ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO DO CORONAVÍRUS, O EVENTO FOI ADIADO. MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE!
O III Encontro do Grupo Arquivos de Língua acontecerá em 2020, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.
Os “Arquivos de Língua”, reunindo 19 pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, são compostos por textos (a partir) do século XIX – um século com muito ainda a ser descoberto – que funcionam como um observatório desse período por meio de diversos arquivos. São arquivos que, constituídos por material linguístico, possibilitam um olhar atento para questões linguísticas, mas também interdisciplinares: geografia, história, filosofia, sociologia, educação, biblioteconomia, arquivologia etc. Queremos, com isso, compor arquivos de língua que comportem as tensões e contradições linguísticas em diferentes instâncias, num espaço para convergência de pesquisas que trazem questões e inquietações que permitem refletir sobre as intrincadas e complexas materialidades da língua e historicidades do sujeito.
Para realizar a inscrição com apresentação de pôster, pedimos que acesse o seguinte link (https://doity.com.br/iiigal/artigos) e submeta seu resumo. O pagamento somente deverá ser realizado após o recebimento da carta de aceite.
Ouvintes podem se inscrever a qualquer momento. Para isso, basta preencherem o formulário abaixo e realizarem o pagamento da inscrição.
Lembramos que as inscrições, seja como ouvinte ou com apresentação de pôster, dá acesso à participação nos minicursos.
Programação provisória
Dia 1:
- 14h - 17h: Minicurso com Mara Glozman (UBA/CONICET): Os traços do arquivo: persistências do século XIX em outros presentes.
- 17h - 18h: Varal dos saberes: Apresentação de Pôster
- 18h - 21h: Conferências
Dia 2:
- 14h - 17h: Minicurso com Maria Claudia (EPBMF): A criança do século XIX.
- 17h - 18h: Varal dos saberes: Apresentação de Pôster
- 18h - 21h: Roda de Palestras com Pesquisadores do Grupo Arquivos de Língua
Dia 3:
- 14h - 17h: Minicurso com Ângela Ballbaki (UERJ) e Lívia Buscácio (INES): A constituição histórica da língua de sinais do/no Brasil oitocentista e seus efeitos nos séculos XX e XXI.
- 17h - 18h: Varal dos saberes: Apresentação de Pôster
- 18h - 21h: Conferências
Observação: Em breve divulgaremos os palestrantes de cada minicurso e das conferências.