III Série de Webinars Educação Plurilíngue e Prática Docente e II Seminário Multilinguismo e Educação

Faça sua inscrição
De 9 outubro a 13 de novembro Todos os dias das 19h30 às 21h30

Sobre o Evento

Os eventos têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre a formação e a prática docentes em contextos multilíngues. Estes eventos são promovidos pelo Departamento de Educação (DEPED), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, e terão o formato de webinários transmitidos on-line. As informações para assistí-los serão enviadas pelos e-mails cadastrados nas inscrições.

*Evento gratuito e com certificação proporcional à carga horária assistida!*

Os webinários são formados por palestras e mesas redondas.

Palestrantes

  • Laura Janaína Dias Amato
  • Michele Salles El Kadri
  • Yara Carolina Campos de Miranda
  • Liliane Francisca Batista
  • Antonieta Megale
  • Ahmad Al-Lahham
  • Kamilia Akminasi
  • Oula Al-Saghir
  • NourAllah Al-Lahham
  • Jibril Keddeh

Programação

19h30 - Laura Janaína Dias Amato Diversidade na educação básica ou 'ainda somos e vivemos como nossos pais'? Palestra
Local: Virtual

Convidada: Profª Drª Laura J. D. Amato (Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA)

Mediação: Profª Drª Samira A. Jalil (Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR)

Há uma velha história sobre um velho chinês que dormiu por mil anos e quando acordou tudo estava diferente, exceto a escola. Será que nossas salas e nossas práticas podem ser consideradas do século XX? Ou estamos mais para o século XIX? Conceitos como Estado, Nação, Fronteiras, Diversidade adentraram na escola e estão em conflito com práticas e éticas que chocam os encontros seculares. A crença na monocultura, no monolinguismo divergem da pluralidade que temos cotidianamente em nossas salas. Como pensar então em romper alguns grilhões, ou, como nos traz Duboc (2014) atuar nas brechas da e para a diversidade em uma perspectiva inclusiva, decolonial e de acolhida? Pensar coletiva e cooperativamente podem ser caminhos de revisão de estruturas fixas e unilaterais, (re) pensando assim nosso cotidiano escolar.

19h30 - Ahmad Al-Lahham, Jibril Keddeh, Kamilia Akminasi, NourAllah Al-Lahham, Oula Al-Saghir Narrativas de migrantes falantes de árabe no Brasil: as contribuições de vivências linguísticas e educacionais para a formação e a prática docentes Mesa-redonda
Local: Virtual

Convidados: Me. Kamilia Akminasi, Oula Al-Saghir, Esp. NourAllah Al-Lahham, Prof. Jibril Keddeh

Coordenação da mesa: Profª Drª Samira A. Jalil (Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e Prof. Dr. Ahmad Al-Lahham (Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR)

19h30 - Antonieta Megale, Michele Salles El Kadri Educação plurilíngue e formação docente para a Educação Básica Palestra
Local: Virtual

Convidada: Profª Drª Michele Salles El Kadri (Professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL/CNPq)

Mediação: Profª Drª Antonieta Megale (Professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP)

Nesta fala, problematizo a função e as características de uma Educação Bi/Multi/Plurilíngue decolonial e crítica para a Educação Básica exemplificando seus pressupostos com propostas materializadas em um município do Norte do Paraná que implementou uma Escola bilíngue pública no contexto infantil. Problematizo também a formação docente para esses contextos, perpassando os saberes necessários, as pesquisas sobre o contexto brasileiro, as Diretrizes Curriculares e uma proposta de formação continuada pela perspectiva sociocultural de aprendizagem. Procuro apontar desafios de se pensar o ensino e a formação docente para esses contextos ao mesmo tempo em que busco a construção da “boniteza” e do “inédito viável” no sentido freiriano.

19h30 - Liliane Francisca Batista, Yara Carolina Campos de Miranda Acolhimento de migrantes na Educação Básica brasileira Mesa-redonda
Local: Virtual

(1) Ensino de Português como Língua de Acolhimento: desafios e horizontes

Convidada: Profª Drª Yara Carolina Campos de Miranda (Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), 108,4 milhões de pessoas tiveram que se deslocar de maneira forçada em todo o mundo até o final de 2022. Esses deslocamentos se deram como resultado de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram gravemente a ordem pública. Diante de números alarmantes como estes e de um cenário cada vez mais intenso de migração de crise (BAENINGER, PERES, 2017), no campo da Linguística Aplicada, tem-se discutido sobre o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc), as possibilidades de acolhimento em línguas (BIZON, CAMARGOS, 2019), a formação de professores para estes contextos (MIRANDA, LOPEZ, 2019; MIRANDA, 2021) e os desafios e horizontes que se pode vislumbrar nesse âmbito. Este trabalho tem, como principal objetivo, lançar luz sobre algumas destas questões de modo a fomentar provocações que culminem em futuros movimentos para desenvolvimento de pesquisas, ações e parcerias que contribuam para os processos de acolhimento de migrantes no Brasil.

(2) Os desafios na construção de uma política linguística para o acolhimento de migrantes e refugiados nas escolas municipais de Belo Horizonte

Convidada: Profª Dnda. Liliane Francisca Batista (Doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Université Grenoble Alpes – UGA. Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte)

Este trabalho diz respeito aos desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte na construção de uma política linguística pensada para os estudantes migrantes e refugiados matriculados nas escolas da Rede Municipal de Educação da capital mineira. Para isso, analisamos em que medida as políticas linguísticas propostas pelos dispositivos legais convergem com aquelas praticadas pela escola. A partir das práticas escolares efetivas, observamos até que ponto as políticas instauradas apresentam tendências plurilíngues mais ou menos conscientes. A relevância deste trabalho se justifica pela urgência de ações voltadas para o público migrante e refugiado matriculado nas escolas de Belo Horizonte. Por meio dessa discussão, buscamos reforçar a importância e o impacto de uma Educação Plurilíngue e Intercultural no contexto migratório.

Organizador

Multilinguismo e Educação

Projeto Línguas, Culturas, Migrações e Educação em Foco vinculado ao Departamento de Educação (DEPED) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba.