III CONED - Congresso Nacional em Educação

III CONED - Congresso Nacional em Educação

“Caminhos para uma educação de qualidade: o diálogo entre a universidade e a educação básica”

Faça sua inscrição
De 25 a 27 de setembro Todos os dias das 08h00 às 16h30

Sobre o Evento

III Congresso Nacional em Educação

Caminhos para uma educação de qualidade: o diálogo entre a universidade e a educação básica”

1. APRESENTAÇÃO

O III Congresso Nacional de Educação- CONED III PPGED/UFVJM será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM Campus JK no período de 25 a 27 de Setembro de 2019. O evento tem como objetivo promover espaços de articulação e discussão de pesquisas e práticas profissionais afins à área educacional, além de estimular a produção acadêmica de alunos de programas de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área. Ao propor o olhar para o momento atual em que se busca caminhos para uma educação de qualidade com o diálogo entre a universidade e a educação básica.

2. EVENTO DE PERIODICIDADE ANUAL

O Congresso Nacional de Educação - CONED - PPGED/UFVJM encontra-se em sua segunda versão. O primeiro ocorreu em 2017 e a segunda versão em 2018, estabelecendo assim uma periodicidade anual para a sua realização. Nas duas versões anteriores o CONED reuniu pesquisadores e estudantes de várias regiões do país discutindo temáticas que fazem uma interface entre pesquisa, ensino e extensão.

O III CONED será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019 e terá como temática norteadora "Caminhos para uma educação de qualidade: o diálogo entre a universidade e a educação básica".

3. CARGA HORÁRIA DO EVENTO

20 horas (com certificação ao final).

4. INSCRIÇÃO

A participação no III Congresso Nacional de Educação - CONED III PPGED/UFVJM far-se-mediante dois tipos de inscrição. Com a submissão de trabalho e sem submissão de trabalhos (ouvinte).

A inscrição com envio de trabalhos poderá ser realizada mediante duas modalidades:

  1. Inscrição para apresentação oral;
  2. Inscrição para apresentação de pôster.

A submissão inicial em ambas as modalidades será realiza por meio do envio de um resumo, com posterior encaminhamento do artigo completo que somente será submetido após a apresentação do trabalho no Congresso.

  • Período de inscrição sem submissão de resumos: 26/06/19 - 22/09/19
  • Período de inscrição com submissão de resumos: 26/06/19 - 11/08/19

Obs.: O artigo completo deverá ser encaminhado somente em caso de trabalhos aprovados pela comissão cientifica e apresentados durante o III CONED.

Período para submissão da versão final dos trabalhos (resumo expandido): 16/10/19 – 31/10/19.

5. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Informações gerais:

  • As inscrições e submissões serão feitas exclusivamente pelo site, no período estabelecido no cronograma.
  • Os resumos deverão ter no máximo 03 autores.
  • Cada resumo deve ser submetido a um único eixo temático. Caso um mesmo resumo seja submetido a mais de um eixo temático será excluído da avaliação em ambos.
  • Para que o resumo seja avaliado pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento.
  • A listagem com os resumos aprovados para apresentação será divulgada a partir do dia 26/08/2019 no site do III Congresso Nacional de Educação- CONED III PPGED/UFVJM.
  • As modalidades para submissão e apresentação são Comunicação oral e pôster: pesquisas concluídas/em andamento e/ou relatos de experiência.

1. Comunicação oral: pesquisas concluídas/em andamento:

Destina-se à apresentação de resultados de pesquisas já concluídas ou com resultados ainda parciais.

  • Os resumos deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário da home page do III CONED e devem ter entre 1.200 e 2.400 caracteres (com espaços) de parte textual, incluindo as referências (apenas aquilo que for citado no resumo).
  • O resumo deve ser escrito com fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e texto justificado.
  • O resumo deverá expor com objetividade a comunicação a ser apresentada, contendo:
    • objetivo(s),
    • problema da pesquisa,
    • metodologia utilizada,
    • discussão dos dados.

2. Pôster: pesquisas concluídas/em andamento e/ou relato de experiência.

  • Dimensões do pôster: Largura: 85cm. Altura: 100cm
  • O pôster deve conter:
    • logomarca do PPGED/UFVJM;
    • título idêntico ao do resumo submetido;
    • nomes e endereço (departamento/e-mail) dos autores;
    • introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas; – informar a instituição de fomento, se houver.

6. EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos que irão orientar as discussões nos grupos de trabalho serão:

  1. gestão de instituições educacionais;
  2. educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais;
  3. educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais;
  4. currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores

7. OBSERVAÇÕES GERAIS

  • Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas de formatação e da ABNT serão automaticamente eliminados;
  • O material aceito para apresentação será utilizado em sua versão original, sem que sejam aceitas versões posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);
  • Os resumos apresentados serão publicados nos anais do III Congresso Nacional de Educação- CONED III PPGED/UFVJM.
  • Os autores dos trabalhos comprovadamente apresentados no evento poderão submeter artigo para publicação nos Anais do III Coned. A Comissão Científica divulgará oportunamente as normas para essa submissão de trabalhos completos.

8. LANÇAMENTO DE LIVROS:

O evento contará com um espaço para o lançamento de livros no dia 27 de Setembro das 14h às 16h30h. Se houver interesse no lançamento de sua publicação, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail ricardobrasil@gmail.com e envie a sua proposta com os seguintes dados: Nome do autor Contatos: endereço, e-mail e telefones Filiação institucional Título da publicação Editora /ano Sinopse da publicação.

Será de responsabilidade dos autores a confecção de um pôster com as seguintes dimensões: 85cm de largura e 100cm de altura. Contendo informações sobre o livro de acordo com o modelo em anexo. (Link)

OBS: Todo o material de divulgação, bem como o transporte do mesmo ficará a cargo do autor/expositores.

9. MOSTRA CULTURAL DOS MUNICÍPIOS:

Encontra-se aberta inscrições para mostra de aspectos culturais que caracterizam os municípios localizados em todo território brasileiro no período de 26/06/19 – 31/07/19.

As despesas com deslocamento e estadia das equipes, material a ser apresentado na mostra será de responsabilidade dos inscritos.

Os municípios deverão providenciar a confecção de um pôster com as seguintes dimensões: 85cm de largura e 100cm de altura. Contendo informações sobre a mostra de acordo com o modelo em anexo. (Link).


10. NORMAS PARA SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

(para trabalhos apresentados nas modalidades: poster e apresentação oral)

Encontra-se aberto, no sistema Doity, o espaço para submissão do Resumo Expandido do trabalho apresentado por você (ou pelo co-autor do trabalho) no III CONED, em Diamantina (MG).

O Resumo Expandido deve ser redigido em:

  • fonte Arial
  • tamanho 11
  • espaçamento entre linhas do tipo simples
  • alinhamento justificado

Ele deve ser apresentado em até 2 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Sua estrutura deverá conter a questão de pesquisa, o objetivo, os procedimentos metodológicos e a síntese dos resultados e/ou discussões. As normas técnicas para o Resumo Expandido são as da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas ou as da APA – American Psychological Association.


NOTA: o Resumo Expandido deve estar escrito em português, usando o Template fornecido pela organização do III CONED como modelo.

  • O Template do Resumo Expandido está no espaço de submissão do sistema Doity.
  • O arquivo deverá ser submetido em formato (.docx).
  • PRAZO PARA SUBMISSÃO: 31/10/2019

Palestrantes

  • Profº Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos
  • Profº Dr. Leonel de Oliveira Pinheiro
  • Profª. Dra. Maria Raquel Caetano
  • Profª. Dra. Carla Liane Nascimento dos Santos
  • Profª. Dra. Denise da Silva Braga
  • Profº Dr. João Antônio Gomes Pereira
  • Profº Dr Altamir Fernandes de Oliveira
  • Profª Suely Duque Rodarte
  • ProfºMs Sérgio Luiz Nascimento
  • Prof. Dra. Verônica Pacheco de Oliveira Azevedo
  • Profª Aline Rochedo Pachamama – UFRRJ
  • Profº. Dr. Augusto Cardoso
  • Jornalista-Karla Monteiro-
  • Profº Dr. Cláudio Pinto Nunes
  • Profº Dr Whashington César Shoiti Nozu
  • Profª. Ms. Alba Valéria Freitas Dutra
  • Profª Dra. Fábia Magali Santos Vieira
  • Profº. Dr. Marcelo de Miranda Lacerda
  • Rafael Manga
  • Simão Pereira da Silva
  • Leonardo Aparecida Soares
  • Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli
  • Profa. Dra. Maria Lúcia Bento Villela

Programação

10h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Campus II - Auditório da Reitoria
13h00 Lançamento de Livros Lançamento de Livro
Local: Reitoria

Lançamento de Livros

13h30 Abertura e parte cultural Abertura
Local: Auditório da Reitoria - Campus JK

Mesa de Abertura

Coral Universitário

14h30 - Leonardo Aparecida Soares, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, Profº Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos A relação entre a universidade e a educação básica: diálogo institucional Mesa-redonda
Local: Campus II Auditório da reitoria

Mesa - A relação entre a universidade e a educação básica: diálogo institucional

Ministrante I - Prof° Me. Leonardo Aparecida Soares - Superintendente da SEEMG - Diamantina

Ministrante IIProfº Dr.Reginaldo Pereira Itapetinga – Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação- UESB

Ministrante IIIProfº Dr. Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli – UFVJM

Mediador – Profº Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos - UFVJM

15h30 Cofee break temático I Coffee break
Local: Prédio da Reitoria

Cofee break temático: Territórios, sabores e saberes: o Brasil visto de perto

Apresentação Cultural

15h30 Apresentação Cultural - Coral da FUMBEM Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

Coral da FUMBEM

16h30 - Profª. Dra. Maria Raquel Caetano, Profª. Dra. Carla Liane Nascimento dos Santos, Profª. Dra. Denise da Silva Braga, Profº Dr. Leonel de Oliveira Pinheiro A Universidade e a educação básica: Circularidade de saberes Mesa-redonda
Local: Campus II Auditório da reitoria

Mesa: A Universidade e a educação básica: Circularidade de saberes

Ministrante I - Profº Dr. Leonel de Oliveira Pinheiro

Ministrante II – Profª. Drª. Maria Raquel Caetano – IFSul

Ministrante III – Profª. Drª. Carla Liane Nascimento dos Santos - UFBA

Mediador – Profª. Drª. Denise da Silva Braga - UFVJM

08h00 Apresentação Cultural - 'Serestar' - SEMED Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

Projeto “Serestar”- SMED

08h30 - Profº Dr Altamir Fernandes de Oliveira, Profº Dr Whashington César Shoiti Nozu, Profº Dr. Cláudio Pinto Nunes, Profº Dr. João Antônio Gomes Pereira Contribuição da pós graduação para a construção de práticas articuladas entre as áreas do conhecimento Mesa-redonda
Local: Campus II - Auditório da Reitoria

Mesa - Contribuição da pós graduação para a construção de práticas articuladas entre as áreas do conhecimento

Ministrante I: Profº Dr.João Antônio Gomes Pereira - UNIPAMPA/RS

Ministrante II: Profº Dr. Cláudio Pinto Nunes - UESB

Ministrante III: Profº Dr Whashington César Shoiti Nozu- UFGD

Mediador: Profº Dr Altamir Fernandes de Oliveira- UFVJM

10h00 Coffe break temático I Coffee break
Local: Reitoria - Campus JK

Territórios, sabores e saberes: o Brasil visto de perto

Apresentação Cultural

10h00 Apresentação Cultural - Grupo Camerata - Felício dos Santos Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

http://4ventos.com.br/o-4-ventos/

10h30 - Profa. Dra. Maria Lúcia Bento Villela, Profª Dra. Fábia Magali Santos Vieira, Profº. Dr. Marcelo de Miranda Lacerda Desenvolvimento do pensamento computacional na educação:: elementos essenciais à formação dos professores da educação básica Mesa-redonda
Local: Auditório da reitoria - Campus II

Mesa: Desenvolvimento do pensamento computacional na educação: elementos essenciais à formação dos professores da educação básica

Ministrante I: Profª Dra. Fábia Magali Santos Vieira - UNIMONTES

Ministrante II: Prof. Dr. Marcelo de Miranda Lacerda - IFNMG

Mediador: Profª. Dra. Maria Lúcia Bento Villela - UFVJM

14h00 - Profª Suely Duque Rodarte, ProfºMs Sérgio Luiz Nascimento, Rafael Manga, Simão Pereira da Silva Parcerias interinstitucionais: fortalecimento de redes Mesa-redonda
Local: Campus II - Auditório da Reitoria

Mesa IV: Parcerias interinstitucionais: fortalecimento de redes

Ministrante I: Profª Suely Duque Rodarte – Diretora Executiva da UNDIME/MG

Ministrante II: Rafael Manga - Conselheiro Estadual de Juventude do Olodum

Ministrante III: Sergio Luiz Nascimento -UNDIME/SMED

Mediador: Profº Dr. Simão Pedro - UFVJM

15h30 Coffe break temático II Coffee break
Local: Reitoria - Campus JK

Territórios, sabores e saberes: o Brasil visto de perto

Apresentação Cultural

15h30 Apresentação Cultural - Grupo IUKERÊ-Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” - Participação Musical de Lucilene Gonçalves - Secretaria Municipal de Educação Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

Grupo IUKERÊ-Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” - Participação Musical de Lucilene Gonçalves - Secretaria Municipal de Educação

16h00 Grupo de Trabalho I Apresentação Oral
Local: Pavilhão de Auditórios- Campus JK

GT – Grupo de Trabalho – Apresentação Oral

I – Gestão de instituições educacionais;

II – Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais;

III – Educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais;

IV – Currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores.

08h00 Apresentação Cultural - Contação de Histórias – Euro Pereira Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

09h00 - Jornalista-Karla Monteiro-, Prof. Dra. Verônica Pacheco de Oliveira Azevedo Cinema, jornalismo e diversidade: reflexões e interfaces possíveis para o desenvolvimento do senso crítico na educação Mesa-redonda
Local: Campus II Auditório da reitoria

Mesa V - Cinema, jornalismo e diversidade: reflexões e interfaces possíveis para o desenvolvimento do senso crítico na educação

Ministrante I: Prof. Dra. Verônica Pacheco de Oliveira Azevedo UFP

Ministrante II:Profª Karla Monteiro- Jornalista

10h00 Cofee break temático III Coffee break
Local: Reitoria

Cofee break temático: Territórios, sabores e saberes: o Brasil visto de perto

10h30 Apresentação Cultural - Mexa-se - Ginástica laboral por Henrique , diretor esportivo da Secretaria Municipal de Esporte e monitor do Programa Municipal Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

11h00 - Profª Aline Rochedo Pachamama – UFRRJ, Profª. Ms. Alba Valéria Freitas Dutra, Profº. Dr. Augusto Cardoso Estado, educação e os desafios contemporâneos: diferentes perspectivas Mesa-redonda
Local: Auditório da Reitoria - Campus JK

Mesa - Estado, educação e os desafios contemporâneos: diferentes perspectivas

Ministrante I: Profª Aline Rochedo Pachamama – UFRRJ

Ministrante II: Profº Augusto Cardoso – Faculdade Pedro II – Guiné Bissau

Ministrante III: Profª. Ms. Alba Valeria Freitas Dutra

14h00 Grupo de Trabalho II Apresentação Pôster
Local: Auditório da Reitoria - Campus JK

Grupo de trabalho II - Apresentação poster

I- gestão de instituições educacionais;

II- educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais;

III- educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais;

IV- currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores

16h30 Encerramento Encerramento
Local: Campus II Auditório da reitoria
16h30 Apresentação Cultural - Eldvin Mendes-Poeta, escritor do livro “Universo de Criança” Declamação de poesias Apresentação Artística
Local: Reitoria - Campus JK

Local

UFVJM - 39100-000, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 , Alto da Jacuba, Diamantina, Minas Gerais,
Ver no mapa

Organizador

CONED

I – Comissão de Eventos PPGED/UFVJM

Mara Lúcia Ramalho – Presidente Comissão Eventos PPGED/UFVJM
Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa – Vice-presidente comissão Eventos PPGED/UFVJM
Marcus Vinícius Carvalho Guelpelli/ Sandro Vinícius Sales dos Santos - Representante Coordenação
PPGED/UFVJM
Virgínia Geralda Batista – PRPPG/UFVJM
Carolina Santos Almeida – Discente Membro Comissão de Eventos PPGED/UFVJM
Alice Matoso de Costa e Silva - Discente Membro Comissão de Eventos PPGED/UFVJM
Neusa Aurelina Ribeiro - Discente Membro Comissão de Eventos PPGED/UFVJM
Ednéia dos Santos Cunha Neves – Representante SRE – Diamantina

II -Organização e monitoramento da logística para deslocamento dos ministrantes –

Profª Kryleys Pereira Vasconcelos
Ricardo Nogueira

III- Comissão de científica – Profª Dra. Caroline Queiroz Santos

Mara Lúcia Ramalho (PPGEd - UFVJM)
Janainne Nunes Alves (IFNMG)
Sandro Vinícius Sales dos Santos (PPGEd - UFVJM)
Hélder de Moraes Pinto (PPGEd - UFVJM)
Cristiano Grijó Pitangui (PPGEd - UFVJM)
Altamir Fernandes de Oliveira (PPGEd - UFVJM)

IV. Comissão de divulgação – Profª Adriana Assis

Everton Luiz de Paula – DEAD/UFVJM
Dayse Lucyd – IFNMG
Ricardo Brasil – DEAD/UFVJM

V. Comissão Desenvolvimento

Marcus Guelpelli
Rafael Bernandes – Aluno graduação
Luanna Azevedo Cruz – Aluna mestrado
Fábia Evangelista Gomes Santos - Aluna Mestrado

VI. Comissão atividade cultural e lazer – Lucilene Gonçalves

Geruza de Fátima Tomé Sabino – UFVJM
Cíntia Luciana – SMED/Diamantina
Sérgio Luiz Nascimento – UNDIME