Grupos de trabalhos

III SINEIL- SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LINGUAGEM

EIXO 1: LINGUAGEM E TECNOLOGIA

GT 1 - Língua/ Linguagens e Tecnologia: Práticas de leituras possíveis

Ementa: Este grupo de trabalho terá a função de congregar trabalhos que tragam o debate entre as linguagens e as diversas formas de expressões da língua, seja ela oral ou escrita, além de trazer o debate sobre as práticas de leituras nos espaços sociais,  alinhado com as tenonologia. 

 

GT 2 - Tecnologias educacionais (TIC'S) e  a Inclusão digital

Ementa:Este grupo trará o debate  sobre as novas tecnologias educacionais e como essas podem auxiliar na educação e na inclusão digital, assim, esse Gt se deterá a trabalhos e/ ou socialização de ações práticas nos diversos espaços sociais que traga a dança ou as artes como protagonistas da inclusão.

GT 4- Formação profissional, prática inclusiva e acessibilidade

Ementa:Este grupo trará o enfoque na formação profissional dos agentes que lidam com os discentes e/ou pessoas com deficiências em contextos inclusivos. Assim,  este trabalho tanto  é possível ter trabalhos da formação profissional do docente como dos agentes educacionais que estejam em contextos de inclusão tais como: profissionais da sala do AEE, LIBRAS, Biblioteca etc.

GT 5- Linguagem (ns),  letramento (s)  e tecnologia 

Ementa: Este gt  Letramento (s)  tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada, em contextos inclusivos e tecnológicos, com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, dislexia, português como L2 para alunos surdo e etc.

 

EIXO 2: TECNOLOGIA  E INCLUSÃO

GT 1 - Linguagem, Inclusão e LIBRAS

Este GT trará o debate sobre o na perspectiva inclusiva, por meio das diversas formas de linguagens, discutindo o tema pelo viés do ensino, além de trazer à tona a importância dos protagonistas dessa inclusão: Aluno surdo; intérprete e tradutor de LIBRAS; professor em processo de inclusão; atividades e práticas inclusivas; Libras e ensino; Libras e Inclusão; Além de trabalhos que discutam e inclusão social e direitos humanos. Elementos constitutivos do sistema de exclusão/inclusão social: as pessoas, as instituições sociais. Desigualdade social e diversidade. Processo/produto da construção do conhecimento e inclusão social. Pertencimento social e relações sociais. Fundamentação teórica e metodológica da educação inclusiva para surdos. Práticas educacionais, estratégias de inclusão social para alunos surdos. A inclusão como construção do indivíduo cidadão (surdo). Identidade pessoal, protagonismo social e construção do projeto de vida na escola. Educação inclusiva e políticas públicas para alunos surdos. A contribuição da ARTE para educação inclusiva do aluno surdo.

GT 2 - Letramento (s), alfabetização e inclusão no ensino regular 

Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem e da inclusão, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula de alunos com dificuldades de aprendizagem, com deficiência ou algum outro transtorno ou patologia. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna, L2 ou L3. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva.

GT3 - Socializando experiências inclusivas por meio de práticas de letramento (s)

Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização, de modo a socializar atividades ou projetos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento nas escolas públicas. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero e a diversidade em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.

GT 5- Linguagem, Tecnologia e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

Este GT congrega o debate a luz dos direitos humanos, a partir da teoria da proteção integral, do garantismo; ECA (Estatuto da Criança e do adolescente); Estatuto da pessoa com deficiência; legislação inclusiva; Lei da Libras; Tripé: família- estado e sociedade.

GT 6- Leitura, literatura  e formação de leitor: Uma forma de incluir por meio da leitura

Esse grupo congregará o debate sobre a leitura e a literatura em contextos inclusivos na proposta de  formação do leitor.

 

II CONLLIJ - CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTO(S) E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

EIXO 1-  LETRAMENTO , TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE

GT1- Letramento midiático e novas tecnologias

EMENTA: Este gt busca congergar trabalhos que  tragam o debate sobre o letramento midiático e o uso das novas tecnologias, podendo apresentar práticas que demonstrem  o uso dessas ferramentas  no período da pandemia da COVID.

GT2: PRÁTICAS DE LETRAMENTO (S) Socializando experiências em salas de aulas

EMENTA: Este Gt busca congregar práticas de diferentes formas de letramentos em contexto de sala de aula.

GT3: Letramento e sua contribuição na formação dos leitores infantis 

Ementa: Este Gt tem como objetivo  contribuir com  a formação de pequenos leitores por meio do letramento, ludicidade,  por meio da prática do letramento.

GT4- Letramento  e acessibilidade como forma de incluir em diversas artes

Ementa: Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

GT 5-Formação docente e ensino:  O caminho para a construção de novos modelos educacionais 

O presente GT irá reunir estudiosos que queiram contribuir para a discussão em torno de Como a Linguagem pode ser utilizada como um dispositivo/horizonte de saberes e práticas sociais, em âmbito interdisciplinar, e principalmente no que concerne à formação docente, assunto que até hoje carece de aprofundamento. Em sua prática, o professor deve possuir conhecimento prático, mas também de panoramas teóricos que subsidiem sua postura ética/profissional.

GT 6- Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino

Este grupo buscará congregar trabalhos sobre as Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino, a partir de modelos de práticas atuais que estão sendo aplicadas.

 GT 7- PRÁTICAS DE LETRAMENTO (S): Diversidade, aceitação e Ideologia

Neste Gt traremos o debate sobre a diversidade e Ideologia: gênero, etnia e religião a partir da pluraridade social e do debate sobre o tema na BNCC e na legislação brasileira, buscando, assim, correlacionar a teoria com a prática no espaço escolar.

 

 GT 8-  Lestramento digital e novas tecnologias

Ementa: Educação e Informática. Novas tecnologias no ensino. Mobilidade no Ensino. Conceitos e modelos de educação; Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem. O letramento digital no ensino-aprendizagem de literatura. Robótica, jogos e enfoque teórico-prático sobre o uso de tecnologias móveis (tablets, smathphones, netbooks). Mobile learning: o que há de “novo” para o ensino da educação básica.

 

EIXO 2-  LITERATURA JUVENIL, LITERATURAS E OUTRAS ARTES EM MEIO 

GT1: Literatura e outras artes: A arte como cidadania e cultura

Este GT terá o enfoque de atrelar a interdisciplinaridade entre a Literatura, cinema e outros gêneros, congregando trabalhos que discutam essa temática, assim, como diálogos pertinentes em subáreas da Literatura como: literatura fantástica, neofantástica, literatura intimista, Literatura e cinema, literatura e música; literatura e cultora; semiótica e demais diálogos possíveis.

GT2- Literatura contemporânea  e Literatura juvenil

Ementa: Este GT busca contemplar a Literatura infantil e a Juvenil a partir da tradição da modernidade, podendo contemplar trabalhos desde os clássicos até os best seller, da literatura mundial.

GT 3:SESSÃO LIVRE

Ementa: Este Gt de como objetivo propiciar o debate sobre as diferentes formas da literatura  de modo que formene o debate  acerca da literatura como arte ou como práticas de sala de aula.

GT4: LIteratura infanto-juvenil e formação de leitores

Ementa: Este GT busca contemplar a Literatura infantil e a Juvenil  e a formação de leitores , podendo trazer experiências docentes que formente o debate. Este GT busca, ainda,  contemplar a Literatura infantil e a Juvenil a partir da tradição da modernidade, podendo contemplar trabalhos desde os clássicos até os best seller, da literatura mundial.

GT5:  Literatura, Diversidade e gênero

Ementa: O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo.  Buscamos, ainda, refletir a respeito do uso da linguagem no contexto educativo, compreendendo a complexidade dos processos de eliminação ou minimização das exclusões em vinculação com as perspectivas interculturais, inclusivas, da diversidade e da justiça social. Discussão sobre os estudos das políticas de ações afirmativas; cotas no ensino superior e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

GT 7- Literatura, tecnologia e Cinema: Enquadres psicanalíticos

Este grupo trará análise, reflexão e discussão de textos e excertos literários, sequências cinematográficas e filmes baseados em obras narrativas da tradição mundial. Comparação entre linguagens literária e cinematográfica a partir dos enquadramentos psicanalíticos.

GT 8-  LITERATURA: ​​​​​​​Ensino-aprendizagem e avaliação

Este Gt apresentará trabalhos a partir dos principais conceitos e fundamentos teóricos, bem como as práticas docentes que norteiam os processos de avaliação de aprendizagem na educação básica e no ensino superior. Visa ainda estudar as principais correntes de pensamento que investigam estes processos de avaliação de forma indissociável com as teorias que tratam do estudo da didática e do processo de ensinoaprendizagem.