III Seminário: Experiência Africana e Afro-brasileira no Mundo Atlântico

17 de junho de 2020, 18h30 até 20 de julho de 2020, 19h40
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

PREZADOS INSCRITOS, O LINK DAS LIVES É O MESMO QUE FOI ENVIADO NO PRIMEIRO DIA DE EVENTO, BASTA PROCURAR O E-MAIL RECEBIDO E ACESSA A TRANSMISSÃO.

ATENCIOSAMENTE,

COMISSÃO ORGANIZADORA

SOBRE O EVENTO

O Seminário: Experiência Africana e Afro-Brasileira no Mundo Atlântico é um evento realizado anualmente pelo AFROUNEB- NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS com a proposta de apresentar e discutir estudos, projetos e bibliografias relativas às populações negras na África e no Brasil. Em 2020, devido a grave situação pandêmica causada pelo Corona vírus (COVID 19) e obedecendo as medidas sanitárias necessárias, a terceira edição do seminário acontecerá em formato virtual, nos meses de junho e julho, perpetuando assim a tradição de trazer para o âmbito das discussões, as temáticas ligadas as populações negras.

Nesta edição, o intuito do seminário é possibilitar um espaço/tempo de apresentações e discussões aprofundadas acerca de aspectos temáticos das experiências das populações negras da África, Brasil e demais países da Diáspora africana resultados de pesquisa e estudos empreendidos por intelectuais negros e negras vinculados a universidades nacionais e internacionais visando contribuir com a ampliação da formação de interessados no tema, em especial, mas não exclusivamente, direcionado aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB vinculados direta ou indiretamente ao AFROUNEB.

SOBRE O AFROUNEB

O AFROUNEB é um Núcleo de Estudos instituído no Departamento de Ciências Humanas - Campus V da UNEB, em Santo Antonio de Jesus, desde 2004. Com caráter interdisciplinar e concentração em temáticas relacionadas às populações negras da África e da Diáspora Africana nas Américas, o AFROUNEB tem desenvolvido atividades de pesquisa, produção e difusão de conhecimentos específicos, formação temática complementar e extensão. Constituído por um grupo de professores e estudantes da UNEB, o Núcleo, ao longo desses anos, vem cumprindo a missão de contribuir, academicamente, para a consolidação da Área de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, assim como tem se empenhado na realização de ações de combate ao racismo e de promoção da igualdade entre as diversas diferenças existentes na sociedade brasileira.

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Indicamos, a seguir, alguns pontos que devem ser observados para o melhor funcionamento do nosso evento:

  1. O link para acesso à transmissão será atualizado semanalmente. Basta o usuário se direcionar a pagina do participante e escolher a opção transmissão online. Caso ocorra erro na transmissão, clicar em redirecionar para o Youtube.

  2. Ao entrar na live o participante deverá sinalizar presença, inserindo nos comentários o seu nome completo e a palavra “presente”.

  3. Como requisito para certificação o participante deverá ter 70% de presença nas lives. Ao final do evento será enviado um questionário via email. Somente através do preenchimento do questionário os certificados serão disponibilizados.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Dr. Lourenço da Conceição Cardoso

Saiba mais

Dr. Amailton Magno Azevedo

Saiba mais

Drª Geri Augusto

Saiba mais

Dr. Sandro dos Santos Correia

Saiba mais

Msc. Ana Rita Araújo Machado

Saiba mais

Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos

Saiba mais

Msc. Denilson Lessa dos Santos

Saiba mais

Dra. Suely Santos Santana

Saiba mais

Dra. Irenilza Oliveira e Oliveira

Saiba mais

Juliana Silva

Saiba mais

Ana Paula Fonseca Vidal

Saiba mais

Cristiana Reis Santana dos Santos

Saiba mais

Terezinha Santana dos Santos

Programação:

Estéticas negras e periféricas no Atlântico Sul Mesa Temática · Dr. Amailton Magno Azevedo

Branco-pesquisador, branquitude e academia Mesa Temática · Dr. Lourenço da Conceição Cardoso

Sindêmica e Lutas negras: COVID-19, violência policial, racismo e injustiças. Fazendo uma História do agora Mesa Temática · Drª Geri Augusto

Candomblé e desenvolvimento Mesa Temática · Dr. Sandro dos Santos Correia

Cultura religiosa negra no Recôncavo Baiano Mesa Temática · Msc. Ana Rita Araújo Machado

50 anos de cooperação educacional Brasil/África Mesa Temática · Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos

Literatura africana de língua portuguesa – Guiné Bissau Mesa Temática · Dra. Suely Santos Santana

Mulheres Negras por uma educação antirracista Mesa Temática · Ana Paula Fonseca Vidal, Cristiana Reis Santana dos Santos, Juliana Silva, Terezinha Santana dos Santos

Linguagem e identidade em comunidade religiosas de matriz africana Mesa Temática · Dra. Irenilza Oliveira e Oliveira

'Almas e corpos Negros insubmissos': colonialismo, cristianismo e racismo em Moçambique Mesa Temática · Msc. Denilson Lessa dos Santos

Credenciamento

O evento também será transmitido pelo youtube, se você não conseguiu se inscrever poderá assistir pelo nosso canal.

O link da transmissão é o mesmo do primeiro dia, basta acessar o e-mail recebido

Evento online

Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Data: 17/06/2020 - 20/07/2020 às 18:30

AFROUNEB NÚCLEO

Dr. Lourenço da Conceição Cardoso

Universidade de Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira (UNILAB)- CEARÁ


Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab- CE). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC). Doutor em Ciências Sociais pela UNESP-Araraquara. Suas principais áreas de interesse são literatura e relações raciais, com particular interesse pelo tema branquitude (identidade racial branca).

Dr. Amailton Magno Azevedo

Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)


Professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011). Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil.

Drª Geri Augusto

Brown University


Dra. Geri Augusto é atualmente Gerard Professora Associada Visitante de Assuntos Públicos e Internacionais (API), Estudos da África e Diáspora e  Diretora de Estudos de  Desenvolvimento do  Watson Institute International and Public Affairs – Brown University. Faz parte do Programa Iniciativa Brasil do mesmo Instituto. É também professora associada do Center for the Study of Slavery and Justice e do Departament of Africana Studies da Brown University. Compõe o Grupo de Trabalho  para a construção do currículo do novo Programa na Brown University intitulado Native American and Indigenous Studies (NAIS). É Bacharel em Economia pela Howard University, Mestre em Administração Pulbica pela Harvard Kennedy School e Doutora em Educação pela George Washington University. Suas principais áreas de interesse e pesquisa são: produção de conhecimentos em contextos de diferenças e desigualdades, políticas de ciência e tecnologia no Sul Global, transnacionalismo radical negro, bem como, oralidade, visualidade e novas midias digitais na expressões criativas e produção de conhecimentos de comunidades afrodescendentes e indígenas.

Dr. Sandro dos Santos Correia

Universidade do Estado da Bahia( UNEB-Afrouneb)


Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSAL (Universidade Católica de Salvador), Membro do Grupo de Pesquisa DSN (Desenvolvimento, Sociedade e Natureza) da UCSAL, tendo como líder a Professora Doutora Cristina Macedo Alencar.  Vice-lider do Grupo de Pesquisa NEPPINS da UFRB, mebro do AFROUNEB – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, meio urbano, diáspora, candomblé, cultura e educação.

Msc. Ana Rita Araújo Machado

Universidade do Estado da Bahia ( UNEB-AFROUNEB)


Professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Atua na investigação das experiências das populações negras no pós- escravidão. Propõe uma abordagem sobre o período buscando novas percepção de protagonismos das populações negras e suas organizações para institucionalizar formas contra-hegenômicas. Atua como assessora de alguns terreiros da cidade de Santo Amaro, buscando construções de políticas públicas que possam amenizar as vulnerabilidades; reconstrução da memórias social a partir da inserção de memórias coletivas e experiências de grupos que experimentaram lugares de subalternidades e desigualdades sociais. Discute as desigualdades de oportunidades. Investiga as expressões culturais das populações negras do Recôncavo na tentativa de entender os processos de transformações e inserção dos valores civilizatórios Africanos na constituição da lógica social da Bahia.

Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos

Universidade federal do ABC (UFABC-SP)


Possui graduação (1990) e mestrado (1996) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP), doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); pesquisador do grupo de pesquisa "Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Foi professor da PUC/SP, da FACAMP (Relações Internacionais) e dos cursos de especialização (UNIAFRO) na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFPR - Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).

Msc. Denilson Lessa dos Santos

Universidade do Estado da Bahia (UNEB-AFROUNEB)


Doutorando em História Social e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, História das Populações Negras, Cultura Afro-Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história da África, diáspora africana, tradição e oralidade, saúde, práticas de cura e curandeiros; Membro do AFROUNEB: Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros, que têm como metas, dentre outras, formar professores em torno da Lei 10.639/2003 e produzir material-didático relativo a História da África e das Populações Negras no Brasil.

Dra. Suely Santos Santana

Universidade do Estado da Bahia (UNEB-AFROUNEB)


Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia/ Departamento de Ciências Humanas-Campus V (1991), graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia/ Departamento de Ciências Humanas-Campus V (1995), Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa, pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana(2000). Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia - Centro de Estudos Afro-Orientais (2014). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia/ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS V - UNEB-DCH e coordenadora do AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - UNEB-CAMPUS V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado em Lingua Portuguesa e Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência, ficção, mulher negra, literatura negra, literatura africana de língua portuguesa e memória.

Dra. Irenilza Oliveira e Oliveira

Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Coité)


Possui graduação em Língua Estrangeira (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Inglesa, Ensino de Língua Portuguesa e Lingüística, com ênfase em sintaxe.

Juliana Silva

Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/SAJ


Coletivo Luiza Bairros 

Ana Paula Fonseca Vidal

Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/saj


Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/saj

Cristiana Reis Santana dos Santos

Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/SAJ


Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/SAJ

Terezinha Santana dos Santos

Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/SAJ


Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros/SAJ