O Simpósio busca reunir experiências de pesquisadores/as da temática, professores/as do ensino superior e do ensino básico e de estudantes de graduação e pós-graduação de universidades do Brasil e da América Latina.
O evento será organizado em três eixos temáticos transversais:
1. Cidadania global, línguas, interculturalidade, plurilinguismo: compreende o compromisso individual e coletivo de construir futuros partilhados. Considera a interação social, o discurso e a constituição de identidades em contextos multiculturais e diversos. Volta-se para os (multi)letramentos em contextos de inclusão e, em particular, com grupos socialmente vulneráveis, compreendendo práticas relacionadas às artes, mídia, tecnologia e plurilinguismo, bem como políticas públicas e a formação de professores nessas áreas. Visa reforçar as políticas sociais através da participação popular a partir da perspectiva e objetivos de uma vida decente e justa.
2. Cidadania global, justiça socioambiental e sustentabilidade: neste eixo os trabalhos são dedicados a temas e experiências relacionados com a dignidade humana e a solidariedade - economia familiar, comunitária e solidária - populações empobrecidas e discriminadas, afrodescendentes e povos indígenas; temas e experiências na luta contra as injustiças sociais e cognitivas, ações afirmativas, diversidades e dinâmicas sociais, bem como políticas públicas e a formação de professores nessas áreas. Engloba movimentos a favor da justiça socioambiental e dos direitos humanos, e envolve a produção de conhecimentos e formas de saber, influenciar as políticas públicas e cuidar de todos os seres da natureza.
3. Cidadania global, internacionalização da educação e democratização do conhecimento: este eixo compreende temas relacionados com a dimensão internacional da investigação, ensino e extensão, e o seu papel na promoção da cidadania global. A premissa é que atividades e experiências de internacionalização curricular, redes de investigação, internacionalização em casa, mobilidade acadêmica e programas desenvolvidos nacional e internacionalmente por organizações governamentais e não governamentais são instrumentos-chave para desenvolver e enriquecer criticamente a cidadania global. Compreende também a formação de professores e as políticas públicas relacionadas à internacionalização e democratização do conhecimento.
OBJETIVO: reunir experiências diversas que estejam articuladas às temáticas da Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, visando contribuir na construção de reflexões sobre os limites e as possibilidades das referidas temáticas enquanto alternativas aos desafios enfrentados em nossos contextos sociais e geográficos.
PÚBLICO-ALVO: estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, comunidade em geral.
INSCRIÇÕES: 19 de maio até 31 de julho de 2025.
Período para submissão de trabalhos (resumos): 19 de maio a 07 de julho de 2025. PRORROGADO ATÉ 14 DE JULHO DE 2025.