marúcio José Bezerra Mendonça Ana Patricia Peinado e Silva

Camila Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

“GESTÃO COMPARTILHADA”: AGENTES ENVOLVIDOS NO GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DO AMAZONAS (SADEAM)

Kassia Silva Almeida

Camila Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

PERCURSOS ESCOLARES DE JOVENS DO INTERIOR NO AMAZONAS: SIGNIFICADOS DE ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO

Meiry Jane Cavalcante Rattes Camila Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

SISTEMAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E EQUADOR

Micaelle Cardoso de Souza

Camila Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

PROCESSOS SELETIVOS PARA BOLSAS EM ESCOLAS PRIVADAS NA CIDADE DE MANAUS: A EDUCAÇÃO DAS CAMADAS POPULARES EM DEBATE

Carlos Nathan de Souza Santos Camilla Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

O LUGAR DA CULTURA REGIONAL NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL AMAZONENSE: UMA ANÁLISE DA ESCOLARIZAÇÃO ESTRUTURADA EM PADRÕES CURRICULARES INTERNACIONAIS

Vitória Silva da Paz

Camila Ferreira da Silva

Miniauditório PPGE

08H

O USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO: DIFICULDADES, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADOS
POR DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAM

Naelen de Lima Sampaio

Bruno Rodrigues

Miniauditório PPGE

08h

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 3 (MATUTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO 3O ANO DO ENSINO MÉDIO DE
COARI/AM SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA
ESCOLHA DA CARREIRA

Adonias Silva de Lima

Eliana de Macedo Medeiros

Sala de Reunião PPGE

08H

PERPECTIVAS SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Nívea Larai da Silva

Eliana de Macedo Medeiros

Sala de Reunião PPGE

08H

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Eliana de Macedo Medeiros

Camila Ferreira da Silva

Sala de Reunião PPGE

08H

A LITERATURA EM EXPERIMENTAÇÕES DIALÓGICAS: PROCESSO FORMATIVO E AÇÕES DO EDUCAR POÉTICO NA PERIFERIA DE MANAUS-AMAZONAS

Priscila Vasques Castro Dantas

Sala de Reunião PPGE

08H

CURRÍCULO ENQUANTO NARRATIVA: TRAVESSIAS POSSÍVEIS PARA SE EFETIVAR UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Tereza de Jesus dos Santos

Tarcisio Serpa Normando

Sala de Reunião PPGE

08H

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS SURDOS NA EJA: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE ASTRONOMIA

Jhonny viana da silva

Cássia Ferreira Oliveiral

Thayná Cristina Dias e Dias

Sala de Reunião PPGE

08H

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EFETIVAÇÃO DA META 16 DO PNE (2015-2025) NA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS

Estrela Dinamar Vinente Santarém Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado

Camila Ferreira da Silva

Fabiane Maia Garcia

Sala de Reunião PPGE

08H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 3 (MATUTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado

Estrela Dinamar Vinente Santarém Fabiane Maia Garcia

Camila Ferreira da Silva

Sala Educanorte PPGE

08H

COORDENAÇÃO MOTORA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Cristianne Morgado Montenegro Yana Barros Hara

Enoque Lamego Rodrigues Neto Edelvan dos Santos Coelho

Sala Educanorte PPGE

08H

REFLEXIVIDADE E RACIONALIDADE CRÍTICA: DELINEAMENTOS DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES OUTRA

Felipe da Costa Negrão

Cinara Calvi Anic

Sala Educanorte PPGE

08H

A META 15 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL

Aldenei Bentes Vieira

Carolina Brandão Gonçalves

Sala Educanorte

PPGE

08H

CAMPO CIENTÍFICO COM ENFOQUE NO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO DE TENSÕES NO OLHAR DE BOURDIEU

Edilene da Silva Souza

Edson José Wartha

Camila Ferreira da Silva

Sala Educanorte PPGE

08H

UM OLHAR BOURDIEUSIANO PARA A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, UM ESTUDO DE CASO EM MANAUS - AM

Armando Brito da Frota Filho

Camila da Ferreira da Silva

Sala Educanorte PPGE

08H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 4 (MATUTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

ESCUTA DE CRIANÇAS NAS CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DIÁRIO DE BORDO COMO CAMINHO INVESTIGATIVO

Danielle Rose Souza Cruz Melo Darianny Araújo dos Reis

Auditório Alalaú

08H

AVALIAÇÃO DAS/PARA AS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÕES ENTRE OS INSTRUMENTOS DOCENTES E A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS

Carlos Rafael Monteiro Brasil Darianny Araújo dos Reis

Auditório Alalaú

08H

SER PROFESSORA INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS ENTRE PARES EM CONTEXTO DE TRABALHO

Ilmara Costa Ribeiro

Darianny Araujo dos Reis

Auditório Alalaú

08H

A LITERATURA INFANTIL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PERSPECTIVAS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Júlia Gabriella Alexandre Mota Darianny Araújo dos Reis

Auditório Alalaú

08H

RECREIO COMO ESPAÇO-TEMPO PARA O SER CRIANÇA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Suelen Picanço

Darianny Araújo Reis

Auditório Alalaú

08H

12h00 Intervalo para Almoço - Dia 2 Intervalo
Intervalo para Almoço - Dia 2
Local: FACED

Intervalo.

14h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Sala do PPGE

Apresentação de Trabalhos promovendo um fórum sobre as investigações que estão sendo desenvolvidas ou finalizadas.

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 1 (VESPERTINO)

NOME

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

“PEDAGOGA, FAZ ALGUMA COISA, TEM CASO DE RACISMO NA MINHA SALA”

Nayara Ferreira Costa

Auditório Alalaú

14H

LIDERANÇAS QUILOMBOLAS: EDUCAÇÃO E TRAJETÓRIAS NAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES REMANESCENTES DE QUILOMBO

Kátia de Oliveira Lima

Fabiane Maia Garcia

Auditório Alalaú

14H

A TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UFOPA

Audrilene Santos de Jesus

Camila Ferreira da Silva Lopes

Auditório Alalaú

14H

PRETAGOGIA NA LITERATURA INFANTIL: PROMOVENDO A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NOS ANOS INICIAIS

Kamilli Vitória da Silva Oliveira Júlia Gabriella Alexandre Mota Rozane Alonso Alves

Auditório Alalaú

14H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 2 (VESPERTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA: ANÁLISE DO CEPAN DIGITAL E SEUS IMPACTOS NO AMAZONAS

Ana Patricia Peinado e Silva Marúcio José Bezerra Mendonça Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

14 H

FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NA CAPITAL DO AMAZONAS.

Juliana Lima dos Santos

Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

14 H

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE) DE MANAUS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS RODOVIÁRIAS NA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Talita da Silva e Silva

Camila Ferreira da Silva

Armando Brito da Frota Filho

Auditório Jatapú

14H

UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO DA CIÊNCIA POLÍTICA E A SOCIOLOGIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NA POLÍTICA NACIONAL PARA MIGRANTES, REFUGIADOS E APÁTRIDAS EM MANAUS, AMAZONAS.

Jullyane da Costa Nascimento Fernanda Cardoso Almeida

Auditório Jatapú

14H

O NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS NOVOS ITINERÁRIOS PROPAGANDO UM FUTURO PROMISSOR.

Rafael Da Cruz Pereira

Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

14H

O ENEM COMO AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA NO AMAZONAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O DESEMPENHO DAS ESCOLAS DO AMAZONAS ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2002.

Miriane Feitoza dos Santos

Camila Ferreira da Silva

Auditório Jatapú

14H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 3 (VESPERTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PERCURSO DE (AUTO)FORMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA

Sônia Maria de Oliveira Silva

Cinara Calvi Anic Cabral

Miniauditório PPGE

14H

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM SOBRE GÊNERO?

Victória Soares dos Santos

Márcio de Oliveira

Miniauditório PPGE

14H

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MANAUS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Giordano Cássio da Silva Costa

Miniauditório PPGE

14H

A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS ÉTNICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDIR GARCIA, EM MANAUS, AMAZONAS

Luciano Teles de Oliveira

Fernanda Cardoso Almeida

Miniauditório PPGE

14H

APRESENTAÇÕES III SESPE – EIXO 4 (VESPERTINO)

TÍTULO

AUTORES/AS

LOCAL

HORÁRIO

O DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA: DESAFIOS À (RE)POLITIZAÇÃO DA CULTURA ADULTOCÊNTRICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Suzane da Silva Cunha

Darianny Araújo dos Reis

Sala de reunião

PPGE

14H

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSÍVEIS CAMINHOS E DESAFIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lucas Lima Maltez

Darianny Araújo do Reis

Sala de reunião PPGE

14H

A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR

Natalie Garcia Brandão

Darianny Araújo dos Reis

Sala de reunião PPGE

14H

LUDICIDADE E OS PRÉ-REQUISITOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA CURRICULAR NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Stefany da Silva Freitas

Rosangela Castilho Barbosa

Sala de reunião PPGE

14H

16h00 Conferência de Encerramento “A ressemantização do Quilombo e conquistas educacionais' Conferência
Conferência de Encerramento “A ressemantização do Quilombo e conquistas educacionais"
Local: Auditório da FACED

Conferência de Encerramento, com a Dra. Priscila Thayane

Carregando área de inscrição

Local

Faculdade de educação, Av. Roberto Vieira , Coroado, Manaus, Amazonas
Ver no mapa

Organizador

GRUPESPE UFAM

O Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE) iniciou sua atuação na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no ano de 2020. Com processo de solicitação de criação de novo grupo de pesquisa tramitando na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), o grupo é liderado pelas Professoras Dras. Camila Ferreira da Silva e Darianny Araújo dos Reis, composto por pesquisadores e estudantes internos e externos à UFAM, e já conta com projetos de pesquisa, orientações de Iniciação Científica e Pós-Graduação em andamento.

Nos siga no Instagram @grupespeufam e fique por dentro das novidades e discussões do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação