APRESENTAÇÃO
A Semana de Letras da UFERSA já se configura como um espaço permanente de movimento dos estudos da linguagem na região do médio-oeste potiguar, resultado principalmente da consolidação dos cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) na região.
A primeira edição da Semana de Letras, em 2017, com o título “Todas as Letras”, congregou profissionais e estudantes das Letras e de áreas afins no debate de estudos de natureza teórica, prática e pedagógica, considerando a multiplicidade do campo epistemológico dos estudos das linguagens e as múltiplas interfaces que é possível construir com outras áreas do conhecimento. O evento contou, já no primeiro ano, com uma programação que incluía mesas-redondas, palestras, minicursos e atividades artístico-culturais e, por sua importância, abriu espaço para a integração de ações dessa natureza na práticas acadêmicas dos cursos de Letras da referida Universidade.
No ano de 2018, com a semente plantada pela edição anterior, a II Semana de Letras trouxe como temática “Letras em sociedade: diálogos impertinentes”, colocando em discussão o papel desse campo de estudos numa sociedade plural em tempos desafiadores em vários sentidos. A programação contou com mesas-redondas, palestras, oficinas, atividades artístico-culturais e ainda com a apresentação de trabalhos de pesquisa em formato de comunicação oral e pôster, os quais terão resumos publicados em anais do evento. Desse modo, a segunda edição da Semana de Letras foi sucesso de público e de crítica, fixando-se cada vez mais no calendário da comunidade acadêmica de Letras do campus Caraúbas.
Agora, em seu terceiro ano, a III Semana de Letras da UFERSA tem como desafio manter a qualidade das edições anteriores, visto que já se apresenta como espaço de diálogo por excelência dos cursos de Letras da UFERSA, ao mesmo tempo em que busca se ressignificar e atingir novos patamares. A temática central deste ano, “Ser de linguagem”, parte da premissa de que somos seres constituídos de/pela linguagem. Nesse sentido, consideramos que os estudos da linguagem perpassam não só um aspecto isolado da vida humana, mas toda a nossa existência. A língua(gem), em suas diferentes manifestações, reflete quem somos.
A proposta traz à baila a linguagem como identidade, como formação, como estética, como integrante indissociável de todas as práticas sociais que compõem o nosso cotidiano. Assim, pretende-se construir um evento que trate da dimensão que a linguagem tem em nossas vidas e que possibilite não só ao corpo docente e discente da UFERSA, mas a toda a comunidade acadêmica da região discutir os (des)caminhos desta verdade fundamental, nas palavras do filósofo Ludwig Wittgenstein: “as fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”.
Como parte do rol de ações de extensão e cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a III Semana de Letras propõe-se a ultrapassar os muros do campus e chegar à cidade, promovendo uma aproximação ímpar entre ambiente universitário e sociedade em geral. As atividades pensadas para esta edição, para além do puramente acadêmico, colocam como centro as demandas identificadas no contexto educacional da cidade de Caraúbas, por meio da articulação com escolas e instituições sociais parceiras, do mesmo modo que considera a multiplicidade de agentes envolvidos nesse cenário.
EIXOS TEMÁTICOS DO EVENTO:
1. Leitura, escrita e oralidade na educação básica
2. Texto literário: teorias, leitores e leituras
3. Teoria e análise linguística: abordagens de pesquisa ou ensino
4. Ensino de línguas na escola pública
5. Formação docente, práticas pedagógicas e inclusão em espaços
escolares e não escolares
6. Linguagens: cultura, arte, comunicação, educação e saberes
interdisciplinares