III SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem e II CONLLIJ - Congresso Nacional de Letramento(s) e Literatura Infanto-juvenil

III SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem e II CONLLIJ - Congresso Nacional de Letramento(s) e Literatura Infanto-juvenil

Faça sua inscrição
De 13 a 14 de maio Todos os dias das 09h30 às 16h00

Sobre o Evento

EVENTO ACONTECERÁ 13 A 14 DE MAIO DE 2022

SUBMISÃO DE TRABALHOS ATÉ DIA 10 DE MAIO DE 2022

Para inscrição clique AQUI

O SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem nasceu da necessidade de discutir a educação inclusiva à luz das políticas públicas e das práticas existentes nos espaços sociais. Dessa forma, agregamos a essa necessidade às múltiplas formas da Linguagem como propiciadora para uma prática inclusiva e interdisciplinar, conforme é postulado pela legislação educacional, e, sobretudo, a partir das garantias dos direitos humanos conforme a Constituição Brasileira de 1988.

Em meio ao contexto da pandemia, o III SINEIL traz como tema gerador a ACESSIBILIDADE DIGITAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS, proporcionando, assim, o debate integrador entre outras áreas dos conhecimentos que se tornaram ainda mais importantes na atual conjuntura pandêmica.

Em meio a impossibilidade da realização dos Sineil em 2020, este ano, trazemos este evento junto com o CONLLIJ- Congresso de Literatura Infanto-juvenil, como forma de atrelar a importância da acessibilidade e da tecnologia à necessidade de um trabalho diferenciado com a leitura, já que o Brasil, como se sabe possui índices insuficientes no que tange à leitura na idade certa, comforme evidenciam os indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Pisa (O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

Assim, a edição do CONLLIJ nasceu da necessidade de discutir o Letramento à luz da Literatura, especialmente, da LITERATURA INFANTO-JUVENIL. Dessa forma, agregamos a essa necessidade às múltiplas formas da Linguagem como propiciadora para os espaços educacionais, de maneira a possibilitar a interação entre PEDAGOGIA E LETRAS para suprir as dificuldades das práticas letradas atrelada ao prazer da leitura e a formação do leitor.

O eixo integrador para o II CONLLIJ e III SINEIL serão: ACESSIBILIDADE DIGITAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS.

TUTORIAL EM VÍDEO: Como fazer uma inscrição em um evento. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=XpA3S1muGlo

Programação

15h00 Abertura do evento Abertura
Local: Online

O evento terá sua abertura no dia 13 de maio às 15 horas, com credenciamento e uma mesa-redonda.

15h00 Mesa-redonda: Educação, Interdisciplinaridade e Inclusão Mesa-redonda
Local: Online

A mesa-redonda será compostas por professores mestres e doutores.

19h00 Minicursos Minicurso
Local: Online

Os minicursos estarão send ofertados no turno da noite da sexta-feira e no sábado pela manhã.

13 de maio- 19h às 21h

14 de maio- 09h às 12h

19h00 Minicurso: Educação inclusiva: a importância de seu protagonismo no processo de ensino. Minicurso
Local: online

Palestrante: Mestra Niédja Ferreira

Minicurso: Educação inclusiva: a importância de seu protagonismo no processo de ensino.

A educação inclusiva é um tema muito discutido e que sempre se faz presente no cotidiano escolar, mesmo assim estamos longe de concretizar práticas de equidade e uma cultura de respeito as diferenças. Esse minicurso pretende trazer como ideia central reflexões a cerca da importância de consolidar dia após dia a cultura, a teorização e a prática de inclusão no espaço pedagógico. Sabemos que os profissionais da educação durante sua formação, vivenciam esse tema em algumas disciplinas e existe então a necessidade de retomar constantemente os estudos sobre a temática e buscar estratégias metodológicas para as diferentes demandas que aparecem. Portanto, nesse espaço estaremos discutindo sobre a educação inclusiva evidenciando seu protagonismo e importância no processo de ensino e desenvolvimento da aprendizagem.

19h00 Como desenvolver o ensino de forma inclusiva no ambiente escolar, com apoio de todos? Minicurso
Local:

Palestrante (1): Profª: Maria Zilda Medeiros da Silva

Duração: 04 horas

Tema: Como desenvolver o ensino de forma inclusiva no ambiente escolar, com apoio de todos?

Mestranda em Linguística e Ensino- UFPB, Especialista em: Educ. Inclusiva-CINTEP/PB; Psicopedagogia-CINTEP/PB; Atendimento Educacional Especializado/AEE-UFERSA/RN, LIBRAS-NASSAU/PB e Língua Portuguesa como L2 para pessoa surda- IFPB. Graduada em Pedagogia-UVA e Letras/LIBRAS-UFPB. Atualmente participa do grupo de estudo GEPE-Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial- UFPB. Participante como professora colaboradora do Probex-UFPB, “Língua Portuguesa para surdo como L2. Professora de Libras do Estado Do Rio Grande do Norte e Professora pedagoga atuando na educação especial em uma perspectiva inclusiva, na Paraíba

Palestrante (2): Profª: Adilma Gomes da Silva Machado

Mestranda em Linguística e Ensino- UFPB, Especialista em Ensino de Libras. UNINASSAU/PB e Especialista em Linguística Textual e Ensino UFRN. Graduada em Letras Português. Atualmente participa como professora colaboradora do Probex-UFPB, “Língua Portuguesa para surdo como L2. Atuação: professora de Língua Portuguesa/Libras de Conde-PB.

09h00 Minicursos Minicurso
Local: Online

Os minicursos estarão send ofertados no turno da noite da sexta-feira e no sábado pela manhã.

13 de maio- 19h às 21h

14 de maio- 09h às 12h

09h00 OLHAR INTERDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: MÉTODO DAS BOQUINHAS Minicurso
Local: online

Morgana Farias de Luna

Pedagoga especializada em Psicopedagogia. Atuação como professora da rede municipal de João Pessoa, com experiência em turmas de alfabetização desde 1998. Atualmente desenvolve um projeto de leitura compartilhada na escola e é mestranda do PROLING-UFPB.

Kelly Dias Moura

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal da Paraíba, com atuação voltada ao âmbito educacional e desenvolvimento de fala e linguagem infantil com crianças neurotípicas e neuroatípicas com deficiências múltiplas e transtornos do desenvolvimento. Pós-graduanda em Distúrbios de Fala e Linguagem; Psicanálise; Atendimento Educacional Especializado; Psicomotricidade e Neuroaprendizagem.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO:

O minicurso tem como objetivo demonstrar um olhar interdisciplinar quanto a alfabetização e letramento de crianças que viveram o período durante e pós-pandemia do COVID-19. Além do embasamento teórico, haverá também a demonstração de ferramentas de alfabetização, mas principalmente o Método das Boquinhas, ferramenta criada em 1997 por Renata Jardini, fonoaudióloga e psicopedagoga brasileira, considerada como ferramenta de alfabetização reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2009.

09h00 Palestra: Introdução as doenças crônicas -  Obesidade Premiação
Local:

Introdução as doenças crônicas - Obesidade

Prof. Vivianne Moura

Esp. Em Qualidade de Vida e Saúde.

09h às 11h

11h00 Palestra: LETRAMENTO DIGITAL E NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Palestra
Local: online

Palestra: LETRAMENTO DIGITAL E NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Wilder Kleber Fernandes de Santana é Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graducao em Linguística (Proling) da UFPB. Especialista em Gestão Educacional, Sociologia e Língua Portuguesa. Atualmente trabalha com temáticas nas áreas da Análise Dialogica do Discurso, em diálogos com Bakhtin e o Círculo.

13h00 Minicurso: Avaliação física no treinamento resistido Minicurso
Local: online

Avaliação física no treinamento resistido

Alan Formiga (Pós-graduando em biomecânica aplicada ao exercício)

13h30 Reflexões sobre o ensino de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental Palestra
Local: online

Palestra: Reflexões sobre o ensino de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental

Maria Gilliane de Oliveira Cavalcante
Graduada em Pedagogia pela UFPB
Especialização em Docência no Ensino Superior
Professora da rede municipal de João Pessoa desde 2015.
Atualmente Gestora Pedagógica na Rede Municipal de João Pessoa.

Objetivo: Refletir sobre o ensino de literatura nas turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental e apresentar possibilidades de práticas de leitura literária a partir de experiências exitosas.

14h00 Grupos de trabalhos Apresentação Oral
Local: Online

Os trabalhos serão aprensetados no turno da tarde

Horário das 14h às 15:30

15h30 Encerramento Mesa Temática
Local: Online

Mesa- redonda de encerramento

Seja um parceiro

Organizador

Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria e treinamentos, Sediada na cidade de João Pessoa, PB. Com 4 anos de existência no mercado paraibano, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.